Sei sulla pagina 1di 40

1 Dinastia (Afonsina)

D. Afonso Henriques

O Conquistador
1 Rei de Portugal

Nasceu em 1109 em Coimbra

Filho do Conde Henrique de Borgonha e da Infanta D. Teresa

Casou com Mafalda de Saboia

Teve 11

Reinou entre 1143 e 1185( 42 anos)

Depois da morte do seu pai D. Afonso Henriques ficou entregue aos cuidados de Egas Moniz. Aos 14 anos armou-se a si mesmo cavaleiro . D. Teresa, a sua me, achava que o ideal era unir o seu condado, o condado Portucalense, Galiza. D. Afonso Henriques no concordava e chegou mesmo a lutar contra as tropas que apoiavam a sua me.

Em 1128 D. Afonso Henriques derrotou a sua me na batalha de S. Mamede. Depois desta vitria assumiu o governo do Condado. Em 1139, na Batalha de Ourique, obteve a sua maior vitria contra os Muulmanos. Como forma de agradecimento os soldados fizeram dele o 1 Rei de Portugal. Em 1143 foi reconhecido como Rei de Portugal, atravs do Tratado de Zamora. Mas s em 1179, que Portugal foi reconhecido como um reino independente e D. Afonso Henriques como rei, atravs de uma Bula (documento oficial da igreja), assinado pelo Papa Alexandre III.

Legado

Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra em 1131 Alargamento do territrio atravs de conquistas aos Muulmanos.

D. Sancho O Povoador

2 Rei de Portugal

Nasceu em 1154
Filho de D. Afonso Henriques e de D. Mafalda Casou com a Infanta Dulce Berenguer

Teve 19

Reinou entre 1185 e 1211(26 anos)


Foi um grande administrador, tendo acumulado no seu reinado, um verdadeiro tesouro. O povoamento das terras foi uma das suas maiores preocupaes.

Legado
Criou concelhos e concedeu Cartas de Foral ( documento atravs do qual os reis concediam regalias a certas povoaes, para conseguirem um povoamento mais rpido ). Incentivou a indstria.

Conquistou Silves, passando a chamar-se rei de Portugal e dos Algarves.

D. Afonso II
O Gordo 3 Rei de Portugal

Nasceu em 1185
Filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce

Casou com D. Urraca

Teve 7

Reinou entre 1211 e 1223(12 anos)


Os primeiros anos do seu reinado foram marcados por violentos conflitos com as suas irms ( Mafalda, Teresa e Sancha), numa tentativa de centralizar o poder. Em 1220, por sua ordem foram feitas as primeiras Inquiries (procedimento que tinha como objetivo averiguar a legalidade da posse das terras que eram dos nobres e do clero e que tinham sido dadas pelos reis anteriores).

Legado
Elaborou as primeiras leis oficiais do reino, que abordavam a propriedade privada, o direito civil e a moeda. Mandou construir o Mosteiro de Alcobaa em 1178

D. Sancho II

O Capelo
4 Rei de Portugal

Nasceu em 1209
Filho de D. Afonso II e de D. Urraca Casou com D. Mcia Lopez De Haro No teve filhos

Reinou entre 1223 e 1248 (25 anos)


Herdou o trono com 13 anos. Foi mau administrador, promovendo muitas lutas entre os homens ricos (nobreza) e os homens da igreja (clero). Como resultado o Bispo do Porto fez queixa dele ao Papa. Em 1245, o Papa declara D. Sancho II incapaz para governar e confia o governo a D. Afonso (seu irmo), o que foi a causa de uma guerra entre os dois irmos. Ganhou D. Afonso.

Legado

Uma das suas grandes preocupaes foi a expanso territorial que se traduziu nas conquistas de vrias cidades do Alentejo e Algarve como: Elvas, Moura, Beja, Aljustrel, Mrtola, Tavira e Alvor.

D. Afonso III
O Bolonhs 5 Rei de Portugal

Nasceu em 1210

Filho de D. Afonso II e de D. Urraca Casou com D. Matilde e depois com D. Beatriz

Teve 12

Reinou entre 1248 e 1279(31 anos)


O seu cognome deve-se ao facto de ter sido casado com D. Matilde, Condessa de Bolonha. S foi rei, porque o Papa o chamou de Frana, onde vivia, depois de o seu irmo ter sido dado como incapaz para governar. Para poder ser rei, abdicou de Bolonha e de D. Matilde para casar com D. Beatriz de Castela. Este casamento funcionou como uma aliana, que ps fim luta entre Portugal e Castela pelo reino do Algarve.

Legado
Conquista definitiva do Algarve. Restaurao de vrios lugares arruinados. Concedeu numerosos forais. Procedeu a inquiries que revelaram muitos abusos praticados pelas classes priveligiadas. Transferiu a Capital do reino de Coimbra para Lisboa.

D. Dinis

O Lavrador 6 Rei de Portugal

Nasceu em 1261
Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz Casou com D. Isabel de Arago

Teve 9

Reinou entre 1279 e 1325(46 anos)


D. Dinis gostava muito de ler e escrever poemas. Enquanto D. Dinis se preocupava em fazer de Portugal um pas mais desenvolvido, D. Isabel a sua esposa ajudava os pobres. Foram-lhe atribudos vrios milagres, sendo o mais famoso o Milagre das Rosas. Ficou tambm conhecida como Rainha Santa Isabel.

Legado
Mandou plantar o Pinhal de Leiria e o Pinhal da Azambujeira Fundou a 1 Universidade Portuguesa em Coimbra.
Desenvolveu a cultura, o comrcio e as atividades martimas.

D. Afonso IV

O Bravo
7 rei de Portugal

Nasceu em 1290
Filho de D. Dinis e D. Isabel Casou com D. Beatriz

Teve 8

Reinou entre 1326 e 1357(31 anos)


D. Afonso IV lembrado como um soldado e comandante corajoso, da o seu cognome. Por no aceitar que o seu pai preferisse o seu irmo bastardo, D. Afonso Sanches, e com medo que este lhe roubasse o trono, por ser o mais velho, provocou algumas guerras civis.

Legado
Grande impulsionador da marinha portuguesa. Subsidiou a construo de uma marinha mercante. Financiou as primeiras viagens de explorao atlntica. As Ilhas Canrias foram descobertas no seu reinado.

D. Pedro O Justiceiro 8 Rei de Portugal

Nasceu em 1320
Filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela Casou 3 vezes 1 com D. Branca 2 com D. Constana Manuel 3 com Ins de Castro

Teve 18

Reinou entre 1357 e 1367(10 anos)


Tudo comeou com o casamento de D. Pedro com uma princesa espanhola, D. Constana. No existia amor entre os dois, uma vez que o casamento foi arranjado pelos pais. Foi nessa altura que D. Pedro conheceu D. Ins de Castro, uma das aias (dama de companhia) de D. Constana, por quem se apaixonou. O rei estava muito preocupado porque via que o povo tinha medo da influncia de D. Ins, alm do mais no estava nada contente com as guerras e a fome que se viviam no reino. Mandou matar D. Ins.

Quando D. Pedro subiu ao trono, era muito cuidadoso com o povo, que gostava bastante dele. Mas uma das primeiras coisas que fez foi vingar a morte de D. Ins de Castro executando de modo cruel os ex-conselheiros do pai: mandou arrancar-lhes o corao! Dizia que era assim que se sentia desde que D. Ins tinha morrido.

Legado

Libertador do Brasil do domnio portugus Libertador de Portugal do governo absolutista

D. Fernando O Formoso

9 Rei de Portugal

Nasceu em 1345
Filho de D. Pedro e da rainha D. Constana
Casou com D. Leonor Teles

Teve 4

Reinou entre 1367 e 1383(16 anos)


Legado Mandou reparar muitos castelos e construir outros, e ordenou a construo de novas muralhas em redor de Lisboa e do Porto. Criou a Companhia das Naus. Alargou as relaes mercantis com o estrangeiro.

Obrigado

Tiago Nunes

4 ano

Potrebbero piacerti anche