Sei sulla pagina 1di 40

COMANDOS HIDRULICOS MECNICA

Comandos Hidrulicos - Mecnica


Sumrio Introduo Princpios Bsicos Vlvulas Atuadores Bombas Acessrios

Comandos Hidrulicos - Mecnica

SUMRIO
Participantes Todos os Funcionrios da simara Pr-Requisitos 1 Grau Durao Teoria 3 h

Comandos Hidrulicos - Mecnica

INTRODUO
A presente publicao uma coletnea de temas desenvolvidos no curso de Comandos Hidrulicos ministrado pelo SENAI. Foi redigida numa linguagem simples e concisa, de modo a oferecer aos participantes do curso orientaes para aperfeioamento de seu desempenho profissional, pois a hidrulica tem sido aplicada para facilitar a execuo de trabalhos que exijam grandes foras, preciso ou para automatizao de uma linha de produo.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

PRINCPIO BSICO Conceito A palavra hidrulica provm do grego hydra que significa gua, e aulos que significa cano. A hidrulica consiste no estudo das caractersticas e uso dos fluidos confinados ou em escoamento como meio de transmitir energia. Nesta publicao, ser abordada a leo-hidrulico, um ramo da hidrulica que utiliza leo como fluido. Lei de Pascal a presso exercida em ponto qualquer de lquido esttico a mesma em todas as direes e exerce foras iguais em reas iguais.
Observe a figura a seguir

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Definio de Presso
Presso a fora exercida por unidades de rea. Na hidrulica, expressa em kgf/ cm2, Atm ou Bar.

P = kgf/cm2 F = kgf A = cm2

P= F A

Observao: Na prtica, consideramos 1 Atm = 1 bar = 1 kgf/cm2

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Conservao e Transmisso de Energia Hidrulica A energia no pode ser criada e nem destruda. A multiplicao de fora na hidrulica no significa obter-se alguma coisa de nada. A hidrulica um meio de transmitir energia pressionando um lquido confinado. Num sistema hidrulico, o componente de entrada chama-se bomba e o de sada, atuador.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Presso em um Sistema Hidrulico Presso de Coluna


a presso exercida pelo prprio peso de uma coluna (altura) de leo sobre sua base. Normalmente, na hidrulica industrial, a presso de coluna desprezada, salvo na linha de suco, onde pode ocorrer o fenmeno da cavitao se altura manomtrica negativa (presso de coluna) for grande.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Presso de Coluna
Presso criada pela resistncia
A presso resulta tambm da resistncia oferecida ao fluxo do fluido, em funo:

da carga de um atuador; de um orifcio na tubulao; do atrito, etc. Lembre-se: a bomba fornece fluxo (vazo) e no presso. Fluxo em um sistema hidrulico Fluxo em paralelo
Os lquidos sempre procuram o caminho que lhes oferea menor a resistncia. Assim, quando houver duas ou trs vias de fluxo em paralelo, cada qual com resistncia diferente, a presso s aumenta o necessrio para permitir a passagem do lquido.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Fluxo em srie
Em sistemas com fluxo em serie, as resistncias encontradas somam-se.

Fluxo atravs de uma restrio (orifcio) Para que haja fluxo de leo atravs de orifcio, tem que haver uma diferena ou queda de presso (P). Inversamente, se no houver fluxo, no haver queda de presso.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Fora do Atuador
A fora do atuador proporcional presso e rea: F = P.A
F = fora, em kgf P = presso, em kgf/cm2 A = rea, em cm2

Velocidade do fluido(atuador linear e encanamento)

A velocidade nos tubos e cilindros depende de suas dimenses e da quantidade de fluido que estes esto recebendo: V=Q A
V = velocidade, em dm/min Q = vazo, em l/min A = rea, em dm2

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Potncia em um sistema hidrulico


A potncia requerida para girar a bomba depende da vazo e da presso mxima de trabalho. Considerando que o sistema no tenha 100% de eficincia usamos:
N = potncia em cv Q = vazo, em l/min P = presso, em kgf/cm2 N = potncia em H.P. Q = vazo, em G.P.M. P = presso, em P.S.L. N= Q.P 426

N = 0,0007.Q.P

Observao: 1 cv = 0,986 H.P

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Fluidos hidrulicos
Um fluido definido como qualquer lquido ou gs. Entretanto o termo fluido, no uso geral em hidrulica, refere-se ao lquido utilizado como meio de transmitir energia. Fluido significa fluido hidrulico, seja um leo de petrleo, um leo especialmente composto, ou um fluido especial prova de fogo, que pode ser um composto sinttico. A seleo e o cuidado na escolha do fluido hidrulico tero um efeito importante no desempenho e na vida dos componentes hidrulicos de uma mquina.

As Funes do fluido
O fluido hidrulico tem quatro funes primarias: transmitir energia; lubrificar peas mveis; vedar folgas entre estas peas; resfriar ou dissipar o calor.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Transmisso de energia

Transmisso de energia hidrulica

Comandos Hidrulicos - Mecnica

O Fluido lubrifica as partes mveis e veda as folgas entre as peas

O fluido lubrifica as partes mveis

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Resfriar ou dissipar o calor


para o sistema hidrulico

A circulao resfria o sistema

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Principais Fluidos Hidrulicos


leos minerais So fluidos hidrulicos mais usados. Afora a gua, so os fluidos mais baratos, sendo compatveis com a maioria dos materiais comumente encontrados nos sistemas. Fluidos sintticos So compostos qumicos que podem trabalhar acima dos limites dos leos minerais. So eles steres complexos, silicatos, silicones, aromticos de alto peso molecular (polifenilas e teres de fenila). Fluido resistente ao fogo Muitos compostos qumicos se enquadram nesta categoria, porm os comumente utilizados so: emulses de leo em gua, solues de glicol em gua e fluidos no-aquosos.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Escolha do fluido hidrulico


Na seleo do fluido hidrulico, devemos inicialmente verificar no s o tipo de sistema mas tambm as condies a que o fluido ser submetido. Completamente as funes primrias, o fluido hidrulico poder ter um numero de outras exigncias de qualidade, como: prevenir ferrugem; prevenir a formao de lodo, goma e verniz; diminuir a formao de espuma; manter sua estabilidade e reduzir o custo de substituio; manter um ndice de viscosidade relativamente estvel, numa faixa larga de manter variaes de temperaturas; prevenir contra corroso e eroso; separao da gua; compatibilidade com os vedadores e gaxetas.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Uso de aditivos
Como a maioria das propriedades desejveis de um fluido localizada nos aditivos, pode-se pensar que os aditivos comerciais deveriam ser incorporados em qualquer leo para torn-lo adequado a um sistema hidrulico.

Viscosidade
Viscosidade a medida de resistncia do fluido a escoar, ou seja, uma medida inversa de fluidez. Se um fluido escoa facilmente, sua viscosidade baixa (pode-se dizer que o fluido fino ou que falta corpo). Um fluido que escoa com dificuldade tem alta viscosidade ( grosso ou tem bastante corpo).

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Reservatrios
O reservatrio armazena o fluido at que este seja solicitado pelo sistema, devendo, no entanto: ter espao para separao do ar do fluido; permitir que os contaminadores se assentem; ajudar a dissipar o calor gerado pelo sistema.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Construo do reservatrio
Tem o objetivo de facilitar a manuteno do fluido, projetado com as seguintes caractersticas: fundo do tanque construdo de forma a que o fluido possa ser drenado atravs de plugue; tampas de fcil remoo, para facilitar a limpeza; uso de visores, para facilitar as verificaes do nvel do fluido; tela filtrante, para evitar a contaminao do fluido quando aberto o tanque para abastecimento.

Chicana
Deve ter um altura equivalente a dois teros do nvel do fluido, sendo usada para separar as linhas de entrada e de retorno, evitando assim a recirculao continua do mesmo leo. So funes bsicas de uma chicana: evitar turbulncia no tanque; permitir o assentamento de material estranho; ajudar a dissipar o calor atravs das paredes do tanque

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Reservatrio Industrial Tpico

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Dimensionamento de um reservatrio
So fatores que devem ser considerados no dimensionamento de um reservatrio: a dilatao do fluido devido ao calor; alteraes do nvel devido operao do sistema; a rea interna do tanque exposta condensao de vapor de gua; o calor gerado no sistema.

Filtro
Os filtros tm a funo de reter os contaminadores insolveis de um fluido. Em geral, deve ser dimensionados para uma vazo nominal de trs vezes a vazo mxima que passa por eles. No sistema hidrulico, podem estar localizados em trs reas distintas: na linha de entrada, na linha de presso ou na linha de retorno.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvulas
Vlvulas direcionais
Variando consideravelmente, tanto em construo como operao, so usadas para controlar a direo do fluxo e para que sejam obtidos os movimentos desejados dos atuadores (cilindros, motores,etc.), de maneira efetuar o trabalho exigido.

Tipos de Vlvulas direcionais Vlvula de reteno simples


Possui um pisto ou esfera apoiada contra uma sede pela ao de uma mola. Com excelente caracterstica de vedao, utilizada para permitir o fluxo livre em um sentido e impedir o fluxo em sentido contrario.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula de reteno pilotada Construda para permitir fluxo livre numa direo e bloquear o fluxo de retorno at o momento em que uma presso piloto desloque o pisto ou esfera e abra a vlvula.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula direcional
Nesta vlvula, uma pea cilndrica, com diversos rebaixos (carretel), deslocase dentro de um corpo no qual so usinados diversos furos, por onde entra e sai o fluido. Os rebaixos existentes no carretel so utilizados para intercomunicar as diversas tomadas de fluido desse corpo, determinando a direo do fluxo.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula direcional
Existem diversas maneiras de acionar o carretel de uma vlvula direcional, como no esquema representado na figura.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvulas controladoras de presso


So vlvulas de posicionamento infinito, isto , podem assumir qualquer posio, desde totalmente abertas, dependendo da presso. A maioria opera atravs de um balano entre presso e fora de mola.

Vlvula limitadora de presso


Tambm chamada vlvula de segurana, normalmente fechada e situa-se entre a linha de presso (sada da bomba) e o reservatrio. Sua funo limitar a presso no sistema.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula de descarga
usada para descarregar, baixa presso, toda a vazo da bomba.

Vlvula de seqncia
utilizada para acionar os atuadores em uma determinada ordem, mantendo uma presso na linha que vai ao atuador que avana primeiro.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula de contrabalano
Empregada para controlar um cilindro na vertical, de tal modo que seja evitada a sua descida livre pela ao da carga.

Vlvula de Frenagem
Esta vlvula usada para evitar que o motor acelere por ao da carga.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula Redutora de Presso


Sua funo manter presses reduzidas em certos ramos de um sistema. Normalmente encontra-se aberta. Ao ser atuada pela presso de sada, tende a se fechar quando o ajuste atingindo.

Vlvulas de Controle de Fluxo As vlvulas controladoras de volume ou de fluxo so usadas para regular velocidade. Permitem uma regulagem simples e rpida da velocidade do atuador, atravs da limitao da vazo de fluido que entra ou sai do atuador modificado assim a velocidade de seu deslocamento.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Vlvula Controladora de Fluxo Simples


Empregada onde as presses permanecem relativamente constantes e as faixas de velocidades no so criticas.

Vlvula Controladora de Fluxo com Presso Compensada


a) Tipo By-pass:combina uma proteo de sobrecarga com um controle de fluxo de presso compensada. Possui um hidrstato, normalmente fechado, que se abre para desviar, no tanque, o fluido que excede ao ajuste da vlvula.

Vlvula Controladora de Fluxo com presso Compensada tipo By-pass

Comandos Hidrulicos - Mecnica

b) Tipo Restrio:
Tambm mantm um diferencial por meio de hidrstato, normalmente aberto , tendo a se fechar, bloqueado a passagem do fluxo em excesso proveniente da bomba e que no pode passar atravs do ajuste.

Vlvula Controladora de Fluxo com presso compensada tipo Restrio

Vlvula Controladora de Fluxo com Compensao de Presso e Temperatura


O fluxo que passa atravs de uma vlvula deste tipo est sujeito a variar conforme a temperatura do leo.

Vlvula Controladora de Fluxo com compensao de temperatura e presso

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Atuadores
Os atuadores tm como finalidade transformar a energia hidrulica em energia mecnica. Classificam-se basicamente em dois tipos, atuadores lineares e atuadores rotativos. Atuadores Lineares
Cilindros de Ao Simples

So acionados por presso em apenas um dos lados, portanto realizam trabalho em um s sentido.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Cilindros de Dupla Ao
So acionados por presso, tanto no avano como no retorno, portanto realizam nos dois sentidos.

Atuadores Rotativos
Motores Hidrulicos Fornecem movimentos rotativos. Podem ser uni ou bidirecionais.

Quanto ao tipo, os motores hidrulicos classificam-se em: Motor de engrenagem, motor de pisto, motor de palheta.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Manuteno de Cilindros
A manuteno preventiva de cilindros visa eliminar a penetrao de impurezas, evitar escoriaes na haste e nas partes internas dos cilindros, como tambm no permitir vazamentos internos e externos. Esses objetivos podem ser alcanados com as seguintes medidas preventivas: Montagem dos Componentes Seguir as recomendaes gerais sobre ajustes e tolerncias; O retentor limpador deve ser montado com o lbio para fora; Colocar sempre o filtro no orifcio do respirador nos cilindros de ao simples. b) Instalao dos Cilindros na Mquina Os cilindros devem ser cuidadosamente alinhados, deixando os pivs livres; Os parafusos de fixao dos cilindros montados na base devem ser devidamente apertados e travados, para no se soltarem em servio. c) Em Servio Riscos ou quaisquer outras falhas observadas na haste do cilindro devem ser corrigidas imediatamente; Os vazamentos externos devem ser analisados: devem ser verificados os retentores, o afrouxamento de parafusos ou porcas e trincas; Os vazamentos internos podem ser provocados por desgastes dos anis ou por arranhes das paredes internas dos cilindros.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Bombas
No circuito hidrulico, as bombas so utilizadas para converter energia mecnica em energia hidrulica. A ao mecnica cria um vcuo parcial na entrada da bomba, permitindo que a presso atmosfrica force o fluido do tanque, atravs da linha de suco, a penetrar em seu interior.

As bombas so classificadas basicamente em dois tipos:


deslocamento positivo deslocamento no-positivo.

Bomba de Deslocamento Positivo


As bombas de deslocamento positivo fornecem uma dada quantidade de fluido para cada rotao ou ciclo. Uma bomba de deslocamento positivo produz um fluxo de forma pulsativa.
Tipos de bombas positivas: engrenagens palhetas pistes

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Bombas de deslocamento no positivo


As bombas de deslocamento no positivo, tais como centrfuga ou de turbina, so usadas para transferir os fluidos para onde a nica resistncia aquela criada pelo peso do fluido e atrito. possvel bloquear completamente o prtico da sada em pleno funcionamento da bomba. Por isso, as bombas de deslocamento no positivo so raramente usadas em sistemas hidrulicos.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Acessrios
Acumuladores
Diferindo dos gases, os fluidos usados nos sistemas hidrulicos no podem ser comprimidos e armazenados ao mesmo tempo para serem usados numa hora ou local distintos. A vantagem do acumulador a de fornecer meios de armazenar esses fluidos incompressveis sob presso. Existem trs formas distintas de armazenar o fluido hidrulico: Comprimindo uma mola; Comprimindo gases; Levantando um peso.

Pressostatos
So conversores de sinal hidrulico em sinal eltrico.Tm como funo ligar ou desligar circuitos eltricos s presses desejadas para ativarem as vlvulas operadoras por solenides ou outros dispositivos usados no sistema (alarmes, lmpadas, etc.).

Intensificadores
So acessrios usados nos circuitos hidrulicos para multiplicar a presso gerada pela bomba. O multiplicador de presso, ou intensificador, atua somente no momento final da operao, isto , quando toda a cmara do cilindro est cheia de fluido.

Comandos Hidrulicos - Mecnica

Manmetros
So instrumentos destinados a ajustar as vlvulas controladoras de presso e a determinar as foras que um cilindro ou motor desenvolvem.
Os dois tipos principais de manmetros de presso so o tubo de Bourbon e o tipo Schrader.

Rotmetros
So instrumentos destinados a medir o fluxo que passa por um determinado ponto do circuito. Um rotmetro tpico consiste, em um peso colocado num tubo cnico e graduado na posio vertical.

Potrebbero piacerti anche