Sei sulla pagina 1di 41

Nestas operaes esto sempre presentes dois dos elementos essenciais do fogo ou dois lados do TRINGULO DO FOGO: fonte

(s) de ignio e o oxignio do ar, sendo o ltimo responsvel pela manuteno do processo de combusto. O terceiro elemento ou lado do tringulo o material combustvel.

Os riscos que apresentam os trabalhos de solda variam de acordo com os locais onde esto sendo executados. Incndios ou exploses podem ser provocados por:

Efeito direto das chamas ou dos arcos eltricos. Tanto a chama do maarico, como o arco eltrico desprende continuamente energia, tem temperatura muito elevada e grande quantidade de calor, capazes de incendiar imediatamente materiais de fcil combusto e em tempo relativamente curto os materiais dificilmente combustveis.

Por conduo trmica.


A chama do maarico ou o arco aquece localmente a pea at sua temperatura de fuso. O calor absorvido no ponto de solda pode por conduo provocar a inflamao de materiais combustveis que estiverem em um ponto afastado, fora do raio de visibilidade do soldador. Se a pea for m condutora, haver acmulo de calor que pode produzir processos de combusto inesperados

Fagulhas.
Projees de metal incandescente lanados em torno do ponto de trabalho que podem penetrar atravs de frestas, aberturas, buracos e similares e atingir materiais combustveis ou lquidos inflamveis. No caso de solda a arco eltrico as pontas dos eletrodos ainda quentes, so mais perigosas que as fagulhas, pois tm maior quantidade de calor.

Combustvel.
A sobrecarga nos condutores neutros, assim como o mau contato, os defeitos no isolamento dos cabos de solda e do porta eletrodos, mau contato em tomadas e emenda de cabos, etc., podem produzir fascas e aquecimentos capazes de inflamar os materiais estiverem em suas proximidades.

Incndios e exploses
O calor produzido por arcos eltricos e as suas irradiaes, por escrias quentes e por fascas podem ser causas de incndios ou exploses. Conseqentemente, toda rea de soldagem ou corte deve ser equipada com sistema adequado de combate a incndio e o pessoal de superviso de rea, operao ou manuteno do equipamento envolvido deve ser treinado no combate a incndios. Todo e qualquer trabalhador deve ser familiarizado com as seguintes medidas de preveno e proteo contra incndios

Garantir a segurana da rea de trabalho


Sempre que possvel, trabalhar em locais especialmente previstos para soldagem ou corte ao arco eltrico. Eliminar possveis causas de incndio Locais onde se solde ou corte no devem conter lquidos inflamveis (gasolina, tintas, solventes, etc), slidos combustveis (papel, materiais de embalagem, madeira, etc) ou gases inflamveis (oxignio, acetileno, hidrognio, etc).

Instalar barreiras contra fogo e contra respingos


Quando as operaes de soldagem ou corte no podem ser efetuadas em locais especficos e especialmente organizados, instalar biombos metlicos ou protees no inflamveis ou combustveis para evitar que o calor, as fagulhas, os respingos ou as escrias possam atingir materiais inflamveis

OBSERVAES: O local de trabalho deve ter ventilao adequada, para protege o operador contra a inalao de gases e fumos metlicos nocivos a sade. Em alguns casos a ventilao natural e suficiente, mas outros que exigem sistemas de ventilao forado, cabines ou ainda mscara de ar .

Os aspectos fundamentais a considerar num trabalho de soldador e similares so: S executar o servio mediante prvia autorizao; No local no deve existir qualquer material combustvel que possa produzir um incndio; Manter no local um vigilante ou ajudante e equipamento de extino adequada; Utilizar equipamento de boa qualidade e em perfeitas condies de uso; Operador e ajudante deve utilizar equipamentos de proteo adequados.

Potrebbero piacerti anche