Sei sulla pagina 1di 15

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Historia Disciplina: Historia e Geografia Regional Professor: Mario Cardoso Aluno: Natanael

da Silva Santos

ALAIR ELIAS MARTINS GHISI

O processo de ocupao habitacional no municpio de Tubaro

JANEIRO DE 2003

Justificativa

Compreender os fatores histricos que ocorreu no processo habitacional do municpio de Tubaro, em especial os aspectos socioeconmico que levaram ao surgimento da ocupao do local Vila Jardim floresta.

A formao socioeconmica do povo brasileiro 5 milhes de imigrantes entre 1886 e 1930

1,6 Italianos
1,7 Portugueses 230 mil Japoneses

250 mil Alemes 520 mil Outros

700 mil Espanhis

A formao socioeconmica do povo brasileiro

O Brasil se tornou um pais independente ainda sob o signo de uma sociedade tradicional, patrimonialista, latifundirio, conservadora e escravista. De 1822 a 1840, o pais viveu em permanente instabilidade poltica e praticamente no se fizeram sentir mudanas de alcance significativo no plano social econmico.

O fenmeno da urbanizao

O Brasil tem sido uma nao predominantemente urbana com uma parcela maior da populao vivendo na cidade que no campo apenas na ultima dcada. O divisor de guas foi o ano de 1963, mas durante toda a dcada de 1960 ocorreu um enorme xodo rural.

Povoamento e migrao em santa Catarina

A falta de um povoamento mais dinmico e efetivo da regio Meridional, bem como de uma delimitao carta entre suas fronteiras. A origem migratria era predominante mente vinda dos aores. A economia era rural baseada na pequena propriedade. Italianos em santa Catarina(final do sculo XIX ) Alemes em Santa Catarina (primeira metade do sculo XIX) Poloneses em Santa Catarina (final do sculo XIX)

Tubaro sua Historia

A historia de Tubaro esta ligada ao rio. Do cacique Tuba-nharo(Pai feroz)derivou a denominao de rio Tubaro, e atual nome da cidade. Poo grande do Riu Tubaro. Freguesia nossa senhora da Piedade de Tubaro. Municpio de Tubaro.

Jardim Floresta

Foi elaborada uma pesquisa de campo neste local. As questes era referentes ao historia do local, socioeconmico dos atuais moradores da localidade. 20 famlias foram a populao amostral da pesquisa.

Jardim floresta

Jardim floresta constitui se de uma vila localizada no bairro Passagem do municpio de Tubaro . O local era de propriedade particular, por questes jurdicos administrativas o rgo publico apodero - se do terreno.

Jardim florestas

Resultados obtidos: O principal fato que levou ao povoamento nesta localidade foi o desemprego acentuado da dcada de 90. O povoamento nesta comunidade caracteriza se como invaso. A maioria esto: desempregados(2003) Profisso dominantes: domesticas e operrios.

Jardim Floresta

Resultados da pesquisa: Trabalho 30% so trabalhadores com carteira assinada 70% so trabalhadores informais. 50% so catadores de papel 50% so desempregados

Jardim floresta
Social A 6 ou 7 anos 70% da comunidade no exerce ocupao renumerada. A media de 4 a 5 pessoas na famlia. Em cada famlia 2 a 3 trabalham e o restante e menor de idade. 30% so constitudas de jovens

Jardim Floresta

Segurana 70% no se sentem seguros onde moram O trabalho de aquisio do territrio para os moradores esta prevista para fevereiro de 2003.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BARRETO, Maria T. S. Poloneses em santa Catarina. Florianpolis: UFSC, 1983. CARUSO, M.M; CARUSO. R. R. ndios baleeiros e imigrantes: uma aventura histrica. DALL`ALBA, J. L. Imigrao italiana em santa Catarina. Florianpolis: lunamardelli, 1993. LAGO, P. F. A transformao dos espaos geogrficos. Florianpolis: Verde gua Produo Culturais, 2000. VITORETTI, A. A historia: das origens do sculo XX. Tubaro prefeitura Municipal de Tubaro, 1992.

Potrebbero piacerti anche