Sei sulla pagina 1di 55

MESTRE DE OBRAS

MDULO II LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO

Onde quer que haja mulheres e homens,h sempre o que fazer, h sempre o que ensinar, h sempre o que aprender. Paulo Freire

LEITURA E INTERPRETAO DE PROJETOS


Introduo Os profissionais da rea da construo civil, constantemente deparam-se com projetos executivos: eltricos, hidrulicos, arquitetnicos, estruturais etc. Contudo, nem todos se encontram aptos a interpretar corretamente as informaes ali contidas.

Diante do crescimento da necessidade de profissionais qualificados para atender a demanda de mercado, estamos introduzindo na grade de cursos de Mestre de Obras, esta matria que busca sanar as principais dvidas dos profissionais, quanto leitura e interpretao dos projetos.

No pretendemos ensinar os profissionais como projetar, pois essa possibilidade requer uma base de contedos mais slida e um curso de maior carga horria, entretanto pretendemos que ao final o profissional seja capaz de entender as informaes contidas no projeto e apliclas corretamente durante o processo de execuo.

Objetivos Capacitar o profissional para: 1. Interpretar corretamente as informaes contidas em um projeto executivo. 2. Ser capaz de: a partir da leitura correta do projeto, executar com eficincia o que est projetado. 3. Reconhecer a importncia de se cumprir fielmente cada etapa de um projeto. Vamos utilizar um projeto simples de uma pequena residncia, que ser a nossa referncia do curso.

Com Conceitos Fundamentais Escala Escala a relao entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real, ou seja, a relao que indica a proporo entre cada medida do desenho e a sua dimenso real no objeto. Prdios muito longos ou grandes extenses urbanizadas em geral so desenhados nas escalas de 1:500 ou 1:1000.

Para projeto pequeno desenhado na escala de 1:100 (ou 1/100) talvez possa utilizar uma prancha A4 ou A3. A designao completa de uma escala deve consistir na palavra ESCALA, seguida da indicao da relao:
ESCALA 1:1, para escala natural;

ESCALA X:1, para escala de ampliao (X > 1);


ESCALA 1:X, para escala de reduo (X > 1).

Quando for necessrio o uso de mais de uma escala na folha de desenho, alm da escala geral, estas devem estar indicadas junto identificao do detalhe ou vista a que se referem; na legenda, deve constar a escala geral.
E d 1 D N

d 1 Seja: E D N

Onde,

E = a escala; d = distncia medida no desenho; D = distncia real (do objeto, pea, estrutura, etc.). N = o mdulo da escala.

Uma escala de 1:500 informa que, o comprimento de um segmento representado em uma planta, equivale a quinhentas vezes este comprimento no campo. Exemplos: 1m em planta representa uma linha de 500m no terreno.
1m 1 E D 1m 500 500m D 500

10 cm em planta representam uma linha de 5.000cm (= 50m) no terreno.


10cm 1 E D 10cm 500 5000cm D 500

Escalas Recomendadas Escala 1:1, 1:2, 1:5 e 1:10 - Detalhamentos em geral; Escala 1:20 e 1:25 - Ampliaes de banheiros, cozinhas ou outros compartimentos; Escala 1:50 - a escala mais indicada e usada para desenhos de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetnicos; Escala 1:75 - Juntamente com a de 1:25, utilizada apenas em desenhos de apresentao que no necessitem ir para a obra;

Escala 1:100 - Opo para plantas, cortes e fachadas quando invivel o uso de 1:50. Plantas de situao e paisagismo. Tambm para desenhos de estudos que no necessitem de muitos detalhes; Escala 1:175 - Para estudos ou desenhos que no vo para a obra; escala 1:200 e 1:250- Para plantas, cortes e fachadas de grandes projetos, plantas de situao, localizao, topografia, paisagismo e desenho urbano;

Escala 1:500 e 1:1000 - Planta de localizao, paisagismo, urbanismo e topografia; Escala 1:2000 e 1:5000 - Levantamentos aerofotogramtricos, projetos de urbanismo e zoneamento.

Escalmetro um instrumento na forma de um prisma triangular que possui 6 rguas com diferentes escalas. utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas. Se, por exemplo, for usar a escala 1:100 significa dizer que cada medida representa uma 100x maior na medida real, ou seja: 4 cm so, na escala real, 400 cm (4x100) ou 4 m.

Na escala 1:75 cada medida representa uma 75x maior na medida real, ou seja: 4 cm so na escala real 300 cm (4x75) ou 3 m. Na dvida, para representar uma medida de 4 m: Com o escalmetro basta pegar a face com a escala desejada e marcar 4; Sem o escalmetro, faa a regra de 3:

1:100 - 1 est para 100, ento x estar para 400, x=4 1:75 - 1 est para 75, ento x estar para 400, x=5,3 Exemplos de escalas: Escala 1:100 (1cm no desenho representa 1m real). Escala 1:50 (2cm no desenho representa 1m real). Escala 1:20 (5cm no desenho representa 1m real).

Traos Os traos de um desenho normatizado devem ser regulares, legveis (visveis) e devem possuir contraste uns com os outros. Esses traos possuem espessuras para cada tipo de utilizao (no vai ser objeto de estudo nosso, pois s serve para o desenhista), alm de seus tipos que podem ser:

Normas Principais normas envolvidas nesta documentao:

NBR-10647 Norma Geral;


NBR-8196 Escalas; NBR-8402 Escrita; NBR-8403 Tipos de linha; NBR-10068 Folhas de Desenho; NBR-10126 Cotagem; NBR-13142 Dobramento de cpias.

LINHAS DE COTA NBR 10126 Representao grfica das dimenses no desenho tcnico de um elemento, atravs de linhas, smbolos, notas e valor numrico numa de medida. Elementos grficos para representao de cotas:

FORMATO DO PAPEL As Normas Brasileiras de Desenho Tecnico estabelecem como padro a srie A. A NBR 10.068 tem o objetivo de padronizar as dimenses, layout, dobraduras e a posio da legenda, garantindo desta forma uniformidade e legibilidade. Essa srie tem como base o formato A0, cujas dimenses guardam entre si a mesma relao que existe entre o lado de um quadrado e sua diagonal, e que corresponde a um retngulo de 1m.

PROJEES ORTOGONAIS Em desenho tcnico, projeo a representao grfica do modelo feito em um plano. Existem varias formas de projeo, entretanto a ABNT adota a PROJEO ORTOGONAL, por ser a representao mais fiel forma do modelo.

REBATIMENTO dos trs planos de projeo: Quando se tem a projeo ortogonal do modelo, o modelo no mais necessrio e assim possvel rebater os planos de projeo.

Com o rebatimento, os planos de projeo, que estavam unidos perpendicularmente entre si, aparecem em um nico plano de projeo. Pode-se ver o rebatimento dos planos de projeo, imaginando-se os planos de projeo ligados por dobradias. Conforme a seguir:

Agora imagine, que o plano da Vista Frontal fica fixo e que os outros dois planos de projeo giram um para baixo e outro para a direita, conforme as seqncias a seguir:

Potrebbero piacerti anche