Sei sulla pagina 1di 47

SNDROME DA IMUNODEFICINCIA ADQUIRIDA

O que a SIDA?
SIDA significa Sindrome Imunodeficincia Adquirida da

uma doena transmissvel que resulta de uma falha do sistema Imunitrio do organismo que, em situaes normais, permite ao ser humano defender-se contra bactrias, vrus, parasitas e fungos presentes no meio ambiente.

Os primeiros casos foram detectados em 1981 nos Estados Unidos da Amrica. Propagou-se pelo mundo inteiro em menos de 8 anos. Actualmente, h dezenas de milhes de pessoas infectadas pelo vrus HIV (HIV1 e HIV2), causador da doena.

Como se manifesta a doena?


A histria da infeco HIV no ainda suficientemente conhecida. Todavia, a experincia adquirida, indica que o seu perodo de incubao pode ser de 7 a 10 anos, ou ainda mais.

Os seropositivos, ou seja, pessoas portadoras do vrus da SIDA mas isentas de sintomas, podem vir ou no a desenvolver a doena.

Normalmente, os primeiros sintomas so: - Aumento do volume dos gnglios linfticos; - Suores nocturnos; - Febre; - Diarreia - Perda rpida de peso; - Fadiga invulgar e prolongada.

Mas ateno, s um exame mdico completo poder confirmar se se trata de SIDA ou no, visto que todos estes sintomas acima descritos so comuns a outras doenas.

H tratamento para a SIDA?


No h ainda tratamento eficaz contra a SIDA. Todos os dias surgem notcias sobre novos medicamentos e tratamentos, mas a grande esperana uma vacina eficaz.

A vacina est a ser testada, na Europa, sia e Amrica, em vrios estdios de testes, esperando-se estar disponvel para aplicao generalizada dentro de anos (4/10 anos ?).

Como se transmite a SIDA?


O vrus HIV transmissvel, embora menos que o da Hepatite B.
O vrus HIV s sobrevive lquidos orgnicos, tais como: - Sangue; - Esperma; - Fludo vaginal; nos

A sua transmisso faz-se, principalmente, por:

- Contacto sexual;

Relaes homossexuais com portadores

Relaes sexuais com portadores (homemmulher)

- Injeco endovenosa com agulhas e seringas contaminadas

Partilhar seringas

Tatuagens com agulhas no esterilizadas

- Transfuso de sangue contaminado ou administrao de derivados do sangue no tratados;

- Leses na pele que entrem em contacto com Sangue, Esperma ou Fluidos vaginais;

Partilhar objectos pessoais cortantes (tesouras, lminas, etc)

- Passagem do vrus de mes contaminadas para os filhos, durante a gravidez ou parto.

Transmisso ao feto pela me

Muda o teu
comportamento por causa da SIDA

No existem provas de transmisso da SIDA atravs de:


- Carcias, beijos e abraos;

- Louas e talheres;

- Contactos, abraos sociais e de trabalho, transportes pblicos;

- Sanitrios

- Piscinas

- Picadas de Insectos

- Brincar com portadores

- Partilhar a roupa

- Relaes sexuais usando preservativo

O contacto social (abraar, acariciar, apertar a mo, etc.) com uma pessoa seropositiva ou doente com SIDA no contagioso, pelo que no se deve evitar. Pelo contrrio, esse contacto importante para que a pessoa no se sinta marginalizada.

NO MUDES OS TEUS HBITOS POR CAUSA DA SIDA

Quem pode contrair a SIDA?


Embora a doena possa afectar qualquer pessoa, ela manifesta-se mais frequentemente nos grupos populacionais que a seguir se indicam: - Homossexuais masculinos, sobretudo os que tm mais do que um parceiro sexual;

- Heterossexuais, principalmente os que tm vrios parceiros sexuais; - Consumidores de droga que se injectam; - Prostitutas/os;

- Parceiros sexuais de todos grupos acima mencionados;

os

- Crianas nascidas infectadas;

de

mes

- Hemoflicos (que foram sujeitos a transfuses de sangue infectado, antes de se ter identificado o vrus).

Estudos recentes indicam que o consumo prolongado de haxixe ou marijuana enfraquece o sistema imunitrio, pelo que os consumidores habituais destas drogas, que sejam expostos ao contgio do vrus HIV, tm mais probabilidades de serem infectados.

Como evitar que a SIDA se propague?


Se pensas que ests infectado:
- Procura o teu mdico que te indicar um servio adequado onde o exame pode ser feito com segurana e confidencialidade; Diz ao teu parceiro sexual;

- Usa sempre um preservativo (as pessoas infectadas no necessitam de abster-se de ter relaes sexuais);
- Se fores toxicodependente procura tratamento urgente e nunca troques seringas e agulhas.

Como evitar contrair a SIDA?


A SIDA no deve constituir motivo de pnico. Viver a sexualidade de uma forma saudvel no s prevenir a SIDA, mas tambm prevenir as outras doenas de transmisso sexual, uma gravidez indesejada, o aborto; sentir-se bem consigo prprio e com a outra pessoa.

O conhecimento dos parceiros e o uso de preservativos (tambm chamados camisas de vnus) so os meios mais seguros de evitar o contgio, quer da SIDA quer de outras doenas de transmisso sexual. Mas, antes de usares o preservativo verifica se est em boas condies. Utiliza-o s uma vez e a seguir deita-o fora, onde tenhas a certeza de que no ser facilmente encontrado (por ex. por crianas ou animais) ou destri-o.

No partilhes escovas de dentes, lminas de barbear, seringas, bem como outros objectos cortantes. Exige a mxima higiene em qualquer local onde se utilizem objectos susceptveis de provocar o aparecimento de sangue. E, ateno, podes dar sangue, uma vez que isso no constitui qualquer perigo de contgio para ti.

A SIDA no deve constituir motivo de pnico, no entanto,

no penses que a SIDA s pode


acontecer aos outros.

Nos objectos cortantes, o vrus HIV pode ser destrudo por:


Imerso em lixvia (durante 15 minutos); Imerso em gua oxigenada e detergente (durante 15 minutos); Imerso em lcool a 70% (durante 10 minutos);

Exposio ao calor a mais de 60% (durante 30 minutos).

A SIDA em Portugal
Em Portugal o primeiro caso de SIDA foi diagnosticado em 1983. Segundo dados do Centro de Vigilncia Epidemiolgica das Doenas Transmissveis, em Portugal cerca de mil jovens com idades entre os 15 e 24 anos e mais de dois mil e setecentos entre os 25 e os 34 anos vivem com o sindrome da imunodefecincia adquirida.

Potrebbero piacerti anche