Sei sulla pagina 1di 26

No mbito da disciplina de Economia iremos apresentar um trabalho sobre a Sociedade de Consumo onde por sua vez iremos abordar

temas tais como o Consumerismo e os respectivos deveres e diretos dos consumidores.

A sociedade de Consumo
A sociedade de consumo vende a satisfao dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os querer (e consumir) sempre mais.

Consumismo
A um conjunto de comportamentos e atitudes susceptveis de conduzir a um consumo sem critrios, compulsivo, irresponsvel e perigoso designa-se consumismo.

O consumismo outra caracterstica da sociedade contempornea que produz impactos preocupantes sobre o ambiente natural e construdo.

A sociedade capitalista industrial criou o mito do consumo como sinnimo de bem-estar e meta prioritria do processo civilizatrio.

Praticar o consumo consciente consiste numa atitude de liberdade de escolha e de protagonismo da prpria existncia. uma tomada de posio clara, democrtica e tica.

Esse mesmo consumo consciente ir fatalmente gerar uma reflexo onde esta dever gerar pelos consumidores uma cadeia de estmulos que

ir contagiar positivamente as empresas assim como os seus funcionrios, famlia, colegas e amigos.

Consumerismo e a Responsabilidade social dos consumidores


Consumerismo uma atitude de cidadania que se caracteriza por um consumo racional, responsvel que tem em conta as consequncias econmicas, sociais, culturais e ambientais do acto de consumir.

O consumerismo pretende : Criar o equilbrio entre consumidores, produtores e distribuidores; Participar nas decises econmicas e sociais que afectam os consumidores; Intervir no sentido da preservao do meio ambiente; Informar e proteger o consumidor.

Direitos dos Consumidores


Direito proteco dos direitos econmicos; Direito informao para o consumo; Direito formao e educao para o consumo; Direito preveno e reparao dos prejuzos; Direito qualidade dos bens e servios; Direito proteco da sade e segurana; Direito representao e consulta; Direito proteco jurdica e a uma justia acessvel e pronta.

Deveres dos consumidores


Dever de conscincia crtica Dever de agir Dever de preocupao social Dever de conscincia ambiental Dever de solidariedade

A defesa dos consumidores em Portugal e na U.E.


Os consumidores procuram bens que as empresas oferecem, mas necessitam de uma proteco contra negcios abusivos.

Para esse mesmo efeito, foram criadas instituies e leis de defesa do consumidor, como o Instituto do Consumidor, Centros Autrquicos de Informao, Delegaes Regionais do Ambiente e Recursos Naturais.

Os Dez Princpios
1. Compre o que quiser, onde quiser

2 . Se no funciona, devolva

3. Elevadas normas de segurana para bens alimentares e outros bens de consumo

4. Saiba o que come

5. Os contractos devem ser justos para os consumidores

6. Por vezes, os consumidores podem mudar de ideias

7. Facilitar a comparao de preos

8. Os consumidores no devem ser induzidos em erro

9. Proteco durante as frias

10. Vias de reparao eficazes em caso de litgios transfronteirios

Concluso
Os hbitos consumistas so cada vez maiores na nossa sociedade, o consumismo traduz-se muitas vezes por comprar aquilo que no se precisa com o dinheiro que no se tem o que conduz ao chamado endividamento de que tanto ouvimos falar, este fenmeno ocorre muitas vezes devido s facilidades de crdito que as instituies financeiras concedem sem colocar quaisquer entraves, com taxas de juro altssimas .Contudo, e postos todos os factores que influenciam ou tentam influenciar o consumidor, no se pode atribuir a culpa de termos uma sociedade consumista publicidade nem ao marketing que incentivam a tal comportamento, estes hbitos ficam muito mais a dever formao da sociedade pois eles so mais caractersticos de umas culturas que de outras que foram orientadas para evitar este tipo de comportamentos nocivos para a sociedade.

Bibliografia
http://blogdogustavobezerra.blogspot.pt/2009/09/sociedade-doenca-do-consumo-desenfreado.html http://www.jornallivre.com.br/314172/o-que-e-sociedade-de-consumo-ou-consumismo.html http://msgdeluz.blogspot.pt/2012/09/consumismo.html http://www.slideshare.net/Taliban_0T/consumismo-e-consumerismo http://pt.scribd.com/doc/97180605/16/A-defesa-dos-consumidores-em-Portugal-e-na-Uniao-Europeia http://www.netconsumo.com/2007/05/dez-princpios-bsicos-para-defesa-do.html

- Manual Escolar

Realizado por :

Potrebbero piacerti anche