Sei sulla pagina 1di 44

Cdigo de Obras

Estudos de casos Do uso No Residencial


Camila Costa Everson Moraes Rodolfo Oliveira

Glossrio
USO NO-RESIDENCIAL Exercido por atividades de comrcio, servios, de uso coletivo, industrial, misto, institucional e especial.

Das Disposies Gerais


Art. 450. As edificaes de uso no residencial observaro as condies gerais pertinentes s edificaes, bem como s demais estabelecidas nas sees deste captulo. Art. 451. Toda edificao de uso no-residencial obedecer s seguintes condies: I as edificaes horizontais, com at 2 (dois) pavimentos, seguiro os mesmos parmetros urbansticos estabelecidos para o Uso Residencial 1 (UR-1), salvo as restries especficas previstas no zoneamento; II as edificaes verticais, acima do segundo pavimento, com relao aos recuos, seguiro os mesmos parmetros urbansticos estabelecidos para o Uso Residencial 5 (UR-5);

Das Disposies Gerais


Art. 452. As instalaes eltricas, hidrulicas, telefnicas, de gs canalizado, de refrigerao, entre outras, nas edificaes, devero obedecer s exigncias da ABNT e avaliadas e inspecionadas pelas concessionrias prestadoras dos respectivos servios pblicos. Art. 453. Toda edificao de uso no-residencial possuir instalaes sanitrias, de modo a atender as necessidades de seus ocupantes e usurios. 1. Quando o nmero estimado de usurios for superior a 20 (vinte), haver necessariamente instalaes sanitrias separadas por sexo. 2. As instalaes masculinas podero utilizar-se de mictrio em substituio s bacias, na proporo de 3 (trs) mictrios para 1 (uma) bacia, sendo indispensvel a existncia de pelo menos 1 (uma) bacia sanitria. 3. As instalaes sanitrias sero dimensionadas de forma a permitir o acesso e utilizao por parte de pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, observadas as normas tcnicas especficas. 4. As edificaes nas quais se desenvolvam atividades estabelecidas nos Grupos II, III, IV e V do Quadro 2 do ANEXO III (Tabela de Classificao dos Usos) desta Lei, sero providas de instalaes sanitrias distintas para os sexos masculino e feminino, para uso especficos dos seus ocupantes.

Das Disposies Gerais


5. As instalaes sanitrias sero quantificadas de acordo com o Quadro 7 do Anexo III Tabela de Lotao de Edificaes, desta lei, na proporo de 01 (uma) bacia para cada 20 (vinte) pessoas ou frao e 01 (um) lavatrio para cada 60 (sessenta) pessoas ou frao.

Das Disposies Gerais


Art. 454. Os banheiros de uso pblico ou coletivo, com agrupamentos de bacias sanitrias, contero: I divisrias com altura mnima de 1,8 m (um metro e oitenta centmetros) separando os boxes; II acesso aos boxes garantido por circulao com largura no inferior a 1,2 m (um metro e vinte centmetros); III no mnimo 1 (um) boxe adaptado ao uso por pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, de acordo com as disposies previstas na respectiva norma tcnica brasileira. Art. 455. Nos compartimentos destinados s atividades que, por sua natureza, no possam ter aberturas para o exterior, sero admitidas iluminao e ventilao artificiais, desde que dimensionadas de acordo com as normas tcnicas brasileiras.

Das Disposies Gerais


Art. 456. Os vos de acesso edificao, s unidades autnomas e aos compartimentos de permanncia prolongada, assim como aos situados nas reas comuns de circulao, tero: I largura mnima de 0,8 m (oitenta centmetros); II altura mnima de 2,1 m (dois metros e dez centmetros); III capacidade de abertura mnima de 90 (noventa graus). Art. 457. obrigatria a interligao de cada unidade autnoma da edificao a uma circulao de acesso e a, pelo menos, uma escada que atenda as normas de segurana contra incndio, conforme controle exercido pelo Corpo de Bombeiros e aos parmetros para escadas de uso comum previstos nesta Lei. Art. 458. As circulaes de uso comum tero largura mnima: I de 1,2 m (um metro e vinte centmetros), para comprimentos de at 15 m (quinze metros); II 1,5 m (um metro e cinquenta centmetros), para comprimentos superiores.

Das Disposies Gerais


Art. 459. obrigatria a existncia de hall na(s) sada(s) do(s) elevador(es) e da(s) escada(s). Art. 460. Os halls dos elevadores e de escadas da edificao, seja do pavimento ou de entrada, tero rea mnima de 3 m (trs metros quadrados), sendo a menor dimenso de 1,5 m (um metro e cinquenta centmetros). Art. 461. obrigatria a existncia de estacionamento, para cada atividade, satisfazendo as condies estabelecidas nos Quadros 2, 3 e 5 do ANEXO III desta Lei. Art. 462. O nmero mnimo de vagas de estacionamento exigidas para aprovao dos projetos de edificaes destinadas a comrcio e servios no poder ser objeto de cobrana aos seus usurios, admitindo-se o uso remunerado exclusivamente para as vagas suplementares, desde que mediante expedio da competente licena de funcionamento emitida pelo rgo municipal fazendrio.

Das Disposies Gerais


Art. 465. Nos estacionamentos, as faixas de circulao para acomodao de veculos devero apresentar as seguintes dimenses mnimas: I 5,5 m (cinco metros e cinquenta centmetros), para acomodao de automveis e utilitrios, a 90 (noventa graus); II 4,5 m (quatro metros e cinquenta centmetros), para acomodao de automveis e utilitrios, a 45 (quarenta e cinco graus); III 12 m (doze metros), para acomodao de caminhes leves e nibus, a 90 (noventa graus); IV 11 m (onze metros), para acomodao de caminhes leves e nibus, a 45 (quarenta e cinco graus). Pargrafo nico. No caso de acomodao de veculos a 45 (quarenta e cinco graus), a circulao se dar em um nico sentido. Art. 467. Quando a faixa de circulao de veculos for comum a automveis, utilitrios e caminhes, prevalecero os parmetros para os veculos de maiores dimenses.

Das Disposies Gerais


Art. 471. obrigatria a existncia de local destinado ao acondicionamento do lixo produzido na edificao, podendo situar-se nos seus recuos, devendo atender s exigncias da Vigilncia Sanitria Municipal. Art. 472. Para o controle da qualidade de vida da populao, depender de aprovao pelo rgo ambiental competente a implantao de edificaes, em quaisquer usos, que produzam: I resduos lquidos, slidos ou gasosos, potencialmente poluidores; II agentes qumicos e/ou biolgicos; III poluio sonora. 1. Os demais parmetros urbansticos para usos no residenciais esto previstos no Quadro 1 do ANEXO III desta Lei. 2. O Poder Executivo Municipal, conforme o interesse pblico da matria, poder estabelecer, mediante Decreto, regulamentao suplementar s exigncias estabelecidas nesta Lei para a implantao de usos no residenciais, segundo as exigncias de segurana, salubridade e proteo da populao e do meio ambiente.

Do Uso Comercial e de Servio


Art. 473. As edificaes de usos comercial e de servios observaro as condies definidas na Seo anterior, no que lhes for aplicvel.

Do Uso Misto
Art. 474. permitida a existncia concomitante de unidades residenciais e no residenciais, no mesmo edifcio, obedecidas s condies estabelecidas para as edificaes unifamiliares, multifamiliares, comerciais e de servios, no que lhes forem aplicveis, e observado o seguinte: I permitida a implantao de edificaes contemplando duas sees distintas de pavimentos, nas quais, na primeira seo, admitir-se- o uso comercial e/ou de servios a partir do trreo, e, a partir da segunda seo, o uso exclusivamente residencial, at a cobertura; II os acessos e as circulaes horizontais e verticais das sees dos usos residencial e no residencial sero independentes, vedada qualquer comunicao entre os pavimentos de uma e outra; III vedada a alternncia sucessiva de usos residenciais e no residenciais nos pavimentos da edificao.

Do Uso Misto
Art. 475. So usos vedados para compartilhamento com o uso residencial aqueles que: I impliquem risco ou dano potencial sade ou integridade fsica dos residentes na edificao, ou prpria estrutura fsica do prdio; II os que causem desconforto ambiental.

Dos Servios de Educao


Art. 479. As edificaes destinadas prestao de servios de educao, quer pblicas ou particulares, atendero s disposies desta Lei e as normas especficas estabelecidas na legislao pertinente. Pargrafo nico. Consideram-se edificaes sujeitas ao disposto nesta Seo: I creches; II instituies especiais de ensino para pessoas portadoras de necessidades especiais; III jardins de infncia e maternais; IV pr-escolas; V escolas para ensino fundamental e/ou mdio; VI escolas tcnicas e/ou centros de formao profissional; VII escolas de idiomas, prticas desportivas e msica; VIII cursos pr-vestibulares; IX faculdades e campus universitrios;

Dos Servios de Educao


X escolas militares; XI centros de preparao para concursos; XII centros de estudos e aperfeioamento profissional de qualquer natureza. Pargrafo nico. Consideram-se equiparados a instituies de ensino os orfanatos nos quais seja exercida atividade escolar. Art. 480. As edificaes destinadas prestao de servios de educao obedecero aos seguintes padres: I a taxa de ocupao mxima de 50% (cinquenta por cento), sendo permitida a utilizao do percentual estabelecido no Quadro 1 do ANEXO III desta Lei para a Zona Urbana ou Corredor Urbano em que se situe, desde que a diferena de rea no percentual que exceda os 50% (cinquenta por cento) seja contnua e utilizada exclusivamente como rea de recreao;

Dos Servios de Educao


II as salas de aula tero: a) p-direito mnimo de 2,5 m (dois metros e cinqenta centmetros); b) rea mnima de 30 m2 (trinta metros quadrados), salvo exigncias mais restritivas dos rgo competentes; III tero instalaes sanitrias: a) distintas, para uso pelos alunos e pelo pessoal administrativo e docente; b) para pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, garantindo-se, no mnimo, uma por sexo em cada pavimento; V os corredores tero largura mnima de 2 m (dois metros), quando principais, e 1,6 m (um metro e sessenta centmetros) quando secundrios, acrescentando-se, quando houver armrios ao longo dos corredores, 0,5 m (cinqenta centmetros) sua largura;

Dos Servios de Educao


VI as escadas sero construdas em lances retos, observando a largura mnima de 1,5 m (um metro e cinqenta centmetros), no distando, em cada pavimento, mais de 30 m (trinta metros) do ponto mais afastado por ela servido, devendo seus degraus obedecer s seguintes condies: a) largura mnima de piso de 0,3 m (trinta centmetros); b) altura mxima do espelho de 0,15 m (quinze centmetros); c) a cada 16 (dezesseis) degraus haver um patamar com comprimento mnimo igual largura da escada; VII as rampas no podero ter declividade superior a 8% (oito por cento), aplicando-se, quanto sua largura e distncia ao ponto mais afastado por ele servido, o disposto no inciso anterior; VIII as edificaes com mais de 3 (trs) pavimentos disporo de, pelo menos, um elevador, obedecendo, quanto s demais exigncias, ao disposto no art. 330 desta Lei;

Dos Servios de Educao


IX obrigatria a construo de rea coberta para recreio; X os ambientes de permanncia prolongada tero iluminao e ventilao natural. Pargrafo nico. Para efeito do disposto no inciso I deste artigo, quando a taxa de ocupao utilizada for menor ou igual a 50% (cinqenta por cento), o percentual de rea de recreao ser de, no mnimo, 10% (dez por cento) da rea total utilizada, e de forma contnua. Art. 481. As edificaes escolares: I previstas nos incisos I a V do pargrafo nico do art. 479 desta Lei, e orfanatos, quando inseridos na regra do pargrafo nico do mesmo artigo, distaro, obrigatoriamente, no mnimo, um raio de 100 m (cem metros) de postos de abastecimento e servios de veculos automotores;

Dos Servios de Educao


II de qualquer natureza, distaro, no mnimo, um raio de 500 m (quinhentos metros) de todo e qualquer estabelecimento que armazene ou processe produtos qumicos txicos, explosivos ou inflamveis, ou que seja capaz de causar poluio ambiental. 1. A distncia estabelecida neste artigo ser medida a partir dos limites mais prximos entre os estabelecimentos propostos. 2. As restries constantes deste artigo aplicam-se reciprocamente para a instalao dos empreendimentos.

Das Instalaes Especiais


Art. 512. Consideram-se instalaes especiais: I as estaes de radiocomunicao e telecomunicao definidas como o conjunto de equipamentos, aparelhos, acessrios, dispositivos e demais meios necessrios para comunicao distncia, bem como as instalaes que os abrigam e complementam, associados s estruturas de sustentao, qualquer que seja a natureza da tecnologia utilizada; II as torres de estrutura complexa (metlica ou de concreto armado) para transmisso de energia eltrica em alta tenso, superior a 69 kV (sessenta e nove kilovolts). Art. 513. vedada a implantao das instalaes especiais, previstas no inciso I do artigo anterior, nos seguintes locais: I Zonas de Interesse Ambiental e Paisagstico, previstas no Plano Diretor de Macei (ZIAPs); II praas, canteiros centrais e vias pblicas; III edificaes para reunio de pblico, especialmente:

Das Instalaes Especiais


a) centros comunitrios; b) centros culturais; c) escolas; d) hospitais; e) museus e teatros; f) parques urbanos. IV nos Setores de Preservao Rigorosa das Zonas Especiais de Preservao (ZEPs); V no entorno das Unidades Especiais de Preservao, previstas no Plano Diretor de Macei. Art. 514. A implantao das instalaes especiais previstas no inciso I do art. 512 desta Lei:

Das Instalaes Especiais


I salvo exigncias mais restritivas estabelecidas em normas tcnicas especficas, vedada em distncia inferior a 30 m (trinta metros) de hospitais, clnicas, casas de sade, centros de sade e assemelhados; II em reas residenciais, depender do consentimento dos vizinhos num raio correspondente altura do equipamento a ser instalado. Art. 515. A supervenincia de normas tcnicas mais restritivas, para a implantao das instalaes especiais previstas nesta Seo, ter aplicao imediata sobre as novas instalaes projetadas e sobre aquelas j existentes, segundo os preceitos da nova regulamentao. Art. 516. vedada a instalao de torres de transmisso de alta tenso, previstas no inciso II, do art. 512 desta Lei, na rea urbana de Macei. Art. 517. A instalao de torres de transmisso de energia eltrica em alta tenso, at o potencial de fornecimento de 69 kV (sessenta e nove kilovolts), sem prejuzo de outras exigncias tcnicas e de segurana:

Das Instalaes Especiais


I dar-se- preferencialmente: a) em Corredores de Atividades Mltiplas (CAM); b) em praas e canteiros centrais, estes com largura no inferior a 2 m (dois metros); c) em reas de preservao; II vedada sobre edificaes ou espaos, pblicos ou privados, que provoquem aglomerao pblica. Art. 518. Compete concessionria de energia eltrica, antes de executar a implantao ou ampliao da rede de distribuio de energia eltrica na rea urbana, submeter os projetos com indicao das suas caractersticas tcnicas e de traado ao rgo municipal de controle urbano, para obteno do competente alvar de licenciamento da obra.

Potrebbero piacerti anche