Sei sulla pagina 1di 49

Sistema Circulatrio

Conceito

Crescimento e manuteno tecidual so proporcionados pela nutrio celular; Funo Bsica nutrio, excreo, defesa;

Sistema fechado, sem comunicao com exterior, formados por Tubos, por onde circulam os Humores. Tubos vasos sanguneos; Humores sangue e linfa.

Corao funciona como uma bomba cotrtilpropulsora

Trocas entre sangue e os tecidos em extensas redes de vasos de calibre reduzido e paredes muito finas, os capilares. Permeabilidade seletiva

Diviso

Sistema Sangufero: constitudo por vasos condutores de sangue e pelo corao(vaso modificado); Sistema Linftico: formado por vasos condutores de linfa e por rgos linfides; rgos Hemopoiticos: representados pela medula ssea, bao e timo.

Corao
rgo muscular oco que funciona como uma bomba contrtil-propulsora; Formado pelo tecido muscular estriado cardaco, que constitui sua camada mdia, o miocrdio; Forrando internamente o miocrdio, encontramos o endocrdio; Externamente ao miocrdio h uma camada serosa que o envolve e recebe o nome de epicrdio.

Camadas do corao

A cavidade do corao dividida em 4 cmaras: trio Direito (AD) Ventrculo Direito (VD) trio Esquerdo (AE) Ventrculo Esquerdo (VE)

Entre os trios e ventrculos encontram-se dispositivos orientadores da corrente sangunea, as Valvas.

Forma

O corao tem a forma aproximadamente de um cone truncado, apresentando uma base, um pice e faces (esternocostal, diafragmtica e pulmonar). A base no tem delimitao ntida, isso porque ocupada pelas razes dos grandes vasos do corao.

Localizao
O corao situa-se na cavidade torcica, atrs do esterno, acima do msculo diafragma, no espao compreendido entre os 2 sacos pleurais (mediastino); maior poro se encontra esquerda do plano sagital mediano; O corao encontra-se disposto obliquamente, de tal forma que a base lateral, e o pice medial.

Morfologia interna

Septo inter-atrial (divide o trio direito do esquerdo); Septo trio-ventricular (divide os trios dos ventrculos); Septo inter-ventricular (divide ao trios dos ventrculos).

Valvas
-

Dispositivos que mantm o fluxo sanguneo unilateral; trio-ventricular direita: Valva Tricspide; trio-ventricular esquerda: Valva mitral; do Tronco Pulmonar; Artica.

Valva - Valva - Valva - Valva

Sstole Contrao das cmaras cardacas Distole Relaxamento das cmaras cardacas 1 bulha barulho da contrao atrial 2 bulha barulho da contrao ventricular

- Durante a sstole ventricular, a tenso nesta cmara aumenta, e o refluxo no acontece porque as cordas tendneas prendem a valva aos msculos papilares.

Presso Arterial
Quantificada em milmetros de mercrio-mmHg Presso Sistlica Normal 120mmHg; Presso Diastlica Normal 90mmHg.

Dbito cardaco: DC = Fc x Vs - Mecanismo de Frank-Starling

VASOS DA BASE
Artria aorta (VE) Artria Troncopulmonar (VD) Veias pulmonares (AE)- so 4, 2 de cada pulmo Veia cava superior (AD) Veia cava inferior (AD)

Pericrdio
-

Saco fibroso que envolve o corao, separandoo dos outros rgos do mediastino; Camada externa: pericrdio fibroso; Camada interna: pericrdio seroso.

Pericrdio Seroso

Possui uma lmina parietal (aderente ao pericrdio fibroso) e uma lmina visceral (aderente ao endocrdio).

Entre as duas lminas do pericrdio seroso existe uma cavidade virtual (cavidade do pericrdio), ocupada por uma camada lquida, que permite deslizamento durante sstole e distole.

Tipos de circulao
A-) circulao pulmonar (pequena circulao); B-) circulao sistmica (grande circulao);

Circulao pulmonar
Tem incio no ventrculo D, de onde o sangue bombeado para a rede capilar dos pulmes. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao trio E . uma circulao corao-pulmo-corao.

Circulao sistmica
Tem incio no ventrculo E, de onde o sangue bombeado para a rede capilar dos tecidos de todo organismo. Aps as trocas, o sangue retorna pelas veias ao trio D; uma circulao corao-tecidos-corao;

Roteiro para a aula prtica


Corao: - Aurcula direita; - Aurcula esquerda; - trio direito; - Ventrculo direito; - Artrias coronrias; - pice do corao; - Valva Tricspide; - Valva Mitral; - Valva Tronco Pulmonar; - Valva Artica; - Cordas tendneas; - Msculo papilar; - Miocrdio; - Epicrdio - Trabculas crneas Vasos da Base: - Artria aorta; - Arco da aorta; - Artria Tronco Pulmonar; - Artria Pulmonar D e E; - Veia cava Superior; - Veia Cava Inferior; - Veias Pulmonares E; - Veias Pulmonares D; - Tronco Braquioceflico - Artria Cartida Comum - Artria Subclvia.

Sistema de Conduo

Sistema de Conduo

A inervao cardaca feita de duas formas: Extrnseca que provm de nervos situados fora do corao; Intrnseca que constitui um sistema s encontrado no corao e que se localiza no seu interior.

Inervao extrnseca do corao


Deriva do sistema nervoso autnomo (simptico e parassimptico). Do simptico, o corao recebe os nervos cardacos simpticos, sendo trs cervicais e quatro torcicos. As fibras parassimpticas que inervam o corao seguem pelo nervo vago (X par craniano), do qual derivam nervos cardacos parassimpticos. Fisiologicamente o simptico acelera e o parassimptico retarda os batimentos cardacos.

Inervao Intrnseca do corao


A excitao cardaca comea no nodo sino-atrial , situado na parede atrial direita; Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, o potencial de ao atinge o nodo atrioventricular , situado no septo interatrial; Do nodo AV, o potencial de ao chega ao feixe atrioventricular (feixe de His), que a nica conexo eltrica entre os trios e os ventrculos. Aps ser conduzido ao longo do feixe AV, o potencial de ao entra nos ramos direito e esquerdo, que cruzam o septo interventricular, em direo ao pice cardaco. Finalmente, as miofibras condutoras (fibras de Purkinge), conduzem rapidamente o potencial de ao, primeiro para o pice do ventrculo e aps para o restante do miocrdio ventricular.

Sistema de Conduo

Tipos de Vasos Sanguneos


Os vasos condutores de sangue so as artrias, as veias e os capilares sanguneos.

Artrias

Tubos cilndricos e elsticos que conduzem o sangue centrifugamente em relao ao corao; Podem ser classificadas como artrias de grande, mdio e pequeno calibre e arterolas.

Baseando-se em sua estrutura e funo, so classificadas em Elsticas (grande calibre), Distribuidoras (mdio calibre, maioria no corpo), e arterolas (pequeno calibre)

A elasticidade das artrias tem por finalidade manter o fluxo sanguneo constante; As artrias podem se dilatar transversal e longitudinal; Ramos Terminais e Colaterais

Elasticidade

Situao
As artrias podem ser superficiais e profundas;

Artrias Superficiais se localizam prximo pele, so oriundas de artrias musculares que se ramificaram em direo superfcie corporal. So de calibre reduzido e irregular; A grande maioria das artrias so profundas, por estarem mais protegidas na parte interna do corpo. As artrias possuem filia por ossos e fobia por pele. As artrias profundas so acompanhadas por uma ou duas veias que acompanham seu trajeto. So as veias satlites.

Nomenclatura
Os critrios mais comuns para nomear as artrias so: Situao: a.braquial, a.braquiceflica; Direo: a.circunflexa da escpula, ramo descendente da a.coronria; rgo irrigado: a.renal, a.heptica; Pea ssea adjacente: a.femoral, a.radial;

Veias
So tubos por onde o sangue circula centripetamente em relao ao corao; Fazem sequncia aos capilares e transportam o sangue que j sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatrio.

Possuem formas variadas, dependendo da quantidade de sangue em seu interior:

-Quanto mais cheias, so mais cilndricas; -Quanto mais vazias, so mais achatadas;

Como as artrias, se classificam veias de grande, mdio e pequeno calibre e arterolas. So muito distensveis: podem se colabar durante ausncia de perfuso, e quintuplicar seu dimetro transversalmente quando se encontra sobre grande perfuso sangunea.

Nmero

As veias so mais numerosas que as artrias: Cada artria possui uma ou 2 veias satlites; A velocidade do sangue menor nas veias que nas artrias; H sistemas venosos superficiais que no apresentam correspondentes arteriais.

Capilares sanguneos

So vasos microscpicos interpostos entre artrias e veias, onde ocorre a troca entre o sangue e os tecidos. Sua distribuio quase universal no corpo, estando ausente apenas na epiderme, na cartilagem hialina, e na crnea.

Sistema Linftico
Sistema formado por vasos e rgos linfides, por onde circulam a linfa; um sistema auxiliar de drenagem, que drena as substncias do meio extracelular que no puderam ser absorvidas pelo sistema venoso por serem muito grandes. Os capilares linfticos drenam o a linfa para vasos linfticos, e estes para os troncos linfticos, pare ento desembocarem em veias.

Diferenas entre o s.linftico e o s.sangufero


Os capilares linfticos possuem fundo cego; O s.linftico no possui um rgo central, apenas conduzem a linfa para vasos mais calibrosos que desembocam em veias localizadas no pescoo;

Vasos linfticos associam-se a estruturas denominadas linfonodos.

Linfonodos

Esto interpostos no trajeto entre os vasos linfticos; Agem como um filtro contra a penetrao de microorganismos, ou toxinas na corrente circulatria; So elementos de defesa para o organismo, e para tanto, produzem glbulos brancos, principalmente os linfcitos.

Bao

rgo linfide situado no lado esquerdo da cavidade abdominal, ao nvel da 9, 10 e 11 costelas.

Apresenta 2 faces: - Face Diafragmtica - Face Visceral O hilo do bao a regio por onde a veia esplncnica.

Timo

rgo linfide, formado por massa irregular; Situa-se em parte no trax (atrs do esterno) e sua segunda poro na regio inferior do pescoo (anterior e lateral traquia); Cresce a partir do nascimento, atingindo seu maior tamanho na puberdade. Logo aps comea a regredir, sendo grande parte de seu volume substitudo por tecido adiposo.

Potrebbero piacerti anche