Sei sulla pagina 1di 71

GERAO TERMELTRICA

Conceitos Bsicos, Configuraes, Potencia gerada e Energia produzida

Prof. Lineu Belico dos Reis

Agosto de 2012

SUMRIO

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos Gerao Termeltrica Principais Configuraes Potencia gerada e Energia produzida

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos


O processo fundamental de funcionamento das centrais termeltricas baseia-se na converso de energia trmica em energia mecnica e esta em energia eltrica.

A converso da energia trmica em mecnica se d atravs do uso de um fluido que produzir, em seu processo de expanso, trabalho em mquinas (turbinas ou motores) trmicas. O acionamento mecnico de um gerador eltrico acoplado ao eixo da mquina permite a converso de energia mecnica em eltrica.

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos


A produo da energia trmica pode se dar pela transformao da energia qumica dos combustveis, atravs do processo da combusto, ou da energia nuclear dos combustveis radioativos, com a fisso nuclear.

Centrais cuja gerao baseada na combusto so conhecidas como termeltricas; as centrais termeltricas baseadas na fisso nuclear so chamadas de centrais nucleares.

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos


Pode ser classificada em funo das caractersticas da combusto com relao ao processo de transferncia energtica:

Combusto externa Combusto interna

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos


Combusto externa: o combustvel no entra em contato com o fluido de trabalho. Este um processo usado principalmente nas centrais termeltricas a vapor, onde o combustvel aquece o fluido de trabalho (em geral gua) em uma caldeira at gerar o vapor que, ao se expandir em uma turbina, produzir trabalho mecnico. As centrais nucleares, embora no utilizem combusto, e sim, fisso nuclear, se incluem nesta classificao, uma vez que o processo de fisso no entra em contato direto com o fluido de trabalho.

Central Termeltrica com combusto externa (a vapor)


CALOR VAPOR (ALTA PRESSO) CALDEIRA QUEIMA DO COMBUSTVEL GERADOR

LQUIDO

TURBINA

VAPOR (BAIXA PRESSO)

CONDENSADOR LQUIDO BOMBA CALOR

Central Nuclear de Angra dos Reis

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos

Combusto interna: a combusto se efetua sobre uma mistura de ar e combustvel. Dessa maneira, o fluido de trabalho ser o conjunto de produtos da combusto.

A combusto interna o processo usado principalmente nas turbinas a gs e nas mquinas trmicas a pisto (motores)

Esquema de uma Instalao com TURBINA A GS em Circuito Aberto, Estacionria, sem Recuperao

Esquema de uma instalao com turbina a gs em circuito aberto, estacionria, sem recuperao: I turbocompressor; II Cmara de combusto; III turbina a gs; IV alternador; V motor de arranque e excitatriz.

Gerao Termeltrica Aspectos Bsicos


As centrais a vapor, a gs, nucleares e os motores formam os grandes grupos de centrais termeltricas. H outros tipos de configuraes ou processos, mas sempre baseados nestes principais ou em uma combinao apropriada deles. Alm disso, em muitas aplicaes, centrais trmicas so utilizadas, no sistema de cogerao, para produo conjunta de eletricidade e vapor para uso no processo.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes

Gerao Termeltrica Principais Configuraes


A seguir so apresentados, de forma sucinta, os principais tipos de centrais termeltricas de interesse neste curso: centrais a vapor (nucleares e no nucleares), centrais a gs e motores (diesel e outros).

So tambm destacadas as configuraes voltadas maior eficincia energtica e melhor desempenho ambiental: a cogerao e os ciclos combinados de centrais a gs e a vapor.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais a vapor

Centrais a Vapor
Esse tipo de central pode trabalhar tanto em ciclo aberto como em ciclo fechado. A operao em ciclo aberto comum quando se pretende utilizar calor (vapor) para o processo. Na operao em ciclos fechados, pode-se trabalhar com um ou mais fluidos (operao em ciclos superpostos). Seu funcionamento baseado no ciclo trmico Rankine.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais a vapor

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais a vapor

Central nuclear de Angra dos Reis

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais a vapor

Central nuclear PWR (reator a gua pressurizada) Fonte: http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiada s/02/Gabarito2.html

Gerao Termeltrica Principais Configuraes


Centrais a Gs O desenvolvimento das turbinas a gs relativamente recente e tem como maiores desafios os seguintes problemas tecnolgicos: a) para um rendimento razovel, exigem-se altas temperaturas. Tal possibilidade s foi alcanada recentemente com avanos na tecnologia de materiais, que ainda busca possibilidade de operar em temperaturas maiores; b) h um nmero excessivo de estgios no turbocompressor, o que leva a uma limitao de potncia. c) o baixo rendimento dos turbocompressores foi melhorado nas ltimas dcadas atravs do desenvolvimento de turbocompressores com at 85%. Graas implementao dos motores a reao pela indstria aeronutica, houve um grande progresso. A operao em circuito aberto ocorre em motores a reao turbolice ou turbojato.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais gs


Existem dois tipos bsicos de turbina a gs: Turbinas aeroderivativas: baseadas na tecnologia adotada para propulso de aeronaves. Compactas e de peso reduzido, essas unidades exibem alta confiabilidade e tempo reduzido de manuteno, alm de elevado rendimento, o que as torna atrativas apenas para as aplicaes de cogerao e gerao eltrica. Neste ltimo caso so mais apropriadas para atendimento de picos de demanda ou para funcionar em regime de emergncia.

Turbinas industriais (heavy-duty): so de construo mais robusta, apresentando maior resistncia a ambientes agressivos, sendo indicadas para operao na base.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Centrais gs

Esquema de uma instalao com turbina a gs em circuito aberto, estacionria, sem recuperao: I turbocompressor; II cmara de combusto; III turbina a gs; IV alternador; V motor de arranque e excitatriz.

Esquema de uma instalao com turbina a gs em circuito aberto, estacionria, com recuperao; I turbocompressor; II cmara de combusto; III turbina a gs; IV alternador; V motor de arranque; VI excitatriz; VII recuperador de calor.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes


Motores
Os motores Diesel (mais utilizados em centrais de porte) Centrais a Diesel
Muito usados em potncias at 40 MW, as centrais a diesel para alimentao de sistemas isolados, tm uso disseminado em regies longnquas sem outra fonte de gerao (Amaznia, Rondnia etc.). Elas apresentam, no entanto, limitaes relacionadas com potncia, rudo e vibrao, alm de problemas como dificuldade de aquisio de peas de reposio e seu transporte, assim como, principalmente nos locais distantes, os altos custos do combustvel. Suas vantagens so a rpida entrada em carga, a simplicidade de operao e o fcil plano de manuteno.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Motores Exemplo: um Motor Diesel

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Cogerao


Sistemas de cogerao so aqueles em que se faz simultaneamente e de forma sequencial a gerao de energia eltrica e trmica a partir de um nico combustvel, tais como gs natural, carvo, biomassa ou derivados de petrleo.
Um sistema de cogerao bem dimensionado e balanceado, do ponto de vista da porcentagem final de cada uma das duas formas de energia, aumenta o rendimento global da utilizao do combustvel empregado, atuando, assim, no sentido do aumento da eficincia energtica.

Topping Cycle

Bottoming Cycle

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado


Ciclo combinado: consiste num processo que gera energia conjugando o ciclo de Brayton (turbina a gs) com o ciclo de Rankine (vapor). Ou seja, o calor recuperado dos gases de exausto da turbina a gs utilizado para acionar um ciclo a vapor. A maior recuperao de calor acontece combinando a gerao de energia eltrica nas turbinas a gs e em turbinas a vapor.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado


A Caldeira de Recuperao
A caldeira de recuperao (HRSG - Heat Recovery Steam Generator) de uma usina de ciclo combinado o elemento de ligao entre a turbina a gs e o ciclo a vapor.
Basicamente a caldeira um conjunto de trocadores de calor em contracorrente composto por diversas sees (superaquecedor, evaporador e economizador), que recebe, do lado quente, os gases de exausto da turbina (a cerca de 500 C), e do lado frio, gua que vem ou do condensador do ciclo de vapor, de alguma fonte externa, ou do processo.

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado Caldeira de Recuperao

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado Caldeira de Recuperao

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado

Gerao Termeltrica Principais Configuraes Ciclo Combinado


O acrscimo de potncia alcanado em um ciclo combinado , em geral, da ordem de 50 % da potncia da turbina a gs e a eficincia global passa da mdia de 30 % do ciclo simples para valores na faixa de 55 a 60 % em ciclos combinados.
O ciclo combinado possui a elevada temperatura mdia de adio de calor da turbina a gs e a baixa temperatura mdia de rejeio de calor do ciclo de vapor e, portanto, uma eficincia mdia maior do que qualquer um dos ciclos teria individualmente.

Potencia gerada e Energia produzida

Conceitos bsicos de Termodinmica aplicados gerao termeltrica

A potncia gerada e a energia produzida em uma central termeltrica, dependem de vrios fatores. Destacam-se, dentre as variveis usualmente medidas na prtica, a presso e a temperatura. Mas, como se ver, a relao no linear, nem facilmente colocada em termos de equao.

Conceitos bsicos de Termodinmica aplicados gerao termeltrica


Para seu entendimento, necessrio enfocar alguns conceitos fundamentais da gerao termeltrica e os principais ciclos termodinmicos bsicos (tericos e prticos) sobre os quais esta gerao se baseia. Aqui sero enfocadas os principais tipos de termeltricas e os ciclos termodinmicos nos quais se baseiam seu funcionamento terico: Termeltricas a vapor: ciclo a vapor (Rankine) Termeltricas gs: ciclo a ar (Brayton) Motores: ciclo a ar (Diesel, Otto)

Conceitos bsicos de Termodinmica aplicados gerao termeltrica


Potncia extravel de uma mquina trmica Para qualquer ciclo que venha a ser analisado. Para um sistema trmico ideal, sem perdas, essa potncia, em kW, pode ser calculada, por: P m(h h )
1 2

em que: P a potncia disponvel; m a massa de fluido passando pela transformao trmica, por unidade de tempo, em kg/seg, e h a entalpia especfica do fluido, dada em kJ/kg, sendo h1 a entalpia na entrada da mquina trmica e h2 a entalpia na sada da mquina trmica. Em sua forma geral, a entalpia, dada por: p ou seja, a soma da energia interna do
h

fluido, com a relao entre a presso a que est submetido e sua densidade .

Conceitos bsicos de Termodinmica aplicados gerao termeltrica


Potncia extravel de uma mquina trmica O processo, na prtica, submetido a perdas, e o trabalho realmente obtido menor que o terico. O efeito dessas perdas, que leva introduo do conceito de rendimento, pode ser verificado, por exemplo, na figura abaixo, que apresenta o diagrama de Mollier (entalpia x entropia) do vapor dgua.

Conceitos bsicos de Termodinmica aplicados gerao termeltrica


Conceito de rendimento A partir do diagrama e da expresso da potncia, tem-se: Preal = Ptil = m x (h1-h2) Pdisponvel = P = m x (h1-h2) Define-se o rendimento:
h1 h2' h1 h2
Da:

Pu P m Y m ( h1 h2 )

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


O desempenho das termeltricas a vapor pode ser avaliado atravs dos ciclos termodinmicos do vapor dgua, cujas caractersticas so usualmente apresentadas em diagramas de estado, como o de Mollier (entalpia x entropia) ou outros similares, como o de temperatura x entropia.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor

O ciclo terico fundamental aplicvel s termeltricas a vapor aquele de Carnot e o ciclo base para as aplicaes prticas, nesse tipo de gerao termeltrica, o Rankine.
As principais relaes deste ltimo ciclo com uma central termeltrica a vapor so apresentadas a seguir, para sistemas sem e com superaquecimento do vapor, respectivamente.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


CALOR 3 CALDEIRA T

3 2 TURBINA 2 4 1 CONDENSADOR BOMBA a CALOR b S 1 4

Ciclo Rankine sem superaquecimento do vapor


1-2: Bombeamento adiabtico reversvel (dQ=0) 2-3: Troca de calor a presso constante na caldeira 3-4: Expanso adiabtica reversvel, na turbina (dQ=0) 4-1: Troca de calor a presso constante, no condensador

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


CALOR 3 CALDEIRA
Superaquecedor

3'

TURBINA 2 4 1 CONDENSADOR BOMBA CALOR

Ciclo Rankine com superaquecimento do vapor

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


CALOR 3 CALDEIRA
Superaquecedor

3'

TURBINA 2 4 1 CONDENSADOR BOMBA CALOR

Com relao aos ciclos e figuras apresentados, ressalta-se: - a rea hachuriada representa o trabalho desenvolvido no ciclo. - a rea delimitada pela curva superior do ciclo e o eixo das entropias (a23ba, no primeiro caso, e a233ba, no segundo caso) representam o calor transferido ao fluido. - a rea delimitada pela curva inferior do ciclo e o eixo das entropias (a14ba, no primeiro caso e, a14ba no segundo) representa o calor transferido do fluido para o ambiente.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


O ciclo Rankine, escolhido como o ideal representativo da central termeltrica a vapor, apresenta duas caractersticas importantes que o relacionam com o ciclo ideal: Antes do processo de bombeamento, efetuada a transformao em lquido. Na prtica o que deve ser feito, pois no existe equipamento que aumente a temperatura e ao mesmo tempo transforme essa mistura em lquido apenas; Com superaquecimento, o calor transferido antes de se efetuar a expanso (queda de presso), que o que se pode fazer na prtica. As variveis de controle (sobre as quais se atua para melhorar o desempenho) so, como j se viu, a presso e a temperatura, cujo efeito verificado a seguir.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


Efeito de: Aumento da temperatura na entrada da turbina (superaquecimento) Conforme aumenta o rendimento, aumenta tambm o ttulo (porcentagem de gua no estado gasoso) do vapor na sada da turbina. Cuidado a ser tomado: o material pode no suportar altas temperaturas. Aumento da presso mxima do vapor (e consequente aumento na temperatura) Nesse caso, o trabalho lquido tende a permanecer o mesmo e o calor rejeitado diminui, aumentando o rendimento.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor

Na prtica, com base no ciclo enfocado, diversas providncias podem ser tomadas para melhorar o desempenho da gerao termeltrica apoiada no ciclo de Rankine.
As mais comuns so o reaquecimento e a regenerao, exemplificadas a seguir.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


O ciclo a vapor com reaquecimento Utiliza-se reaquecimento em um ciclo para tirar partido das vantagens do uso de presses mais altas e evitar umidade excessiva nos estgios de baixa presso da turbina. A figura apresenta exemplo com reaquecimento simples.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


O ciclo a vapor com regenerao A figura apresenta exemplo de ciclo com regenerao da gua de alimentao.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


O ciclo a vapor com reaquecimento e regenerao

Na gerao termeltrica prtica comum o uso, mais de uma vez, de circuitos de reaquecimento e regenerao combinados.
Visando sempre melhorar o desempenho global, muitas vezes se divide o sistema em mdulos, como, por exemplo, utilizando-se turbinas de alta presso (expandindo o vapor at mdia presso) em cascata com turbinas de mdia presso (expandindo at baixa presso) e de baixa presso (expandindo at a presso de vapor para o processo).

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a vapor


Afastamento dos ciclos reais em relao aos ideais

Nos ciclos reais, devem ser consideradas as perdas. As principais so: perdas na tubulao por atrito e transferncia de calor ao meio envolvente; perdas de carga na caldeira; perdas na turbina e na bomba, representadas pelo rendimento desses equipamentos; perdas no condensador (problemas anlogos s perdas na tubulao).

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs e Motores


Muitos aparelhos, como a turbina a gs, o motor diesel e o motor de ignio de automvel usam gs como fluido de trabalho. Durante a combusto, o fluido de trabalho se altera, mudando, de mistura de ar e combustvel para produtos de combusto. Estes aparelhos de combusto interna, nos quais o fluido de trabalho no passa por um ciclo termodinmico completo, operam segundo o chamado ciclo aberto. Para fins de anlise, no entanto, podem ser utilizados ciclos fechados que, mediante algumas hipteses, so boas aproximaes dos ciclos abertos.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs e Motores


Uma das aproximaes, bastante vlida para o entendimento qualitativo do processo, a utilizao do ciclo ideal a ar, baseada nas seguintes hipteses: uma massa fixa de ar o fluido de trabalho em todo o ciclo e o ar sempre tratado como gs perfeito. No h processo de entrada e sada de massa; o processo de combusto substitudo por processo de transferncia de calor ao meio envolvente (em contraste com sada e entrada no motor real); todos os processos so internamente reversveis; considera-se que o ar tem calor especfico constante.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs e Motores


Os principais ciclos termodinmicos a ar so o ciclo padro de Carnot, o de Otto, o Diesel, o Ericsson, o Stirling e o Brayton. As diferenas entre eles devem-se aos processos diferentes para ir de um estado a outro e incorporao de regenerao. Destes, apenas o ciclo Brayton e o ciclo Diesel sero enfocados aqui, pois conseguem adequar-se melhor ao entendimento da aplicao prtica da gerao termeltrica por turbinas gs e por motores diesel, respectivamente.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


.
O ciclo Brayton o ciclo ideal para representao da turbina a gs simples .

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


Neste ciclo, o rendimento dado por:
T 1 T 1 1 1 T2 ( P2 / P1 ) ( k 1) / k

sendo, ento, funo da relao de presso isoentrpica: p2/p1.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


.

A turbina a gs real difere da ideal pelas irreversibilidades na turbina e no compressor e pelas perdas de carga nas passagens de fluido e na cmara de combusto (ou trocadores de calor, no caso do ciclo fechado).
Alm disso, h uma grande quantidade de trabalho realizada no compressor (pode estar na faixa de 40 a 80% da potncia desenvolvida na turbina).

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


O ciclo simples de turbina a gs com regenerador
Como T4 > T2 , o calor pode ser transferido dos gases de descarga (na sada da turbina, temperatura T4) para os gases de alta presso que deixam o compressor. Se isso for feito em trocador de calor de contracorrente (regenerador), ento a temperatura Tx (na entrada da cmara de combusto e no caso ideal) pode ser igual a T4. T4 > T2 a condio para que acontea regenerao, o que resultar em aumento do rendimento do ciclo.

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


.
y C mara de combusto 4 1 Compr. 2 Regenerador x 3 Turbina liq

Ciclo simples de turbina a gs com regenerador

Potencia gerada e Energia produzida Termeltricas a gs Ciclo Brayton


.

Regeneradores utilizados em vrios estgios

Potencia gerada e Energia produzida Motores Ciclo Diesel


O ciclo padro de ar de Diesel

Potencia gerada e Energia produzida Motores Ciclo Diesel


o ciclo ideal aplicvel ao motor diesel, tambm chamado motor de ignio por compresso. Com relao ao ciclo real, os processos de descarga e admisso so aqui substitudos por uma rejeio de calor a volume constante no ponto morto inferior, 4 - 1. O rendimento dado por:
QL Cv ( T4 T1 ) T1( T4 / T1 1) T 1 1 1 QH C p ( T3 T2 k .* T2 ( T3 / T2 1)

em que: k a relao de calores especficos (a presso e Cp volume constantes):


k CV

Potencia gerada e Energia produzida Motores Ciclo Diesel


No ciclo Diesel a relao de compresso isoentrpica:
V1 V2

maior que a relao de expanso isoentrpica:


V4 V3

Termeltrica Nuclear Angra dos Reis

Termeltrica Carvo

Termeltrica a Vapor Usina Sucro Alcooleira

Usina a Gs Ciclo Aberto

GOV.LEONEL BRIZOLA (ex-Termorio) 1036 MW (3 blocos)


Localizao: Duque de Caxias - RJ

69

FERNANDO GASPARIAN (ex-N.Piratininga) 370 (560) MW


Localizao: So Paulo - SP

70

MRIO LAGO (ex-Termomaca) 929 MW

Localizao: Maca - RJ
71

Potrebbero piacerti anche