Sei sulla pagina 1di 28

ADMINISTRAO PBLICA

Professor Mozart Rocha

ADMINISTRAO PBLICA

ORGANIZAO E ESTRUTURA DO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAO


A estrutura do Estado pode ser assim compreendida:
Professor Mozart

Estrutura poltica: os trs nveis (Unio, Estados-membros, Municpios e Distrito Federal); os trs poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio). Estrutura fsica/geogrfica: Estados, Municpios e Distrito Federal. Estrutura administrativa: Governo e Administrao Estrutura jurdica: sistema constituio-legal.
Os elementos do Estado moderno so trs:

1. povo, 2. territrio e 3. poder soberano.


TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA

ORGANIZAO E ESTRUTURA DO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAO


Professor Mozart

Forma de Estado: Federal Tipo de Estado: Estado Democrtico de Direito Regime Poltico: Democracia Semi direta Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo
Importante! No existe
hierarquia entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

Importante! A nao pode existir sem Estado e


pode existir Estado com mais de uma nao, entretanto no pode existir Estado sem povo.
TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

1- (ESAF/Auditor - 2009) Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que: a) administrativamente, os municpios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se Unio; b) quando institudas, as regies, metropolitanas podem gozar de prerrogativas polticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relao aos demais municpios do estado. c) quando existentes, os territrios federais gozam da mesma autonomia poltico-administrativa que os estados e o Distrito Federal; d) o Distrito Federal a Capital Federal; e) embora, por princpio, todos os entes federados sejam autnomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municpios.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

2- (ESAF/Analista MPOG/2008) Na civilizao ocidental, os diversos aspectos do Esatdo moderno s apareceram gradualmente, quando a legitimidade passou a ser atribuda ao conjunto de normas que governava o exerccio da autoridade. So caractersticas essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) b) c) d) e) um ordenamento jurdico impositivo; a cidadania: relao de direitos e deveres; o monoplio do uso legtimo da violncia; um quadro administrativo ou uma burocracia; a jurisdio compulsria sobre um territrio.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

4. (Cesp UnB/Oficial de Chancelaria MRE/2006) O federalismo baseia-se na unio de coletividade polticas autnomas, sendo a Federao a unio de entes federados. 5. (Cesp UnB/Tcnico NS/MDS/2008) No modelo federativo brasileiro, os municpios so entes da Federao, que recebem diretamente da CF numerosas competncias comuns ou exclusivas, entre elas a de instituir e arrecadar tributos de sua rea demarcada na Lei Fundamental. 6. (Cesp UnB/Diplomacia /2008) A forma federativa de Estado clusula ptrea, que impede que o Brasil se transforme em Estado Unitrio. 7. (Cesp UnB/Auditor ES/2008) A Unio entidade federativa autnoma em relao aos estados membros e municpios, e cabe a ela exercer as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro ao representar a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

8. (Cesp UnB/Oficial Rel. Ext./2006) O Ministrio Pblico, que no faz parte da estrutura de nenhum dos poderes polticos, seja Executivo, seja o Legislativo, seja do Judicirio, detm autonomia fianceira e administrativa. 9. (Cesp UnB/Analista STF /2008) A organizao poltcoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil restringe-se aos Estados, Municpios, e ao DF, todos autnomos nos termos da CF. 10. (Cesp UnB/Bombeiros DF/2007) A Constituio Federal dispem que a Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e ao DF, constitui-se em estado democrtico de direito. Esses dizeres constituicionais definem a forma de estado e a forma e o governo. 11. (Cesp UnB/Analista TRT-RJ/2008) So poderes da Unio, dos estados e do DF, independentes e harmnicos, o Legislativo, o Judicirio e o Executivo.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

12. (FCC/Anal. Adm. TER-MS/2007) Compete privativamente Unio, dentre outros assuntos, legislar sobr: a) produo e consumo b) direito eleitoral e do trabalho c) previdncia social, proteo e defesa da sade d) educao, cultura, ensino e desporto; e) juntas comercais. 13. (Cesp UnB/Administrador Correios/2011) A clssica tripartio dos Poderes do Estado, concebida por Montesquieu e adotada no Brasil, no absoluta, visto que a prpria Constituio Federal de 1988 autoriza o desempenho, por Poder diverso, de funes que orignalmente pertencem a determiando Poder. 14. (Cesp UnB/Ass. Administrativo FUB/2011) vedado aos estados membros da Repblica Federativa do Brasil incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou ainda formarem novos estados ou territrios federais. 15. (Cesp UnB Especialista de Gesto SES ES - 2011) Caso um governador crie uma secretaria estadual de sade, que compor a estrutura de governo do estado, ele praticar ato de desconcentrao administrativa.

ADMINISTRAO PBLICA CONVERGNCIAS E DIFERENAS ENTRE GESTO PBLICA E GESTO PRIVADA Professor Mozart

Governo tem como objetivo maior proporcionar o bem-estar coletividade, enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro. Os princpios do art. 37 da CF/88 so obrigatrios para Administrao Pblica e no se aplicam administrao privada, pelo menos da mesma forma. Na administrao Pblica o cliente paga os servios atravs de impostos, mesmo sem usar enquanto que na inciativa privada a livre concorrncia proporciona vrias opes. O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade a empresas privada serve aos interesses de um indivduo ou grupo.

A responsabilidade do Governo deve responder natureza e dimenso de seu poder a das empresas privadas esto restritas ao seu ambiente de atuao. A ao governamental difcil, complexa e gigante e tem menos autonomia a da iniciativa privada menor, mais flexvel e mais autnoma. Em face da soberania do Governo e da universalidade das aes, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista alcanar o mximo de bem-estar geral a administrao privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas. O Governo responsvel pela conduo da nao e responde populao pelas suas aes nas organizaes privadas os dirigentes respondem aos proprietrios e acionistas.

TRE Tribunal Regional Eleitoral


Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA CONVERGNCIAS E DIFERENAS ENTRE GESTO PBLICA E GESTO PRIVADA Professor Mozart

Entre todas as instituies, o Governo aquele que detm a autoridade poltica suprema, sancionada pelo monoplio da violncia, os governantes dos rgos superiores ou inferiores possuem grande poder de coao na iniciativa privada, mesmo grandes industrias ou empresrios no tm esse poder. A eficincia e a eficcia das entidades pblicas medem-se no somente pela correta utilizao dos recursos mas principalmente pelo cumprimento de sua misso e pelo atendimento com qualidade das necessidades do cidado e da sociedade na iniciativa privada medem-se pelo aumento da sua receita, pela reduo dos seus gastos ou pela expanso de seus mercados. O controle da Administrao Pblica amparado na lei exercido pelos rgos de controle, tambm se da mediante pelos polticos eleitos e alguns casos pelos cidados enquanto que nas empresas privadas, alm dos rgos de controle, o mercado quem dita as regras do jogo. A cpula da Administrao Pblica sempre substituda em funo do partido/bloco vencedor das eleies, ou por fora de novas coalizes cessariasas ao exerccio do poder; essa descontinuidade dificulta o planejamento e as aes de longo prazo nas organizaes privadas o poder de mando raramente se altera, e continuidade TRE Tribunal Regional Eleitoral da alta administrao a regra.
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
1.

Professor Mozart

2. 3.

4.

5.

6.

7.

8.

(Cesp-UnB/Administrador - Correios/2011) Entre as acepes do princpio da impessoalidade, incluise aquela que probe a vinculao de atividade da administrao pessoa do gestor pblico, evitando-se dessa forma, a realizao de propaganda oficial para a promoo pessoal. (Cesp-UnB/Administrador TJ-ES/2011) O processo de organizao pressupe a maneira como as tarefas so divididas e os recursos so distribudos. (Cesp-UnB/Administrador - ABIN/2010) As fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico integram a administrao direta, enquanto as empresas pblicas e de economia mista fazem parte da administrao indireta. (Cesp-UnB/ACE TC-AC/2008) Um aspecto fundamental do planejamento e da gesto pblica a presena de dois corpos funcionais com caractersticas nitidamente distintas, um permanente formado pelos trabalhadores de carreira e outro no permanente composto por administradores polticos, substitudos a cada novo mandato. Essa descontinuidade um dos pontos que diferenciam as organizaes pblicas das privadas, conferindo s organizaes pblicas caractersticas especficas. (Cesp-UnB/Analista - Anatel/2006) Devido ao princpio administrativo da legalidade, o qual estabelece que o gestor pblico compete fazer o que a lei determina, a inovao uma caracterstica indesejada na Administrao Pblica, mas fortemente desejada na rea privada. (Cesp-UnB/Analista - Anatel/2006) Mesmo com a seleo de pessoal realizada por meio de concurso pblico, o gestor pblico pode utilizar-se dos mesmos instrumentos de recrutamento e seleo no setor privado, com o objetivo de melhor distribuir a fora de trabalho disponvel. (Cesp-UnB/Analista - Anatel/2006) Embora muitos princpios aplicados na modernizao da Administrao Pblica sejam oriundos de modelos tpicos da gesto privada, esta continua, de forma geral visando ao lucro, enquanto a gesto pblica tem por objetivo cumprir sua funo social e atender ao interesse pblico. Na gesto pblica s licito fazer o que a lei autoriza.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

9. Tanto na gesto pblica como na gesto privada, s licito fazer o que a lei autoriza. 10.Na gesto privada, as fronteiras demogrficas so bem definidas. 11.A competitividade, a globalizao e as novas tecnologias de informao e comunicao influenciarm tanto as organizaes privadas como as empresas pblicas. 12.(Cesp-UnB/Analista Contbil TER-ES/2011) Segundo a teoria da administrao pblica, os papis e as capacidades no so prontamente tranferveis do setor privado para o setor pblico porque a natureza das tarefas executadas fundamentalmente diferentes. 13.(Cesp-UnB/Analista POG-SEAD-PB/2010) Constitui uma das grandes dificuldades dos gestores, nas iniciativas privada e pblica, a utilizao de ferramentas administrativaspara a gesto estratgica de organizaes. 14.(ESAF/Fiscal-Rendas RJ/2010) Nas organizaes pblicas, a aplicao dos preceitos de gesto estratgica implica saber que, tal como ocorre na iniciativa privada, misso e viso devem ser estabelecidos.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

15. (Esaf/Analista SUSEP/2010) Em nossos dias, embora sequer sejam citadas(os) pelo DecretoLei n. 200/1967, tambm integram a administrao indireta as(os): a) Organizaes Sociais de interesse pblico. b) Organizaes No Governamentais sem fins lucrativos. c) Organizaes Sociais. d) Consrcios Pblicos com personalidade jurdica de direito pblico. e) Parceiros Pblico-Privados sem fins lucrativos. 16. (FCC/Analista TER-AM/2006) correto afirmar que os rgos pblicos, a exemplo dos Ministrios, Secretarias estaduais e municipais: a) se distinguem do Estado, por serem autnomas; b) so pessoas, sujeitos de direitos e obrigaes; c) no tem persnalidade jurdica; d) tm relao de representao com a vontade do agente pblico; e) tm relao interorgnica e no interpessoal ou intersubjetiva. 17. (Esaf/Tcnico/MPU/2004) A Administrao Pblica dividida em Administrao direta e indireta. Fazem parte da administrao indireta: a) as empresas pblicas, as autarquias, as fundaes pblicas e os Ministrios. b) as fundaes pblicas, as secretarias de Estado, as autarquias e as sociedades de economia mista; c) os Ministrios, as Secretarias de Estado, as autarquias e as empresas pblicas; d) as fundaes pblicas, as autarquias, as empresas pblicas e as sociedades e economia mista; e) as Secretarias de Estado, as Secretarias municipais e as empresas pblicas.

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Professor Mozart

Assim, partindo-se de uma perspectiva histrica, verificase que a administrao publica evoluiu atravs de trs modelos bsicos: a administrao pblica patrimonialista, a burocrtica e a gerencial. Essas trs formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

TRE Tribunal Regional Eleitoral


Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Professor Mozart

Administrao Pblica Patrimonialista

O Rei ou Monarca estabelecia seu domnio sobre o pas de forma absoluta, no aceitando limites entre a res publica e a res principis. Ou seja, a "coisa pblica" se confundia com o patrimnio particular dos governantes, pois no havia uma fronteira muito bem definida entre ambas. Nessas condies, o aparelho do Estado funcionava como uma extenso do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuam status de nobreza real. Os cargos eram considerados prebendas, ou seja, ttulos passiveis de negociao, sujeitos a discricionariedade do governante. A corrupo e o nepotismo eram inerentes a esse tipo de administrao. O foco no se encontrava no atendimento das necessidades coletivas mas, sobretudo, nos interesses particulares do soberano e de seus auxiliares.

.
TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Professor Mozart

Administracao Pblica Burocratica

Surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado liberal, como forma de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista. Constituem princpios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalizao, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em sntese, o poder racional legal. A principal qualidade da administrao publica burocrtica e o controle dos abusos contra o patrimnio publico; o principal defeito, a ineficincia, a incapacidade de voltar-se para o servio aos cidados vistos como "clientes". As organizaes burocrticas seriam mquinas totalmente impessoais, que funcionam de acordo com regras que ele chamou de racionais - regras que dependem de lgica e no de interesses pessoais.
TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

NVEL FEDERAL

NVEL ESTADUAL

NVEL MUNICIPAL

Burocracia??

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Dominao de carter carismtico Professor Mozart Repousa na crena da santidade ou herosmo de uma pessoa. A obedincia a devida ao lder pela confiana pessoal em sua revelao, herosmo ou exemplaridade, dentro do crculo em que se acredita em seu carisma. A atitude dos seguidores em relao ao dominador carismtico a marcada pela devoo. Exemplos so lideres religiosos, sociais ou polticos, condutores de multides de adeptos. O carisma esta associado a um tipo de influencia que depende de qualidades pessoais. Dominao de carter tradicional Deriva da crena quotidiana na santidade das tradies que vigoram desde tempos distantes e na legitimidade daqueles que so indicados por essa tradio para exercer a autoridade. A obedincia a devida a pessoa do senhor", indicado pela tradio. A obedincia dentro da famlia, dos feudos e das tribos a do tipo tradicional. Nos sistemas em que vigora a dominao tradicional, as pessoas tem autoridade no por causa de suas qualidades intrnsecas, como acontece no caso carismtico, mas por causa das instituies tradicionais que representam. E o caso dos sacerdotes e das lideranas, no mbito das instituies, como os partidos polticos e as corporaes militares. Dominao de carter racional Decorre da legalidade de normas institudas racionalmente e dos direitos de mando das pessoas a quem essas normas responsabilizam pelo exerccio da autoridade. A autoridade, portanto, e a contrapartida da responsabilidade. TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes caractersticas:
Professor Mozart

Carter legal das normas e regulamentos. Carter formal das comunicaes. Carter racional e diviso do trabalho. Impessoalidade nas relaes. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competncia tcnica e meritocracia. Especializao da administrao. Profissionalizao dos participantes. Completa previsibilidade do funcionamento.

TRE Tribunal Regional Eleitoral


William Douglas

Concurso no se faz para passar, mas at passar.

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes caractersticas:
Professor Mozart

Carter legal das normas e regulamentos. Carter formal das comunicaes. Carter racional e diviso do trabalho. Impessoalidade nas relaes. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competncia tcnica e meritocracia. Especializao da administrao. Profissionalizao dos participantes. Completa previsibilidade do funcionamento.

TRE Tribunal Regional Eleitoral


William Douglas

Concurso no se faz para passar, mas at passar.

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Disfunes da Burocracia Merton chamou de disfunes da burocracia as anomalias e imperfeies no funcionamento da burocracia.
As disfunes so: Internalizao das Regras e Apego aos Regulamentos Excesso de Formalismo e de Papelrio Resistncia a Mudanas Depersonalizao do Relacionamento Cateogorizao como Base do Processo Decisorial Superconformidade s Rotinas e aos Procedimentos Exibio dos Sinais de Autoridade Dificuldade no Atendimento a Clientes e Conflitos com o Pblico
Professor Mozart

TRE Tribunal Regional Eleitoral


Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Disfunes da Burocracia Merton chamou de disfunes da burocracia as anomalias e imperfeies no funcionamento da burocracia.
As disfunes so: Internalizao das Regras e Apego aos Regulamentos Excesso de Formalismo e de Papelrio Resistncia a Mudanas Depersonalizao do Relacionamento Cateogorizao como Base do Processo Decisorial Superconformidade s Rotinas e aos Procedimentos Exibio dos Sinais de Autoridade Dificuldade no Atendimento a Clientes e Conflitos com o Pblico
Professor Mozart

TRE Tribunal Regional Eleitoral


Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Administrao Publica Gerencial
Professor Mozart

Surge na segunda metade do sculo XX, como resposta a expanso das funes econmicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnolgico e a globalizao da economia mundial, uma vez que ambos deixaram a mostra os problemas associados a adoo do modelo anterior. A administrao publica gerencial constitui um avano, e ate certo ponto um rompimento com a administrao publica burocrtica. Isso no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrario, a administrao publica gerencial esta apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princpios fundamentais, como: A admisso segundo rgidos critrios de mrito (concurso publico); A existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao (planos de carreira); A avaliao constante de desempenho (dos funcionrios e de suas equipes de trabalho); O treinamento e a capacitao continua do corpo funcional.
TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA MODELOS TERICOS DE ADMINISTRAO PBLICA


Na administrao publica gerencial a estratgia volta-se para: Professor Mozart A definio precisa dos objetivos que o administrador publico devera atingir em sua unidade; A garantia de autonomia do administrador na gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados a disposio para que possa atingir os objetivos contratados; O controle ou cobrana a posteriori dos resultados. Adicionalmente, pratica-se a competio administrada no interior do prprio Estado, quando ha a possibilidade de estabelecer concorrncia entre unidades internas.
O paradigma gerencial contemporneo, fundamentado nos princpios da confiana e da descentralizao da deciso, exige formas flexveis de gesto, horizontalizaro de estruturas, descentralizao de funes, incentivos a criatividade. Contrape-se a ideologia do formalismo e do rigor tcnico da burocracia tradicional.
TRE Tribunal Regional Eleitoral
Concurso no se faz para passar, mas at passar.
William Douglas

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

18. 19. 20. 21.

22.

23.

24.

25.

26. a) b) c) d) e)

(Cesp-UnB/Especialista Gesto-SES-ES/2011) Os processos de planejamento, organizao, execuo e controle s aes fundamentais que norteiam as atividades organizacionais na tomada de deciso, na gesto de recursos e na definio de objetivos, nas esferas pblicas e privada. (Cesp-UnB Analista/TJ-ES 2011) O processo de organizao pressupe a maneira como as tarefas so divididas e os recursos so distribudos. (Cesp-UnB/Analista Administrador-STM/2011) Apesar de partilharem de algumas funes bsicas, gestores pblicos e privados que tm posies antagnicas quanto ao aspecto econmico e orientao dos negcios sob sua responsabilidade. (Cesp-UnB/Administrador-SPG-DF/2009) A respeito dos paradigmas de gesto. A adhocracia surgiu com contraponto burocracia e enfatiza a simplificao dos processos e a adaptao das organizaes a cada situao particular, enquanto a burocracia coloca a nfase na estabilidade das rotinas e regulaes. exemplo de desconcentrao, tal como entendida pela doutrina administrativa, a criao de: a) um ministrio b) uma empresa pblica c) uma fundao pblica d) um agncia reguladora e) uma organizao social (Cesp-UnB/Administrador-SPG-DF/2009) A administrao pblica burocrtica se alicera em princpios como profissionalizao, treinamento sitemtico, impessoalidade e formalismo, que so abandonados medida que a administrao pblica gerencial, calcada na eficincia e na eficcia, se sobrepe ao modelo burocrtico. Existem trs formas de sociedade para a Burocracia. Assinale abaixo a alternativa que no representa um desses modelos. a) Carismtica. b) Tradicional. c) Democrtica. d) Burocrtica. So caractersticas da burocracia, exceto: a) nfase na estrutura. b) Abordagem normativa e prescritiva. c) Concepo de homem organizacional e administrativo. d) Organizao formal somente. (FCC) De acordo com Max Weber, as trs formas puras de dominao legtima so: a tradicional, a carismtica, e a racional-legal; a patrimonialista, a racional-moral e a carismtica; a patrimonialista, a burocrtica e a gerencial; a tradicional, a burocrtica e a gerencial; a patrimonialista, a burocrtica e a capitalista.

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

27.(ESAF) O tipo de aparato administrativo caracterstico das dominaes racionaislegais, descrito por Max Weber no incio do sculo XX, denominado burocracia, surgiu como um modelo capaz de combater as mazelas da administrao patrimonial. A partir da descrio de Weber sobre a burocracia, assinale entre as opes a seguir aquela que rene caractersticas descritas pelo autor para este tipo de aparato administrativo. a) Ausncia de meritocracia; formalismo; hierarquia; diviso do trabalho. b) Lealdade; disciplina; formalismo; hierarquia. c) Disciplina; mrito; impessoalidade; descentralizao. d) Meritocracia; hierarquia; previsibilidade do funcionamento; formalismo. e) Impessoalidade; descentralizao; disciplina; integrao. 28.Assinale a alternativa que no traz uma caracterstica da burocracia, segundo Max Weber. a) Completa previsibilidade do funcionamento b) Rotinas e procedimentos padronizados c) Carter formal das comunicaes d) Pessoalidade das relaes

ADMINISTRAO PBLICA
Resoluo de Questes
Professor Mozart

29.Com base no modelo burocrtico Weberiano, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas caractersticas. a) Superconformidade b) Internalizao das normas c) Categorizao das decises d) Impessoalidade no relacionamento 30.Dentro da Abordagem Burocrtica da Administrao, verifica-se que a o motivo que explica por que um determinado nmero de pessoas obedece s ordens de algum, conferindo-lhe poder. a) dominao b) legitimidade c) autoridade funcional d) autoridade administrativa 31.(Cesp-UnB Tcnico/MPE-PI 2012.) O modelo atual que caracteriza a gesto pblica no Brasil patrimonialista, pois o Estado possui direitos de propriedade sobre os bens que administra. 32.Podem ser consideradas disfunes da burocracia, exceto: a) internalizao das normas b) categorizao das decises c) hierarquizao da autoridade d) excesso de formalismo e papelrio

TRE Tribunal Regional do Trabalho


Que o Senhor sobre ti levante o rosto e te d a sua Aprovao!!!.

Potrebbero piacerti anche