Sei sulla pagina 1di 45

Os programas Informticos

Os programas informticos permitem o funcionamento do computador e possibilitam a execuo das mais variadas tarefas por parte dos utilizadores.

Existem programas freeware (gratuitos), shareware (que podem ser testados durante um determinado perodo de tempo, findo o qual necessrio compr-los para que continuem a funcionar) e open-source (programas de cdigo aberto que podem ser adquiridos e manipulados gratuitamente).

Tipos de software
O software pode ser classificado em duas categorias: software de sistema; software de aplicao.

O software de sistema , fundamentalmente, o sistema operativo. Exemplos: Windows, Linux, Unix, Solaris, etc.

O processador de texto, a folha de clculo, a base de dados, os programas de tratamento de imagem, de vdeo ou de som, as enciclopdias interactivas, os dicionrios e os jogos so exemplos de software de aplicao.

Ambiente grfico

Um sistema operativo com ambiente grfico, como o Windows XP, por exemplo, permite ao utilizador trabalhar num ambiente agradvel, de fcil utilizao.

As descries que adiante so apresentadas relativas ao sistema operativo Windows XP no diferem muito (por isso so aplicveis) para os sistemas Windows 2000, Windows NT e mesmo Windows 98 e 95.

Iniciao
Quando um computador em que trabalham vrios utilizadores ligado, necessrio fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introduo da respectiva palavra-passe.

Os elementos bsicos da interface de utilizador


A interface de utilizador permite, com o uso do rato e do teclado, abrir menus, executar programas, trabalhar nas aplicaes, configurar o ambiente de trabalho, etc..

O ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho (desktop) do Windows XP pode ser personalizado para ter diferentes fundos, cores, etc. No entanto, o seu contedo sempre o mesmo: a rea de trabalho onde se abrem as janelas, os menus e as caixas de dilogo.

A barra de tarefas
A barra de tarefas, normalmente situada na parte inferior do ambiente de trabalho, contm o boto / menu INICIAR, atalhos para aceder rapidamente a programas, o controlo do volume (som), o estado da impressora, os botes que representam as janelas minimizadas dos programas com que estamos a trabalhar.

As janelas
As janelas so as reas do ambiente onde se abrem os programas do computador. A lgica do sistema operativo Windows , precisamente, uma lgica de janelas (window significa janela).

As janelas
Qualquer janela do Windows apresenta os elementos assinalados:

As pastas
As pastas so usadas para organizar os assuntos ou programas do computador. Dentro de uma pasta podem encontrar-se outras pastas ou ficheiros.

Os cones
Os cones so os pequenos objectos grficos que se encontram, um pouco por toda a parte, no ambiente de janelas.

No ambiente de trabalho, por exemplo, podemos encontrar os seguintes cons:

Os atalhos
Os atalhos so ligaes directas a unidades (disco, disquete ou CDROM), impressoras, pastas, programas ou ficheiros do computador ou de uma rede (conjunto de computadores ligados entre si).
Os atalhos distinguem-se dos restantes elementos pelo smbolo, que apresentam no canto inferior esquerdo da imagem.

Os menus
Podem encontrar-se menus em dois locais distintos:
(A) a partir do menu INICIAR, agrupando outros menus, programas ou ficheiros; (B) nas janelas, agrupando comandos em categorias distintas.

As caixas de dilogo
As caixas de dilogo so janelas secundrias com botes e vrios tipos de opes, atravs dos quais o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa.

As operaes bsicas do sistema operativo


Um sistema operativo de interface grfico, como o Windows XP, inclui inmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dvidas sobre como executar determinada tarefa.

Criao e eliminao de atalhos


Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos:
1. Clicar no ambiente de trabalho com o boto secundrio (direito) do rato e escolher a opo Novo Atalho. Preencher a localizao do item, ficheiro ou pasta, escrevendo o caminho ou escolhendo-o a partir do boto Procurar

Clicar em Seguinte, dar um nome ao atalho e premir Concluir.

Criao e eliminao de atalhos Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos:
2. Clicar no objecto, manter premida a tecla Ctrl e arrast-lo para o ambiente.

3. Abrir o menu de atalho sobre o objecto e escolher a opo Enviar para o ambiente de trabalho (criar atalho).

Criao e eliminao de atalhos Para eliminar um atalho, clicar sobre o objecto com o boto secundrio (direito) do rato e escolher a opo Eliminar do menu de atalho. Pode confirmar-se a eliminao, premindo o boto Eliminar atalho, ou cancelar a operao, premindo o boto Cancelar.

Criao de pastas
A criao de pastas pode ser feita de uma das seguintes formas:
1. Seleccionar INICIAR Os meus Documentos e premir o boto Criar uma nova pasta. 2. Abrir O meu Computador ou o Explorador do Windows (INICIAR Todos os programas Acessrios Explorador do Windows) e escolher FICHEIRO Novo Pasta. 3. Clicar no boto direito do rato numa zona livre do ambiente de trabalho e escolher Novo Pasta. Qualquer que seja o procedimento efectuado, como passo final, digitar um nome para a pasta e premir a tecla Enter.

Encerramento do ambiente de trabalho


Para encerrar o computador, escolher INICIAR Encerrar. Em seguida, escolher o comando Desligar.
Nota: Este comando, alm de fornecer a opo Desligar, tambm permite activar os modos Suspender Hibernar e Reiniciar.

Encerramento do ambiente de trabalho Para terminar a sesso de um utilizador ou para deixar programas em execuo e mudar de utilizador, escolher INICIAR Terminar sesso. Confirmar a opo pretendida (Mudar de utilizador ou Terminar sesso).
Nota: Terminar a sesso fecha a conta do utilizador corrente, mas o computador permanece ligado.

Programa de gesto de ficheiros em ambiente grfico


O programa de gesto de ficheiros (Explorador) permite, entre outras coisas, criar, abrir, copiar, mover, mudar o nome, compactar, criar atalhos e eliminar ficheiros e pastas.

Iniciao
Para abrir o Explorador do Windows, executar uma das seguintes opes:
clicar com o boto direito do rato sobre o menu INICIAR e escolher Explorar o Windows abre uma janela que mostra o contedo da pasta menu INICIAR;

escolher
clicar no cone do ambiente de trabalho O meu Computador ou em INICIAR O meu computador.

Iniciao
A barra de ferramentas do Explorador do Windows contm os seguintes botes:

Modos de visualizao
O boto Vistas permite escolher o modo de visualizao das pastas e dos ficheiros:

Comandos com pastas e atalhos


Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos so (1/2):

Comandos com pastas e atalhos


Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos so (2/2):

Nota: A Reciclagem o local para onde vo os ficheiros a eliminar. O sistema permite, depois, restaur-los no stio de onde foram eliminados ou destru-los definitivamente.

Comandos com ficheiros


Os ficheiros do Windows ou do Linux tm associada a extenso do programa (ou aplicao) onde foram criados. Isto facilmente perceptvel pelo cone que lhes est associado. Estes so alguns exemplos de ficheiros:

Comandos com ficheiros Os comandos para trabalhar especificamente com ficheiros, isto , que ainda no foram usados para pastas e atalhos, dependem do tipo de ficheiro. Os mais comuns so (pressionando o boto direito do rato em cima do ficheiro):

Comandos com discos


Para se trabalhar com discos, disquetes ou CDs, o sistema operativo permite, alm dos comandos j estudados sobre pastas, atalhos e ficheiros, a opo Formatar, que prepara a unidade para a gravao de ficheiros, eliminando o seu contedo.

A pesquisa de ficheiros e pastas


A pesquisa de ficheiros ou pastas pode ser iniciada a partir de INICIAR Procurar ou a partir do boto Procurar, no Explorador do Windows. Para se procurar um ficheiro pode optar-se por:
1. Clicar numa das categorias de ficheiros em O que deseja procurar?. 2. Procurar na Internet. 3. Modificar preferncias, o que permite, por exemplo, desactivar ou escolher outro assistente.

Comandos com ficheiros Os comandos para trabalhar especificamente com ficheiros, isto , que ainda no foram usados para pastas e atalhos, dependem do tipo de ficheiro. Os mais comuns so (pressionando o boto direito do rato em cima do ficheiro):

O sistema operativo de interface grfico e a Internet


O Windows XP est preparado para trabalhar com a Internet, usando, nomeadamente, programas como o Outlook, o Internet Explorer e o MSN Explorer. O browser includo no Windows XP o Internet Explorer.

Iniciao ao pacote de software de produtividade pessoal


Aps a instalao do sistema operativo, torna-se necessrio instalar pacotes de software como o Microsoft Office ou o OpenOffice.

Iniciao ao pacote de software de produtividade pessoal


Alm dos programas includos no Windows, o sistema operativo permite instalar outros programas das mais diversas categorias: programas para criar vdeos, como o Adobe Premiere, para trabalhar com imagens, como o Adobe Photoshop ou o JASC Paint Shop Pro, para fazer gesto de dados, como o Oracle, etc.

Iniciao ao pacote de software de produtividade pessoal


Os acessrios do Windows so programas que permitem escrever textos simples, efectuar clculos, criar ou editar imagens, etc.

Para se aceder aos acessrios, abrir INICIAR Todos os programas Acessrios.

O Bloco de notas
O Bloco de notas um editor de texto muito simples que permite digitar texto e aplicar-lhe um nico tipo de letra ou tamanho. Pode servir para escrever textos simples mas tambm como editor de cdigo HTML, para criar pginas Web. Os ficheiros ficam guardados com a extenso .txt.

O programa de desenho
O programa de desenho do Windows o Paint. Este programa permite criar desenhos simples e editar imagens digitalizadas.

O processador de texto
O WordPad o processador de texto do Windows. Permite aplicar formataes simples como tipo, tamanho, estilo e cor do tipo de letra e, ainda, alinhamentos e numeraes. Trata-se, em certo sentido, de uma verso menos sofisticada do Word.

A calculadora
A calculadora predefinida do Windows uma mquina que efectua clculos. Para clculos mais elaborados, clicar no menu VER Cientfica.

Utilitrios
Os utilitrios so programas que servem para executar tarefas como fazer cpias de segurana, desfragmentar e limpar o disco, compactar ficheiros, evitar que os vrus contaminem o nosso computador, etc.

Os utilitrios do sistema
Para se aceder aos utilitrios de sistema, clicar em INICIAR Todos os programas Acessrios Ferramentas do sistema.

Outros utilitrios
O Windows possui outros utilitrios alm das ferramentas do sistema, como o compactador de ficheiros. Para correr antivrus ou bloquear o acesso ao computador por parte de pessoas indesejadas ou o acesso a sites especficos atravs de uma firewall, necessrio adquirir programas como o Panda Antivrus, o Norton Antivrus, o McAfee Antivrus, etc.

Compactador de ficheiros
A compactao permite que as pastas e os ficheiros ocupem menos espao. Desta forma libertam-se os discos e torna-se mais prtico transportar ou enviar informao pela Internet.
Para compactar ou comprimir uma pasta ou ficheiro, clicar com o boto direito do rato sobre a pasta ou ficheiro e seleccionar Enviar para Pasta comprimida (zipada).

O resultado da compactao uma pasta ou um ficheiro com o mesmo nome do original mas com um cone que simboliza que se trata de um objecto comprimido. Os ficheiros podem ser abertos a partir de pastas comprimidas sem serem previamente descomprimidos.

Potrebbero piacerti anche