Sei sulla pagina 1di 22

Revis o

PRONOMES
CONCEITO E CLASSIFICAO

Pronome a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o pessoa do discurso.

PRONOMES PESSOAIS

Os pronomes pessoais substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Eles dividem-se em: retos, oblquos e de tratamento.

PESSOAS DO DISCURSO 1 pessoa singular 2 pessoa do singular 3 pessoa do singular 1 pessoa do plural 2 pessoa do plural

RETOS

OBLQUOS

Eu Tu

Me, mim, comigo. Te, ti, contigo.

Ele/ela

O, a, lhe, se, si, consigo.

Ns Vs

Nos, conosco. Vos, convosco.

3 pessoa do plural

Eles/elas Os, as, lhes, se, si, consigo.

FORMAS PRONOMINAIS
Os pronomes o, a, os, as quando associados a verbos terminados em R, S ou Z, assumem as seguintes formas: LO, LAS, LOS, LAS. Ex: Anotar + o anot-lo Anotamos + a anotamo-las Fez + a f-las

Quando associados a verbos terminados em som nasal, adquirem as seguintes formas: NO, NA, NOS, NAS. Ex: Enviaram + o enviaram-no Levaram + a levaram-na Do + os do-nos

PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO Os pronomes de tratamento so usados no trato cerimonioso ou formal. PRONOMES Voc Senhor (a) Vossa Senhoria ABREVIATURAS V. Sr. Sra. V.S. USADOS PARA Tratamento familiar No tratamento respeitoso s pessoas que se mantm um certo distanciamento. Pessoas de cerimnia, principalmente em correspondncias comerciais. Altas autoridades: presidentes da Repblica, senadores, deputados.

Vossa Excelncia

V.Ex.

Vossa Eminncia
Vossa Alteza Vossa Santidade

V.Em.
V.A. V.S

Cardeais
Prncipes e duques O Papa

Vossa Majestade V.M.

Reis e rainhas

H seis tipos de pronomes


Pessoais - pessoais do caso reto - pessoais do caso oblquo - pessoais de tratamento. Possessivos; Demonstrativos; Indefinidos; Interrogativo e Relativos.

PRONOMES POSSESSIVOS
So aqueles que se referem s pessoas gramaticais e do a idia de posse. Exemplos: No durma na minha cama. A nossa televiso quebrou novamente.

PESSOAS DO DISCURSO
1 pessoa singular 2 pessoa singular 3 pessoa singular 1 pessoa plural 2 pessoa plural

PRONOMES POSSESSIVOS

Meu, minha, meus, minhas. Teu, tua, teus, tuas. Seu, sua, seus, suas. Nosso, nossa, nossos, nossas. Vosso, vossa, vossos, vossas.

3 pessoa plural

Seu, sua, seus, suas.

Os pronomes possessivos, em certas ocasies, podem ser substitudos por pronomes oblquos equivalentes: Minha(s) me Tua(s) te Sua(s) lhe(s) Exemplo: O suco de uva manchou-me a camiseta. (O suco de uva manchou a minha camiseta.)

Pronomes Demonstrativos
Pronomes Demonstrativos so palavras que indicam a posio de um ser, no espao ou no tempo, em relao s pessoas do discurso. Posio no espao: Esta caneta minha. Esta indica que a caneta est prxima da pessoa que fala. Esse carro no o teu? Esse indica que o carro est prximo da pessoa que ouve. Aquele livro no pode ficar l na mesa. Aquele est distante de quem fala e de que ouve.

Posio no tempo:
Esta semana comprei meu carro. Esta se refere semana presente, atual. Esse ms batemos nossas metas. Esse se refere a um passado prximo. Aquele ms foi pssimo para o comrcio. Aquele se refere a um passado mais distante.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS
VARIVEIS INVARIVEIS

Este, esta, estes, estas.

Isto

Esse, essa, esses, essas.

Isso

Aquele, aquela, aqueles, Aquilo aquelas.

Pronomes Indefinidos
Pronomes Indefinidos so palavras que se referem terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada. Exemplo: Algum perguntou por voc. Muitos assistiram ao espetculo.

Pronomes indefinidos
Variveis Invariveis

algum, nenhum, todo, muito pouco, certo, outro, quanto tanto, vrios, diversos, um...

Algo, algum nada, ningum tudo, cada...

Pronomes Interrogativos
Pronomes Interrogativos so aqueles usados na formulao de perguntas diretas ou indiretas. Assim como os indefinidos, referem-se terceira pessoa do discurso. So eles: que, quem, qual, quanto... Exemplos: Quem voc? Qual seu nome? Ela quer saber quantos anos voc tem.

Pronomes Relativos
So pronomes relativos aqueles que representam nomes j mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Exemplo: O livro que estou lendo muito bom. Pronomes relativos:
Variveis o qual, cujo, quanto Invariveis que, quem, onde

Fonte e recomendao
www.jurisway.org.br/v2/fimdocurso.asp?id_curso= 610&tipocurso=JurisSimples Recomendo acessar a fonte indicada acima e estudar os exerccios propostos. Vale a pena.

Bons estudos!!!
Professora Apolnia

Potrebbero piacerti anche