Sei sulla pagina 1di 30

Universidade Federal de Gois Escola de Engenharia Civil Curso de Mestrado em Engenharia Civil

Concreto Auto-Adensvel

Concreto: Estruturas, Propriedades e Materiais Mestranda: Ericka Fernandes Leandro

Concreto Auto-Adensvel

um concreto fluido que pode ser moldado in loco sem o uso de vibradores, formando um produto livre de vazios e falhas, com abatimento maior que 200 mm, espalhamento acima de 600 mm e alta coeso. (Metha e Monteiro, 2008)

Histrico
At 1970 Concretagens submersas (Brasil);
1980 Doca de So Marco (Itlia); 1983-84 Mass Transit Railway (Japo);

1995 Peas pr-moldadas para um tnel (China).

Materiais
Agregado mido; Agregado grado; Cimento Portland; Adies minerais; Aditivos qumicos; gua.

Materiais Adies Minerais


A incorporao de partculas finas no concreto tende a reduzir a exsudao e a segregao por diminuir o tamanho e volume de vazios na mistura. (Sena, 2002); As adies podem ser: fllers, slica ativa, cinza volante, escria de alto forno, cinza de casca de arroz.

Materiais - Aditivos
Superplastificante : reduz a quantidade de gua e melhora a trabalhabilidade; VMA (Aditivo Modificador de Viscosidade): aumenta a viscosidade, confere coeso sem uso de alto teor de partculas finas de cimento e adies.

Amido hidrolisado; Biopolmeros.

Propriedades no Estado Fresco


Trabalhabilidade

Determina o esforo necessrio para manipular o concreto fresco com perda mnima de homogeneidade; A alta fluidez pode aumentar a presso hidrosttica nas frmas.

Propriedades no Estado Fresco


Segregao

A separao do agregado grado e da pasta de cimento reduzida por no haver vibrao do concreto; O ar incorporado reduz esse feito devido ao das microbolhas no preenchimento dos vazios.

Propriedades no Estado Fresco


Exsudao

A tendncia exsudao pode ser reduzida pelo aumento de finos, uso de incorporadores de ar e aditivos redutores de gua.

Propriedades no Estado Endurecido


Mdulo de elasticidade

20% menor em relao ao concreto convencional de mesma composio e resistncia (Holschemacher e Klug, 2002 apud Arajo, 2007); Mdulos iguais para concreto convencional e autoadensvel se utilizado o mesmo agregado grado (Metha e Monteiro, 1994 apud Arajo, 2007); O mdulo de elasticidade do concreto auto-adensvel menor que o convencional, pois possui um volume de pasta maior que o convencional.

Propriedades no Estado Endurecido


Resistncia de aderncia

As peas de concreto auto-adensvel geraram uma aderncia maior s barras se comparadas com o concreto convencional (Labonte, 2004 apud Arajo, 2007).

Propriedades no Estado Endurecido


Retrao

Diretamente proporcional quantidade de gua no concreto; Concretos fabricados com cimentos mais finos apresentam maior retrao; Aditivos redutores de gua causam retrao como resultado de uma relao a/c muito baixa, intensa autosecagem e alto teor de cimento.

Dosagem
Dificuldade de dosar em virtude da necessidade de equilibrar as diferentes propriedades:

Concreto fresco com alta fluidez; Alta estabilidade at o fim da concretagem; Habilidade de passar entre a armadura; Requerimento de trabalhabilidade leva ao aumento do volume da pasta, o que promove fissurao e retrao.

Mtodos de Dosagem
Okamura

Limita a quantidade de agregados; Baixa relao gua/cimento; Utiliza altas dosagens de superplastificante; No so consideradas adies.

Mtodos de Dosagem
EFNARC

Dimenso mxima do agregado grado de 20 mm; Tipo de cimento depende de suas exigncias de resistncia e durabilidade e o consumo varia de 350 kg/m a 450 kg/m; Dimenso mxima dos finos deve ser menor que 125 m, podendo ser usado finos de origem calcria, fller.

Mtodos de Dosagem
Tutikian

Obteno de auto-adensvel a partir de concreto convencional ; Dosagem de trs traos de concreto convencional; Adio de superplastificante na mistura causando segregao; Processo iterativo para acerto da viscosidade atravs da introduo de finos sobre o teor de areia. Arajo (2007) utilizou em seu programa experimental de 20% a 30% de finos.

Ensaios de caracterizao
Slump flow test

Avalia o fluxo livre horizontal na ausncia de obstrues; Determina o espalhamento do concreto; Avalia a habilidade de preenchimento;

Ensaios de caracterizao
Slump flow T50cm test

Tempo em segundos que o concreto leva para alcanar o crculo de 50 cm de dimetro; Realizado junto com o ensaio de espalhamento; O tempo medido deve estar entre 2 e 5 segundos.

Ensaios de caracterizao
Espalhamento

O ensaio feito conforme o Manual da Qualidade de Furnas (2005). Determina a habilidade de preenchimento ou deformabilidade sob ao do seu peso prprio; O tronco cone de Abrams umedecido e posicionado sobre uma base impermevel e plana, com um crculo de 500 mm marcado previamente, sendo depois preenchido com concreto sem adensamento; O tronco de cone retirado verticalmente e marca-se o tempo para o concreto atingir o crculo.

Ensaios de caracterizao
Espalhamento

Quando o concreto se estabiliza so feitas duas medidas dos dimetros, ortogonalmente. Avalia a fluidez, a viscosidade e a segregao.

Equipamento para realizao do ensaio (Arajo, 2007)

Ensaios de caracterizao
Espalhamento

O concreto deve fluir pela parte inferior do tronco de cone, cuja seo deve ter uma dimenso mnima de trs vezes o tamanho mximo do agregado (Rezende, 2009).

Realizao do ensaio

Ensaios de caracterizao
Caixa U

Avalia a capacidade do concreto fresco, sob presso hidrosttica, de passar por obstculos; A caixa U deve estar umedecida, com a comporta fechada; No mximo 5 min depois da coleta, o concreto deve ser colocado na caixa, sem interrupo ou adensamento; Retirar o excesso de concreto e nivelar a superfcie;

Ensaios de caracterizao
Caixa U

Aps preencher a cmara A, o cronmetro acionado e aps 60 s a comporta aberta para escoamento; Ao fim do escoamento calculado o desnvel entre as superfcies de concreto nas cmaras A e B.

Caixa U: a) Vista frontal; b) Detalhe das cmaras. (Arajo, 2007)

Ensaios de caracterizao
Caixa L

Determina-se a capacidade do concreto de passar por restries, sua deformabilidade, resistncia ao bloqueio e segregao; A parte vertical da caixa preenchida, sendo ento a portinhola aberta para a passagem do concreto entre as grades;

Ensaios de caracterizao
Caixa L

Mede-se as alturas H1 e H2 aps o escoamento, devendo a razo H2/H1 estar entre 0,8 e 1,0.

Caixa L (Fonte: www.projetest.com.br)

Ensaios de caracterizao
Funil V

Determina a habilidade de preenchimento do concreto com agregado grado de no mximo 20 mm; O funil preenchido com cerca de 12 litros de concreto, sendo o tempo medido o tempo de escoamento que deve estar entre 8 e 12 s; O funil pode ser preenchido novamente, sendo a medio feita 5 min aps o preenchimento.

Vantagens
Superfcies com reduzido nmero de poros; O trabalho no canteiro de obras reduzido; A eliminao da vibrao melhora o ambiente nas proximidades, reduz cabos e tubulaes nos andaimes; Rpida taxa de concretagem; Facilita a concretagem de peas com sees detalhadas.

Pontos controversos
Custo superior em relao ao concreto convencional; Maior presso nas frmas devido fluidez e maior velocidade de concretagem. Possvel aumento de fissuraes intrnsecas e por secagem devido a um maior teor de matriz e volume de pasta.

Concretagem de laje usando CAA

Potrebbero piacerti anche