Sei sulla pagina 1di 76

Instrumental de pesquisa em processos de investigao social

Elaborao de PROJETOS, mtodos e tcnicas QUALITATIVAS e QUANTITATIVAS

O Servio Social, no Brasil, desconheceu a pesquisa como parte constitutiva do perfil profissional at os finais dos anos 1960. Isto no significa que assistentes sociais, em seus espaos de trabalho no realizassem pesquisa.

Quer dizer, to somente, que a pesquisa no se punha como elemento substantivo nos papis atribudos e incorporados pela profisso.

Nos anos subsequentes a 1968 (quando a ditadura vigente no pas operou uma reforma universitria), e no quadro das transformaes operadas na sociedade brasileira, que padecia a autocracia burguesa (NETTO, 2009), alteraram-se tanto as condies da formao do/a assistente social quanto as do seu exerccio profissional.

Novas demandas foram postas profisso no marco da modernizao conservadora

a formao se laicizou e se integrou efetivamente no circuito acadmico se fortalecem os cursos de psgraduao, que foram, sem dvidas, os principais responsveis pelo estmulo pesquisa no Servio Social.

Desde meados dos anos 1980, tambm as revises curriculares foram concedendo destaque pesquisa, ganhando destaque tambm na graduao.

Abordagem quantitativa

Quantificao na modalidade de coleta de dados e informaes e utilizao de tratamento estatstico.

Reduz as matemticos

situaes

dados

Abordagem qualitativa

Tem como objeto de estudo situaes complexas e bastante peculiares.

Observe-se, entretanto, que a escolha de um ou outro tipo deve estar associada ao objetivo da pesquisa e que ambos apresentam caractersticas especficas, vantagens e desvantagens. Por outro lado, muitas vezes, pode-se fazer uso de diferentes mtodos de forma combinada, recorrendo-se a mais de uma fonte para coleta de dados, aliando-se o qualitativo ao quantitativo

a pesquisa quantitativa permite a mensurao de opinies, reaes, hbitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente. - obedece a um plano prestabelecido, com o intuito de enumerar ou medir eventos;

- utiliza a teoria para desenvolver as hipteses e as variveis da pesquisa; - examina as relaes entre as variveis por mtodos experimentais ou semi-experimentais, controlados com rigor;

- emprega, geralmente, para a anlise dos dados, instrumental estatstico; - confirma as hipteses da pesquisa ou descobertas por deduo, ou seja, realiza predies especficas de princpios, observaes ou experincias;

- utiliza dados que representam uma populao especfica (amostra), a partir da qual os resultados so generalizados, e - usa, como instrumento para coleta de dados, questionrios estruturados, elaborados com questes fechadas, testes e checklists, aplicados a partir de entrevistas individuais, apoiadas por um questionrio convencional (impresso) ou eletrnico.

Pesquisa quantitativa Inferncia Dedutivo

Pesquisa qualitativa Inferncia Indutivo Objetivo Interpretao Realidade investigada Subjetiva e complexa Foco Natureza do objeto

Objetivo Comprovao
Realidade investigada Objetiva

Foco Quantidade

Quantitativa Amostra Determinada por critrio estatstico Caract da amostra Grande

Qualitativa Amostra Determinada por critrios diversos Caract da amostra Pequena

Caract.do instrumento de coleta de dados Questes objetivas, aplicaes em curto espao de tempo. Evitase a interao entrevistador entrevistado

Caract.do instrumento de coleta de dados Questes abertas e flexveis. Explora a interao pesquisador entrevistado.

Quantitativa Procedimentos Isolamento de variveis.

Qualitativa Procedimentos Examina todo o contexto, interage com os participantes.

Quantitativa Anlise dos dados Estatstica e numrica.

Qualitativa Anlise dos dados Interpretativa e descritiva. nfase na anlise de contedo. Plano de pesquisa Evoluo de uma ideia com o aprendizado. Proposta flexvel.

Plano de pesquisa Desenvolvido antes de o estudo ser iniciado. Proposta estruturada e formal.

Resultados Comprovao de hipteses. A base para generalizao dos resultados universal e independente do contexto. Confiabilidade e validade Pode ser determinada, dependendo do tempo e recurso.

Resultados Proposies e especulaes. Os resultados so situacionais e limitados ao contexto.

Confiabilidade e validade Difcil determinao, dada natureza subjetiva da pesquisa.

A relao sujeito/objeto no processo do conhecimento terico no uma relao de externalidade

Para Marx, o papel do sujeito essencialmente ativo: precisamente para apreender no a aparncia ou a forma dada do objeto, mas a sua essncia, a sua estrutura e a sua dinmica (mais exatamente: para apreend-lo como um processo), o sujeito deve ser capaz de mobilizar um mximo de conhecimentos, critic-los, revis-los e deve ser dotado de criatividade e imaginao. O papel do sujeito fundamental no processo de pesquisa.

Marx, alis, caracteriza de modo breve e conciso tal processo: na investigao, o sujeito tem de apoderar-se da matria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento e de perquirir a conexo que h entre elas.

A pesquisa

Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:

Pesquisa Bsica: objetiva gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:

Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analislas. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio-padro, coeficiente de correlao, etc.).

Pesquisa Qualitativa: considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros.

A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa. No requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento-chave. descritiva.

Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem.

- utiliza dados que representam uma populao especfica (amostra), a partir da qual os resultados so generalizados, e - usa, como instrumento para coleta de dados, questionrios estruturados, elaborados com questes fechadas, testes e checklists, aplicados a partir de entrevistas individuais, apoiadas por um questionrio convencional (impresso) ou eletrnico.

Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos pode ser: Pesquisa Bibliogrfica: quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico.

Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definem-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel

Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa-Ao: quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

MTODO DEDUTIVO Mtodo proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupe que s a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas. Por intermdio de uma cadeia de raciocnio em ordem descendente, de anlise do geral para o particular, chega a uma concluso. Todo homem mortal. Logo, Pedro mortal. Pedro homem.

MTODO INDUTIVO Mtodo proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento fundamentado na experincia, no levando em conta princpios preestabelecidos.

No raciocnio indutivo a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. As constataes particulares levam elaborao de generalizaes.

Antnio mortal. Joo mortal. Paulo mortal. ... Carlos mortal. Ora, Antnio, Joo, Paulo... e Carlos so homens. Logo, (todos) os homens so mortais.

MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO

Proposto por Popper: quando os conhecimentos disponveis sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema.

Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, so formuladas conjecturas ou hipteses. Das hipteses formuladas, deduzem-se consequncias que devero ser testadas ou falseadas.
Falsear significa tornar falsas as consequncias deduzidas das hipteses.

Enquanto no mtodo dedutivo se procura a todo custo confirmar a hiptese, no mtodo hipteticodedutivo, ao contrrio, procuram-se evidncias empricas para derrub-la.

MTODO DIALTICO

Fundamenta-se na dialtica proposta por Hegel, na qual as contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo. um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa.

Etapas da pesquisa

O planejamento e a execuo de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma: 1) escolha do tema; 2) reviso de literatura; 3) justificativa; 4) formulao do problema; 5) determinao de objetivos;

6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulao de dados; 9) anlise e discusso dos resultados; 10) concluso da anlise dos resultados; 11) redao e apresentao do trabalho cientfico (dissertao ou tese).

Definir TEMA - significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restries para o desenvolvimento da pesquisa pretendida O PROBLEMA de pesquisa - algo que se vai buscar uma resposta atravs da pesquisa. Uma questo no resolvida. Deve ser definido de maneira clara, explcita, compreensvel e operacional.

hiptese

uma suposio que se faz na tentativa de se explicar o que se desconhece.

a explicao provisria de um fenmeno at que aparecem fatos que a contradigam ou a reafirmem.

Objetivos

Geral Especficos

Metodologia

Definir onde e como ser realizada a pesquisa. Definir o tipo de pesquisa, a populao (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados.

Populao (ou universo da pesquisa) a totalidade de indivduos que possuem as mesmas caractersticas definidas para um determinado estudo.

Amostra parte da populao ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano. A amostra pode ser probabilstica e noprobabilstica.

A definio do instrumento de coleta de dados depender dos objetivos que se pretende alcanar com a pesquisa e do universo a ser investigado.

Observao: quando se utilizam os sentidos na obteno de dados de determinados aspectos da realidade. A observao pode ser:

observao assistemtica: no tem planejamento e controle previamente elaborados; observao sistemtica: tem planejamento, realiza-se em condies controladas para responder aos propsitos preestabelecidos; observao no-participante: o

observao individual: realizada por um pesquisador; observao em equipe: feita por um grupo de pessoas; observao na vida real: registro de dados medida que ocorrem; observao em laboratrio: onde tudo controlado.

Entrevista: a obteno de informaes de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema. A entrevista pode ser:

padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido; despadronizada ou no-estruturada: no existe rigidez de roteiro. Podem-se explorar mais amplamente algumas questes.

Questionrio: uma srie ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. O questionrio deve ser objetivo, limitado em extenso e estar acompanhado de instrues As instrues devem esclarecer o propsito de sua aplicao, ressaltar a importncia da colaborao do informante e facilitar o preenchimento.

As perguntas do questionrio podem ser:


abertas: Qual a sua opinio?; fechadas: duas escolhas: sim ou no; de mltiplas escolhas: fechadas com uma srie de respostas possveis.

Formulrio: uma coleo de questes e anotadas por um entrevistador numa situao face a face com a outra pessoa (o informante).

A distino (que no deve ser vista como uma muralha chinesa) entre o exerccio investigativo do pesquisador acadmico, que se dedica a ele em tempo integral, e o do profissional de Servio Social.

No primeiro caso, os requisitos da pesquisa so os da produo de conhecimentos, sem o compromisso imediato com a prtica profissional;
no segundo, diferentemente, a investigao est em geral orientada para subsidiar uma interveno bastante determinada. Em ambos os casos, o domnio das tcnicas so fundamentais.

Ao profissional cabe apropriar-se criticamente do conhecimento existente sobre o problema especfico com o qual se ocupa.

necessrio dominar a bibliografia terica (em suas diversas tendncias e correntes, as suas principais polmicas), a documentao legal, a sistematizao de experincias, as modalidades das intervenes institucionais e instituintes, as formas e organizaes de controle social, o papel e o interesse dos usurios e dos sujeitos coletivos envolvidos etc.

PROPOSTAS

DE INTERVENO

PLANO o documento mais abrangente e geral, que contm estudos, anlises situacionais ou diagnsticos necessrios identificao dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessrios, dos objetivos, estratgias e metas de um governo, de um Ministrio, de uma Secretaria ou de uma Unidade.

PROGRAMA o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcanar o objetivo maior de uma poltica pblica.

PROJETO - a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento tcnicoadministrativo de execuo de empreendimentos especficos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espao pblico e no espao privado.

A gesto democrtica hoje exige que se constituam, alm dos planos, programas e projetos (os quais orientam aes num prazo determinado), a estruturao, no aparelho do Estado, de sistemas, benefcios e servios ofertados populao.

Trata-se da implementao de direitos assegurados em lei, com carter de aes permanentes, as quais so tambm objeto do processo de planejamento, para reviso e aperfeioamento.

So conhecidos os sistemas existentes no Estado brasileiro: Sistema nico de Sade (SUS), Sistema Unificado de Assistncia Social (SUAS), Sistema Educacional, Sistema Previdencirio etc

Planejamento estratgico

O planejamento estratgico vem sendo entendido como a forma contempornea da planificao. Os estudos permitiram que a temtica do planejamento pudesse ressurgir com renovada importncia no contexto sociopoltico e institucional, nos nveis local, estadual, nacional e mundial, quer no mbito da Administrao Pblica, quer no do setor privado.

O desencanto com o planejamento tradicional, tambm chamado normativo, vem orientando a busca de alternativas tericas e metodolgicas ao planejamento .

O planejamento estratgico absorve a categoria estratgia e lhe d visibilidade por agregar ao processo a noo de mobilizao, de negociao, de movimento, de manejo de tcnicas, recursos, enfim, todos os meios (tticos) necessrios para enfrentar o(s) oponente(s) ou uma situao complexa.

Procedimentos para planejar

Identificao do terreno ou cenrio em que se desenvolver a ao e suas tendncias. Identificao de aliados, oponentes, interessados, neutros e, em alguns casos, at inimigos, mapeando a natureza e consistncia de seus vnculos. Identificao do perfil das foras em confronto, seus recursos, suas tcnicas, suas alianas (em magnitude e qualidade), sua capacidade operacional. Identificao do tempo disponvel (de luta).

a gesto pblica democrtica sintoniza com o planejamento estratgico. Primeiro, porque tende a romper, nas organizaes, com as hierarquias verticais rgidas de comando, promovendo um tipo de comunicao horizontal intensiva (colegiada).

Segundo, porque busca ultrapassar a democracia representativa, combinandoa com a democracia participativa ou direta.

nesse horizonte que surgem e multiplicam-se os inmeros fruns compostos por representantes das organizaes da sociedade civil, como o Frum Nacional de Assistncia Social, os Conselhos de Direitos:

Conselho Nacional, Estaduais e Municipais de Assistncia Social, Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente, Conselhos de Sade, Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Econmico e Social etc. Tais Conselhos participam das

A descentralizao uma tentativa de democratizao das decises de interesse coletivo. Mas no se pode confundir descentralizao com desconcentrao. H desconcentrao quando responsabilidades so delegadas a instncias estaduais e municipais, sem que sejam descentralizados os recursos necessrios.

Com o fim da ordem burocrtica, chegar ao fim tambm a gesto burocrtica que predomina nas instituies, obstruindo ao Servio Social dar vazo s potencialidades criadoras e transformadoras de seu projeto tico-poltico profissional.

Evoluo das gestes

Administrao Pblica Patrimonialista, praticada no Estado absolutista, em que o aparelho de Estado funcionava como uma extenso do poder real (do soberano). Os cargos do aparelho do Estado, nessa situao, eram prebendas. Passam a ser inerentes a esse tipo de administrao, o nepotismo e a

Crticas a diviso - no se pode denominar a Administrao Patrimonialista como Administrao Pblica. A concepo moderna da coisa pblica s surge com a doutrina liberal no Estado burgus. O Estado absolutista, anterior a essa doutrina, reconhecia a desigualdade e admitia o patrimonialismo.

Com a sociedade capitalista, surge, na segunda metade do sculo XIX, o Estado liberal (Estado democrtico burgus e sua doutrina da respublica), que trouxe consigo outro modelo: a Administrao Pblica Burocrtica

Princpios: a profissionalizao, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, os controles rgidos de comando, enfim, o poder racionallegal. A Administrao Pblica Burocrtica teria trazido alguns avanos em relao Administrao Patrimonialista, mas, com o crescimento e complexificao da sociedade e dos organismos, essa forma de administrar burocratizou-se tanto que se tornou incapaz de trabalhar em favor dos cidados, voltando-se para si mesma

Os problemas da Administrao Pblica Burocrtica teriam aberto espao para o surgimento, na segunda metade do sculo XX, da chamada Administrao Pblica Gerencial, como resposta expanso das funes econmicas e sociais do Estado, por um lado, e, por outro, como resposta globalizao da economia, ao desenvolvimento tecnolgico, necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos servios

Caractersticas da Administrao Gerencial: a) a definio precisa dos objetivos que o administrador pblico deve atingir em sua unidade; b) a garantia da autonomia do administrador na gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros; c) a cobrana a posteriori dos resultados; d) a descentralizao; e) a permeabilidade aos anseios da sociedade; f) a eficincia e a qualidade na prestao dos servios pblicos; g) a nfase nos resultados alcanados, mais do que nos processos internos.

participao
PARTICIPAO ORGNICA Participao assegurada por meio de uma organizao ou rgo. Trata-se de uma estrutura organizada, legal, que ocupa um espao institucional na organizao da sociedade

H instncias em que a participao popular no se d diretamente, e o povo delega representantes seus para a tomada de decises. O Congresso Nacional um exemplo clssico. As Assembleias Legislativas e as Cmaras Municipais tambm. J as assembleias sindicais e de associaes so formas diretas de participao.

O exerccio do planejamento com participao sobremodo importante para que se modifique o panorama da relao entre os cidados e as instncias de deciso e de poder. Isso porque o conceito de excluso/includente no se refere somente a condies materiais de existncia, refere-se tambm ao exerccio das decises de polticas globais e setoriais e ao exerccio da

O oramento, de modo geral, um importante instrumento de planejamento em todas as reas.

Potrebbero piacerti anche