Sei sulla pagina 1di 11

2009/2010 Curso Profissional de Animador Sociocultural

Dificuldades de Aprendizagem
12 N Psicologia Mdulo 5 Factores e Processos de Aprendizagem Prof Alexandra Carneiro

Contedos
Aprendizagem 1.6. Dificuldades de aprendizagem 1.6.1. Situaes de dislexia

Dificuldades de aprendizagem
Tambm chamada desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. Desordem pela qual um indivduo apresenta dificuldades em aprender efectivamente.

Afecta a capacidade do crebro em receber e processar informao, o que pode tornar problemtica a aprendizagem, criando diferenciao entre os sujeitos.

A expresso usada para referir as condies scio-biolgicas que afectam as capacidades de aprendizagem dos sujeitos, em termos de aquisio, construo e desenvolvimento das funes cognitivas, e abrange transtornos to diferentes como incapacidade de percepo, dano cerebral, disfuno cerebral mnima, autismo, dislexia e afasia desenvolvimental.

No campo da Educao, as mais comuns so a Dislexia, a Disortografia e a Discalculia.


Dislexia uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisio do seu mecanismo, em crianas inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbao sensorial e psquica j existente.

As crianas dislxicas tendem a apresentar um baixo rendimento acadmico e alteraes emocionais decorrentes das suas dificuldades persistentes e recorrentes na aprendizagem e automatizao da leitura e escrita. http://www.dislexia.web.pt/

NA IDADE ESCOLAR: DURANTE A INFNCIA:


Atraso na aquisio da linguagem. (fala e construo) ; Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem abebezada para alm do tempo normal. Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canes infantis e a rima das lenga-lengas. Dificuldade na conscincia e manipulao fonolgica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons.
Lentido na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita. Bastantes dificuldades na leitura, com a presena constante de erros e incorreces, inventando palavras ao ler um texto. Escrita com mltiplos erros ortogrficos e a qualidade da caligrafia bastante deficiente. Lacunas acentuadas na organizao das ideias no texto e na construo frsica. Utiliza estratgias e truques para no ler. No revela qualquer prazer pela leitura. Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estmulo, parecendo que est a "sonhar acordado". Curtos perodos de ateno. Dificuldades ao nvel da organizao pessoal.

Disgrafia
(in http://www.appdae.net/disgrafia.html)

Alterao da escrita que a afecta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbao na componente motora do acto de escrever, provocando compresso e cansao muscular, que por sua vez so responsveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas. O que pode fazer: Encorajar a expresso atravs de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lpis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mos e dos dedos so positivas. Incitar a criana a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar. Promover situaes em que a criana utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais). Fazer actividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado, etc. Deixar a criana expressar-se livremente no papel, sem corrigir nem julgar os resultados.

Alguns sinais: postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lpis ou a caneta, demasiada presso ou presso insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rpido

Disortografia
conjunto de erros da escrita que afectam a palavra mas no o seu traado ou grafia; a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligncia das regras gramaticais, confuso nos artculos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondncia incorrecta entre o som e o smbolo escrito, (omisses, adies, substituies, etc.).

Sinais indicadores:
Substituio de letras semelhantes. Omisses e adies, inverses e rotaes. Unies e separaes. Omisso - adio de h. Escrita de n em vez de m antes de p ou b. Substituio de r por rr.

Disortografia: O que pode fazer


Encorajar as tentativas de escrita da criana, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogi-la. Incitar a criana a elaborar os seus prprios postais e convites, a escrever o seu dirio no final do dia como rotina. Chamar a ateno da criana para as situaes dirias em que necessria a utilizao da escrita. Incite a criana a ajud-la na elaborao de uma carta. No valorize demasiado os erros ortogrficos da criana uma vez que estes j so motivo de repreenso e frustrao demasiadas vezes. No corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a soluo com a criana (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?"). Recorra a livros de actividades que existem no mercado que permitem criana trabalhar os vrios casos de ortografia. No sobrecarregue, contudo, a criana com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as actividades acadmicas como desagradveis. Tambm preciso brincar.

Discalculia
Sinais indicadores:

transtorno de carcter desenvolvimental, adquirido da habilidade para realizar operaes matemticas, depois de estas se terem desenvolvido e consolidado (de acalculia, que uma leso)

Dificuldades na identificao de nmeros (visual e auditiva) Incapacidade para estabelecer uma correspondncia recproca (contar objectos e associar um numeral a cada um) Escassa habilidade para contar Dificuldade na compreenso de conjuntos Dificuldade na compreenso de quantidade Dificuldade em entender o valor segundo a habituao de um nmero Dificuldades nos clculos Dificuldades na compreenso do conceito de medida Dificuldade para aprender a dizer a hora Dificuldade na compreenso do valor das moedas Dificuldade de compreenso da linguagem matemtica e dos smbolos Dificuldade em resolver problemas orais

Discalculia:

O que pode fazer


Usar cartas de jogar em jogos de cartas simples como o "peixinho": mostrar como se poder atribuir valores s cartas pela contagem dos smbolos. Para evitar confuses retirar as cartas de figuras, utilizando apenas as de 2 a 10. Jogos de tabuleiro so excelentes para aprender os nmeros, solicitando a contagem dos espaos a mover em cada volta. Podem ser introduzidas algumas referncias adio ou subtraco no decorrer do jogo. Utilizar ou inventar "cantigas e lengalengas com nmeros". Muitas crianas podem aprender conceitos matemticos mais rpidamente (e recordarem por mais tempo) quando a msica, rima e ritmo so utilizados para os ensinar. Encorajar a criana a utilizar os nmeros diariamente:
Contar os produtos no supermercado. Contar por ordem decrescente. "Quantas rodas tem o teu carrinho de brincar?"; "Quantas rodas tem a tua bicicleta?"; "Qual dos dois tem mais rodas?" "Que idade tens?"; "Que idade tem o teu irmo ou irm?"; "qual o mais velho?"; "Qual a diferena de idade entre os dois?" "Quantos amigos vais convidar para a tua festa de aniversrio?"; "Quantas fatias de bolo devem ser cortadas?"; "E se cada menino ficar com duas fatias?"

Um indivduo com dificuldades de aprendizagem no apresenta necessariamente baixo ou alto QI. As dificuldades de aprendizagem normalmente so identificadas na fase de escolarizao, por profissionais como psiclogos, atravs de avaliaes especficas de inteligncia, contedos e processos de aprendizagem. Todos os profissionais na rea da Educao devem estar atentos e vigilantes, e dialogar com os seus parceiros educativos sobre o desenvolvimento dos sujeitos a seu cargo. Estes indivduos no podem ser curados ou melhorados, uma vez que o problema crnico, ou seja, para toda a vida. Entretanto, com o apoio e intervenes adequados, esses mesmos indivduos podem ter sucesso escolar e continuar a progredir em carreiras bem sucedidas, e mesmo de destaque, ao longo de suas vidas.

Potrebbero piacerti anche