Sei sulla pagina 1di 34

PROJETO DE PESQUISA

Prof Ms. Zuleika C. L. de Toledo

O QUE PESQUISA?
Realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela cincia.
Procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. A pesquisa requerida quando no se dispe de informao suficiente para responder ao problema.

A pesquisa desenvolvida em inmeras fases, desde a adequada formulao do problema at a satisfatria apresentao dos resultados.

MTODO
De origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade. Confere segurana e fator de economia na pesquisa, no estudo, na aprendizagem. Estabelecido e aprimorado pela contribuio cumulativa dos antepassados, no pode ser

ignorado hoje, em seus delineamentos gerais, sob


pena de insucesso.

MTODO E TCNICA
MTODO: traado das etapas fundamentais da pesquisa

TCNICA: procedimentos ou a utilizao de diversos recursos peculiares a cada objeto de pesquisa, dentro das diversas etapas do mtodo.

Dentro das linhas gerais e estveis do mtodo, as tcnicas variam muito e se alteram e progridem de acordo com o progresso tecnolgico, naturalmente.

QUALIDADES DO ESPRITO CIENTFICO:


a) Ter senso de observao; b) Gosto pela preciso e pelas idias claras; c) Imaginao ousada, mas regida pela necessidade da prova; d) Curiosidade que leva a aprofundar os problemas; e) Poder de discernimento; f) Assume a atitude de humildade e de reconhecimento das suas limitaes e da possibilidade de certos erros e enganos; g) Imparcial, no torce os fatos e respeita a verdade; h) Honesto, evita o plgio e no colhe como seu o que os outros plantaram; i) No se acomoda; j) corajoso para enfrentar os obstculos e perigos que uma pesquisa possa oferecer.

ETAPAS PARA A
ELABORAO DE UM TRABALHO CIENTFICO

Concientizar-se de um problema
Torn-lo significativo e delimit-lo

PROPOR E DEFINIR UM PROBLEMA

Analisar os dados disponveis


Formular a hiptese tendo conscincia de sua natureza provisria

Formul-lo em forma de pergunta

ELABORAR UMA HIPTESE

Prever suas implicaes lgicas

Decidir sobre novos dados necessrios

VERIFICAR HIPTESE

Invalidar, confirmar ou modificar a hiptese

Recolh-los

Analisar, avaliar e interpretar os dados em relao hiptese

Traar um esquema de explicao significativo

CONCLUIR

Quando possvel generalizar a concluso

ESTRUTURA DE UM
PROJETO DE PESQUISA

1 - INTRODUO
(Contextualizao do problema) Problemtica Justificativa Problema ou Questo Norteadora (em forma de pergunta) Objetivos (os objetivos podem ser apresentados de duas formas: 1) no corpo do texto da Introduo ou 2) como um subitem da Introduo (Ex. 1.1- Objetivos) caso o trabalho apresente muitos objetivos especficos). Hipteses (s para pesquisas experimentais. Em outros tipos de pesquisa utilizaremos somente o problema ou questo norteadora).

IMPORTANTE!!!

Para uma adequada conduo da pesquisa, necessrio que o pesquisador elabore um projeto para que todas as suas aes sejam planejadas. Veja no quadro a seguir os elementos que fazem parte de um projeto de pesquisa e de uma monografia.

ELEMENTOS

PROJETO

MONOGRAFIA

Capa Folha de rosto Folha de aprovao Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Resumo

. . . . . . .

Lista de ilustraes
Lista de tabelas

.
.
Continua....

ELEMENTOS

PROJETO

MONOGRAFIA

Lista de abreviaturas e siglas Sumrio 1 Introduo 2 Reviso de Literatura 3 Metodologia 4 Apresentao, anlise e discusso dos resultados 5 Concluso 6 Consideraes finais Referncias Anexo Cronograma

. . . .

. . . . . . . .

. . .

. . .

ROTEIRO PARA A
ELABORAO DO PROJETO

TEMA
Indica a rea geral do desenvolvimento da monografia. Indica uma rea de interesse a ser investigada. Trata-se de uma delimitao ainda bastante ampla.

Para definir o tema, o pesquisador precisa fazer uma consistente leitura das principais bibliografias existentes na sua rea de interesse. Nessa fase importante conhecer melhor a rea geral a qual se pretende estudar.

INICIANDO UMA
PESQUISA ...

TEMA x TTULO
GERAL
Deve ser deixado por ltimo

ESPECFICO

O ttulo por ser mais especfico que o tema pode ser definido por ltimo.
O tema estando bem definido o suficiente para a conduo da pesquisa. Definir o ttulo precocemente pode impedir que o pesquisador enxergue coisas importantes e essenciais para a pesquisa.

DELIMITAO DO ESTUDO
Aps a escolha do assunto, necessrio
determinar o aspecto particular sob o qual ser focalizado; s um tema bem delimitado pode ser objeto de pesquisa cientfica. - Determinar a idia central do estudo

- Determinar o sujeito e sua extenso: sexo; faixa


etria; caractersticas e outros.

O mrito de uma pesquisa aumenta a medida que

seu campo diminui.


Objeto de pesquisa aquilo que se quer conhecer relativamente de um sujeito. SUGESTES PARA A DELIMITAO
Leitura exploratria

No delimitar um assunto antes de conhec-lo em sua generalidade, antes de aprender os mltiplos aspectos sob os quais possa ser estudado.
No se pode iniciar uma pesquisa sem determinar um alvo, sem delimitar o assunto e sem excluir a grande variedade de aspectos que no se pretende explorar. Conversar com professores da rea.

1 - INTRODUO
Segundo Mller e Cornelsen (2003) a introduo a primeira parte do texto. Ela configura a despeito do ttulo atribudo, os fundamentos do estudo. Na introduo deve constar:
Delimitao do assunto estudado

Razes da elaborao (justificativa) Objetivos do trabalho


Outros elementos relevantes do tema
(indicao da metodologia, localizao no tempo e espao)

A introduo deve ser elaborada de forma clara e concisa, de modo que o leitor penetre na

problemtica abordada, para se familiarizar com os


termos e limites da pesquisa. O objetivo principal da introduo situar o leitor no contexto da pesquisa. O leitor dever perceber claramente o que est analisando, como e por que

as limitaes encontradas, o alcance da


investigao e suas bases tericas gerais (KCHE apud MLLER e CORNELSEN, 2003).

PROBLEMTICA (contextualizao do problema) / problema


De acordo com Lavillle & Dionne (1999), a

problemtica o conjunto de fatores que


fazem com que o pesquisador conscientize-se

de um determinado problema, veja-o de um


modo ou de outro, imaginando tal ou eventual soluo.

HIPTESE(S) DO ESTUDO
A hiptese o resultado esperado, ou seja, a soluo antecipada para o problema, que pode ser baseada em alguma construo terica, nos resultados dos estudos anteriores, ou talvez na experincia e observaes anteriores do pesquisador ( confirmada ou no na concluso). As hipteses possuem a funo de orientar o
pesquisador na coleta e anlise dos dados.

OBJETIVOS
Nesta fase da pesquisa, temos que determinar a

AO a

ser realizada para responder a(s)

questo(es) que nos colocamos (responder ao problemas de pesquisa). A especificao do objetivo de uma pesquisa responde s questes para qu? e para

quem?

1 Objetivo Geral (ao geral da pesquisa)


Est ligado a uma viso global e abrangente do tema. Relaciona-se com o contedo intrnseco, quer dos fenmenos e eventos, quer das idias estudadas. Vincula-se diretamente prpria significao da tese ou tema proposto pelo projeto.

2 Objetivos Especficos (aes especficas da pesquisa devem estar vinculadas ao objetivo geral)
Apresentam carter mais concreto. Tm funo intermediria e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situaes particulares.

Os objetivos sempre devem iniciar com um verbo!!!


Verbos de Conhecimento Associar calcular citar classificar definir descrever distinguir enumerar especificar enunciar estabelecer exemplificar expressar identificar indicar medir mostrar nomear registrar relacionar relatar selecionar. Verbos de Compreenso

Concluir descrever distinguir deduzir demonstrar discutir explicar identificar ilustrar inferir interpretar localizar - relatar revisar.
Verbos de Aplicao Aplicar classificar estruturar ilustrar interpretar organizar relacionar.

Verbos de Anlise

Analisar classificar categorizar combinar comparar comprovar contrastar correlacionar diferenciar discutir detectar descobrir discriminar examinar experimentar identificar investigar provar selecionar.

Verbos de Sntese Combinar compor criar comprovar deduzir desenvolver documentar explicar organizar planejar relacionar.

Verbos de Avaliao

Avaliar concluir constatar criticar interpretar julgar justificar padronizar relacionar selecionar validar valorizar.

IMPORTANTE!!!
O PROBLEMA, OBJETIVOS e

HIPTESES, necessariamente
precisam estar relacionados entre si.

JUSTIFICATIVA
A justificativa deve trazer a necessidade, importncia e utilidade de se desenvolver o assunto. nesse momento que o autor demonstra a relevncia do tema-problema tratado. o nico item do projeto que apresenta respostas questo por qu? De suma importncia, geralmente o elemento que contribui mais diretamente na aceitao da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidade(s) que vai(o) financi-la. Constitui numa exposio sucinta, porm completa, das razes de ordem terica e dos motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao da pesquisa.

Na justificativa deve ser enfatizado:


1- O estgio em que se encontra a teoria sobre o tema;
2- As contribuies tericas que a pesquisa pode trazer; 3- Importncia do tema do ponto de vista geral;

4- Importncia do tema para os casos particulares em questo;


5- Possibilidade de sugerir modificaes no mbito da realidade abarcada pelo tema proposto; 6- Descoberta de solues para casos gerais e/ou particulares, etc.

R E S U M I N D O ...
Na justificativa o pesquisador deve responder em redao nica as questes abaixo:

Por qu a pesquisa importante? Qual a sua relevncia ? Quais suas contribuies ?

2 REVISO DE LITERATURA (Fundamentao Terica)


Na Reviso, o pesquisador dever tentar encontrar
essencialmente os saberes e as pesquisas relacionadas com sua questo (problema), sem nunca perder de vista o seu centro de interesse.

3 METODOLOGIA
PESQUISA DE CAMPO
3.1. A pesquisa
3.2. Populao e amostra
- detalhar o perfil da amostra n de pessoas, gnero, mdia de idade, caractersticas, etc. tudo o que for necessrio para a sua caracterizao.

3.3. Instrumentos
- apresentar todos os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa questionrios, testes, etc.

3.4. Coleta de dados


- explicar detalhadamente como os dados foram coletados.

3.5. Procedimentos do estudo


- explicar todo o procedimento do estudo (interveno) realizado.

3.6. Limitaes do estudo


- indicar as limitaes encontradas na realizao do estudo.

3.7. Anlise dos dados


- explicar como os dados sero analisados (anlise estatstica, etc.).

4 APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

REFERNCIAS
Relao alfabtica (por autor) de todas as obras citadas no corpo do trabalho (livros, artigos, informaes de sites da internet, gravaes, vdeos etc.) (ver normas ABNT).

Potrebbero piacerti anche