Sei sulla pagina 1di 12

MSICA AFRICANA

Disciplina: Educao Musical Ano Lectivo: 2009/2010 Trabalho Realizado por: Miguel Pires N 21 7 Ano Turma: F

ndice
Introduo...................................................3 Instrumentos Musicais................................4 Marimba......................................................5 Djmb.........................................................6 Kalengo.......................................................7 Kora............................................................8 Maracas......................................................9 Berimbau...................................................10 Concluso..................................................11 Bibliografia.................................................12
2

Introduo
Pretende-se com este trabalho dar a conhecer alguns dos instrumentos tradicionais Africanos, no mbito da disciplina de Educao Musical. A msica africana tem uma grande variedade de tradies, que reflectem a grande variedade da Cultura Africana. A Norte predomina a influncia da Cultura islmica e no resto do Continente a presena de Culturas de raiz tipicamente Africanas, sobretudo a Sul do deserto do Sahara. A principal caracterstica da msica africana a existncia de uma vasta variedade de instrumentos musicais, dos quais apresento neste trabalho 6 exemplares.

Instrumentos Tradicionais Africanos

Kalengo Marimba Djemb

Kora

Maracas

Berimbau

Marimba
A marimba um instrumento de percusso, um idiofone, de forma semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, normalmente de pau-santo ou pau-rosa, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som doce e melodioso. O instrumento geralmente tocado com duas a seis baquetas revestidas de l ou feltro, podendo ainda ser percutido com as mos.

Djemb
O Djemb um instrumento de percusso. O som obtido por percusso directa com as palmas das mos. Devido grande largura e ao formato do instrumento, possvel obter uma grande gama de sons diferentes. Prximo ao centro o som grave e vibrante. Prximo ao aro mais agudo (quase metlico).

Kalengo
O kalengo um instrumento tradicional da Nigria, conhecido como tambor falante. Possui cerca de 40 cm de comprimento e cerca de 20 cm de dimetro, duas peles e cordas ou correias de cabedal que ligam as duas extremidades. percutido com um batente curvo e ao pressionar as cordas com o brao, altera-se a altura do som.

Kora
A Kora um instrumento cordofone, tambm conhecido por harpa-alade, cuja caixa feita com meia cabaa com uma pele esticada, tem o brao de madeira, 21 cordas de nylon e duas pegas. utilizada por povos na frica Ocidental. O inventor da Kora chama-se Alieu Suso e natural da Gmbia.

Maracas
As maracas so um instrumento Africano, so um idiofone de agitamento, constituido por uma bola que pode ser de carto, plstico ou at de uma cabaa, contendo sementes secas, gros, arroz ou areia grossa, e uma pega. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou arranhar, quando tocadas. Normalmente tocam-se aos pares utilizando uma em cada mo agitando-a embora tambem se possa tocar rodando-a lentamente.

Berimbau
O Berimbau um instrumento de corda usado tradicionalmente para fazer percusso na Capoeira (estilo de luta) para marcar o ritmo da luta. O berimbau constitudo de um arco feito de uma vara de madeira, de comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de ao ou arame preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco fixada uma cabaa que funciona como caixa de ressonncia. O tocador de berimbau utiliza uma pedra ou moeda e a vareta para produzir os sons do berimbau.

10

Concluso
Aps a realizao deste trabalho tomei conhecimento da existncia de alguns instrumentos tradicionais do Continente Africano, a forma como so construidos e os diversos tipos de som que podemos ouvir. A variedade muita, desde as cordas aos tambores, todos os instrumentos tm sons nicos. Predominam os sons alegres, muito caractersticos do Continente Africano.

11

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gambia_kora_havard.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Marimba http://pt.wikipedia.org/wiki/Djemb%C3%AA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maraca
http://www.bafanaciencia.blog.br

12

Potrebbero piacerti anche