Sei sulla pagina 1di 23

BIBLIOTECAS NA NUVEM:

o uso da computao em Nuvem em

bibliotecas

Luziane Graciano Martins


Orientador: Prof. Dr. Rafael Port da Rocha

Coorientador: Thiago Kern Copetti

Motivao

O processo de informatizao da biblioteca assume novas caractersticas e possibilidades, com solues trazidas pela grande rede e com a Computao em Nuvem Cloud Computing;
A obsolescncia dos recursos tecnolgicos de informao e comunicao num curto espao de tempo; Avano da Tecnologia da Informao (TI), que favoreceu profundas mudanas na forma como as organizaes gerenciam seus dados. Os PIs so desafiados a encontrar solues para o grande fluxo informacional; O crescente aumento de informaes em formato eletrnico/digital e a expanso dos modelos de repositrios banco de dados virtuais trazem indagaes sobre como ser o futuro da informao;

Questo da pesquisa

Quais os rumos que as bibliotecas esto seguindo quanto ao uso da computao em Nuvem na disponibilizao de seus recursos e servios, e quais benefcios advm dessa tecnologia?

Objetivos

Geral Investigar as perspectivas e possibilidades do uso da Computao em Nuvem - Cloud Computing - e a insero dessa

nova tecnologia em bibliotecas.

Especficos

a) INVESTIGAR a computao em Nuvem como uma soluo consolidada; b) EXAMINAR as possibilidades de aplicao dos servios em Nuvem para bibliotecas; c) EXPLORAR o uso da computao em Nuvem em bibliotecas; d) INVESTIGAR o cenrio brasileiro com relao computao em Nuvem em bibliotecas.

Contextualizao terica

Procedimentos metodolgicos
Metodologia

de cunho qualitativo Pesquisa bibliogrfica Instrumento de pesquisa: Foi construdo o quadro como instrumento de coleta e anlise de dados, a fim de responder e dar norte a pesquisa. No quadro so apresentadas as questes a serem investigadas a partir dos objetivos especficos, seguidos das fontes de informao que subsidiam essas indagaes com intuito de contemplar cada objetivo proposto na pesquisa.

Procedimentos metodolgicos (Cont.)


Foram

selecionadas bases de dados on-line da rea de Cincias da Informao: RABCI, BRAPCI, EBSCO HOST, E-LIS e LISA Portal da Capes, alm de outros repositrios digitais e sites localizados atravs do motor de busca Google acadmico.
foram estabelecidos critrios de localizao geogrfica ou de lngua. Optou-se por uma busca geral, no restringindo-a por refinamento. Os resultados referentes a Cloud foram ordenados perodo de 2008 2012.

No

Anlise dos Dados


Computao

em Nuvem:

Modelo de entrega, partilha e terceirizao de recursos de computao a nvel mundial. Opo virtual de processamento e armazenamento de dados fora do ambiente corporativo, em estruturas conhecidas como datacenters, onde os servios so alocados conforme demanda, pagando apenas pelo uso. O acesso remoto por qualquer dispositivo conectado a internet.

Anlise dos dados (cont.) A computao em Nuvem:


Apresenta-se como uma soluo consolidada com modelos de servios (SaaS, PaaS, IaaS) e de implementao (N. Privada, N. Comunitria, N. Pblica, N. Hibrida) bem definidos. O datacenter na Nuvem se apresenta como uma soluo vantajosa. Recursos fixos, infraestrutura fixa. Recursos subutilizados.

Anlise dos dados (Cont.)


O

e-book e a Nuvem:

No mbito das bibliotecas a Nuvem tem como principal combustvel o e-book, nova realidade literria, na implantao de um novo sistema universal e onipresente de acesso remoto. Com a popularizao dos tablets e ereaders, um s livro passa a ser emprestado para vrios usurios, revolucionando a disponibilizao da informao. O e-book se apresenta nesse cenrio como ferramenta tecnolgica de apoio a disseminao da informao e do conhecimento e no como ameaa.

Anlise dos Dados (Cont.)


Biblioteca

na Nuvem:

So acervos e aplicativos mantidos em datacenters terceirizados, que no ocupam espao nos terminais e servidores locais.

Permite acesso remoto das informaes, fornecendo os mesmos servios de um sistema operacional interno, mas em um ambiente virtual.

Anlise dos dados (Cont.)


Evoluo dos suportes tecnolgicos

Anlise dos dados (Cont.)


Motivos

para biblioteca estar na Nuvem:

Um novo modelo cujo foco est no usurio e na capacidade de armazenamento de dados, com funes e servios na web. Liberao do profissional para a inovao; Modelo de acesso ilimitado aos usurios: de qualquer dispositivo, de qualquer lugar a qualquer momento;
Flexibilidade e escalabilidade, uso conforme a demanda, pagando por unidades consumidas; Reduo de custos;

Anlise dos dados (Cont.)


Motivos

para biblioteca estar na Nuvem:

Hospedagem favorece solues par a falta de conhecimento tcnico; Possibilidades de acesso compartilhado em rede eliminando a replicao, duplicao de documentos de formato impresso ou digital. Acesso remoto, garantindo tambm que os dados colocados na Nuvem sejam preservados alocados em datacenters localizados em regies geogrficas distintas.

Constante atualizao com garantia de backups dirios.

Anlise dos dados (Cont.)


Bibliotecas que esto na Nuvem:
Biblioteca Municipal de Palo Alto; Hillsborough da Nova Jersey; Biblioteca Pblica de Los Angeles;

HathiTrust;
Biblioteca do Congresso dos EUA.

Anlise dos dados (Cont.)

Solues em Nuvem para bibliotecas:


Ex Libris Alma: Partilhamento de dados, colaborao entre bibliotecas. OCLC: Gerenciamento de servios de forma cooperativa (aquisio, catalogao, circulao entre outros). Chromebooks: Computador porttil da Google para emprstimo. 3M e OverDrive: Gesto de aplicativos para emprstimo de ebooks.

BiblioShop: Software livre rodado inteiramente na Nuvem.


Control: Servios para rea de biblioteconomia e arquivologia. A partir do software ABCD desen. servio Cloud , o sistema Sute Saber.

Anlise dos dados (Cont.)


Cenrio

brasileiro:

Um dos fatores que esto favorecendo a concepo de biblioteca na Nuvem a lei n 12.244 sancionada em 2010, pelo Presidente do Brasil Luiz Incio Lula da Silva, determina que todas as instituies de ensino, devem disponibilizar, no mnimo, um ttulo para cada aluno matriculado em bibliotecas escolares at 2020.
Alguns bibliotecrios brasileiros j comentam sobre a importncia e relevncia da tecnologia para as bibliotecas.

Concluses
Atuao

profissional:

Desafio de ser levado a buscar inovao, adaptar-se a realidade ciberntica, desde emprstimos virtuais at o de servios em ambiente web. Capacidade de lidar e de se adaptar as diversas realidades, visando o aprimoramento dos seus servios para bem atender a comunidade.

Concluses (Cont.)
As

bibliotecas tem investido em recursos tecnolgicos para atender as necessidades de informao dos usurios, de forma dinmica e atualizada. computao em Nuvem surge como possibilidade de enriquecer o fazer biblioteconmico na web avaliando a sua atual prtica e estrutura a fim de proporcionar a viso de seus sistemas de uma nova perspectiva.

Concluses (Cont.)

Seja no trabalho coletivo ou individualizado a cloud se apresenta como uma ferramenta inovadora:
Participao plena na web junto aos motores de busca. Maior visibilidade e acessibilidade das colees pelos usurios. Diminuio da duplicao de esforo da rede tcnica de servios e gerenciamento de coleo. Consrcio entre bibliotecas para melhorar os nveis de servio. Liberao do bibliotecrio da execuo de aplicativos/infraestrutura, investindo seu tempo em inovao. As desvantagens da Nuvem por ser totalmente web com espelhamento das informaes localmente.

Recomendaes
Examinar

o impacto da computao em Nuvem aliada aos e-books nas bibliotecas universitrias. os bibliotecrios esto vendo o futuro a partir Cloud computing? estudo sobre a aplicao SaaS na reduo de custos na operao e manuteno de servios em bibliotecas.

Como

Um

http://ipu.ac.in/ical2013/index.htm

BIBLIOTECAS NA NUVEM:

o uso da computao em Nuvem em


bibliotecas

Luziane Graciano Martins


Orientador: Prof. Dr. Rafael Port da Rocha

Coorientador: Thiago Kern Copetti

Potrebbero piacerti anche