Sei sulla pagina 1di 19

TECNOLOGIAS WEB Aula 4

Prof. Rafael Monteiro Ribeiro www.r2m@gmail.com

Objetivos:
Apresentar os principais aplicativos utilizados na internet Compreender as categorias utilizadas para classificar os aplicativos por funcionalidade Listar os principais produtos neste segmento

EXEMPLOS...
Navegadores Discadores Comunicadores Instantneos

VOIP Segurana de Rede E-mail

Compartilhamento de Arquivo

Acesso Remoto
Servidores Web

Editores HTML

NAVEGADORES
INTERNET NO BRASIL Navegador Firefox IE7 IE8 Chrome IE6 Safari Opera Abril/2010 33,18% 23,05% 21,62% 11,10% 8,35% 2,21% 0,49% Agosto/2009 28,42% 30,59% 14,09% 4,20% 21,38% 0,91% 0,41% Internacional[32] 32,23% 14,03% 24,67% 6,46% 9,19% 5,09% 1,42%

Fonte: http://www.w3counter.com/globalstats.php

NAVEGADORES
INTERNET NO MUNDO

Fonte: http://www.w3counter.com/globalstats.php

DISCADORES
Os discadores so aplicativos voltados basicamente para a comunicao entre cliente e servidor atravs de conexes via MODEM (MOdulador DEModulador).

COMUNICADORES INSTANTNEOS
Aplicao que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real.

COMUNICADORES INSTANTNEOS

COMUNICADORES INSTANTNEOS

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

Existem muitas maneiras de se compartilhar arquivos. Muitos depositam seus arquivos em servidores na Internet para serem acessados via protocolo HTTP.

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E-MULE

http://www.emule-project.net/home/perl/general.cgi?l=33

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS TORRENT

EDITORES HTML

VOIP

Aplicativos possibilitam a comunicao por voz via rede TCP/IP, estabelecendo comunicao com telefonia fixa ou celular. Estes aplicativos possibilitam a comunicao gratuita com usurios cadastrados no prprio servio de comunicao.

ACESSO REMOTO

Esta categoria compreende um conjunto maior de aplicativos para acesso remoto aos servios na Internet, servios estes tais como FTP, Download de Arquivos, Conexes via terminal entre outros.

SERVIDORES WEB

Para hospedagem de sites, necessrio que haja um servidor capaz de interpretar requisies HTTP. Atualmente, existem servidores que, alm do cdigo HTML, interpretam outras linguagens como Java, PHP, ASP entre outras. Da mesma forma, protocolos como FTP e RSS .NET e C# tambm so aceitos por alguns destes.

WEB 2.0 Sistema colaborativo Um dos mais recentes conceitos o web 2.0. Embora no exista uma definio muito exata para esse tipo de sistema, o mais aceito de um sistema colaborativo, onde os usurios geram, classificam, distribuem e utilizam as informaes ao mesmo tempo.

Gerao de comunidades e servios, tendo como conceito a "Web como plataforma"

Computao em nuvem uma tendncia integrante da Web 2.0 de se levar todo tipo de dados de usurios - inclusive os prprios sistemas operacionais a servidores online, tornando desnecessrio o uso de dispositivos de armazenamento e possibilitando o compartilhamento de tal contedo com qualquer plataforma de acesso web

Potrebbero piacerti anche