Sei sulla pagina 1di 130

Introduo a teologia

O Ser de Deus e Seus Atributos

Sim, um minsculo gro de areia!


No se trata de complexo de inferioridade, mas, sim, conhecimento de si prprio e de Deus, que nos habilita a nos colocarmos em nosso devido lugar. O salmista disse: Que o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem para que o visites? (Sl 8.4). Faz-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual , para que eu sinta quanto sou frgil (Sl 39.4). Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e to maravilhoso fui feito; maravilhosa so as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. E quo preciosos me so, Deus, os teus pensamentos! Quo grandes so as somas deles! Se as contasse, seriam em maior nmero do que a areia... (Sl 139. 14,17-18).

Certo dia um sbio perguntou ao discpulo o que ele mais gostava na sua sala. O aluno esperto apontou para uma taa de ouro e marfim, que devia custar uma fortuna. Pois bem, pegue-a, disse o sbio. O jovem, sem esperar uma segunda ordem, agarrou firmemente a jia com a mo direita. No a solte de jeito nenhum, ouviu bem?, recomendou com certa dureza. Depois acrescentou: No h nenhuma outra coisa que voc tambm goste?. O discpulo admitiu que a bolsa com dinheiro e moedas de ouro sobre a mesa lhe atraa. sua, pegue", ordenou-lhe o sbio. O rapaz segurou com fervor bolsa com a mo esquerda. E agora?, perguntou o rapaz com um certo nervosismo. O sbio respondeu: Agora se coce!. Frustrado, o jovem precisou soltar o que segurava. Moral da histria: Existem momentos preciosos em que necessrio coar-se, acariciar, abraar nesses instantes, o ouro no tem valor algum.

ESSNCIA OU NATUREZA DE DEUS


Quando falamos em essncia de Deus, queremos significar tudo o que essencial ao Seu Ser como Deus, isto , substncia e atributos. Substncia de Deus: 1) H duas substncias: matria e esprito. 2) Deus uma substncia simples: A substncia de Deus puro esprito, sem mistura com a matria (Jo.4:24). Atributos de Deus: Sua substncia Esprito e Seus atributos so as qualidades ou propriedades dessa substncia. Atributos a manifestao do Ser de Deus.

Os Atributos de Deus
Definio de Atributos Os atributos so qualidades, propriedades, virtudes ou perfeies de uma pessoa particular ou de um ser. Como Deus um ser, ele possui qualidades ou caractersticas que fazem com que ele seja o que . Berkhof define atributos como sendo as perfeies atribudas ao Ser Divino nas Escrituras, ou as visivelmente exercidas por Ele nas obras da Criao, Providncia e Redeno.

O que os atributos de Deus revelam?


1. O seu Ser Em teologia diz-se que os atributos de Deus so o prprio Deus segundo ele se nos revela. No errado dizer, contudo, que a essncia de Deus se encontra em cada um dos seus atributos. 2. O seu Carter Embora o conhecimento de Deus seja proporcional ao que ele se revela de si, os atributos revelam como Deus , e o seu carter. As escrituras revelam a mente de Deus, abrem os nossos olhos para que o vejamos de maneira correta.

Deus Incompreensvel mas Cognoscvel


Deus conhecido at onde ele mesmo se revela. Contudo, no seu ser mais interior Deus incompreensvel, porque no o conhecemos perfeitamente. Devemos ter em mente trs perguntas. 1. Quem Deus? 2. Qual a natureza da sua constituio ntima? 3. O que o faz ser o que ? O finito no pode compreender o Infinito. J 11.7; Joo 17.3; 1 Jo 5.20

Lutero falou muito do Deus Absconditus, para distingui-lo do Deus Revelatus. Mesmo o Deus revelado, s vezes, permanece escondido porque no podemos conhecer exaustivamente sobre ele. Calvino achava que para o homem impossvel conhecer a Deus em suas profundezas. A teologia reformada afirma que Deus pode ser conhecido, mas que impossvel ao homem ter um conhecimento exaustivo dele. Somente um igual pode conhecer o outro exaustivamente.

Classificao dos Atributos de Deus


Vrias classificaes foram sugeridas na histria da teologia sistemtica: 1. Atributos Naturais e Morais 2. Atributos Absolutos e Relativos 3. Atributos Imanentes e Emanentes 4. Atributos Comunicveis e Incomunicveis

Atributos Naturais e Morais


Os naturais so atributos como autoexistncia, simplicidade e infinidade, que no dependem da vontade de Deus. Os morais so atributos como bondade, verdade, misericrdia, justia e santidade, que caracterizam Deus como ser moral. A objeo a esta classificao que todos os atributos so naturais e fazem parte da constituio de Deus.

Atributos Absolutos e Relativos


Os primeiros atributos correspondem a essncia de Deus considerando em si mesmo (auto-existncia, imensido, eternidade e etc.) ao passo que os atributos relativos correspondem essncia divina em relao a criao (onipresena, oniscincia). A objeo a esta classificao que todas as qualidades de Deus tm de algum modo a ver com o mundo que ele criou, embora j existente em Deus antes do mundo ser criado. Todos fazem parte do ser de Deus.

Atributos Imanentes e Emanentes


Os primeiros so atributos (intransitivos) que no se projetam nem operam fora da essncia divina (imensido, simplicidade, eternidade, etc.); os segundos (transitivos) so aqueles que se irradiam e produzem efeitos externos a Deus (onipotncia, benevolncia, justia, etc.) A objeo contra esta classificao que se alguns atributos fossem estritamente imanentes, o conhecimento dos mesmos seria totalmente impossvel.

Atributos Comunicveis e Incomunicveis


Os atributos incomunicveis so aqueles que no encontram analogia no ser humano, e tem a ver com o Ser Absoluto de Deus (autoexistncia, imensido, simplicidade, etc.), apontando para Deus como Deus Absconditus; os comunicveis so os que encontram alguma ressonncia nos seres humanos. Eles so transmitidos, em algum grau, aos seres humanos, e tem a ver com o Ser Pessoal de Deus (poder, amor, bondade, justia, etc.), apontando para o Deus Revelatus que se nos d conhecer mais facilmente.

Atributos incomunicveis so aqueles que distinguem Deus como Deus, sendo mpar naquilo que e faz. Esses atributos so a marca distintiva do Altssimo que o torna absolutamente inigualvel Inicialmente estudaremos quatro atributos incomunicveis de Deus: 1. Espiritualidade; 2. Independncia; 3. Imutabilidade; 4. Infinidade.

Espiritualidade
Deus um ser espiritual, purssimo e infinito. Neste sentido, ele mpar, diferente mesmo dos anjos, que so seres espirituais. Joo 4.24, Hb 1.13-14. Deus um esprito muito diferente dos outros seres espirituais, porque, juntamente com o fato de ser esprito purssimo, ele infinito, imensurvel, onipresente, onipotente, possuindo todos os demais atributos incomunicveis porque um ser eminentemente espiritual.

Os Diversos Modos de Existncia de um Esprito


Esprito Humano

Esprito de Cristo

As almas dos homens so chamadas de espritos (Ec 12.7). Esse esprito humano, a despeito de poder viver desincorporado, todavia, no a expresso do ser humano completo. As Escrituras dizem que o Redentor tem um esprito. Como homem que era, Jesus possua corpo e alma verdadeiramente humanos. Ele possua todas as propriedades de um ser humano, mesmo depois de ressuscitado. Jo 19.30; Lc 24.39 O Salmo 104.4 mostra a espiritualidade dos anjos. Mesmo os anjos cados so seres espirituais. Mc 1.17 Deus o mais espiritual de todos os seres. Como ele excede as criaturas, ele tambm excede em seu modo de ser espiritual, porque o Pai dos espritos (Hb 12.9)

Os anjos so espritos

A Importncia de Deus ser um Ente Espiritual Purssimo


1. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no poderia ser Criador. A matria veio a existir das coisas que no existiam. Toda criao ex-nihilo, isto , veio do nada, ainda que seja prefervel dizer que ela foi feita sem haver qualquer material pr-existente. Somente um esprito infinito poderia criar a matria e os espritos finitos. A matria temporal, assim como os seres espirituais.

2. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no seria Infinito Todos os corpos tem natureza finita. Tudo o que material tem um limite, mesmo o universo que Deus criou. Se tivesse corpo, Deus seria composto por partes, o que traria limites a ele. (2Cr 2.6) 3. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no poderia ser Independente. Se em Deus houvesse qualquer elemento corpreo, Deus dependeria do bom exerccio das partes do corpo para ser o que . Nada houve antes dele, e nada haver depois dele. Ele no depende de nada, mas tudo depende dele. (Is 4.6)

4. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no seria Imutvel. Sua imutabilidade depende de sua simplicidade. Ele imutvel na Sua essncia porque puro Ser espiritual no misturado com partes finitas. Os remidos ficaro imutveis no cu. Eles no tero o seu estado de santidade alterado, porque sero conservados daquela forma pela bondade de Deus. Eles continuaram ainda, l no cu a ter uma natureza mutvel. Mas sero preservados em santidade pelo amor gracioso de Deus. A imutabilidade de essncia pertence somente a Deus porque ele , eminentemente espiritual e, por isso, incriado, independente e poderoso.

5. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no seria Onipresente Ele est acima dos cus e embaixo na terra (Jr 23.24). Se ele tivesse corpo no poderia penetrar todas as coisas, estaria circunscrito a um lugar. 6. Se Deus no fosse um ser espiritual, Ele no seria o Ser Mais Perfeito. Se ele no fosse esprito purssimo, outras de suas criaturas poderiam ser mais perfeitas do que ele. Deus como ser espiritual, no pode ser menos perfeito do que suas prprias criaturas. a sua plena natureza espiritual que lhe d o carter perfeito que tem. Todas as criaturas, mesmo espirituais, so sujeitas a limitaes, imperfeies e mudanas, mas Deus esprito perfeito, no um ser contingente.

Deus um Ser Incorpreo


Deus um Ser Espiritual Purissimo. Ele no tem forma, no mensurvel espacialmente, nem possui qualquer tipo de aparncia. Da a proibio nos mandamentos de se fazer imagens que o representem. (ver Ex 20). Deus pode tomar formas temporariamente, como o fez vrias vezes para comunicar-se com o homem revelacionalmente, seja com o propsito de redeno ou de juzo. Essas formas que Deus assume so chamadas teofanias. Ele assumiu no passado apenas para se fazer conhecido dos homens.

Deus um Ser Invisvel


Deus no possui corporeidade, portanto, ele invisvel. (1 Tm 1.17) Ele no somente invisvel mas tambm imperceptvel, a menos que se comunique com os seres humanos e se faa perceptvel. Ele invisvel porque espiritual. Suas obras so visveis, mas no o seu Ser. Jesus nos mostra o que a sua natureza humana (Lc 24.39), mas ele no poderia dizer o mesmo da sua natureza divina. Deus no pode ser percebido pelo nossos sentidos visuais. (1 Tm 6.16; Jo 5.37)

Deus um Ser Imortal


Em 1 Tm 6.16 l-se que Deus o nico que possui imortalidade. Todos os outros seres, homens e anjos so mortais, isto , so passiveis de serem separados de Deus. Os homens so mortais no somente so separados de Deus por causa dos seus pecados, mas so separados de si mesmo, quando o corpo se separa do esprito. Todavia, Deus no separado de nada. Ele imortal. Ele a origem de todas as coisas e a vida est nele. A vida de Deus no derivada, mas original nele, sendo eterna e indestrutvel. A vida faz parte da essncia de Deus.

Deus um Ser Simples


Por Ser Simples queremos dizer sem composio. Se Deus tivesse alguma conotao corprea, ele seria como ns, composto, e portanto, capaz de diviso. As partes seriam a sua parte finita. Assim, ele no seria Deus pois um conjunto de partes finitas no podem compor o infinito. Essa qualidade de ser simples est relacionada com a idia da verdadeira espiritualidade de Deus e de sua eternidade. Tudo aquilo que tem comeo e fim composto, mas Deus eterno e por isso, simples, sem diviso.

Aplicao da Espiritualidade de Deus


Essa caracterstica do ser divino o torna absolutamente distinto das suas criaturas, mesmo dos anjos que so seres espirituais, mas finitos. Essa caracterstica nos coloca numa posio de total dependncia dele para que o conheamos. por essa razo que o Filho encarnou-se para revelar quem era o seu Pai. Se Cristo no encarnasse nunca conheceramos, de fato e de verdade, o seu Pai. A espiritualidade de Deus obriga-nos a nos curvarmos diante da sua invisibilidade, imortalidade, simplicidade para pedir clemncia, perdo e graa, para continuarmos a existir como seres visveis, mortais e compostos e portanto, finitos.

Jeremias 29.11-14
Eu que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e no de mal, para vos dar o fim que desejais. Ento, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao. Serei achado de vs, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as naes e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR,

A RESPOSTA CERTA Uma jovem escocesa, durante os dias da perseguio, dirigia-se num domingo para o lugar de culto, quando encontrou uma companhia de cavalaria, inimiga dos cristos, cujo chefe lhe perguntou para onde ia. Nesse momento ela se recordou da promessa de Cristo, de que o Esprito Santo iria nos ensinar o que havamos de falar nos momentos de perseguio. Ela no queria mentir, por isso, pediu em silncio que Ele lhe desse a confirmao de tal promessa e repentinamente lhe vieram estas palavras ao lbios: - Estou a caminho da casa de meu Pai. Meu Irmo mais velho morreu. Seu testamento ser lido hoje e eu tenho interesse nele. O chefe de armas deu permisso para que a jovem seguisse o seu caminho, expressando o desejo de que ela recebesse uma poro rica do testamento do seu irmo mais velho.

Mas, quando vos perseguirem, no cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos ser dado o que haveis de dizer.
Mateus 10.19

Dicotomia ou Tricotomia?
O homem deve ser entendido como um ser unitrio. Ele tem um lado fsico e um lado mental ou espiritual, mas no devemos separar esses dois. A pessoa humana deve ser entendida como uma alma corporificada ou um corpo espiritualizado (animado). A pessoa humana deve ser vista em sua totalidade, no como uma composio de diferentes partes. Este o ensino claro de ambos os Testamentos.

A ESCRITURA USA, FREQENTEMENTE, OS TERMOS ALMA E ESPIRITO INDISTINTAMENTE


A) Alma e esprito so usados indistintamente quando a referncia a uma pessoa desincorporada.

Comparar: Jo 12:27 com Jo 13:21 ainda Lc 1:46-47. Hb 12:23; 1 Pd 3:19; Ap 6:9 e 20.4.

B) Na morte, as Escrituras dizem tanto que a 'alma' parte quanto que o 'esprito' parte. Gn 35:18; 1 Rs 17:21; Is 53:12; Lc 12:20; Sl 31:5; Lc 23:46; Ec 12:7; Jo 19:3 C) O homem tido tanto como 'corpo e alma' quanto como 'corpo e esprito'. Mt 10:28; 1 Co 5:5; Tg 2:26; 1Co 7:34; Rm 8:10; 1Co5:3; Cl 2:5 D) A 'alma' pode pecar, ou o 'esprito' pode pecar. 1Pe 1:22; Ap 18:14

Hades, o mundo inferior, o lugar dos mortos HADES (grego) ou SEL (hebraico). o lugar onde ficam os espritos aguardando a ressurreio. (hoje neste lugar se encontra os espritos dos mpios). (Lc.16:22-23). GEHENA (Mt.23:33). o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.

Onde Est o Hades? Quem o Habita?


Os mortos habitam no Hades. Os mortos dividemse em duas classes: Os Justos, e os Injustos. (Ler Dn.12:2; Jo.5:28-29). A Bblia ensina que, Morte, a Alma ou Esprito do homem, no caso do Injusto, no seguiro imediatamente para o lugar final de Castigo. Para onde seguiro? Eles seguiro a um lugar temporrio, espera do juzo do Grande Trono Branco, depois do qual iro para o lugar de suplcio Eterno, ou seja, o Lago de Fogo.

GEHENNA Esta palavra Grega tem sua derivao de duas palavras sendo GE que significa um abismo, e HINNOM significando ento um local conhecido como o vale ou abismo de Hinnom, situado ao lado sul e leste de Jerusalm e no tempo do Antigo Testamento era o lugar onde sacrificavam crianas recm nascidas no fogo ao falso deus Moloque (2 Reis 16:3 e 21:6) e onde o mpio rei Manasss queimou seus filhos (2 Crnicas 33:6), esse lugar era de aflio morte e fogo, um local de tormento muito grande. Mais tarde foi chamado de Geena o lugar onde em Jerusalm jogavam e queimavam o lixo, o depsito de lixo com mau cheiro, fumaa e odores de putrefao que se encontra fora das cidades. Jesus mencionou tratar-se do lugar onde o fogo no se apaga e o verme e bicho nunca morrem (Marcos 9:43-44). Jesus indicou que esse lugar diferente, Ele mostrou a grande diferena dos demais locais citados quando deixou claro que esse lugar onde h penalidade para almas e corpos (Mateus 10:28 e Mateus 18:9 e Lucas 12:5)!!! O local de condenao para os que rejeitaram a Justia de Jesus Cristo em Seu sacrifcio (Mateus 23:33).

O Estado Intermedirio
Dormncia da Alma O adventismo afirma, pela "profetisa" Ellen e por Spicer, respectivamente, que: "Os que descem sepultura esto em silncio. No mais sabem de coisa alguma que se faz debaixo do sol (J 14.21). Bendito descanso para o justo cansado! Seja longo ou breve o tempo, no para eles seno um momento. Dormem, e so despertados pela trombeta de Deus para uma imortalidade gloriosa". "O Estado a que somos reduzidos pela morte de silncio, de inatividade e de inteira inconscincia".

Pressupostos Biopsquicos
A doutrina do "Sono da Alma", dormente no corpo decomposto, fsica e quimicamente dissolvido e reintegrado aos elementos originais (p da terra), uma heresia antiga. Na Idade Mdia defendiam-na os psicopaniquianos. Pregavam-na alguns grupos anabatistas no tempo da Reforma. Alguns telogos liberais defendemna. Os adventistas tomaram-na, converteram-na em dogma e a popularizaram. Filosoficamente, fundamenta-se tal conceito em dois princpios antropofsicos: Primeiro: a alma simples respirao vital do corpo, no podendo ter existncia e expresso independentemente dele. Segundo: A conscincia, o raciocnio e a compreenso so funes cerebrais. Morto o crebro, ficam liquidadas a cognio e a volio, e a alma, na concepo adventista, entra em estado de inatividade completa.

Suposies Bblicas dos Adventistas


O suporte para esse pensamento tem sido geralmente encontrado no fato de que a Escritura diversas vezes fala do estado dos mortos como de um sono ou de adormecer (Mt 9.24; 27.52; Jo 11.11; At 7.60; 13.36; lCo 15.6,18,20,51; lTs 4.13; 5. l0). Alm disso, certas passagens parecem ensinar que os mortos no possuem existncia consciente (v. Sl 6.5; 115.17 [mas repare no v. 18!] ; Ec 9.10; Is 38.19) . Porm, quando a Escritura apresenta a morte como sono, trata-se simplesmente de uma expresso metafrica usada para indicar que a morte somente temporria para os cristos, exatamente como o sono temporrio. Isso claramente visto, por exemplo, quando Jesus fala com seus discpulos a respeito da morte de Lzaro. Ele diz: Nosso amigo Lzaro adormeceu, mas vou at l para acord-lo (Jo 11.11). Ento Joo explica: Jesus tinha falado de sua [de Lzaro] morte, mas os seus discpulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Ento lhes disse claramente: Lzaro morreu'(Jo 11.13,14). As outras passagens que falam a respeito de pessoas dormindo quando morrem devem ser tambm interpretadas como simplesmente uma expresso metafrica para ensinar que a morte temporria.

O Que dizem as Escrituras?


Em oposio ao argumento materialista de que o esprito no se expressa sem crebro, a revelao nos ensina: Deus Esprito incorpreo dotado de inteligncia e vontade. Os anjos so igualmente incorpreos, porm, inteligentes, ativos e perceptivos. Tambm as almas ou espritos humanos desencarnados levam para a existncia, no estado intermedirio entre a morte a ressurreio, a vitalidade consciente e a expressividade volitiva, isto , conservam todos os elementos racionais de um ser inteligente e espiritualmente dinmico. Sobre esta questo, falaremos depois.

A Alma no estado intermedirio


1. Estado de Conscincia.
A morte, conseqncia do pecado, estabelece a temporria separao da unidade original "corpo-esprito" ou "corpo-alma"( pneumossoma ou psicossoma). Deus, por sua infinita misericrdia e inefvel graa, no permitir que os efeitos da queda permaneam danificando seus eleitos. Ele os reunificar, incorruptveis, pela ressurreio do ltimo dia. Enquanto, porm, perdurar a separao, o esprito, dado pelo Criador, ficar sob sua proteo, aguardando o dia da reunificao, quando se restabelecer a condio ideal, conforme a criao. O esprito, provisoriamente separado de seu corpo pelo qual veio existncia e se expressou vitalmente como ser humano, tendo voltado para Deus (Ec 12.7), encontra-se, no "Seio de Abrao", em pleno gozo de suas faculdades cognitivas e volitivas, esperando a promessa de sua idealidade, a plenitude de sua realidade final: humanamente perfeito no ser ressurreto.

Provas bblicas da conscincia do esprito ou alma


Do Velho Testamento
Sl 16.11: "Tu me fars ver a vida; na tua presena h plenitude de alegria; na tua destra, delcias perpetuamente." No pode haver plenitude de alegria e delcias perpetuamente para uma alma dormente ou liquidada. Sl 73.24: "Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glria." Deus recebe na glria quem "fica dormindo no tmulo? Sl 116.15 "Preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos." Seria preciosa ao Senhor um morto no sepulcro com sua alma dormindo nele, inexplicavelmente presa matria, somente saindo com ela na ressurreio?

Ec 12.7: "E o p volte terra, como era, e o esprito volte a Deus que o deu." Se volta a Deus, no fica dormindo " no leito" do corpo dissolvido.

Provas bblicas da conscincia do esprito ou alma


Do Novo Testamento:
Em Dt 31.16 Deus predisse que Moiss, em breve, estaria "dormindo" com seus pais. Na interpretao adventista, sua alma estaria dormente no sepulcro. No entanto, ele aparece, transfigurado, no Monte da Transfigurao: Mc 9.4: "Apareceu-lhes Elias e Moiss, e estavam falando com Jesus." No consta que Moiss ressuscitou, maneira de se "despertar do sono", conforme a tese adventista; e mais, falou com Jesus. Elias foi transladado(II Rs 2.11), mas Moiss "dormia", com seus pais, isto , estava morto. Como ento apareceu "falando" com Jesus? Mt 22.32: "Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaque e o Deus de Jac? E ele no Deus de mortos, e sim, de vivos"(cf. Mt 8.11). Deus de vivos, no de almas letrgicas inconscientes ou totalmente liquidadas, presas aos elementos fsicos de seus cadveres. Lc 23.34: "Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso". No paraso, isto , no jardim do Rei, nos cus, no em sono sem sonhos na matria putrefeita. Lc 23.46: "Pai, na tua mo entrego o meu Esprito! E, dito isto, expirou". Cristo, como verdadeiro homem e no uma fantasia humana, no conceito adventista, deveria entrar em profundo estado letrgico, entregar o seu esprito ao sono sepulcral. Pelo contrrio, entregou-o ao Pai, levando com ele o companheiro de cruz para o Paraso celeste: "Hoje estars comigo no Paraso."

Provas bblicas da conscincia do esprito ou alma


Fp 1.22-23: "Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, j no sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que incomparavelmente melhor." Partir e estar com Cristo, no ficar dormindo no leito tumular. II Co 5: "Entretanto, estamos em plena confiana, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor"(Leia II Co 5.1-8). Deixar o corpo e habitar com o Senhor, certamente no seu Paraso. A alma adventista, na verdade, no deixa o corpo: fica dormindo nele at a ressurreio. I Pe 3.19: "...Foi e pregou aos espritos em priso." Espritos que rejeitaram a mensagem de No para que conhecessem o Juiz de tos os seres humanos. Esprito vivos, conscientes, no almas dormentes. Ap 6.9-11: Almas conscientes e ativas sob a proteo de Deus, isto , "debaixo do altar", reclamavam a justia divina sobre seus algozes

Conscincia no Cu e no Inferno

Jesus Cristo, o Verbo encarnado, Mestre incontestvel, esclareceu-nos convincente e definitivamente sobre a situao consciente dos mortos, justos e injustos, no estado intermedirio por esta extraordinria parbola, o Rico e Lzaro (Lc 16-31). Na morte, Corpo e Alma separam-se: (vs.22). Tal separao, porm, dura somente enquanto durar o "Estado Intermedirio", que ser interrompido pela ressurreio tanto de justos como de injustos, e num nico dia. Os justos ressuscitaro para o gozo eterno; os mpios para o juzo eterno. As Almas ativas e Conscientes: Vejam as atitudes volitivas e cognitivas da alma do rico: (vs. 23); Clamou: "Pai Abrao..."; Requereu: "Manda a Lzaro..."; Sentiu: "Estou atormentado"; Intercedeu: "Imploro que o mandes minha casa paterna; Altercou com Deus: "No, Pai Abrao; se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-seo. Quer uma alma mais consciente e ativa que essa? O rico, certamente, preferiria o "sono", mas isto no lhe foi possvel. Cu e Inferno: Jesus ensinou a existncia do Cu, onde Lzaro recebe o consolo divino, repousado no seio de Abrao, (vs.22; cf. 25), aguardando dias melhores ainda, quando a idealidade humana completar-se na ressurreio; e do Inferno(hades), onde o rico se encontra em tormento (vs.22-23; cf. 25), aguardando dias piores. Castigo Eterno: (vs. 25). O castigo imposto alma pela justia divina no Hades, continuar na Geena depois da ressurreio.

"Antes que os montes nascessem

e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu s Deus." Salmo


90.2

Ultimamente, fazem-se piadas dos ttulos que os lderes esto conferindo a si prprios. que est havendo uma certa, digamos, volpia em pastores se promoverem a bispos e apstolos. Numa reunio, diz a anedota, um perguntou ao outro: Voc j apstolo? O outro teria respondido: No, e nem quero. Meu desejo agora ser semideus. Apstolo est virando arroz de festa, e meu ministrio to especial que somente o ttulo de semideus cabe a mim. Santo Agostinho afirmou: O orgulho transformou anjos em demnios. Se quisermos nos parecer com Jesus, sigamos o conselho de Paulo aos filipenses: Tende o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz (Fp 2.5-8).

Criacionismo vs Traducianismo
Das teorias sobre a origem da alma dos seres humanos somente duas parecem compatveis com a teologia evanglica: 1. Criacionismo 2. Traducianismo

Criacionismo
Criacionismo Sustenta que Deus cria uma nova alma por ocasio do nascimento de cada indivduo. (Calvino e alguns telogos afirmaram tal pensamento). Textos que apoiam a viso (Ec 12.7; Is 42.25; Nm 16.22; Zc 12.1; Sl 127.3)

Objees:

'Se a alma era possuda originalmente de tendncias depravadas, faz de Deus o autor direto do mal moral; se porm, sustenta ainda que a alma foi criada pura, faz de Deus indiretamente o autor do mal moram ensinando que Ele introduz essa alma pura num corpo que inevitavelmente a corromperia' Strong. Esta teoria tambm considera que o pai gera somente o corpo do seu filho o que certamente no a parte mais importante da criana no podendo, portanto, explicar o reaparecimento das caractersticas morais e mentais dos pais nos filhos. O criacionismo no est em harmonia com a relao atual de Deus com o mundo e com a Sua maneira de agir nele, visto ensinar uma atividade criadora direta de Deus, e assim, ignora o fato de que Deus presentemente age por meio de causas secundrias e cessou Sua obra criadora.

Traducianismo
Traducionismo ensina que as almas dos homens so reproduzidas juntamente com os corpos pela gerao natural e, portanto, so transmitidas pelos pais aos filhos.

Possveis objees:

A reproduo da alma pareceria implicar que a alma do filho se separa de algum modo da alma dos pais. Implicaes: teria essa alma uma existncia anterior sendo uma espcie de preexistencialismo? Ela estaria potencialmente presente na semente do homem ou da mulher ou de ambos? Isto no seria materialismo? Seria a alma produzida, ou melhor criada de algum modo pelos pais? Dessa forma no seriam esses criadores? Leva a questionamentos srios quanto cristologia. Se em Ado a natureza humana pecou globalmente, e esse pecado foi, portanto, o verdadeiro pecado de cada parte dessa natureza humana, no se pode fugir concluso de que a natureza humana de Cristo tambm foi pecadora e culpada, porque teria pecado de fato em Ado.

Concluso
A Bblia no faz nenhuma afirmao direta a respeito da origem da alma do homem, exceto no caso da alma de Ado. As poucas passagens da Escritura aduzidas em favor de uma teoria ou da outra, dificilmente podem ser consideradas conclusivas num ou noutro caso. Embora este assunto seja um tema intrigante, devemos concordar com Agostinho: o melhor sabermos que a morada apropriada e o lar da alma com Deus.

Independncia de Deus
Este atributo incomunicvel tambm conhecido como auto-existncia. Deus um ser que existe necessariamente, a saber, nunca veio existncia por vontade prpria ou de algum. Ele existe por si mesmo e sempre foi da maneira como ele , no necessitando de nada e de ningum alm de si prprio. O ser humano no existe necessariamente. Ele veio a existir por vontade de algum, mas o mesmo no pode ser dito de Deus. O homem existe, mas Deus . A natureza de Deus exige que ele seja auto-existente, porque todas as outras coisas vieram a existir pela sua vontade. (Ap 4.11)

Deus Independente na Sua Existncia


No h ao nosso redor famlia, casa, rvore, montanhas e tudo o que possa ser imaginado que no tenha vindo existncia, mas Deus distinto de tudo o que existe, que produto da sua criao. Tudo no mundo tem causa, exceto Deus. Ele no teve comeo. Ele o Criador incriado. Ele no depende de nada fora de si mesmo. (Ex 3.13-15; Jo 5.26) Os deuses do panteo grego eram criados pela imaginao humana, sendo, por causa disso, dependentes dos seus criadores. Antes de todas as coisas existirem Ele j era e se bastava. (At 17.25) Deus independente em sua auto-existncia, seu ser e atributos, seus decretos e suas obras da criao, providncia e redeno. Ele a origem de todas as coisas.

Deus Independente no Seu Relacionamento


Deus no precisa relacionar-se com ningum alm de si prprio. Ele fez o mundo porque quis, mas o mundo no era necessrio para a existncia de Deus. Deus sempre viveu relacionando-se consigo mesmo antes de criar o mundo, porque ele se basta. Ele sempre existiu em relacionamento porque ele existe tripessoalmente. O seu carter tripessoal suficiente (Jo 17.5).

Deus Independente nos Seus Pensamentos


Ningum se iguala a Deus no processo e contedo do seu raciocnio. Ele impar (Rm 11.33-34). No podemos compreender o processo de raciocnio de Deus porque a Sua mente infinita em seus recursos (Rm 11.34). Deus no depende de ningum para conceber as coisas que concebe, nem para pensar o que pensa ou o que faz. Ele perfeitamente auto-pensante, completo, concebendo e conhecendo perfeitamente todas as coisas de maneira infinita.

Deus Independente na Formulao dos Seus Planos


Quando o Senhor resolve fazer alguma coisa ele no consulta os homens. Ele planeja todas as coisas como lhe agrada (Sl 33.10-11; Is 40.13-14). Toda a histria da humanidade a realizao dos desgnios de Deus previamente traados. Ningum disse ao Senhor o que ele devia fazer, porque todas as coisas esto perfeitamente claras na sua mente auto-suficiente. Deus perfeitamente independente na elaborao dos seus projetos (Is 40.18,25)

Deus Independente na Execuo da Sua Vontade


Deus executa todas as coisas de acordo com o conselho da sua vontade (Ef 1.5,11; Rm 9.19; Is 40.18). Ele totalmente independente de suas criaturas em tudo o que decide fazer. Ele no precisa de apoio dos homens ou da aprovao deles para o exerccio da sua vontade (Dn 4.33,35).

Deus Independente no Seu Poder


Deus independente na execuo de sua vontade porque independente no seu poder. Ele no precisa de ningum para por em prtica o que decretou (Sl 115.3). Os homens s podem fazer as coisas (se assim lhes for permitido por Deus) com o material que possuem, mas Deus faz com as coisas venham a existir quando no haviam ainda. (Is 41.4; 40.28-29)

Deus Independente Aplicao


Na teologia, muitos erros so resultados da suposio de que as condies e limites de nossa prpria existncia finita se aplicam a Deus. Na vida de f, podemos tambm facilmente empobrecernos, se alimentarmos uma idia limitada e pequena a respeito de Deus. A doutrina da auto-existncia de Deus um anteparo e defesa contra esses erros. O princpio de que s Deus existe por si mesmo o distingue de toda criatura e o fundamento daquilo que pensamos a respeito dele. Saber que a existncia de Deus independente protege a nossa compreenso a respeito da grandeza dele e, portanto, tem claro valor prtico para a nossa sade espiritual. Portanto, devemos nos submeter a Deus pelo aprendizado da sua Palavra e viver dependente da sua orientao graciosa.

Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justia, bem-aventurados sois. No vos amedronteis, portanto, com as suas ameaas, nem fiqueis alarmados; Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razo da esperana que h em vs, Fazendo-o, todavia, com mansido e temor, com boa conscincia, de modo que, naquilo em que falam contra vs outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 1 Pedro 3.14-16

A HISTRIA DO LPIS
O menino olhava a av escrevendo uma carta. A certa altura perguntou: - Voc est escrevendo uma histria que aconteceu conosco? E, por acaso, uma histria sobre mim? A av parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre voc, verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, o lpis que estou usando. Gostaria que voc fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lpis, intrigado, e no viu nada de especial. - Mas ele igual a todos os lpis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como voc olha as coisas. H cinco qualidades nele que, se voc conseguir mant-las, ser sempre uma pessoa em paz com o mundo. "Primeira qualidade: voc pode fazer grandes coisas, mas no deve esquecer nunca que existe uma Mo que guia seus passos. Essa mo ns chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direo Sua vontade.

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lpis sofra um pouco, mas no final, ele est mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o faro ser uma pessoa melhor" . "Terceira qualidade: o lpis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos no necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justia" . "Quarta qualidade: o que realmente importa no lpis no a madeira ou sua forma exterior, mas a grafite que est dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de voc." "Quinta qualidade do lpis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que voc fizer na vida, ir deixar traos, portanto procure ser consciente de cada ao" "O Senhor te abenoe e te guarde; O Senhor faa resplandecer sobre ti o seu rosto e tenha misericrdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te d a Paz" Nm 6.24 a 26. JESUS TE ABENE!!!

A Imutabilidade de Deus
1. Deus imutvel no seu ser. Deus perfeitamente completo em si mesmo. Salmo 102: 26,27 Ele imutvel no seu ser e naquilo que decide fazer. Tiago 1.17 O nosso Deus no depende de coisas criadas e sua essncia eterna, ele no muda. Se Deus no fosse imutvel ele no seria Deus. Qualquer coisa que muda deixa de ser o que . Mas Deus no altera em nada o seu ser.

2. Deus imutvel nos seus decretos. Os decretos de Deus so as resolues que o Senhor Deus toma na eternidade a fim de que sejam cumpridas ou realizadas na historia do mundo. Tudo que acontece no nosso mundo e em nossa vida pessoal produto da vontade decretativa de Deus, que imutvel. J 23:13-14; J 42:2; Isaas 43:13 Quando Deus resolve salvar algum, no h quem arranque essa pessoa do seu grandioso amor. Quando Deus age poderosamente, quem poder impedir?. Quando Deus age salvadoramente em ns, quem nos separar do seu Amor que est em Cristo Jesus?

3. Deus Imutvel nas suas Promessas Quando Deus promete algo ao ser humano, ele no altera nunca as suas promessas. Deus no muda de opinio em suas promessas. 2 Timteo 2:13 A fidelidade de Deus no deve ser entendida como fidelidade aos homens, mas a si prprio. Ele faz promessas e permanece fiel a elas. Deus imutvel no seu amor Jeremias 31.3; Joo 13.1 Deus imutvel em sua verdade Salmo 119.89; Lucas 21.33 4. Deus imutvel em Sua Misericrdia. Malaquias 3.6; Salmo 136

5. Deus imutvel na concesso dos seus dons. Deus fiel na distribuio dos dons. Nada do que ele concede mudado por causa da natureza do Doador. Tiago 1.17 O homem tem sentimentos alterveis. Hoje ele ama, amanh ele odeia. Os que gritaram: Hosana, ao Filho de Davi! foram os mesmos que disseram: Crucifica-O! Crucifica-O! Mas no assim com Deus. Por essa razo, podemos confiar nele, porque ele imutvel, a Rocha Eterna que no muda. Ele permanece o mesmo para sempre.

Suposta Mutabilidade de Deus


Nas verses bblicas as palavras, arrependimento e arrepender-se, so traduzidas de dois vocbulos hebraicos, nham e shbh. Como tradues da raiz hebraica nham, essas palavras so freqentemente aplicadas a Deus. O termo mais freqentemente aplicado para denotar o arrependimento humano no nham, mas antes, shbh, que significa girar ou retornar, e aplicado ao tornar do pecado para voltar-se para Deus. Deus imutvel e no pode arrepender-se (shbh) como o homem. A raiz nhm reflete em sua origem a idia de respirar profundamente, e por conseguinte, a manifestao fsica da pessoa, geralmente tristeza, compaixo ou pena. Quando a Bblia fala no arrependimento de Deus (Gn 6.6-7; Ex 32.14; Jz 2.18; 1 Sm 15.11) significa dizer que Deus abranda ou muda sua maneira de lidar com os homens de acordo com seus propsitos soberanos. Chama-se isto na teologia de antropopatismo, isto , atitudes e aes humanas que so atribudas a Deus.

Suposta Mutabilidade de Deus


A partir da perspectiva humana a nica expresso que se tem de os propsitos divinos mudarem. Ver Jeremias 7.8-10. O texto acima contundente em afirmar de que, da perspectiva divina, o cumprimento da maior parte das profecias est condicionada reao positiva por parte dos homens. Abraham J. Heschel diz: Uma mudana na conduta humana provoca uma mudana no juzo divino. O segundo significado bsico de nham o de consolar ou ser consolado. Ver o texto de Is 40.1. nahm nahm amm. Deriva-se da que o arrependimento de Deus pode ser encarada como uma palavra de consolo para seu povo, que abranda seu furor diante de uma corao quebrantado. O sol no mutvel porque derrete a cera ou
endurece o barro... a diferena jaz no no sol, mas na natureza dos objetos sobre os quais brilha.

Aplicao
Para ns seres humanos mutveis e falveis a nossa fora aumenta quando percebemos que Deus sempre o mesmo e que ele permanece para sempre o que sempre foi. Quando somos atingidos pelas doenas ou mesmo pela morte, para quem corremos? Para aquele que sempre o mesmo, a Rocha dos Sculos sempre firme e segura! Quando a fraqueza e o desnimo nos atacam, para quem apelamos? Para aquele que imutavelmente forte e que pode revigorar as nossas almas. Quando nos sentimos inseguros com o amanh, para quem apelamos? Para aquele que tem todas as coisas escritas e seguras desde os sculos sem fim, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito. Quando somos vitimas de nossos prprios pecados, com quem podemos contar? Com aquele que perdoa e que nunca volta atrs lanando contra ns os nossos prprios pecados. Ele imutvel na manifestao do seu amor perdoador!

Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, viro sobre ti e te alcanaro todas estas bnos: Bendito sers tu na cidade e bendito sers no campo. Deuteronmio 28:2,3

Expulsando demnio
Certo irmo estava fazendo um culto ao ar livre em uma praa, e l manifestou um demnio em um homem. E o irmo gritava sai demnio, sai, sai.. E o homem endemoniado, gritava no vou sair, no vou sair. Nestas alturas tinha um bbado vendo ficou a cena. E o irmo gritava mais alto, sai demnio, sai. E o bbado vendo aquela cena foi at o ouvido do endemoniado e lhe disse: "No sai no que a praa publica."

A Infinidade de Deus
Quando falamos da infinidade de Deus, estamos nos referindo impossibilidade de medir ou quantificar as caractersticas do Ser divino. Infinidade ou Perfeio o atributo pelo qual Deus isento de toda e qualquer limitao em seu Ser e em seus atributos (J.11:7-10; Mt.5:48). A infinidade de Deus se contrasta com o mundo finito em sua relao tempo espao.

a) Eternidade: A infinidade de Deus em relao ao tempo denominada eternidade. Deus Eterno (Sl.90:2; 102:12,2427; Sl.93:2; Ap.1:8; Dt.33:27; Hb.1:12). A eternidade de Deus no significa apenas durao prolongada, para frente e para traz, mas sim que Deus transcende a todas as limitaes temporais (2 Pe.3:8) existentes em sucesses de tempo. Deus preenche o tempo. Nossa vida se divide em passado, presente e futuro. mas no h essa diviso na vida de Deus. Ele o Eterno EU SOU. (Is 57.15; Sl 90.2; 90.3-4; J 36.26; Hb 1.12)

Aplicao
Deve-se perceber quo interligados e relacionados entre si so os atributos incomunicveis de Deus. 1) Deus eterno porque tem vida em si mesmo. Joo

5.26 2) Se Deus no fosse eterno em sua natureza, ele no poderia ser imutvel 3) Se Deus no fosse eterno em sua natureza, ele no poderia ser perfeito. J 11.7 4) Se Deus no fosse eterno em sua natureza, ele seria compreensvel. 5) Se Deus no fosse eterno em sua natureza, ele no seria onipotente.

Aplicao
Devemos: Aprender sobre a importncia de o Deus eterno ser o nosso refgio. Sl 90.1-2. Entender que quanto melhor for a noo de eternidade de Deus, melhor enfrentaremos as tempestades que possam vir sobre ns. Sl 90.15 Considerar a eternidade de Deus para por fim a nossa arrogncia. Sl 90.5-6; 9-10; Tg 4.14 Reconhea e glorifique mais esse atributo do Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

b) Imensido: A infinidade de Deus em relao ao espao denominada imensido ou imensidade. Deus imenso (Grande ou Majestoso; J.36:5,26; J.37:22,23; Jr.22:18; Sl.145:3). Imensido a perfeio de Deus pela qual Ele transcende (ultrapassa) todas as limitaes espaciais e, contudo est presente em todos os pontos do espao com todo o seu Ser PESSOAL (no pantesmo). A imensido de Deus intensiva e no extensiva, isto , no significa extenso ilimitada no espao, como no pantesmo. A imensido de Deus transcendente no espao (intramundano ou imanente = dentro do mundo Sl.139:7-12; Jr.23:23,24) e fora do espao (supramundano = acima do mundo; extramundano = alm do mundo; emanente = fora do mundo IRs.8:27; Is.57:15; Is 66.1-2; At 7.48-50).

c) Onipresena: quase sinnimo de imensido: A imensidade denota a transcendncia no espao enquanto que a onipresena denota a imanncia no espao. Deus imanente em todas as Suas criaturas e em toda a criao. Sl 139.7,10 Deus ocupa o espao repletivamente porque preenche todo o espao e no est ausente em nenhuma parte dele, mas tampouco est mais presente numa parte que noutra (Sl.139:11,12). Deus ocupa o espao variavelmente porque Ele no habita na terra do mesmo modo que habita no cu, nem nos animais como habita nos homens, nem nos mpios como habita nos piedosos, nem na igreja como habita em Cristo (Is.66:1; At.17:27,28).

Relao da Infinidade com os Outros Atributos


A Infinidade de Deus manifestada na sua eternidade e na sua imensido ou onipresena est relacionada intimamente com todas as outras perfeies divinas, porque todas elas so a essncia de Deus: sua infinidade est relacionada com a sua sabedoria (J 11.7-9); com o seu poder (J 5.9; Sl 147.5); com sua eternidade (J 36.26)

Assim como a eternidade a perfeio divina que o relaciona com o tempo, a imensido a sua perfeio que o relaciona com o espao, as duas categorias sem as quais no podemos ser, pensar, nem viver. Mesmo na outra vida, depois desta, ainda seremos seres com estas categorias, portanto, ainda seremos humanos. Sabemos que na parte final da redeno humana teremos, novos cus e nova terra, onde as mesmas categorias estaro presentes, embora certamente num plano inteiramente superior.

Aplicao
Para os Incrdulos Quo terrvel para os mpios saber que no podem ocultar nada de Deus, que tudo est patente aos seus olhos porque ele est presente em toda parte ! (Hb 4.13; Pv 15.3) Para os Crentes Enquanto a onipresena de Deus terror para os mpios, ela matria de conforto para os crentes. 1) A onipresena de Deus conforto nas horas de

grandes tentaes. (Joo 16.32) 2) A onipresena de Deus conforto nas horas de terrveis aflies. (Is 43.2; Sl 27.9-10; 46.1-5; 2 Cr 16.9) 3) A onipresena de Deus conforto nas horas de adorao. (Is 57.15; 2 Co 6.6)

Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfar os desejos do teu corao. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele far. Far sobressair a tua justia como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, no te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desgnios. Deixa a ira, abandona o furor; no te impacientes; certamente, isso acabar mal. Porque os malfeitores sero exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuiro a terra. Sl 37.2-9

Atributos Comunicveis
Deus Como Ser Relacional Os atributos incomunicveis enfatizam o Ser Absoluto, os comunicveis indicam a natureza pessoal de Deus, que se evidencia na sua atitude relacional para com aqueles que esto de fora do ser divino. Definio O termo comunicvel indica que podemos encontrar em nossa personalidade traos dos atributos divinos. Nesses atributos Deus apresentado como aquele que se relaciona com a sua criatura, que inteligente, livre, um ser moral consciente.

Diviso dos Atributos Comunicveis


Atributos Intelectuais
1. O conhecimento de Deus 2. A sabedoria de Deus 3. A veracidade de Deus

Atributos Morais
1. Bondade de Deus 1.1 - Amor 1.2 - Pacincia 1.3 - Misericrdia 1.4 - Graa

2. Santidade de Deus 3. Justia de Deus

Atributos da Soberania de Deus


1. A vontade soberana de Deus 2. O poder soberano de Deus

O Conhecimento de Deus
Definio O Conhecimento de Deus aquela perfeio divina por meio da qual ele, em uma maneira completamente singular, conhece-se a si mesmo e conhece todas as coisas possveis e reais em um ato simplssimo e eterno. Louis Berhof

O Conhecimento de Deus
Dependendo do objeto conhecido, o conhecimento de Deus tem vrios nomes. 1. Simples Conhecimento ou Viso quando se trata de fatos presentes. 2. Memria com respeito a fatos passados. 3. Prescincia com relao ao futuro (1Sm.23:12; 2Rs.13:19; Jr.38:1720; Ez.3:6; Mt.11:21; Rm.8:29; IPe.1:2; Gl.4:9). 4. Oniscincia quanto a universalidade dos objetos.

Caractersticas do Conhecimento de Deus


1. um conhecimento abrangente Deus conhece todas as circunstncias. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele conhece todo pensamento dos anjos, dos homens e de tudo que h nele prprio. 2. um conhecimento exaustivo Alm de conhecer todos os empreendimetos de maneira completa. Tudo est transparente diante daquele que tudo v (Sl 147.5).

Caractersticas do Conhecimento de Deus


3. um conhecimento infinito O seu conhecimento infinito, ou seja, transcende as coisas criadas. Exaustivo no o mesmo que infinito. Assim como ele infinito, tambm o o seu conhecimento. 4. um conhecimento arquetpico Significa que Deus conhece o universo como ele existiu em sua prpria e eterna idia antes que viesse a existir como realidade finita no tempo e no espao (J 11.33,34).

Caractersticas do Conhecimento de Deus


5. um conhecimento inato Deus no usa meios ou instrumentos para conhecer alguma coisa. Deus no possui conhecimento a posteriori, que prprio dos seres finitos. Nenhum conhecimento de Deus adquirido (J 37.16). 6. um conhecimento Simultneo Deus v todas as realidades em sua totalidade e no pouco a pouco, ou de modo sucessivo. O conhecimento do homem sempre parcial, freqentemente confuso e quase sempre fracassa em chegar a plena luz do saber (Is 40.28).

Objetos do Conhecimento de Deus


1. Deus conhece a si prprio um conhecimento que Deus possui de si prprio sem que faa qualquer esforo para conhecer-se. um conhecimento prprio da divindade, que o homem no possui naturalmente. (1 Co 2.10-12) 2. Deus conhece todos os motivos imaginados Deus no somente se conhece, mas conhece tudo o que est fora do seu ser, isto , toda a criao. Deus tem conhecimento exaustivo do mais interior do ser humano sem fazer qualquer exerccio de aprendizado (Sl 139.1,2).

Objetos do Conhecimento de Deus


3. Deus conhece as aes escondidas que acontecem Todas as aes que so escondidas dos homens esto patentes aos olhos daquele que tudo v. Nada escapa ao conhecimento do Altssimo (Js 7.1-26; Hb 4.13) 4. Deus conhece as coisas que poderiam ter acontecido Deus conhece o que hipoteticamente teria acontecido, se..... Essa partcula indica que Deus saberia o que aconteceria mesmo sob outras circunstncias (Mt 11.21)

O Alcance do Conhecimento de Deus


O conhecimento de Deus perfeito no seu alcance. No que diz respeito universalidade dos objetos pode chamado de oniscincia, porque abarca tudo simultaneamente. Deus conhece a si prprio e todas as substncias que vem dele. Seu conhecimento infinito (Sl 147.5; Dn 2.22; Sl 139.1-6; Hb 4.13; 1Sm 16.7; 1 Cr 28.9; Jr 17.10; Ez 11.5; Os 7.2)

O Alcance do Conhecimento de Deus


1. conhecimento dos assuntos passados Deus jamais tem apagado de sua mente qualquer evento ou personagem do passado, mesmo nos seus detalhes mnimos (Sl 119.49; 105.8; Lc 1.70-72; 1.54-55). 2. conhecimento dos assuntos presente Nada do que acontece no presente escapa ao conhecimento de Deus (Hb 4.13; J 31.4; 34.21; Sl 56.8; 94.11; 7.9; Pv 15.11; Gn 6.5; 1Co 4.5; Sl 33.15) 3. conhecimento dos assuntos futuros As Escrituras trazem como ensino claro que Deus conhece todas as coisas antes que elas venham a acontecer (1 Sm 23.10-14; Is 41.26; 42.9; Jr 38.17-20; Dn 4.35; Pv 19.21)

Aplicao
A simples idia de que Deus conhece os pensamentos e imaginaes humanos deveria faz-los obedientes a ele, porque Deus no se agrada da injustia e do pecado. O conhecimento que Deus possui deveria encher-nos de espanto e admirao! Tudo est descoberto diante dos olhos de Deus. Nenhum de ns sabe o que suceder amanh com as nossas vidas, mas o nosso futuro est patente aos olhos de Deus!

A Sabedoria de Deus
A sabedoria de Deus a Sua inteligncia como manifestada na adaptao de meios e fins. Deus sempre busca os melhores fins e os melhores meios possveis para a consecuo dos seus propsitos. H.B. Smith define a sabedoria de Deus como o Seu atributo atravs do qual Ele produz os melhores resultados possveis com os melhores meios possveis. Uma definio ainda melhor h de incluir a glorificao de Deus: Sabedoria a perfeio de Deus pela qual Ele aplica o seu conhecimento consecuo dos seus fins de um modo que o glorifica o mximo (Rm.11:3336; Ef.1:11,12; Cl.1:16).

Caractersticas da Sabedoria Divina


1. A Sabedoria Essencial em Deus Deus no pode ser o que sem sabedoria. Ela no prpria somente de uma das pessoas divinas, mas da Trindade (Co 2.3). 2. A Sabedoria no pode ser separada de Deus A sabedoria no algo acrescido a Deus e que veio a pertencer a Ele. Os homens possuem sabedoria e Deus sabedoria. Portanto, a sabedoria um atributo essencial de Deus sem o qual ele no poderia ser o que e nunca os dois andam separados.

Caractersticas da Sabedoria Divina


3. A Sabedoria propriedade de Deus Somente H um sentido em que somente Deus sbio. Os homens podem ser filsofos (amigos da sabedoria), mas somente Deus chamado de Sophos (de sofia, sabedoria), pois o nico sbio. Ele pode conced-la a outros, mas uma propriedade que lhe pertence. 4. A Sabedoria Originria em Deus A sabedoria dos homens obtida pela experincia dos anos, baseada no acmulo de informaes recebidas. Mas com Deus no assim. Ele sbio essencial e necessrio (Rm 11.34; Is 40.14).

Caractersticas da Sabedoria Divina


5. A Sabedoria Necessria em Deus Deus no resolve ser sbio. No depende do exerccio da sua vontade ser sbio. Ser sbio nele algo essencial. A sabedoria parte vital da ao de Deus (Rm 16.27) 6. A Sabedoria em Deus Incompreensvel As Escrituras so claras quando falam da sabedoria infinita de Deus por isso, incompreensvel (Sl 147.5; 92.6; J 11.6-9). 7. A Sabedoria em Deus Eterna ( Pv 8.22-31; J 12.12-13)

A Revelao e a Proclamao da Sabedoria Divina


A Sabedoria Divina Revelada em Cristo Tudo o que Deus conhecer ao mundo est encerrado em Jesus Cristo. O eterno propsito de Deus a respeito de todas as realidades est revelado em Cristo (Cl 2.1-3; 1.26-27; Ef 1.7-9; 1 Co 1.24; 2.6-7,12). A Sabedoria Divina Proclamada Atravs da Igreja Ef 3.8-13

Evidncias da Sabedoria Divina


A Criao Evidncia da Sabedoria Divina Sl 104.24; Pv 3.19; Jr 10.12; 51.15; Pv 8.22-36 Os Seres Humanos so Evidncia da Sabedoria Divina Deus criou nossos primeiros pais com sabedoria. Com o pecado, eles perderam a sabedoria divina que possuam antes da Queda. Por essa razo os filhos dos homens so instados agora a procurar sabedoria para viverem de modo agradvel a Deus (Pv 2.1-4; 2.6; 2.10; 3.1; 3.5-8; 3.9-12; 3.13-17; 3.18; 3.19)

Aplicao
1. Pea a Deus sabedoria A sabedoria que possumos por natureza no basta para que vivamos uma vida agradvel a Deus, porque ela nascida em nossa prpria natureza pecaminosa que procura unicamente o interesse prprio. (Tg 1.5; Sl 119.18). 2. Submeta-se Sabedoria divina No questione a sabedoria de Deus. Qualquer coisa que ele lhe mandar fazer, faa. Todas as suas ordens so produto de sua vontade sbia. No importa quo estranhos possam parecer os caminhos de Deus, mas eles sempre conduziro vida.

Aplicao
3. Nunca confie na sua prpria sabedoria Deus nos colocou no mundo com uma espcie de sabedoria que podemos chamar de natural e o apstolo Paulo nos chama ateno em 1 Co 1.20; 1 Co 3.18-21. Por esta razo no podemos nos jactar na sabedoria do mundo. Assim se confiarmos em nossa prpria sabedoria podemos cair em runas espirituais como alerta o Pregador (Pv 3.5-7).

A Veracidade e Fidelidade de Deus


Definio Esses dois atributos so inseparveis, embora alguns estudiosos tentem distingui-los. No pode haver noo de fidelidade sem que esteja ligada a verdade (Sl 145.13; Ap 22.6) Quando a Bblia diz que Deus fiel, ela est afirmando que ele verdadeiro em todas as suas afirmaes. Em contrapartida est o ser humano que mente e no verdadeiro em tudo o que fala (Rm 3.3-4; Sl 36.5; 89.8; Is 11.5; 2Tm 2.13)

Caractersticas da Veracidade de Deus


1. A Veracidade Essencial em Deus O homem mente porque a veracidade no essencial nele. Ele pode continuar sendo humano a despeito de no ser verdadeiro (Nm 23.19) Deus no pode continuar sendo Deus se no for fiel em suas promessas, porque a veracidade sua essncia. A fidelidade do homem derivada (Hb10.23) O homem pode falar a verdade mas Deus a verdade.

Caractersticas da Veracidade de Deus


2. A Veracidade de Deus Grande A veracidade no parte essencial nem constante nas nossas vidas. Mas Deus grande em sua veracidade (Lm 3.22-23; Sl 36.5) 3. A Veracidade de Deus Eterna A verdade de Deus est firmada e confirmada para sempre nos cus (Sl 89.2; 1 Pe 1.23-25) A verdade de Deus no mutvel nem determinada pelo contexto histrico (Sl 119.90; Mt 24.36)

Exemplos da Veracidade de Deus


1. Deus Fiel nos seus Pactos Deus o estabelecedor dos pactos com seu povo. Nos seus pactos h promessas para o bem-estar do seu povo e elas so fiis e verdadeiras (Dt 7.9; Sl 89.1-8, 24, 33-34, 49). 2. Deus Fiel em suas Promessas Podemos verificar em (Gn 8.22) uma promessa com respeito s coisas comuns mas necessrias vida dos seres humanos. Nas promessas de carter soteriolgicos, a que a veracidade de Deus brilha com fulgor ainda maior (Lm 3.22-23; At 13.34).

Exemplos da Veracidade de Deus


Deus Fiel em suas Ameaas Assim como as promessas as ameaas de Deus so absolutas. Como ele no falha em suas promessas, tambm no falha em suas ameaas. Algumas de suas ameaas so condicionais e ele as cumpre somente se os pecadores no se voltam dos seus pecados. As ameaas de Deus almejam a correo dos seus filhos (1 Co 11.30; Hb 12.6; Sl 119.75; Hb 3.11). Deus Fiel no Socorro do seu Povo Deus no deixa o seu povo ao sabor das tentaes deste mundo. Ele acompanha tudo o que acontece com os seus (1 Co 10.13)

Aplicao
1. Podemos ter confiana completa nele Deus veraz. Ele no pode enganar ningum, no pode falhar na sua palavra e, como conseqncia, ningum pode duvidar dele (Hb 6.18; Pv 20.6) 2. Nunca ficamos desapontados com Deus os seres humanos desapontam porque eles prometem algo e geralmente no cumprem. Mas no podemos dizer a mesma coisa de Deus. O contraste entre o homem e Deus muito grande (2 Tm 2.13)

A bondade de Deus
Bondade - uma concepo genrica incluindo diversas variedades que se distinguem de acordo com os seus objetos. Bondade perfeio absoluta e felicidade perfeita em Si mesmo (Mc.10:18; Lc.18:18,19; Sl.33:5; Sl.119:68; Sl.107:8; Na.1:7). A bondade implica na disposio de transmitir felicidade.

A Natureza da Bondade
A noo de bondade no mundo diferente da noo que as Escrituras apresentam em relao a Deus. dito que um homem bom porque ele um homem santo, ou porque caridoso e liberal no gerenciamento dos seus bens. provavelmente nesse sentido que as Escrituras empregam a idia de bom para o homem (Rm 5.7) em contraste com o injusto. Deus bom no sentido de ter uma inclinao para tratar bem e generosamente todas as criaturas. Essa sua bondade independe de qualquer motivao nas suas prprias criaturas. Toda bondade tem nascedouro em si mesma, por isso tudo que Deus criou bom (1 Tm 4.4; At 10.38)

A Natureza da Bondade
Deus Originalmente Bom
Deus no somente o maior dos seres humanos, mas o melhor. Deus originalmente bom em si mesmo. Em Deus a bondade parte da sua natureza.

Deus Imutavelmente Bom

A sua bondade no muda, mesmo que os homens mudem de atitude para com ele. Mesmo quando seus filhos o desobedecem, a sua atitude de repreenso cheia de bondade. Deus no se mostra em ira com seus filhos. Na hora da ira, ele se lembra da sua misericrdia (Sl 52.1)

Deus Necessariamente Bom

Nada necessariamente bom, exceto Deus. Ser bom no depende do exerccio da sua vontade, mas a manifestao da sua bondade depende dela. Desde a eternidade Deus bom, muito embora ele no tivesse, alm de si mesmo, a quem manifestar a sua bondade (Sl 119.68; 145.7; 107.8, 15, 21,31)

Os Objetos da Bondade de Deus


1. Bondade para com as Criaturas em Geral Esta bondade pode ser definida como aquela perfeio de Deus que o mantm solicito para tratar generosa e ternamente todas as suas criaturas. A bondade de Deus direcionada aos homens e aos animais evidencia-se na preservao de todos eles (Sl 36.6; 145.8, 15-17; J 38.41; Mt 6.26) 2. Bondade para com os Homens A bondade de Deus para com os homens no incluem apenas o carter salvador, mas tambm incluem o sustento, a preservao e as benos temporais de toda sorte (Sl 36.7-8; Mt 5.45; At 14.17; Sl 33.5)

Lies sobre a Bondade de Deus


Precisamos aprender a viver na dependncia de Deus Literalmente Deus d o sustento (6.25-34). Os que no conhecem a Deus, os incrdulos que andam ansiosos. Os cristos no devem cultivar esse tipo de pecado que evidencia a falta de dependncia de Deus. Precisamos pensar como Deus pensa Os cristos no devem pensar que a totalidade da vida se constitui naquilo que vemos ou percebemos nesta presente existncia. Precisamos ser encorajados a investir naquilo que tem valor permanente e puro (Mt 6.19-21; 6.33)

A Multiplicidade de Bondade de Deus


Alm da bondade de Deus se revelar em elementos materiais como alimento, gua, as benos de sade, alegria e etc.. A bondade de Deus tambm se manifesta de forma salvadora. Alguns humanos so maiores beneficirios que outros da bondade divina. Sobre eles Deus pe o seu corao de modo especial. Quando a bondade de Deus se manifesta aos pecadores, ela pode ser vista de vrias maneiras, como: amor, misericrdia, graa e pacincia.

O Amor de Deus
Amor a maneira mais doce de Deus expressar a sua bondade. Para alguns crentes o aspecto mais importante da bondade de Deus. Amor a perfeio da natureza divina pela qual Ele continuamente impelido a se comunicar. Contudo, no apenas um impulso emocional, mas uma afeio racional e voluntria, sendo fundamentada na verdade e santidade e no exerccio da livre escolha. Este amor encontra seus objetos primrios nas diversas Pessoas da Trindade. Assim, o universo e o homem so desnecessrios para o exerccio do amor de Deus (1 Jo 4.16). O Amor de Deus responsvel pela restaurao do seu relacionamento com os homens e destes para com ele. Se no fosse o amor de Deus jamais seriamos restaurados e para sempre estaramos mortos.

O Amor Essencial em Deus


O amor a essncia de Deus (1 Jo 4.8) Se o amor essencial em Deus, ele no pode existir sem amor. Ele no precisa manifestar seu amor aos homens, mas na sua essncia ele amor. Os seres humanos possuem amor porque eles o receberam de Deus, mas o amor no parte da essncia deles, porque muitos vivem sem amor e no possuem amor para dar. O amor que os seres humanos possuem derivado, mas o de Deus original, pertencendo a sua essncia.

Os Objetos do Amor de Deus


Tecnicamente falando, h dois tipos de amor em Deus, amor ad intra e amor ad extra. Amor ad intra o amor demonstrado pelas pessoas da Trindade entre si, que um amor com manifestao interna e eterna, porque demonstrado antes da fundao do mundo (Jo 3.35, 10, 17 23-26; 14.31; Rm 15.30) Amor ad extra demonstrado em favor das criaturas cadas. Tem esse nome porque ele demonstrado fora do ser divino, a seres que no o prprio Deus.

Caractersticas do Amor de Deus


1. Amor de Eleio Deus colocou o seu amor em algumas pessoas porque ele as elegeu para serem redimidas por Cristo Jesus. A palavra eleio implica numa escolha amorosa de Deus para que sejam salvas das conseqncias todas dos seus pecados (Ef 1.5) 2. Amor de Redeno O amor de Deus pelos seres humanos est sempre associado com a redeno de pecadores e que sempre conduz salvao deles (1 Jo 4.10; Rm 5.5-8).

Caractersticas do Amor de Deus


3. Amor Sacrificial Significa que este amor sempre procura o bem-estar do amado, no importando o custo (1 Jo 3.16; Rm 8.32; Gl 2.20) 4. Amor Eterno Deus eterno assim como eternos so todos os seus atributos. O amor de Deus por ns existe antes de haver mundo e existir eternamente (Jr 31.3; 2.2; Os 14)

Caractersticas do Amor de Deus


5. Amor Imenso O amor de Deus imensurvel em sua grandeza (1 Jo 3.1; 15.13; Ef 2.4,5; 3.17-19; 2.11-18; 1.3-5) 6. Amor que D O amor de Deus tem uma conotao mpar, pois no encontrado em nenhum outro lugar e em nenhuma pessoa. Todos os amores do mundo querem alguma coisa em troca. O amor de Deus diferente ele se oferece. Em Deus h alegria de dar porque um amor de um ser totalmente independente. Deus deu o seu filho como prova do seu amor.

Caractersticas do Amor de Deus


7. Amor Soberano O amor de Deus no influenciado por nada a no ser pela sua prpria natureza. Nada de fora o impulsiona a amar as criaturas cadas. Ele as ama de acordo com o seu prprio carter. Ele resolve amar a quem quer porque o amor no uma dvida dele para com os seres cados. Logo ele resolve amar soberanamente, amando a quem quer, e, nenhum de ns pode contrari-lo em suas decises de amor (Ml 1.2-3; 9.11-15, 25, 28; Ef 1.4-5; 1 Ts 1.4; 2 Ts 2.13)

Caractersticas do Amor de Deus


8. Amor que Triunfa De modo geral, as Escrituras ensinam que impossvel ser amado por Deus e, todavia, ficar impassvel diante do seu amor. O amor de Deus provoca em ns mudana, porque o seu amor nos atinge em cheio. Ele simplesmente resolve nos amar e o seu amor causa efeito em nossas vidas (Rm 5.5; 8.37-39) 9. Amor que Procura O amor de Deus um amor que vai procura de elementos cados (Lc 15)

Aplicao
1. Aprenda a apreciar o amor de Deus Nunca haveremos de apreciar o amor de Deus a menos que entendamos quem ramos, de onde ele nos tirou, e onde estaramos se ele no interviesse milagrosamente em nossa vida e onde nos colocou (Ef 2.1-7) 2. Ensine sobre o grande amor salvador de Deus Os seres humanos estariam perdidos se no houvesse a interveno do amor divino no corao deles (Hb 2.3)

Aplicao
3. Exercite o seu amor a Deus O amor de Deus no deve ser somente pregado, apreciado, mas deve tambm ser exercido por ns. Se Deus nos amou, esse amor deve provocar resposta. Se no amarmos nossos semelhantes sinal de que no temos em ns o amor de Deus (Mc 12.28-31; Jo 13.3435) 4. Permanea no amor de Deus Deus amou voc em Cristo Jesus e ele ordena que ao somente voc ame, mas permanea nele (Jo 15.9-10)

A Pacincia de Deus
A pacincia outra forma de Deus expressar a sua bondade com os homens. H vrios termos usados na Bblia como sinnimos de pacincia como: 1. Deus longnimo, e a longanimidade tambm uma expresso da sua bondade (Sl 103.8; Ex 34.6; 1 Pe 3.20; 2 Pe 3.15). 2. Deus tardio em irar-se, e essa atitude tambm uma expresso da sua bondade (Ne 9.17; Sl 145.8; Jl 2.13; Jn 4.2; Na 1.3; Rm 2.4)

A Pacincia de Deus
Definio Segundo Pink a pacincia divina o poder de controle que Deus exerce sobre si mesmo, fazendo com que ele prprio seja indulgente com o mpio e que se detenha por algum tempo em castig-lo. Em contraste com os homens que so irascveis, que no tm controle sobre si mesmos e que no perdoam facilmente as ofensas que lhes so feitas, Deus paciente e perdoador (Nm 14.16-19)

Pacincia um Atributo Essencial de Deus


A pacincia uma das qualidades essenciais de Deus porque: 1. Pacincia o que ele . Ele no pode ser o que ele sem a sua pacincia. 2. Deus o autor da pacincia da qual os homens so beneficirios. 3. Na pacincia ele serve de modelo para ns. (Cl 3.2; Ef 5.1; Rm 15.5)

Os Objetos da Pacincia de Deus


1. Deus paciente com aqueles a quem quer Se por pacincia entendemos a demora de Deus em manifestar a sua ira, esta pacincia dirigida, especificamente, aos mpios. Deus paciente porque ele tem desejos de salvao para os mpios (Rm 2.4; 2 Pe 3.3-9) 2. Deus paciente para com os mpios

salvar

Neste caso uma pacincia para aqueles que no sero salvos (Rm 9.22; Sl 73)

impertinentes

Os Objetos da Pacincia de Deus


3. Deus paciente com seus filhos Deus paciente com os crentes quando os trata menos rigorosamente do que deviam ser tratados. Deus os castiga menos do que seus pecados merecem (Ed 9.13; 2 Pe 3.15) Na verdade, a pacincia de Deus para com seus filhos deve ser chamada de misericrdia, porque acaba por suspender definitivamente a punio.

A Manifestao da Pacincia de Deus


Deus obrigado por sua prpria natureza a punir pecadores e a derramar a sua ira porque o pecado transgride a lei, mas a manifestao da justia punitiva no lhe traz deleite. Sua pacincia exercida de vrios modos: 1. Sua pacincia manifestada atravs das Pe 2.5) 2. Sua pacincia manifestada quando ele pune com uma certa tristeza (Ez 18.23; Lm 3.33; Os 11.8-9; Sl 78.38)

suas constantes advertncias por causa dos pecados dos homens (J 33.13-14; 1 Pe 3.20; 2

A Manifestao da Pacincia de Deus


3. Sua pacincia manifestada quando ele

retarda seus julgamentos de ameaa mesmo quando os pecadores no mostram qualquer sinal de arrependimento (Ec 8.11; 2 Pe 3.4-9) 4. Sua pacincia manifestada quando ele envia os seus julgamentos gradativamente (Os 6.5;Jl
1.4; Os 2.9-12) 5. Sua pacincia manifestada quando ele envia seus juzos muito moderadamente (Sl 78.38; At 12.22-23; Gn 3.17-18; Ed 9.13; Sl 103.10)

Exemplos da Pacincia de Deus


Na Bblia vemos muitos exemplos nos quais Deus manifestou sua pacincia no trato com os pecadores (1 Pe 3.20; Gn 6.3; 2 Pe 2.5; Rm 1.19-26; At 14.16-17; 13.18; 13.46)

O Entendimento da Pacincia de Deus


No entenderemos a pacincia de Deus a menos que: Entendamos a Enormidade da Nossa Provocao A lentido de Deus em irar-se transcende infinitamente a pacincia de qualquer dos seres criados (Ml 3.6; Ap 6.10; J 15.16). Veja a provocao dos mpios (Gn 6.5; 8.1; Rm 1.29-31) Veja a provocao dos crentes (1 Tm 1.16)

Aplicao
Pea a Deus pacincia No h coisa mais desagradvel do que viver neste mundo afetado pela ira no santa e pela amargura, obras da carne que so produtos da ausncia do atributo divino o qual deveramos nos apropriar pela f (Gl 5.16, 22) Exercite a pacincia A pacincia no uma virtude opcional para o cristo. Ela ordenada por Deus de modo que nenhum cristo deve fugir de pratic-la (Cl 3.12; Ef 4.1-2; 1 Tm 1.16; 1 Ts 5.14)

Se Deus SINGULAR, ento no posso me associar a nenhum outro deus; Se Deus INFINITO, ento Ele maior que minha prpria vida; Se Deus ETERNO, ento podemos confiar nEle em qualquer tempo; Se Deus INTELIGENTE, ento posso confiar em suas decises a meu respeito; Se Deus tem VONTADE, ento eu preciso descobrir a Sua vontade para minha vida; Se Deus SBIO, ento preciso dEle na minha ignorncia; Se Deus BOM, ento em Suas mos estarei seguro; Se Deus JUSTO, ento entregarei a Ele as injustias por mim sofridas; Se Deus AUTO-EXISTENTE, no precisa de mim, mas eu preciso dEle; Se Deus IMUTVEL, ento a minha f pode descansar em Seu Ser; Se Deus ONIPRESENTE, ento no preciso fazer peregrinaes para locais santos para encontr-Lo; Se Deus possui PRESCINCIA, ento eu sei que Ele me amou antes da fundao do mundo;

Potrebbero piacerti anche