Sei sulla pagina 1di 31

Curso Bsico de Redao

Professora Fernanda Braga facebook.com/ProfessoraFernandaB raga

Conceitos bsicos
O Frase todo enunciado de sentido

completo, podendo ser formada por uma s palavra ou por vrias, podendo ter verbos ou no. Ex.: Silncio! Os alunos compraram livros para eles estudarem.

Conceitos bsicos
O Orao todo enunciado que

contm verbo, no necessrio produzir sentido. Ex.: Os alunos compraram livros. Para eles estudarem. Pare!

Ateno:
Nem toda frase orao. Por Exemplo: Que dia lindo! OEsse enunciado frase, pois tem sentido. OEsse enunciado no orao, pois no possui verbo. OAssim, no possuem estrutura sinttica, portanto no so oraes, frases como: Socorro! - Com Licena! - Que

Conceitos bsicos
O Perodo a frase constituda de

uma ou mais oraes, formando um todo, com sentido completo. O perodo pode sersimplesoucomposto. Ex.: Os alunos compraram livros para eles estudarem. (composto) Os alunos compraram livros. (simples)

O pargrafo
O Indica-se o pargrafo em um texto,

seja ele impresso ou manuscrito, por um pequeno recuo de sua primeira linha em relao margem esquerda da folha. Iniciase com letra maiscula e aconselhvel que tenha pelo menos dois perodos. O Do ponto de vista lingustico o pargrafo deve conter uma ideia central, as quais se agregam

A introduo no texto dissertativo


O A palavra INTRODUO tem origem

latina: Intro (dentro) ducere (significa conduzir). Sendo assim, a nossa finalidade ao produzir um texto conduzir o nosso leitor (interlocutor) para dentro do texto e para conseguirmos esse intento devemos atrair, seduzir.

Introduo por definio


O A violncia se manifesta por meio da

tirania, da opresso e do abuso da fora. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrig-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violncia, tais como as guerras, conflitos tnicoreligiosos e banditismo.

Introduo por contextualizao


O A violncia no Brasil, atualmente, ganha

ndices alarmantes e as autoridades sabem que as armas utilizados nesses mesmos crimes no so registradas. So armas obtidas no submundo do crime, atravs do contrabando, assaltos, trfico de drogas etc.. Enquanto isso, alguns pacifistas tm a capacidade de propagandear o desarmamento como a soluo dos problemas da violncia.

Introduo por aluso histrica


O A violncia, em seus mais variados

contornos, um fenmeno histrico na constituio da sociedade brasileira. A escravido (primeiro com os ndios e depois, e especialmente, com a mo de obra africana), a colonizao mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independncia, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrtico, contriburam enormemente para o aumento da violncia que

Atividades
Criar um pargrafo introdutrio de cada tipo (definio, contextualizao e aluso histrica) para cada tema abaixo: -Desigualdade social; -Desemprego no Brasil; -Manipulao da mdia na sociedade brasileira.

O desenvolvimento do texto dissertativo


OO desenvolvimento

importante pois nele definimos os argumentos a serem usados, fundamentamos as ideias a fim de receber crdito do leitor e ter o ponto de vista respeitado.

Desenvolvimento leis e dados estatsticos


Um tipo muito eficaz de argumentao este: fazer uso de dados estatsticos, leis e at definies de dicionrio para corroborar com a tese do candidato. Muitas vezes essas informaes aparecem na coletnea de textos e o candidato pode fazer uso delas livremente, sem copiar os textos de apoio. Ateno para no chutar informaes, pois isso anula a argumentao.

Exemplo:
O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministrio da Educao, mostra o nmero de crianas de sete a catorze anos que esto fora das escolas em cada estado. Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milho de crianas, ou 5,5 % da populao nessa faixa etria (sete a catorze anos), para a qual o ensino obrigatrio, no frequentam as salas de aula. O pior ndice do Amazonas: 16,8% das crianas do estado, ou 92,8 mil, esto fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianas excludas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e So Paulo, com 3,2% (168,7

Desenvolvimento por exemplificao:


possvel fundamentar uma posio num texto dissertativo por meio de exemplificao. Deve-se ter ateno, porm, ao fato exemplificado, pois este deve ser de conhecimento da maioria da sociedade.

Exemplo
No Brasil, so muitos os casos de violncia contra a mulher, como o que envolveu a adolescente Elo, de 15 anos. Ela foi submetida acrcere privado e assassinada por seu ex-namorado.

Desenvolvimento por causa e efeito


A criao de relaes de causa e efeito um recurso utilizado para demonstrar que uma concluso (afirmada no texto) necessria. Alm disso, com esse tipo de argumentao, o aluno consegue gerar o raciocnio lgico e persuadir de forma mais fcil o leitor.

Exemplo
O fumo o mais grave problema de sade pblica no Brasil. Assim como no admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou herona faam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.

Desenvolvimento por comparao


Comparar fatos, situaes, comportamentos uma forma, tambm, de argumentar.

Exemplo
Enquanto pases como a Inglaterra e o Canad tm leis que protegem as crianas da exposio ao sexo e violncia na televiso, no Brasil no h nenhum controle eletivo sobre a programao. No de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a TV aberta.

Leia e responda as questes de 1 a 6. Eu odeio a Internet "Jamais joguei pacincia com um baralho de verdade. Se tentasse, nem saberia arranjar as cartas. Dei-me conta disso ao receber, tempos atrs, um e-mail com o ttulo 'Voc escravo da tecnologia quando...'. A pacincia sem baralho era apenas um dos itens de uma longa lista, e no o mais absurdo. Em todas as situaes, havia esse efeito de desproporo e despropsito: a mais alta tecnologia mobilizada para o mais estpido dos fins (se o leitor j jogou pacincia no Windows, sabe do que falo). (...) (...) a Internet a propagao indiscriminada da besteira. Algum dir que, com essa crtica cyberabobrinha, estou abordando o problema pela periferia. Ocorre que os gurus da nova era - Nicholas Negroponte, do MIT, para ficar com um exemplo

Atividades

Surge da outra grande bobagem que se tem divulgado no s por fibra tica, mas tambm por meio do velho e sujo papel de imprensa: a Internet democratiza o conhecimento. Se o leitor me perdoa a etimologia rasteira, direi que na verdade a rede tem muito demos para pouco cratos. Que poder efetivo uma pgina pessoal representa para seu autor? Na falta de um centro, somos todos periferia. (...) Israelenses e palestinos, petistas e tucanos, porngrafos e evanglicos, punks e skin-heads - todos podem ter seu site. O internauta surfa - isto , passa pela superfcie - por todos sem que isso implique o mnimo compromisso ou mesmo interesse. A 'harmonia mundial' (Negroponte, mais uma vez) que essa diversidade sugere enganosa. Podemos jogar pacincia sem baralho, mas ainda vivemos em um mundo prosaicamente fsico no qual o hardware para abrigar nosso software segue inacessvel para a maioria. No mnimo, ainda cedo

Gutenberg apresentou sua famosa Bblia em 1455, mas a imprensa como instituio pblica levaria sculos para se desenvolver. (...) Uma objeo previsvel a de que, afinal, eu uso a Internet. O presente texto foi produzido em Porto Alegre, onde moro, e transmitido via e-mail para a redao da SUPER, em So Paulo. E estou, admito, muito feliz de no ter que sair de casa em um dia frio para enfrentar fila nos Correios. Ainda assim, sustento o ttulo a em cima. Muita gente vai de carro todos os dias para o trabalho, mesmo detestando dirigir. Fico com as velhas bibliotecas de papel, cujo autoritarismo secular pelo menos no vende iluses de igualdade tecnopopulista." TEIXEIRA, Jernimo. In Superinteressante, So Paulo: Abril, ago. 2000.

1- Que elementos permitem afirmar que o texto de Jernimo Teixeira dissertativo-argumentativo? 2- Qual a tese defendida pelo argumentador? 3- Para desenvolver sua tese, o autor utiliza: a) comparao; b) crtica; c) citao; d) oposio. Encontre, no texto, um exemplo de cada um desses recursos. 4- O texto "Eu odeio a Internet" predominantemente objetivo ou subjetivo? Justifique sua resposta. 5- O humor foi um dos recursos usados para construir esse texto. O autor criou um neologismo divertido, alm de jogos de palavras que deixaram a linguagem descontrada. Identifique, no texto, esse neologismo e uma construo em que se perceba subjetividade. 6- Voc acredita que o autor foi persuasivo em seu texto? Justifique sua resposta.

A concluso
No h um modelo nico de concluso. Cada texto pede um determinado tipo de fechamento, a depender do tema, bem como do enfoque escolhido pelo autor. As ideias que sempre so bem vindas so as que apresentam uma provvel soluo para o tema (se este for um problema) ou as que apresentam uma consequncia do fato discutido. Ex.: Sociedade e governo devem se unir para resolver o problema do trfico de drogas no Brasil. A populao deve trabalhar para uma conscientizao dos jovens quanto ao uso desses produtos ilegais enquanto que os governantes tm por obrigao aprovar leis mais rgidas que punam os que traficam alm de reforar as fronteiras para que no haja facilidade da entrada da droga no pas. (concluso = soluo do problema)

A organizao de ideias
O Ao reconhecer o tema numa

proposta de redao, deve-se esquematizar um roteiro de como abordar o assunto. O A organizao das ideias pode ser feita atravs de palavras-chave que sero o foco para se produzir perodos e pargrafos. O Com o esquema das ideias pronto, s organizar os pargrafos de acordo com o objetivo da proposta.

Tema: violncia no Brasil


VIOLNCIA TIPOS
URBANA TRFICO POLICIAL REPRESSO RURAL DISPUTA DE TERRAS

CAUSAS
SOCIAIS MISRIA

CONSEQUNCIAS
INSEGURANA

SOLUES

POLTICAS MORAIS SOCIAIS TICA PENAIS POLTICAS CORRUPO SISTEMA PRISIONAL

Atividades: produza esquemas para os temas abaixo e, aps ler a anlise da redao (no prximo slide), produza os textos dos temas propostos aqui: O A televiso brasileira e a alienao da sociedade. O Juventude atual: problemas e perspectivas para o futuro. O Educao e cidadania. O Incentivo leitura no Brasil. O Globalizao: aspectos negativos e positivos.

Exemplo de redao para correo:

O estudante faz uma leitura superficial dos fatos. Talvez seja esse o principal problema do texto. No pargrafo introdutrio, no qual caberia a tese a ser defendida, est apenas a constatao de que a populao brasileira est muito confusa diante das atitudes eticamente condenveis perpetradas pelos governantes. O desenvolvimento dessa ideia revela certo simplismo. verdade que, mais uma vez, o dinheiro do povo est sendo desviado de seus objetivos e que os problemas crnicos do pas- sade, educao, desemprego e violncia- continuam negligenciados. Ocorre, entretanto, que talvez no seja esse o foco da questo. Estamos diante de uma situao complexa. O grupo que ora se encontra no poder simbolizava a esperana de renovao e, sobretudo, de compromisso com os anseios do povo. A frustrao imensa que acomete as pessoas vem do sentimento de traio da confiana. Alm disso, no se trata

Se, por um lado, o conhecimento dos fatos nos faz desacreditar ainda mais da classe poltica, por outro- e isso talvez nos sirva de alento-, ele que nos pode conduzir construo de novos caminhos. Essa a discusso contida na proposta de redao. importante que o redator assuma uma posio, seja qual for, e a defenda. O debate de ideias, bem como a proposio de hipteses e ponderaes, enriquece o texto dissertativo. A mera constatao dos fatos insuficiente. Ao dissertar, preciso emitir opinies e valid-las por meio de argumentos. a capacidade de organizar um raciocnio que valorizada na redao. Convm deixar claro que uma opinio um pensamento construdo. S temos opinio sobre aquilo que objeto de nossa reflexo. preciso que ns nos convenamos das ideias que pretendemos expor aos outros, O texto aqui comentado no se desenvolve porque o autor no se prope posicionamentos nem reflexo. preciso buscar os pontos problemticos do tema, aqueles capazes de suscitar a polmica. Ao problematizar o tema, as ideias surgem. Depois, o trabalho selecion-

Potrebbero piacerti anche