Sei sulla pagina 1di 74

Aula elaborada e ministrada por:

Pr. Joel Joaquim de Oliveira Junior Congregao Bairro Ilhota - Itapema SC

Lio 10

A Perda dos Bens Materiais

Leitura Bblica em Classe


J 1:13-21

13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmo primognito, 14 Que veio um mensageiro a J, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e s eu escapei para trazer-te a nova. 16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do cu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e s eu escapei para trazer-te a nova.

17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus trs tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e s eu escapei para trazer-te a nova. 18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmo primognito,

19 Eis que um grande vento sobreveio dalm do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e s eu escapei para trazer-te a nova. 20 Ento J se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabea, e se lanou em terra, e adorou.

21 E disse: Nu sa do ventre de minha me e nu tornarei para l; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. 22 Em tudo isto J no pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Introduo
1. 2. 3.

4. 5.

6.

Num mundo materialista quase no h espao para encarar a realidade das perdas humanas. At mesmo alguns crentes parecem viver o mundo encantado das vitrias e conquistas a qualquer preo. Contudo, perder filhos, imveis e dinheiro, por exemplo, so consequncias naturais da vida, inclusive dos que seguem a Cristo. A grande questo : Como devemos nos comportar diante de tais acontecimentos? J dizia certo pastor: A verdadeira f no se mostra nas bnos que recebemos, mas na resignao ante a soberania divina, mesmo quando perdemos o que Ele nos deu. Nessa lio, luz da vida de J, estudaremos os princpios bblicos para o crente lidar com as perdas no caminho da vida.

I J e a Experincias Perdas Humanas

1. Seu gado e rebanho

Sem dvidas, J o personagem bblico mais prspero e algum que, alcanou testemunho do prprio Deus como homem ntegro (honesto, imparcial), reto (que segue sempre a mesma direo, direito, justo nas palavras, nos atos e nos pensamentos), temente a Deus (levava Deus a srio) e desviava-se do mal (um carter acima de qualquer suspeita). J ( ,)cujo nome significa voltado sempre para Deus, natural de Uz, cuja localizao exata no se sabe com certeza absoluta. Lamentaes 4.21 diz: Regozija-te e alegra-te, filha de Edom, que habitas na terra de Uz. Este versculo indica que a terra de Uz ficou em Edom (a terra de Esa).

1. Seu gado e rebanho


Continuao

Edom, que foi depois chamado Idumia, ficou para o sudoeste e sudeste do Mar Morto. Ento parece que a terra de Uz ficou nesta regio. Possua ele sete mil ovelhas, trs mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo tambm muitos servos; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente (J 1.3). A Bblia descreve J como um homem rico, influente e respeitado em sua terra, tambm, um dedicado servo do Senhor. No obstante isso, de repente, num s dia, ele viu todo seu gado e rebanho esvair-se. Os mensageiros, um a um, vieram trazer-lhe as inesperadas e funestas notcias (J 1.14-16).

2. Seus servos
J no teve tempo sequer de absorver o impacto da notcia, pois, "estando este ainda falando, veio outro"servo (v. 16), e trouxe-lhe a novidade de que o "Fogo de Deus caiu do cu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu", restando apenas o informante. No houve tempo para se recuperar. Enquanto era-lhe concludo o relato, outro servo veio, e disse que trs tropas dos caldeus tomaram os seus camelos, e "aos servos feriram ao fio da espada", exceto o que escapou, "para trazer-te a nova" (v.17). De sbito, J se viu arruinado financeiramente, no lhe restara nada, nenhum bem com o que se sustentar.

3. Seus Filhos
Mas eis que ainda quando o ltimo falava, chegou novo servo, dizendo-lhe: "Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmo primognito, eis que um grande vento sobreveio dalm do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e s eu escapei para trazer-te a nova". Em questo de minutos, J havia perdido tudo o que tinha na vida; no possua bens, nem servos, nem filhos (no seria a morte dos filhos o julgamento de Deus sobre eles?). Era um homem arruinado e afligido. difcil imaginar o que se passava em sua mente, ainda que faamos uma ideia. Cabe uma pergunta: Em lugar de J, como nos portaramos? Somos acometidos diariamente por coisas que nos irritam, nos frustram.

3. Seus Filhos
Continuao
Somos submetidos a pequenas adversidades e, normalmente, as tratamos com impacincia, raiva, sem f. Imagine que J tinha uma vida abastada, era um homem prspero e instantaneamente se tornou num miservel. Seramos capazes de suportar um baque to grande? Ser que temos buscado e conhecido a Deus o suficiente para no odi-lO, caso estivssemos no lugar de J? Ou blasfemar e murmurar? Em minutos, ele teve de aprender o que o apstolo Paulo tambm aprendeu, nos ensinou, e teimamos em no entender: "... tambm nos gloriamos nas tribulaes; sabendo que a tribulao produz a pacincia, e a pacincia a experincia, e a experincia a esperana.

3. Seus Filhos
Continuao
E a esperana no traz confuso, porquanto o amor de Deus est derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando ns ainda fracos, morreu a seu tempo pelos mpios" (Rm 5.3-6). J rasga suas vestes, rapa sua cabea e cumpridas barbas, smbolos de sua posio social superior, e lana-se em terra adorando a Deus. Somente a f e a comunho com Deus do ao aflito a esperana e a fora para vencer as vicissitudes. nessas ocasies que a comunho do crente com Deus faz toda a diferena!

Sinpse do Tpico (1)


J passou pela experincia das perdas de todos os seus bens gado, rebanho, funcionrios e filhos mas em tudo reconheceu a soberania e a grandeza de Deus.

II A Perda dos Bens

1. De ordem material

O homem servir o Senhor na pobreza tanto quanto na prosperidade? (1.9-11). Satans disse que J servia o Senhor porque estava cercado pela proteo divina e no podia tocar nele. Satans s pode afligir os santos com a permisso de Deus. Graas a Deus por isso. Satans afirmou que se deixa-se tocar em tudo quanto ele possua, certamente ele blasfemava Deus na sua face. Deus deu a sua permisso para tocar em tudo quanto que J teve, s no contra J mesmo (sua pessoa ou vida). Satans saiu correndo para fazer a sua maldade.

Perda de bens materiais

1. De ordem material
Continuao

Note que J no sofreu por causa de uma coisa que fez (2.3). A expresso bens representa propriamente as coisas materiais que nos servem para a satisfao de nossas necessidades e a Bblia Sagrada faz questo de nos mostrar que elas so ddivas de Deus para ns. Para os israelitas, Deus prometia abundncia de bens na Terra Prometida se houvesse fidelidade a Ele e Sua lei (Dt.28:11), tendo, tambm, a rainha de Sab entendido que Salomo tinha abundncia de bens que lhe havia sido dada pelo prprio Deus (I Rs.10:7,10).

1. De ordem material
Continuao

Neemias, tambm, reconheceu que Deus cumpriu a Sua promessa ao povo de Israel, dando-lhes abundncia de bens, embora tal atitude no tenha sido correspondida pelo povo (Ne.9:35). O prprio Satans reconheceu que Deus quem deu os bens a J (J 1:10), a provar, pois, que Deus o dono de todas as coisas e d a quem quer, quando quer e como quer. No entanto, e aqui reside o grande perigo, o homem, no pecado, entende que pode viver sem Deus e, por isso, acaba por achar que tudo quanto possui fruto de seu prprio esforo, resultado de suas prprias foras e, diante dos bens terrenos, esquece-se dAquele que a fonte de tudo quanto foi adquirido, esquece-se do Deus que d aos homens todos os bens terrenos.

1. De ordem material
Continuao

neste ponto, quando h a desconsiderao de que Deus o dono de tudo e que o principal responsvel por aquilo que adquirimos por fora do nosso trabalho que surge o materialismo, que a reduo de tudo ao material, que a excluso de Deus de nossas mentes, de nossa apreciao da realidade[a]. Por intermdio de uma vida imediatista, muitos crentes arrazoados num entendimento materialista, em momentos de perdas significativas, tm dificuldades de confiar em Deus.

2. De ordem afetiva

Depois de ser atingido por uma doena pavorosa e deformadora, de ser abandonado em sua f pela prpria esposa, depois de passar semanas assentado sobre cinzas, no lixo, J finalmente se pronuncia: Disse J: Perea o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, l de cima, no tenha cuidado dele, nem resplandea sobre ele a luz. Reclamem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele as nuvens; espante-o tudo o que pode enegrecer o dia (J 3.2-5).

2. De ordem afetiva
Continuao

Finalmente temos a oportunidade de conhecer melhor este personagem que parece ser um super-crente, inabalvel na sua f. Podemos v-lo no como um crente que no se abala, mas como um homem de carne e osso, que se desespera com sua trgica situao. como uma represa que se rompe. Seus sentimentos comeam a jorrar. Seu sofrimento insuportvel. Isso faz desaparecer toda a alegria vivida antes. Diante da menor dificuldade, sentimo-nos impotentes, paralisados como se nosso crebro e msculos estivessem adormecidos.

2. De ordem afetiva
Continuao

A vida, nestas circunstncias, perde o seu sabor e todas as atividades para as quais somos chamados em nosso cotidiano tornam-se fardos muito pesados em relao nossa fragilidade. Os melhores amigos nascem nos perodos de sequido e angstia (17.17). Autoridades do Oriente chegavam casa do infortnio. Ouvia-se os murmrios das carpideiras, que se revezavam em seus turnos. Os cancioneiros entoavam suas elegias, e os sbios do Oriente procuravam entender a tragdia humana.

2. De ordem afetiva
Continuao

A dor e angstia apertavam seu corpo, como se a estivessem comprimindo em um pequeno vaso de cermica. Ele em nenhum momento blasfemou ou se queixou de sua sorte (J 1.22). Junto aos sbios do Oriente, ouvia-o dizer: Nu sa do ventre de minha me e nu tornarei para l; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor (J 1.21). Todos ouviam, admirados, a f e perseverana de J em Deus. Diferente dos tolos adoradores de dolos do Oriente, J confiava no Deus Invisvel, Esprito eterno e imutvel em seu ser.

3. De ordem espiritual

O materialismo uma realidade na vida de muitos crentes que se deixaram levar pelas falcias da Teologia da Prosperidade e da Confisso Positiva. A mente e o corao, essencialmente, mergulhados numa perspectiva materialista de vida, no podem dar lugar a essncia e a verdade do Evangelho de Cristo, que diz: Se algum quiser vir aps mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me (Mt 16.24). Tomar a cruz, atravs do sofrimento de Cristo, o convite feito por Jesus a todos os discpulos que so dignos dEle (Mt 10.38).

3. De ordem espiritual
Continuao

Quando nos sentirmos fracos, Deus mesmo vir no momento mais escuro da nossa vida para nos ensinar que no dependemos das circunstncias para viver. Ele ir mostrar que se encontra no controle de todas as situaes. O sofrimento, muitas vezes, o anncio de milagres que esto para chegar. Portanto, quando estivermos atravessando provao ou tribulao vamos lembrar que Deus pode usar essas experincias para nosso bem. Ao final da provao, poderemos dizer como J: Eu sei que meu Redentor vive e, por fim, se levantar sobre a terra (J 19.25).

Sinpse do Tpico (2)


O bom caminho para superarmos as perdas de ordem material, afetiva e espiritual lanar sobre o Senhor todas as ansiedades, pois Ele cuida de ns.

III Mesmo na Perda podemos Desfrutar o Amor de D-us

1. Sua graa
Paulo fez uma afirmao difcil de entender, e mais difcil ainda de aplicar na nossa vida: "Porque, quando sou fraco, ento, que sou forte" (2Co 12.10). Ele disse: "E, para que no me ensoberbecesse com a grandeza das revelaes, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satans, para me esbofetear, a fim de que no me exalte. Por causa disto, trs vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim." (2Co 12.7-8). Atrs dessas palavras enigmticas encontramos algumas lies importantes e edificantes. Quando Deus recusou tirar o espinho da vida de Paulo, ele ofereceu esta explicao: "A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza" (2Co 12.9). A graa contradiz o merecer.

1. Sua graa
Continuao

Se Paulo, no passado, se julgou autossuficiente, ele no continuou assim (Fp 3.4-11). Nas tribulaes, ele aprendeu depender da graa do Senhor. Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa prpria capacidade, facilmente esquecemos de Deus. Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar poderosa mo dele. Nossa inteligncia no nos basta. Nossos recursos financeiros no nos bastam.

1. Sua graa
Continuao

Nossos amigos no conseguem preencher as nossas necessidades. A graa de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta atravs da nossa fraqueza. exatamente isso que Paulo entendeu:"De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2Co 12.9).

2. Seu amor

Graa O favor imerecido que Deus concede ao homem. Embora tal definio seja verdadeira, incompleta. Graa um atributo de Deus, um componente do carter divino, demonstrada por Ele atravs da bondade para com o ser humano pecador que no merece o Seu favor. Muitas vezes, Deus permite que passemos por grandes provaes. Mas, ao final, quando olhamos para trs, percebemos que aqueles dias sombrios foram tempo de grande aprendizado e de comunho com o Senhor. Aprendemos de forma prtica que as adversidades da vida podem ser um sinal do amor do Pai por seus filhos.

3. D-us intervm na histria


De acordo com as Escrituras Deus criou e preserva a sua criao (Gn 1; 2; Ne 9.6; At 17.28; Ef 1.11). Por isso, Ele tem todo o direito de governar sobre a criao e de intervir na histria da humanidade. Devemos entender, no entanto, que este governo e interveno est baseada, sobretudo, em seu infinito amor, que deseja o melhor para ns.

3. D-us intervm na histria


Continuao

Muitos servos de Deus tiveram experincias que provam claramente a interveno de Deus em suas vidas, tais como: Ado, ao ser expulso do Jardim do den (Gn 3.23); Caim, que foi amaldioado por Deus, por matar seu irmo (Gn 4.10-12); Enoque, ao ser trasladado por Deus (Gn 5.24); Jac, que teve o seu nome mudado, quando lutou com o anjo no Vau de Jaboque (Gn 32.22-28); Daniel, quando Deus o livrou da cova dos lees (Dn 6); e tantos outros servos de Deus que esto registrados nas Escrituras, como reis, sacerdotes, profetas, apstolos, etc. "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e no h outro Deus, no h outro semelhante mim; que anuncio o fim desde o princpio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda no sucederam" (Is 46.9,10).

3. D-us intervm na histria


Continuao

Em Hebreus 1.3 nos diz que Cristo est "sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder". Segundo a Teologia Sistemtica de Wayne Grudem: " A palavra grega traduzida como sustentar pher, "carregar, suportar. usada no Novo Testamento em: (Lc 5.18 levar um paraltico at Jesus). (Jo 2.8 levar vinho ao encarregado do banquete). (2Tm 4.13 levar uma capa e livros a Paulo)". Encerra a ideia de controle, Jesus est carregando, isto : Controlando, intervindo na criao. Afinal, ele o Deus que intervm na histria.

Sinpse do Tpico (3)


Ainda que percamos os mais preciosos bens, podemos desfrutar da graa e do amor de Deus. Ele intervm em nossa histria!

Concluso

O maior desejo de J era gozar da presena e do favor de DEUS. Agora tinha acontecido toda aquela desgraa e parecia que DEUS o tinha abandonado. Ele no entende a razo de tudo aquilo. Era isso que ele temia: perder o relacionamento com seu Deus. Mesmo assim, J no blasfemou contra DEUS; continuou orando ao Senhor e rogando a Ele por sua misericrdia e socorro. Podemos perder tudo nessa vida, e ao contrrio daquela msica que diz Restitui! Eu quero de volta o que meu, apesar de todos os infortnios, ns devemos continuar a crer no Evangelho de Cristo, a crer naquilo que est escrito nas Escrituras! Deus sempre pode extrair coisas boas das tragdias.

Concluso

No caso de J, sua experincia no rido deserto das dores e das tribulaes proporcionou-lhe crescimento e uma nova viso de Deus. No captulo final do livro, captulo 42, nos versos 1 a 6, vemos que J alcana uma bela compreenso dos propsitos divinos. Ele levantou perguntas corajosas enquanto Deus permaneceu em silncio. Mas calou-se, humildemente, quando Deus se pronunciou. Seu exemplo contribui para um notvel amadureciemento de nossa f.

Questionrio
1. Como a Bblia descreve J? R. A Bblia descreve J como um homem ntegro e que cultivava uma vida de profundo temor a Deus. 2. Qual foi a reao de J ao saber da perda dos bens, dos funcionrios e dos seus filhos? R. Foi a de rasgar o manto, rapar a cabea e sofrer a angstia natural de um pai que acabara de perder todos os filhos; do patro que ficara sem os funcionrios e do homem reduzido extrema pobreza. 3. Contrariando toda a lgica humana, qual foi o ato de J, em relao a Deus, diante das calamidades? R. Prostrar-se e adorar a Deus.

Questionrio
continuao
4. Por que alguns cristos tm dificuldades de confiar em Deus nos momentos de perdas significativas? R. Por intermdio de uma vida imediatista querer tudo para o aqui e o agora, no admitindo derrotas ou subtraes, pois somos feitos para vencer. 5. Graa, amor e interveno divina na histria. O que isso significa para voc? R. Resposta pessoal

FORA! FORA! QUE SEJAMOS TODOS FORTALECIDOS!

qzx tynb qzx qzx

O Eterno vos abenoe!


O Senhor nos ajude a cumprir a sua Palavra e a no amarmos somente em palavras, mas tambm em obras! A f sem obras morta!

Potrebbero piacerti anche