Sei sulla pagina 1di 37

DIETA ALIMENTAR E NUTRIO

ACADMICOS
Ana Mora Fontes Bruna de Carvalho Danara Karyna Kelly Jessika Frota MariliaGraziely Milena Carvalho Paulo Renato Tiago Ibiapina

NDICE
Introduo sobre alimento; Classificao dos alimentos; Cultura e m nutrio; Dieta alimentar e cncer;

Introduo sobre alimento;


Para os membros das diversas sociedades, o alimento mais do que apenas uma fonte de nutrio. Ele traz consigo uma srie de simbolismos, manifestando e criando as relaes entre o homem e o homem o homem e as deidades e o homem e o seu meio ambiente natural.

O alimento desempenha vrias funes como: Sociais; Religiosas Econmicas

Os gneros alimentcios possuem variaes nas diversas culturas tais como:


O cultivo A colheita O preparo A maneira de servir A maneira de ingerir

Classificao dos alimentos;


Devido ao papel central do alimento na vida diria, principalmente no que diz respeito s relaes sociais, notoriamente difcil modificar crenas e prticas alimentares, ainda que estas interfiram na obteno de uma nutrio adequada. importante compreender a maneira como cada cultura percebe seus alimentos, e como os classificam dentro de diferentes categorias.

Em geral observa-se cinco tipos de sistemas de classificao dos alimentos: Alimentos versus no- alimentos; Alimentos sagrado versus alimentos profanos; Classificaes paralelas dos alimentos; O alimento usado como remdios, o remdio usado como alimento; Os alimentos sociais(que indicam status,profisso, gnero e identidade de grupos);

Alimentos versus no- alimentos;


Cada cultura define quais so as substncias comestveis e quais no so, embora estas definies geralmente omitam substncias que, de fato, possuem valor nutritivo. As definies do que considerado Comestvel e do que no , tendem a ser flexveis,principalmente sob condies de fome, privao financeira e de viagem ao exterior.

Alimentos versus no- alimentos;


A classificao de uma substncia como no-alimento segundo padres culturais pode omitir nutrientes importantes da dieta alimentar, o que parece ser um fenmeno universal. Nenhum grupo, mesmo em situaes de fome extrema, utiliza todos os recursos nutritivos disponveis para sua alimentao.

Alimentos sagrado versus alimentos profanos;


Alimentos sagrados so validados por crenas religiosas, enquanto os profanos so proibidos pela religio. Em certas ocasies e em jejuns, todos ou alguns gneros alimentcios so considerados profanos e devem ser evitados.

Alimentos sagrado versus alimentos profanos;


Os tabus rgidos contra determinados tipos de alimentos so caractersticas de alguma crenas religiosas como exemplos podemos citar: Hindusmo Islamismo Judasmo Sikhismo Rastafarianismo

Alimentos sagrado versus alimentos profanos;


Exemplo de tabu alimentar : O movimento contemporneo pela alimentao integral, neste caso, a dicotomia sagrado/profano se d entre o artificial, estando os alimentos integrais de um lado e os alimentos junk , de outro. O movimento moderno vegetativo considera a carne e seus vrios derivados como perigosos e profanos. Os vegetarianos associam a dieta com pureza, leveza, integralidade e espiritualidade, j a carne e o sangue so associados agressividade, instintos sexuais primrios, natureza animal e a um mundo em desarmonia.

Classificaes paralelas dos alimentos;


A diviso dos gneros alimentcios em dois grupos principais denominados quentes e frios. Nas culturas esse sistema binrio de classificao inclui muito mais do que alimentos: remdios, doenas, estados fsicos e mentais, poderes naturais e sobrenaturais, todos agrupados segundos essa categoria.

Classificaes paralelas dos alimentos;


As noes de quente e frio no se referem a temperatura real, e sim a determinados valores simblicos referentes a cada categoria de gneros alimentcios uma vez que a sade definida como o equilbrio entre as duas categorias (quente e frio), as doenas so tratadas pela adio de alimentos ou remdios quentes ou frios dieta, a fim de restaurar o equilbrio.

Classificaes paralelas dos alimentos;


As classificao paralelas dos alimentos incluem, por sua vezes, categorias intermedirias, tais como tpico ou neutro, havendo, portanto, um espectro entre o quente e o frio, ao invs de uma diviso bem determinada entre as categorias.

Classificao quente-frio de alimentos entre os porto-riquenhos de Nova Iorque


QUENTE(CALIENTE) Bebidas alcolica Pimenta Chocolate Caf Derivados de milho Leite condensado Alho Feijo roxo Cebola Ervilha Fumo TPIDO(FRESCO) gua de cevada Leite industrializado Galinha Frutas Mel Passas Bacalhau Agrio FRIO Abacate Banana Coco Feijo-de-lima Cana-de-acar Feijo branco

Classificao quente-frio de alimentos entre os indianos no Reino Unido


QUENTE Trigo Batata FRIO Arroz Bananeira

Leite de bfalo
Peixe Galinha Leguminosas

Leite de vaca
Leitelho Vagem verde Ervilha

Amendoim
Perna de ave Abbora Cenoura Rabanete

Feijo
Cebola Tomate verde Abbora Espinafre

Classificaes paralelas dos alimentos;


As classificaes paralelas dos alimentos so geralmente utilizadas pelos pacientes como uma forma de automedicao que, em determinadas circunstncias, pode resultar em prejuzo sade.

O alimento usado como remdios, o remdio usado como alimento;


Este sistema de categoria sobrepe-se em geral s classificaes paralelas dos alimentos, quando ambos coexistem na mesma sociedade. Nas sociedades, as dietas especiais podem ser consideradas como uma forma de medicao para determinadas doenas ou estados psicolgicos.

O alimento usado como remdios,


o remdio usado como alimento;
Em casos de estados fisiolgicos especiais, determinados alimentos so as vezes evitados ou ento prescritos para auxiliar no processo fisiolgico. As prescries culturais sobre a bebida ou alimento mais adequado para tratar ou acelerar um processo fisiolgico podem produzir efeitos negativos sobre a sade do paciente.

O alimento usado como remdios, o remdio usado como alimento;


Ao analisar as propriedades nutricionais e farmacolgicas de vrias substncias, conclu-se que muitas plantas utilizadas como medicamento tinham provavelmente valor nutritivo, enquanto que algumas plantas/alimentos tinham tambm um efeito medicinal. Os remdios, tanto prescritos por mdicos ou autoprescritos, podem tambm ser considerados uma forma de alimento ou nutrientes, sem o qual o paciente pode enfraquecer ou morrer.

Alimentos Sociais
So aqueles consumidos na presena de outras pessoas e que possuem um valor simblico, assim como um valor nutritivo, para todos os envolvidos. Em toda sociedade humana, o alimento uma forma de criar e manifestar os relacionamentos entre pessoas. Estas relaes podem ser entre indivduos entre membros de grupos sociais, religiosos ou tnicos,ou entre qualquer um desses elementos e um mundo sobre natural.

Alimentos Sociais
A maioria das refeies possui um aspecto ritual, alm de sua funo puramente prtica de nutrir um certo nmero de pessoas ao mesmo tempo. Como todas as ocasies rituais, so rigorosamente controladas pelas normas de uma cultura ou grupo particular.

Alimentos Sociais
Diferentes tipos de refeio transmitem mensagens diferentes quelas que tomam parte nelas. As refeies podem tambm simbolizar status social, em que geralmente so servidos pratos raros e caros, ou oferecendo enormes banquetes , nos quais grandes quantidades de comida so consumidas e desperdiadas. Em outras sociedades, a exibio e diviso do alimento usada para obter prestgio, mas sem a caracterstica perdulria do potlach.

Alimentos Sociais
Em outros sistemas sociais tais como, o sistema de castas hindu na ndia, as categorias sociais so geralmente demarcadas pelos tipos de alimentos preparados e consumidos pela casta qual pertence. Nesta sociedade, o alimento funciona tanto como um tipo de moeda quanto um indicador de posio social.

Alimentos Sociais
Assim como indicador de status, o alimento pode ser o emblema de uma identidade de grupo, quer o grupo seja baseado em critrios regionais, familiares, tnicos ou religiosos. Devido a funo principal de definir e recriar a identidade e a coeso grupal, as refeies e os banquetes comunitrios assinalam muitas ocasies importantes na vida em grupo. Devido as diversas funes sociais, as crenas e prticas alimentares so, muitas vezes,difceis de descartar,mesmo quando oferecem riscos sade.

Cultura e m nutrio
De acordo com os cinco sistemas de classificao dos alimentos, este pode ser ingerido por razes tanto nutritivas quanto culturais. De uma perspectiva clnica, essas influncias culturais podem afetar a nutrio de duas maneiras: excluindo nutrientes essenciais da alimentao; estimulando o consumo de determinados alimentos ou bebidas realmente prejudiciais sade. Quando as duas influencias acima coexistem o risco de m nutrio maior.

Cultura e m nutrio
A m nutrio pode se manifestar atravs da subnutrio e supernutio. Outros fatores culturais podem tambm ter um efeito indireto sobre a nutrio, tais como as crenas sobre a estrutura e funcionamento do organismo, as dimenses e forma ideais do corpo, e o papel da alimentao para a sade e na doena.

H muitas doenas que se tornaram comuns no mundo ocidental,no sculo passado. Estas doenas so raras ou desconhecida nas sociedades tradicionais no ocidentais, mas so cada vez mais frequentes sob a influncia de mudana cultural. No ocidente a obesidade a forma mais comum de m nutrio existente alm de estar tambm associada a outras doenas ocidentais .

Mudanas alimentares e doenas da civilizao ocidental

Cultura e m nutrio
As influencias culturais isoladas no so as responsveis pela maior parte dos casos de m nutrio no mundo, embora sejam um dos fatores que contribuem para tanto. Portanto a m nutrio deve ser analisada dentro do seu contexto social, poltico, econmico e ambiental. Diversas formas de privao so responsveis pela maioria dos casos de subnutrio, especialmente nos pases de desenvolvimento.

Cultura e m nutrio
Muitos pases em desenvolvimento esto, portanto, merc das oscilaes do mercado mundial no que diz respeito s plantaes lucrativas, alm de depender cada vez mais de alimentos importados para sua subsistncia. Alm disso, a propaganda das empresas dos pases industrializados tem promovido o uso de alimentos menos nutritivos, mais artificiais e mais caros.

Mudanas alimentares e doenas da civilizao ocidental


Nas sociedades no ocidentais que se ocidentalizaram, a alimentao tradicional geralmente alterada pelo acrscimo de acar, substituio de cereais de alto teor fibroso pelo po branco, e freqentemente pelo aumento do consumo de carne. As mudanas na tecnologia e na cultura alimentar podem estar relacionadas ao crescimento na incidncia de determinadas doenas. Os modismos alimentares e o alto prestgio dado ao po e arroz branco em algumas contribuem para isso.

Dieta alimentar e cncer


Muitos estudos sugerem que, em alguns casos, a dieta e a nutrio podem estar associados a determinados tipos de cncer. Diferentes padres de ingesto dos alimentos podem estar associados na incidncia de diversos tipos de cncer nas populaes do mundo todo. O tipo de alimento consumido, a quantidade total de calorias ingeridas, excesso ou deficincia nutricional, exposio a carcinognicos e consumo de lcool aumentam o risco de cncer.

Dieta alimentar e cncer


Vrias doenas podem estar ligadas a crenas e prticas alimentares, embora esse fatores culturais sejam principalmente relevantes onde h alimento suficiente para uma nutrio apropriada. Nas tentativas de modificar ou aperfeioar as dietas alimentares deve-se portanto, levar em conta os importantes papeis culturais que os alimentos desempenham em todas as sociedades e grupos culturais.

REFERNCIAS
HELMA,Cecil G Dieta Alimentar e Nutrio. In:

Cultura Sade e Doena,Porto Alegre.Artmed,2006

Potrebbero piacerti anche