Sei sulla pagina 1di 40

Sono e Sonhos

Claudemir Desto Cascavel - PR

O que significa sonhar com abelhas? LE 404

404. Que se deve pensar das significaes atribudas aos sonhos? Os sonhos no so verdadeiros como o entendem os ledores de buena-dicha, pois fora absurdo crer-se que sonhar com tal coisa anuncia tal outra. (...)

As fases do sono

Sono REM

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Fase 3 Fase 2

Fase 2

1 Ciclo do sono
Fase 1 - transio do estado de viglia p/ o sono

As fases do sono

Sono REM
Fase 2 Fase 3 Fase 2 Fase 2

3 Ciclo do sono Ausncia das fase 1 e 4 Maior durao do sono REM

401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo? No, o Esprito jamais est inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laos que o prendem ao corpo e, no precisando este ento da sua presena, ele se lana pelo espao e entra em relao mais direta com os outros Espritos.

Sobre as vozes sem nexo ouvidas no incio do sono

(LE 408)

O incio do sono

Incio do desdobramento

Lembranas de vidas passadas

(LE 402)

Algumas vezes prev o futuro

(LE 402)

Pressentimentos que no se confirmam

(LE 405)

Morremos todos os dias


(LE 402)

Saindo do corpo

Saindo do corpo

Saindo do corpo

Saindo do corpo

Saindo do corpo

Saindo do corpo

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono


(LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono (LE 414)

Visitas durante o sono

A atividade do Esprito, durante o sono corporal, pode fatigar o corpo


(LE 412)

O travesseiro bom conselheiro Conselhos, inspiraes, etc


(LE 410)

ENCONTRO COM PESSOAS QUE J DESENCARNARAM

O sonho a lembrana do que o Esprito viu durante o sono

(LE 402)

Devemos nos preocupar com nossos sonhos? (...)Muitas vezes, apenas vos fica a lembrana da perturbao que o vosso Esprito experimenta sua partida ou no seu regresso, acrescida da que resulta do que fizestes ou do que vos preocupa quando despertos. A no ser assim, como explicareis os sonhos absurdos (...)? Acontece tambm que os maus Espritos se aproveitam dos sonhos para atormentar as almas fracas e pusilnimes.

(LE 402)

Por qu no nos lembramos de tudo corretamente?


(...)o corpo dificilmente conserva as impresses que o Esprito recebeu, porque a este no chegaram por intermdio dos rgos corporais. (LE 403)

Crebro fsico x Crebro espiritual

O que significa sonhar com abelha LE 404

O SONO E O SONHO - Slide 1 extraido de http://consc.sites.uol.com.br/sono.html http://regismesquita.tripod.com/sono.html Este primeiro estudo o nico que vai tratar da parte biolgica do sono e dos sonhos. Aqueles leitores que se interessarem exclusivamente pela anlise dos sonhos podero se remeter diretamente ao estudo " O sonho e a conscincia". A vida do ser humano se desenvolve em meio a vrios ciclos da natureza. O ciclo das estaes do ano, o ciclo das fases da lua, o ciclo do dia e da noite, entre outros. A cada um destes ciclos da natureza o homem foi obrigado a se adaptar de forma diferente, alguns de forma sutil, outros de forma radical. O ciclo dia-noite o que teve o processo de adaptao mais radical, oscilando de um estado desperto, vigil, onde predomina a conscincia um estado de sono, inconsciente. Esta oscilao entre um perodo de sono e um perodo de viglia ( estar acordado ), encontrado em todos os animais vertebrados. Ou seja, o sono um fenmeno adaptativo e evolutivo, e como todo fenmeno com estas caractersticas ele possui funes importantes para a vida da pessoa. Muitas das funes do sono so complementares s funes da viglia: no sono descansamos do desgaste fsico da viglia, o sono o momento de reorganizao da mente aps um dia de muitos estmulos. Durante o sono vivemos um estado fisiolgico diferenciado, pois as ondas cerebrais se alteram ( quando comparadas com o perodo de viglia ), os msculos entram em um estado profundo de relaxamento, cai a temperatura corporal, os glbulos oculares se movimentam, muda o ritmo respiratrio, mudam as taxas hormonais e a freqncia dos batimentos cardacos, entre outros. durante o sono, tambm, que as memrias so fixadas na mente. Psicologicamente isto significa que durante o sono as memrias so fixadas de modo ordenado, obedecendo a critrios psquicos cuja finalidade permitir que toda lembrana tenha um ou mais significados. Exemplo: se voc se lembrar do vestido de uma mulher em uma festa, voc tambm estar tendo contato com seu conceito de mulher, com seu conceito de beleza, ou seja, a memria do vestido da mulher vir conscincia revestida do significado que ele tem para voc, vir revestido com seus valores e crenas. Assim, toda memria que fixada na mente durante o sono, fixada a partir da lgica interna do indivduo.* ___

O SONO E O SONHO Slide2 extraido de http://consc.sites.uol.com.br/sono.html _________________________________________________________________________________ * " necessrio durante o sono e o sonho processar uma grande quantidade de informaes estocadas aps a anlise e triagem pelo sistema lmbico. Essas informaes, que representam nossa memria de "curta durao", devem ser mantidas e depois transferidas para as diferentes reas afins do neo-crtex para que sejam conservadas. Elas se tornam a memria que subsiste durante a vida toda, a memria de "longa durao". ( pag. 83, O sono e o sonho, Pierre Magnin, Editora Papirus) ______________________________________________________________________________________ _____ Classicamente divide-se o sono em 5 fases: 4 fases de sono no-REM e 1 fase de sono REM. Esta diviso entre sono REM e sono no REM tem como fundamento ser o sono REM o perodo onde mais comum sonhar ( em ingls, Rapid Eyes Moviment, uma caracterstica desta fase so os movimentos oculares rpidos ). As fases de sono no-REM so numeradas de 1 a 4. A fase 1 tem como caracterstica ser uma fase de transio entre a viglia e o sono. O corpo est mais relaxado, podem ocorrer sensaes de estar flutuando, as imagens e os pensamentos so vagos, porm o indivduo pode facilmente recuperar a sua ateno. A medida que o indivduo vai passando de uma fase outra o sono vai se aprofundando. Na fase 4, que atingida em mdia 1 hora aps a pessoa adormecer, o indivduo est totalmente relaxado e se encontra bastante insensvel aos estmulos exteriores. Aps um tempo nesta fase 4, o sono volta as suas fases iniciais em ordem decrescente, fase 4, fase 3, fase 2, para aps 1 hora e meia do incio do sono ter o primeiro sono REM da noite. Quando termina o sono REM o sono volta se aprofundar, fase 2, fase 3, fase 4, para ento retornar em ordem decrescente ao sono REM. Ou seja, o sono se organiza sob a forma de ciclos. A medida que os ciclos de sono se sucedem gastamos menos tempo nas fases mais profundas e mais no sono REM. Nos ltimos ciclos de sono da noite no chegamos a atingir o nvel mais profundo de sono, a fase 4, gastando maior tempo no sono REM. Uma noite de sono possui em mdia de 04 a 05 destes ciclos de sono. GRFICO 1: Este um grfico simplificado do 1 ciclo de sono da noite, iniciando com a fase 1 e aprofundando at a fase 4. Ao final da fase 4 inicia-se um movimento ascendente at o sono REM. Aps o final do sono REM, inicia-se novo movimento de aprofundamento do sono. Neste grfico fica realado um curto perodo de sono REM e um perodo mais longo de sono profundo, fase 4.

O SONO E O SONHO - Slide 3 extraido de http://consc.sites.uol.com.br/sono.html GRFICO 2: Este um grfico simplificado do 3 ciclo de sono da noite onde fica evidenciado: a) ausncia da fase 1, pois esta fase um perodo de transio entre a viglia e o sono. b) ausncia de fase 4. c) grande aumento no tempo do sono REM. A fase REM o perodo do sono onde mais comum a manifestao de sonhos. Se uma pessoa for acordada durante o sono REM ela, na imensa maioria das vezes, se lembrar do que estava sonhando. Baseado neste fato, e em outras caractersticas deste sono, concluiu-se que nesta fase todas as pessoas sonham. J nas outras fases do sono podem acontecer sonhos, ou no. Em algumas literaturas o sono REM chamado de sono paradoxal, entre outros motivos porque mesmo sendo o sono REM mais superficial do que outros perodos do sono, bastante difcil acordar uma pessoa que est sonhando. De acordo com os pesquisadores Webb, W. B. e Agnew, H. W. Jr. ( in Sleep and Dreams, pag. 04 ) o sono REM, em homens adultos jovens, ocupa em mdia 24% do tempo de sono em cada noite. Entre as alteraes fisiolgicas que acontecem durante o sono REM encontramos as seguintes: a) os movimentos motores do corpo ficam inibidos ( este processo uma defesa do organismo para que a pessoa no reaja com o corpo ao que est sonhando ). b) a respirao e o ritmo cardaco ficam um pouco mais rpidos e mais irregulares do que nos perodos de sono no REM. c) so secretados maiores quantidades de hormnios das glndulas supra-renais. d) neurotransmissores so sintetizados pelo crebro. e) as ondas cerebrais ficam parecidas com as ondas cerebrais de algum acordado. f) os olhos movimentam-se rapidamente.

O SONO E O SONHO - Slide 4 extraido de http://consc.sites.uol.com.br/sono.html O primeiro sono REM da noite acontece, em mdia, aps 90 minutos de sono e tem a durao aproximada de 3 minutos, o segundo sono REM da noite tem uma durao de mais de 10 minutos, o terceiro sono REM ter uma durao ainda maior do que o segundo. A medida que os ciclos se sucedem, o perodo de sono REM vai ficando cada vez mais longo. A durao do ltimo sono REM da noite pode chegar a aproximadamente 1 hora. O tempo real de durao do sono REM est em flagrante contradio com a percepo que temos do tempo dos sonhos quando em estado desperto. No estado desperto temos ( quase sempre ) a percepo de que o sonho foi rpido e que aconteceu uma infinitude de coisas em um espao curto de tempo. provvel que em um mesmo perodo de sono REM tenhamos vrios sonhos, porm todos eles seriam mais duradouros e menos condensados do que podemos lembrar quando despertos. Assim sendo, quando despertamos pela manh conseguimos lembrar apenas uma pequena frao daquilo que sonhamos durante a noite. Deve-se ter conscincia deste fato quando se trabalha terapeuticamente com os sonhos, pois estamos na realidade trabalhando com uma viso limitada do que foi o sonho no momento em que aconteceu. Apesar da diferena existente entre o sonho sonhado e o sonho lembrado, os dois mantm profundos laos de unio. Esta unio tem origem em dois fatores: a) o contedo do sonho lembrado o mesmo do sonho sonhado, s que de forma condensada ou parcialmente lembrada. b) a energia que criou o sonho sonhado a mesma que mantm na memria o sonho lembrado, pois para ser lembrado o sonho necessita de energia para se manter na esfera da conscincia. Energia esta que ele retira das mesmas foras criadoras dos sonhos. A fase 4, o sono mais profundo, tem aumentada a sua durao quando o indivduo tem uma intensa atividade fsica durante o dia. O sono REM, por sua vez, aumenta sua durao como conseqncia de uma maior atividade intelectual diurna. O sono REM no regularmente distribudo durante a vida da pessoa. Os primeiros meses de vida a fase na qual o sono REM mais freqente. Das 17 horas dirias que o beb dorme, 08 horas so de sono REM. J nos adultos, 1/4 das 08 horas dirias de sono composto de sono REM. A pessoa idosa dorme menos que um adulto e tambm tem o sono REM menor. Estes dados deixam claro que quanto mais velho, mais amadurecido, com mais experincia de vida, menor a necessidade de sonho e do sono REM. O beb, que est aprendendo as primeiras lies neste mundo, tem no sono REM 1/3 de seu dia. Ele precisa amadurecer fsica e psiquicamente, sua mente tem que passar por profundas e constantes reorganizaes, assim sua necessidade de sonhos seria maior.

O SONO E O SONHO - Slide 5 extraido de http://consc.sites.uol.com.br/sono.html A partir de fatos j levantados neste texto podemos inferir que: A) A fase 4 do sono est mais relacionada ao descanso e reparao do corpo, sendo que este processo maior no incio do sono. B) O sono REM est mais relacionado a reparao e reordenao da mente, sendo que este processo se torna mais relevante medida em que o descanso e reparao do corpo atingiram graus significativos. C) Por ser o sono REM a fase onde todas as pessoas sonham, e por ser este um momento de reparao e reordenao da mente, conclumos que o sonho parte integrante deste processo de reordenao e reparao da mente. D) O fato de movimentos oculares e de sonhos ocorrerem tambm nas fases no REM indicativo de que o processo de reparao e reordenao da mente seja constante durante todo o sono, sendo mais relevante na fase REM. E) Durante o sono as memrias so fixadas, de modo ordenado, na mente. Este fato revela que na mente existe, de forma inata, um mecanismo que permite com que as memrias sejam organizadas e classificadas. A este mecanismo damos o nome de arqutipos do inconsciente. Por exemplo: o arqutipo da me vai atrair para junto dele todas as lembranas referentes a maternagem. durante este processo organizativo que surgem os sonhos, pois estes so formas do inconsciente influir no s na organizao e classificao das memrias, mas tambm no contedo destas. Portanto, se o sonho influi no contedo das memrias ele influi tambm no contedo da conscincia. Nos prximos captulos voc vai aprender o quanto isto importante para a felicidade e bem estar do ser humano.

Potrebbero piacerti anche