Sei sulla pagina 1di 35

Educao na Gesto Ambiental da BR-116/392

Referncias para execuo do PEA


PBA
Objetivo geral: Segundo o Plano Bsico Ambiental da duplicao da BR-392, o Programa de Educao Ambiental tem por objetivo geral, informar e sensibilizar a sociedade como um todo a respeito da sua relao com o meio ambiente, buscando a compreenso da interdependncia entre os seus diversos componentes e da possibilidade de uso sustentvel dos recursos naturais. O programa visa tambm implementao dos Programas Ambientais referentes obra de duplicao da BR-392 com a participao da comunidade em geral da rea de influncia do empreendimento e da equipe de colaboradores e tcnicos da obra, no que se refere a cuidados com o meio ambiente.

Objetivos especficos:
Divulgar os princpios da Educao Ambiental atravs da mdia disponvel na Comunidade e de agentes capacitados; Produzir e distribuir material didtico e informativo; Promover palestras para a comunidade e escolas, tratando dos temas socioambientais; Discutir e incentivar formas de comportamento pessoal e social que levem ao crescimento do indivduo, como pessoa e membro de uma comunidade; Discutir e incentivar formas para a utilizao correta dos recursos naturais; Divulgar os aspectos ambientais associados ao empreendimento; Difundir conhecimentos especficos, instrumentalizando a populao local para uma atuao scio-ambiental mais incisiva e participativa; Executar atividades educativas com grupos de alunos, educadores, moradores das reas rurais e urbanas e colaboradores das obras, estimulandoos a tornaremse agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Referncias para alm do PBA


Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA Lei 9795/1999); Tratado de EA para Sociedades Sustentveis e de Responsabilidade Global; ProNEA; Educao Para a Gesto Ambiental Pblica; Educao Ambiental Crtica;

Educao ambiental
A educao ambiental no Brasil se volta para a formao humana. O que significa dizer que a esta cabe o conhecimento (ecolgico, cientfico e polticosocial) e o comportamento, mas, para que isso ocorra, deve promover simultaneamente: A participao ativa das pessoas e grupos na melhoria do ambiente; A autonomia de grupos sociais na construo de alternativas sustentveis; O amplo direito informao como condio para a tomada de deciso; A mudana de atitudes; A aquisio de habilidades especficas; A problematizao da realidade socioambiental. (LOUREIRO, 2012, p. 84).

Educao Para Gesto Ambiental Pblica


Meio ambiente como fruto do trabalho dos seres humanos conectando o meio natural e o social; A gesto ambiental como um processo de mediao de conflitos e interesses; Criar condies para a participao poltica cidadania ambiental; Art. 225 meio ambiente equilibrado como um direito; Leis, instrumentos e polticas ambientais como expresso de um processo democrtico de interao entre o poder pblico e a sociedade civil.

Educo Ambiental e Cidadania


Tendo como referncia as orientaes da PNEA e tambm as diretrizes do IBAMA a elaborao e execuo do Programa de Educao Ambiental (PEA) deve pautar-se pedagogicamente pelos princpios da participao e da socializao de informaes, no sentido de construir uma cultura cidad, cujo ponto de partida que a consolidao e o avano das aes que visam a preservao e o equilbrio ambiental dependem fundamentalmente de uma apropriao pblica dessas ferramentas pelos diferentes atores sociais que constituem o ambiente.

A construo do ato pedaggico


No caso de um empreendimento rodovirio, a populao mais atingida pelo empreendimento consiste basicamente nas comunidades lindeiras rodovia, sendo que muitas vezes a realidade social bastante heterognea. Nesse sentido, o desenvolvimento das atividades de educao ambiental deve estar fundamentado em um processo de diagnstico social de toda a rea de influncia do empreendimento. Para tanto, tomamos como referncia o que Quintas (2009) denomina de construo do ato pedaggico, sendo um processo que vai do planejamento at sua realizao (QUINTAS, 2009, 68).

Diagnstico
Insero nas comunidades, mapeamento das lideranas e escolas; 20 escolas na rea de influncias; Percepo de que as escolas so centros de referncia para as comunidades; Visita todas as escolas antecedendo as aes; Desenvolver atividades sistemticas com todos os segmentos;

Abordagem
Apresentar a Gesto Ambiental da BR-116/392 como uma decorrncia do licenciamento; O marco legal do licenciamento (Lei 6938/1981); As aes desenvolvidas pelos programas ambientais como forma de manejar os impactos ao meio ambiente (eficincia da gesto ambiental e compromisso do DNIT em cumprir a legislao com critrio e qualidade); Contextualizar a emergncia da EA e do Movimento Ambientalista no bojo de uma crise ambiental de propores civilizatrias.

Resultados parciais
Foram desenvolvidas aes em 20 escolas pblicas do municpio de Rio Grande; Foram envolvidos aproximadamente 4 mil estudantes; Aproximadamente 250 professores participaram de atividades de formao; Foram realizadas atividades com aproximadamente 250 trabalhadores Ao todo foram aproximadamente 220 atividades educativas.

Avaliaes quantitativas e qualitativas


Resultados das Fichas de Avaliao Individual
Itens de Avaliao Proposta da atividade e seus objetivos Informaes e dados fornecidos Linguagem utilizada pelos moderadores/facilitadores Tempo de durao Abordagem e foco dos contedos Materiais utilizados Esclarecimento de dvidas e questionamentos timo 97,43% 92,30% 92,30% 74,35% 91,01% 89,73% 94,88% Bom 2,57% 7,70% 7,70% 24,36% 7,70% 8,98% 5,12% 1,29% 1,29% 1,29% Regular Ruim

Formulrio de avaliao coletiva Que bom Que pena Que tal

Materiais Educativos

Potrebbero piacerti anche