Sei sulla pagina 1di 43

MEDIDOR DE VAZO ELETROMAGNTICO

Medidores especiais

COMPONENTES

Jason Levy Reis de Souza Tamires Gregrio Meneses Victor Said dos Santos Souza Victria Benvenuto da Silva Cabral

N05 N20 N22 N23

SUMRIO

Princpio Fsico
Princpio Funcionamento Construo Instalao Especificaes Tcnicas de

MEDIDOR DE VAZO ELETROMAGNTICO


Medidor de vazo eletromagntico um conjunto de um dispositivo primrio (tubo), atravs do qual a vazo flui e um dispositivo secundrio (transmissor eletrnico de vazo) que converte o sinal de baixo nvel gerado pelo dispositivo primrio em um sinal padronizado, conveniente e aceito pela instrumentao industrial". ISO 6817 (1980)

PRINCPIO FSICO

Hans

Oersted

em

sua

experincia, realizada em 1819 descobriu que a agulha de uma bussola quando condutor sofre posta interferncias perto de um entretanto, foram

eltrico,

ainda assim, a eletricidade e o magnetismo

considerados
diferentes.

matrias

PRINCPIO FSICO
Os medidores eletromagnticos se baseiam no experimento de Faraday feitos em 1831; Apesar da descoberta, Faraday no equacionou sua descoberta, esta s veio a ser equacionada em 1832, por James Maxwell.

PRINCPIO FSICO

Sempre que uma fora magntica aumenta ou diminui, produz-se eletricidade; quando mais depressa se d esse aumento ou diminuio, mais eletricidade se produz.

PRINCPIO FSICO

O valor da fora eletromotriz proporcional velocidade do condutor e a densidade do fluxo magntico

E = D.V. B(V)

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

Quando um condutor se move em um campo magntico, na direo perpendicular ao campo, uma fora eletromotriz induzida perpendicularmente direo do movimento do condutor e direo do campo magntico.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

Tal fora far com que o fluido condutor, antes neutro (partculas positivas e negativas misturadas), polarize-se dividindo-se em polo positivo e polo negativo.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

O fluido, agora, polarizado pelo campo eletromagnticos, ir gerar uma corrente, que por sua vez gerar uma tenso induzida que ser captada pelos eletrodos.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

E a partir desta induo de voltagem que a medio ocorrer. Sendo que aps a passagem pelo campo o fluido ir tornar-se neutro novamente.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO INTERFERNCIA


Para evitar interferncia inverte-se a polaridade do campo eletromagntico. Ora, os eletrodos so sensveis um ponto o qual so capazes de absorver a voltagem de interferncia originada do meio externo.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO O CLCULO DA VAZO

Lei de Faraday

Equao da Vazo em um Tubo Qualquer

CONSTRUO

Elemento Primrio 1. Tubo medidor 2. Bobinas de excitao 3. Eletrodos Elemento Secundrio Transmissor Eletrnico de Vazo

CONSTRUO TUBOS
Revestimento Externo: Permitir a passagem/ penetrao e fluxo do campo eletromagntico Revestimento Interno: Deve ser: Isolante Eltrico; resistir a corroso e eroso. Revestimento Externo: Ao Inox 340, Fibra de Vidro, etc. Revestimento Interno: Teflon, Poliuretano e Cermica.

CONSTRUO BOBINA DE EXCITAO

CONSTRUO ELETRODOS

Elemento Secundrio - Transmissor Eletrnico de Vazo

INSTALAO DO MEDIDOR ELETROMAGNTICO

SISTEMA DE SEGURANA ANTES DA INSTALAO

LOCALIZAO DE INSTALAO NA LINHA

LOCALIZAO DE INSTALAO NA LINHA


FLUIDO COM SLIDOS EM SUSPENSO

FLUIDO COM FORMAO DE BOLHAS DE AR

MONTAGEM

MONTAGEM

INFORMAES TCNICAS CLASSIFICAO

ESPECIFICAES TCNICAS
Presso de trabalho Mximo de 275 psig Temperatura de trabalho Mximo de 180C Materiais: Revestimento: fibra e vidro, Teflon, Neoprene, poliuretano, enamel , Kynar, cermica. Eletrodos: ao inoxidvel, platina, Hastelloy, tntalo, titnio, monel, tungstnio Lquido Lquido incluindo slidos em suspenso, condutividade eltrica mnima de 20 S/cm (micro Siemens por cm) Faixas de Medio 0,038 a 378.500 l/m (0,01 GPM a 100.000 GPM) Tamanhos 1/10" a 96" (2,5 mm a 2,4 m)

ESPECIFICAES TCNICAS

ESPECIFICAES TCNICAS

C I F I C O

ESPECIFICAES TCNICAS

ESPECIFICAES TCNICAS

Especificaes Tcnicas

FAIXA DE VAZO

INFORMAES TCNICAS
Aplicado apenas para lquidos; Medidor com alta exatido e preciso; Alta estabilidade, rangeabilidade e desempenho; Aplicado tanto em processos simples, quanto em processos de alta complexidade; Fludos agressivos e corrosivos Aplicado a lquidos limpos ou sujos Fluidos com baixa condutividade eltrica; Imune variao de densidade e viscosidade;

INFORMAES TCNICAS
Sem partes mveis No gera perda de carga Um nico tamanho de sensor pode cobrir diferentes dimetros Aplicveis em tubulaes de at 40 Sada 4-20 mA Modelo com indicador local e sada pulso Indicador remoto com totalizao opcional A medida no afetada por mudanas na temperatura, presso ou viscosidade

APLICAO
Sua aplicao estende-se desde saneamento at indstrias qumicas, papel e celulose, minerao e indstrias alimentcias. So ideais para medies de produtos: Qumicos; Altamente corrosivos; Fluidos com slidos em suspenso; Lama; Polpa de papel. Pastas Fertilizantes Produtos inorgnicos Suspenses gua potvel gua suja Lamas Cerveja Vinho; leite; Suco de fruta Queijos Macromedio Distribuio de gua gua (tratada e bruta), efluentes, entre outros Lquidos com condutividade mnima de 5 ms/cm.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MUSSOI, Fernando Luiz Rosa, Fundamentos do Eletromagnetismo Incontrol. Manual de Operao e Instalao: Medidor de Vazo Eletromagntico Wafer. Disponvel em: <www.incontrol.ind.br>. Acessado em: 02/11/2012. Buerkert. Medidor de Vazo Eletromagntico de Insero. Disponvel em: <www.buerkert.com>. Acessado em: 02/11/2012.

Potrebbero piacerti anche