Sei sulla pagina 1di 42

BIOSSENSORES

ANA CLUDIA ROSSI COSTA GABRIELA PALAVICINI GARCIAS PAULA REGINA AZEVEDO AZAMBUJA

Sensores: So dispositivos que detectam a presena de uma substncia. Biossensores:

Podem ser definidos como um sensor qumico onde o reconhecedor um componente biolgico.

Biossensores
Divide-se em: bioreceptor transdutor amplificador. Transdutor: a converso do estimulo em forma mensurvel de energia Bioreceptores = componentes biolgicos componentes biolgicos = antgenos, anticorpos, enzimas, cidos nucleicos ou clulas

Princpio de funcionamento:
O princpio de funcionamento de um biossensor pode ser generalizado para toda a gama destes dispositivos, pois todos eles seguem o mesmo principio. Seu funcionamento baseia-se no reconhecimento do analito por parte do elemento reconhecedor. Se o reconhecimento for efetuado, ou seja, se a recombinao pr-estabelecida for concluda obtido um sinal eltrico. Este sinal posteriormente processado, podendo ser filtrado e ou amplificado.

Caractersticas:
Dispositivos pequenos e portteis Alta seletividade Respondem em tempo real e rpido Requer manipulao mnima da amostra Implantveis ou no Alta sensibilidade Capacidade de miniaturizao

Tipos de Biosensores
Eletroqumico: Os biosensores eletroqumicos so usados principalmente para a deteco de ADN hibridizado, drogas, concentrao de glicose, entre outros. Magntico: Os biosensores magnticos tem como principio a utilizao de micro-esferas magnticas para atrair cadeiras de ADN ou ligaes de anticorpos. pticos: Biosensores pticos baseiam-se na deteco das mudanas de absoro de radiao electromagntica na regio do visvel/infravermelho entre os reagentes e os produtos da reao, ou na medio da emisso de luz por um processo luminescente.

Trmicos: Este tipo de biosensor explora uma das propriedades fundamentais das reaes biolgicas, ou seja, absoro ou produo de calor, que por sua vez modifica a temperatura do meio em que a reao ocorre. Biolgicos: incorporam frequentemente uma forma geneticamente modificada de uma protena natural ou uma enzima. A protena configurada para detectar um analito especfico e o sinal resultante lido por um instrumento de deteco, tal como um fluormetro ou luminmetro

Aplicaes:
Pecuria: Deteco residual de hormnios e frmacos em animais para consumo humano. Tambm...

Ambiental: Monitoramento de emisso de gases poluentes e da contaminao das guas por resduos industriais.
Deteco de Gases Poluentes

Os telefones celulares tornaramse laboratrios portteis;


Permite detectar a concentrao de substncias qumicas no ar, como amonaco, cloro ou metano; O sistema processa a informao atravs de um chip de silcio com 16 nanosensores.

Agricultura: Detectar e quantificar patgenos bacterianos e virais e pesticidas em alimentos e no solo.

Biossensor (de baixo custo) capaz detectar a presena de pesticidas nas guas situadas prximas as reas usadas para agricultura de pequeno, mdio ou grandes extenses de lavouras.

Indstria Alimentcia: Detectar contaminantes (qumico, biolgico e toxicolgico)


Eletrodos modificados com enzimas, denominados biossensores. Associados a estas enzimas, os ultramicroeletrodos podem detectar com preciso, e em poucos minutos, a presena e a quantidade de pesticida em amostras difceis de serem analisadas, como guas de rios, amostras de solos e de alimentos.

Militar: deteco de toxinas e patgenos no combate ao bioterrorismo. Por muitos anos, os cientistas tm desenvolvido biosensores que podem detectar os primeiros sinais de uma guerra biolgica. So feitos de anticorpos, normalmente anticorpos humanos clonados chamados imunoglobina G (IgG). A IgG uma das ferramentas que o sistema imunolgico utiliza para detectar, rastrear e destruir o vrus como clera e varola, que tm sido citadas como armas biolgicas em potencial.

Medicina:
monitoramento do paciente portador de problemas crnicos. Deteco precoce do cncer atravs de variaes qumicas associadas doena na urina e em outros fluidos corporais. Agilizam o diagnstico da Leucemia.

Acusa casos de doping.


Monitoramento da sade de astronautas.

Exemplos de aplicao Medicina:


Engenheiros da Universidade de Illinois desenvolveram uma pele eletrnica que adere como tatuagem temporaria e mede os sinais Vitais.

Os Biossensores poderiam funcionar com marcadores moleculares para detectar o cncer precocemente.

V-Chip: Um Biossensor de Bolso


Um novo dispositivo do tamanho de um carto de banco permite testar o nvel de insulina, vrias outras protenas, colesterol, infeces bacterianas e virolgicas, isto de uma vez s, e apenas com uma gota de sangue.

O biossensor de nome V-Chip, barato e de fcil transporte, cabe na palma da nossa mo, e que realiza ensaios que so tipicamente feitos em laboratrio: a substncia de interesse (insulina, por exemplo) liga-se a anticorpos que esto na lmina de vidro, a catalase ativada e divide o perxido de hidrognio em gua e oxignio, sendo j esta tcnica conhecida como ELISA (EnzymeLinked Immunosorbent Assay).

Exemplo de Biossensor implantado

Exemplo de Biossensor implantado


Retina Artificial
Permitir que pessoas sem viso ou com viso limitada possam ver em um nvel aceitvel.

Exemplo de Biossensor implantado


Cpsula Endoscpica
Conseguir imagens do trato digestivo superior.

Exemplos de Biossensores no implantados


Roupas que monitoram a sade
Tecidos inteligentes = e-tecidos Biossensores incorporados ao e-tecidos so capazes de analisar tecidos corporais (sangue, suor, saliva).

O que um Biossensor deve possuir na viso mdica


No reao com a varivel medida; Deve permitir a anlise de amostras com um mnimo de pr-tratamento; A resposta deve ser exata, precisa, reprodutvel sobre toda a faixa de anlise; Se invasivo, o sensor deve ser pequeno e biocompatvel, no apresentando toxidade ou efeitos antgenos; Em caso de uso de biocatalizadores, estes devem ser altamente especficos para o propsito da anlise.

O que esta tecnologia emergente trs de Desafios?


Limitao de Energia Processamento e memrias limitadas Tamanho e material do sensor biomdico Robustez e tolerncia a falhas

Segurana e interferncia
Manuteno do implante Custo varivel Material de fabricao (metais pesados/txicos).

Curiosidade:
O professor do Instituto de Qumica (IQ) da Universidade de Campinas (Unicamp) Lauro Tatsuo Kubota est provando que possvel produzir biossensores baratos e eficientes capazes de competir com os sofisticados equipamentos utilizados pelos laboratrios de anlises clnicas. O laboratrio do IQ j desenvolveu diversos biossensores "populares", mas os produtos tm preos to baixos que difcil convencer consumidores e profissionais da sade que apresentam resultados to confiveis quanto o obtido pelos equipamentos de grande porte e de alto custo. Glicosmetro porttil - biossensor que mede e monitora o nvel de glicose em diabticos - demorou mais a resistncia foi quebrada, e o produto encontrado em qualquer farmcia do pas.

ANLISE BIOTICA
O desenvolvimento tecnolgico e cientfico proporciona inmeros avanos no campo da biologia e da sade, o que tm colocado a humanidade diante de situaes at ento inimaginveis. Diariamente noticiada a utilizao de novos mtodos investigativos e tcnicas desconhecidas.

Se, sob um prisma, essas conquistas podem renovar as esperanas de melhoria da qualidade de vida, por outro lado acabam por criar contradies que devem ser objeto de analise, tendo em vista a manuteno do equilbrio e do bem-estar da nossa espcie e da prpria vida no planeta.

ASPECTOS BIOTICOS DA UTILIZAO DE BIOSSENSORES


O primeiro aspecto biotico abordado est relacionada situao persistente da falta de universalidade no acesso aos bens de consumo sanitrio e utilizao eqnime desses benefcios pelos cidados indistintamente.

PRINCPIO DA JUSTIA
Se por um lado so inquestionveis os benefcios da tecnocincia, por outro, pode ampliar os problemas de excluso social at ento constatados, ferindo assim o princpio bitico da Justia.

Como impedir, por exemplo, que os conhecimentos recentemente alcanados utilizados para o diagnstico precoce de uma determinada doena (antes de apresentar os sinais clnicos), feito atravs dos biossensores, no sejam transformados em novas formas de discriminao por parte das companhias seguradoras responsveis pelos chamados "planos de sade"?

Isso tudo se intensifica quando se sabe que o perfil populacional mundial esta sofrendo transformaes com a elevao da expectativa de vida, e juntamente com o fenmeno da globalizao econmica, que gera uma concentrao da renda mundial nas mos de alguns privilegiados.

Neste contexto, h que ser mencionado o aumento dos custos sanitrios atravs da criao e expanso de tecnologias de ponta que possibilitam novas formas de diagnstico e de tratamento.

DIGNIDADE DA VIDA HUMANA


Disso surge o desafio para a biotica, de encontrar uma forma mais adequada de justa distribuio de recursos de sade, numa situao crescente de competitividade. A excluso social aos novos benefcios infringe diretamente a questo da garantia de dignidade da vida humana.

ANALFABETISMO TECNOLGICO
Refere-se a uma incapacidade em ler o mundo digital e entender ou utilizar a tecnologia moderna. O analfabetismo tecnolgico a mais moderna forma de violncia e de manuteno das desigualdades. Tal excluso no se d apenas entre classes sociais de um pas, mas tambm entre naes e continentes.

PRINCPIO DA AUTONOMIA
Outro objeto de anlise biotica foi a questo da autonomia em relao utilizao dos biossensores para formas de controle populacional.

O homem, na tentativa de superar seus limites tecnolgicos acaba ignorando a barreira entre os homens e os objetos, que so cada vez mais microscpicos e virtuais, tornando difcil a definio de onde termina o corpo se inicia o objeto.

Os biossensores para controle podem trazer muitos benefcios quando se trata de segurana ou acompanhamento clnico, contudo, a privacidade do individuo se v exposta.

Um exemplo disso a pretenso dos Estados Unidos de implantar biossensores em seus soldados, que apesar de ter sua segurana aumentada em casos de guerras, tem invadida a sua vida privada.

Outro exemplo o biossensor portugus, capaz de captar em tempo real os impulsos emotivos. Note-se que essa tecnologia pode ter facilmente a sua finalidade desviada, invadindo brutalmente o direito privacidade e nos deixando merc das mquinas.

NECESSIDADE DE REGULAMENTAO TICA


Por fim, importante tratar das regras e leis que dispem sobre o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, para que se previnam possveis abusos e evite limitaes infundadas.

Neste sentido, a tica o instrumento de preveno contra abusos atuais e futuros que visem a lucratividade e o poder abusivo de alguns em detrimento do alijamento e sofrimento do restante da populao mundial, comprometendo assim o equilbrio biossociopoltico do planeta.

Importante lembrar que as mquinas devem estar servio do homem e no os homens submissos s mquinas.
Mais do que mquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligncia precisamos de afeio e doura. Sem essas virtudes a vida ser de violncia e tudo estar perdido. Charles Chaplin

Concluso:
Com o avano da tecnologia, o mercado dos biosensores vem crescendo muito. A medida que se avana na criao de novos biosensores, estes vo se tornando muito mais evoludos. Dessa forma, se tornam cada vez mais precisos, dependendo da finalidade com que sero utilizados e abrem as portas para mais reas de pesquisa. Apesar de sua promissora utilizao deve-se tomar precaues para que no haja desvios de finalidade.

REFERNCIAS:
http://www.eluniversal.com.mx/graficos/graficosanimados11/EU_nanotecnol ogia/paraque.html http://www.jornaloeste.com.br/?pg=noticia&idn=21970 ZANON, L. Biossensores economizam tempo e mo-de-obra na deteco de pesticidas. Agncia USP - 06/11/2007. http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/20131/check-up-alimentosbiossensores/ http://www.ebiotecnologia.org/2012/12/v-chip-um-biossensor-de-bolso.html

Potrebbero piacerti anche