Sei sulla pagina 1di 35

SEGURANA NAS INSTALAES ELTRICAS

SEGURANA NAS INSTALAES ELTRICAS


- Equipamentos de proteo individual - EPI
- Equipamentos de proteo coletiva - EPC

OBJETIVO
Fazer com que os participantes fiquem em condies de conhecer a utilizao e a finalidade dos EPIs e EPCs para a realizao de trabalhos em eletricidade com segurana.

INTRODUO
Salientar a importncia e a necessidade dos colaboradores em conhecerem o uso correto dos EPIs, necessrios as atividades rotineiras.

NORMAS (LEGISLAO)

NR-10 SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE


Esta norma fixa as condies mnimas exigveis para garantir a segurana dos empregados que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma, ampliao e a segurana de usurios e terceiros.

NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso


Esta norma fixa as condies a que devem satisfazer as instalaes eltricas de baixa tenso, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurana de pessoas e animais domsticos e a conservao dos bens.

NBR 14039 Instalaes Eltricas de Alta Tenso


Esta norma fixa as condies exigveis para o projeto e a execuo de instalaes eltricas de alta tenso, com tenso nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, frequncia industrial, de modo a garantir segurana e continuidade de servio

NR-6 Equipamento de Proteo Individual - EPI


Para os fins de aplicao desta norma, considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador.

POR QU USAR EPIS?


EPIs so ferramentas de trabalho que visam proteger a sade do trabalhador da Empresa que esto expostos aos riscos Qumico, Fsico, Biolgico, reduzindo os riscos decorrentes da exposio.

FUNO DO EPI
NEUTRALIZAR A AO DO AGENTE AGRESSIVO CONTRA A PESSOA

RESPONSABILIDADES
O uso de EPIs uma exigncia da legislao trabalhista brasileira atravs da Norma Regulamentadora NR 6. O no cumprimento poder acarretar em aes de responsabilidade cvel e penal, alm de multas aos infratores.

A LEGISLAO TRABALHISTA PREV QUE:

OBRIGAO DO EMPREGADOR
Fornecer os EPIs adequados ao trabalho; Instruir e treinar quanto ao uso dos EPIs; Fiscalizar e exigir o uso dos EPIs; Repor os EPIs danificados;

OBRIGAO DO TRABALHADOR
Usar e conservar os EPIs; Receber treinamento para uso e conservao do EPI Quem falhar nestas obrigaes poder ser responsabilizado;

COLABORADOR
O funcionrio est sujeito a sanes trabalhistas podendo at ser demitido por justa causa; recomendado que o fornecimento de EPIs, bem como treinamentos ministrados, sejam registrados atravs de documentao apropriada para eventuais esclarecimentos em causas trabalhistas.

AQUISIO DOS EPI'S


O Ministrio do Trabalho testa a qualidade dos EPIs disponveis no mercado atravs da emisso do Certificado de Aprovao (C.A.). O fornecimento e a comercializao de EPIs sem o C.A. considerado crime e tanto o comerciante quanto o empregador ficam sujeitos s penalidades previstas em lei

ALGUNS EPIS UTILIZADOS:


Capacete de segurana com isolamento para eletricidade Meia bota isolada culos de segurana incolor e com proteo contra raios ultravioletas Roupas de algodo Luvas de borracha isolantes BT e AT Luvas de pelica para proteo das luvas de borracha Luvas de raspa para trabalhos rsticos Cinturo de segurana com talabarte para trabalhos em altura

ALGUNS EPIS UTILIZADOS:

EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA - EPC


Os Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC) so usados com o objetivo de modificar as condies de trabalho em um determinado ambiente, promovendo a proteo de todo o grupo. Do ponto de vista de proteo aos trabalhadores, as medidas de proteo coletiva so sempre mais eficientes que os equipamentos de proteo individual. Apesar disso, os EPIs so mais utilizados, pois, normalmente, h curto prazo, eles so mais baratos do que fazer modificaes no ambiente.

ALGUNS EPCS UTILIZADOS


Vara de manobra isolada Conjunto de aterramento temporrio Detector de tenso Cones e bandeirolas de sinalizao Escadas com isolamento prprias para trabalho com eletricidade

ALGUNS EPCS UTILIZADOS

OBJETOS DE ADORNO
BONITOS, MAS PERIGOSOS Brincos, colares, pulseiras, relgios, amuletos e outras jias no so permitidos durante o trabalho, pois alm do risco de acidente, podem conter impurezas que comprometem a qualidade do material em processo . Retire, principalmente, anis e alianas por representarem elevado risco de leso para mos e dedos . (EXEMPLO)

CUIDADO : CENAS FORTES !

ANIS, BONITOS PORM PERIGOSOS

CUIDADO : CENAS FORTES !

ATO INSEGURO

CUIDADO : CENAS FORTES !

ACIDENTE POR FALTA DE EPI

CUIDADO : CENAS FORTES !

CHOQUE ELTRICO 3300 VOLTS

EM ELETRICIDADE NO SE D CHANCE PARA ERROS !

O PERIGO PODE ESTAR AT ONDE NO SE ESPERA, PORTANTO A PREVENO A MELHOR ESCOLHA

SEGURANA DO TRABALHO
QUANDO TUDO VAI BEM, NINGUM LEMBRA QUE EXISTE. QUANDO VAI MAL, DIZEM QUE NO EXISTE. PORM, QUANDO REALMENTE NO EXISTE, TODOS CONCORDAM QUE DEVERIA EXISTIR!!!

Potrebbero piacerti anche