Sei sulla pagina 1di 37

Faa clique para editar o estilo

AS REAS RURAIS EM MUDANA

12/9/12

A SAU E AS CULTURAS PERMANENTES

As culturas permanentes so culturas que ocupam a terra durante longos perodos de tempo e fornecem repetidas colheitas. No entram nas rotaes culturais e no incluem as pastagens permanentes.

12/9/12

A SAU E AS CULTURAS PERMANENTES

Os frutos frescos, os citrinos, os frutos subtropicais, os frutos secos, o olival e a vinha integram as chamadas culturas permanentes.

12/9/12

Desde a adeso de Portugal CEE, actual UE, a evoluo destas culturas tem oscilado devido: Ao aumento da rea das principais espcies frutcolas (a macieira, a pereira, o pessegueiro e a laranjeira), no perodo em que os agricultores acreditavam num aumento dos rendimentos agrcolas;

12/9/12

reduo da rea destas espcies, quando os agricultores constataram que os rendimentos previstos no se concretizaram ao longo dos anos, devido a factores como: Concorrncia dos outros pases praticavam preos mais competitivos; que

A produo, apesar das sucessivas reestruturaes, ser feita em exploraes de pequena dimenso e com baixa produtividade.

12/9/12

Como resultado, assistiu-se diminuio das reas destinadas s culturas permanentes (cerca de 9%), entre 1999 e 2005, sendo que:

O maior decrscimo, cerca de da rea, foi sentido nos pomares de frutos frescos;

12/9/12

O olival registou uma diminuio, de cerca de 5%, apesar de ter aumentado nas regies de Trs-os-Montes e Beira Interior; A vinha, com menos 9% de superfcie, encontra no Alentejo uma rea de cerca de 30 %, em resultado das transferncias, desde, 1999, de direitos de plantao de outras regies para terras alentejanas.

12/9/12

As Culturas Permanentes

A composio das culturas permanentes, por regio agrria, em Portugal, entre 1999 e 2005:

12/9/12

A FRUTICULTURA

A fruticultura pode ser caracterizada como sendo o conjunto de tcnicas e prticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestveis, comercialmente.

12/9/12

Os Pomares de Frutos Frescos

12/9/12

Os Pomares de Frutos Frescos

A composio dos pomares de frutos frescos, em Portugal, entre 1999 e 2005:

12/9/12

Composio dos Pomares

As macieiras concentram-se, maioritariamente, nas regies de Ribatejo e Oeste principal regio produtora - e Trs-os-Montes.

As pereiras concentram-se, predominantemente, nas regies de Ribatejo e Oeste.

12/9/12

Os pessegueiros concentram-se, sobretudo, nas regies de Ribatejo e Oeste e na Beira Interior. Apesar das plantaes efectuadas, o Alentejo foi a regio, que em termos de rea, mais diminuiu entre 1986 e 2006.

12/9/12

Cerejeiras concentraram-se nas regies de Beira Interior e de Trs-os-Montes, que representaram, assim, 85% da rea total do pas em 2006. Ao contrrio dos outros pomares, as cerejeiras sofreram uma expanso.

12/9/12

Os Pomares de Citrinos

Os frutos que integram os citrinos so a laranja, a tangerina, a toranja, a tnjara e o limo. A laranja e a tangerina so as espcies mais comuns, ocupando, respetivamente, 79% e 15% da rea dos citrinos, em 2005.

12/9/12

Composio dos pomares de citrinos, por regio agrria, em Portugal, entre 1999 e 2005:

12/9/12

Factores que Justificam o Aumento da Produo da Laranja

A instalao ou reconverso de novos pomares, resultante das crescentes exigncias do mercado ou pela aco das organizaes de produtores na dinamizao e orientao do sector para maior e melhor produo; A melhoria das tcnicas de cultura e variedades; O apoio indstria, que permite uma garantia do escoamento dos frutos.

12/9/12

Os Pomares de Frutos Secos

A amndoa, a castanha, a alfarroba e a noz so os principais frutos secos que integram o grupo. As caractersticas climticas do pas, associadas escassez destes produtos no mercado europeu so condies favorveis ao desenvolvimento e expanso dos mesmos.

12/9/12

Composio dos pomares de frutos secos por regio agrria, em Portugal, entre 1999 e 2005:

12/9/12

O Olival e o Azeite

O olival uma das principais culturas permanentes em Portugal, com grande tradio e importncia para a populao rural. uma das culturas que maior superfcie ocupa no espao nacional, encontrando-se em quase metade da superfcie destinada s culturas permanentes. A sua presena ocorre apenas no territrio continental.

12/9/12

Apesar da sua importncia, verificou-se entre 1999 e 2005:

Um decrscimo quer da rea de olival, quer do nmero de exploraes; Apesar do decrscimo, as regies de Trs-osMontes e da Beira Litoral sofreram uma expanso do olival; A maior superfcie de olival localiza-se na regio do Alentejo seguida de Trs-osMontes, Beira Interior e Ribatejo e Oeste.

12/9/12

O olival est vocacionado para a produo de azeite e de azeitona de mesa. Da azeitona produzida, 98% do total destina-se obteno de azeite e apenas cerca de 2% canalizada para a produo de azeitona de mesa.

12/9/12

As Caractersticas da Oliveira

A oliveira adapta-se a diversos tipos de solo, mas muito sensvel s condies meteorolgicas, exigindo veres longos, quentes e secos, o que leva a que a produo de azeite sofra frequentes oscilaes de ano para ano. Apesar da tendncia de decrscimo das ultimas dcadas, assistiu-se a uma dinmica do setor ao nvel da produo e da transformao, o que traduz boas perspetivas.

12/9/12

Esta dinmica resultou no s existncia de novas reas de olival que vm sendo plantadas nos ltimos anos, sobretudo no Alentejo, mas tambm por se tratar de um setor estratgico no Programa de Desenvolvimento Rural.

12/9/12

Assim, ao nvel da produo, verificou-se:

A utilizao de tcnicas de produo mais adaptadas, com maior recurso ao regadio; A instalao de novas plantaes.

12/9/12

Ao nvel da transformao, traduziu-se:

Na concentrao, modernizao e adaptao tecnolgica dos lagares (que se encontram dispersos pelo territrio e com uma localizao favorvel nas regies produtoras, o que beneficia a obteno de produtos de qualidade).

12/9/12

12/9/12

O abandono de algumas reas relativas a exploraes agrcolas de pequena dimenso e o facto de, apesar de novas plantaes, o olival ainda se encontrar em fase de renovao explicam a diminuio da importncia relativa do valor da produo de azeite.

12/9/12

???

O azeite um produto muito verstil, de h muito conhecido pelas populaes mediterrnicas como essencial para a sade e para o regime alimentar. hoje largamente apreciado na Europa e no mundo pelas suas propriedades nutritivas e organolpticas. A UE o primeiro produtor mundial, com 80% da produo e 70% do consumo.

12/9/12

A Vinha e o Vinho

A vitinicultura tem um papel fulcral do ponto de vista econmico e social. Contudo, nos ltimos anos tem-se assistido a uma diminuio da rea ocupada pela vinha e do nmero de exploraes. A vinha a cultura nacional que mais se encontra dispersa pelo territrio e, aps o olival, a que apresenta maior rea de cultivo.

12/9/12

Condies Favorveis

A vinha adapta-se a uma grande diversidade de tipos de solos e exigente do ponto de vista climtico, ou seja, essencialmente caracterstica de um clima temperado mediterrnico com veres quentes, secos, longos e luminosos.

12/9/12

Tambm se adapta a outros climas desde que no sejam muito frios e que tenham uma estao quente e seca para a fase de maturao das uvas, o que acaba por se reflectir na diversidade do tipo de vinhos, ao nvel do aroma, sabor, acidez e grau alcolico. Apesar das oscilaes verificadas, a tendncia , desde 1980, de diminuio.

12/9/12

rea de vinha para vinho, por regio agrria, em Portugal, em 2006:

12/9/12

Produo de Vinho

So as regies com maior superfcie de vinha que concentram as maiores produes nacionais. Apesar do decrscimo sentido, o Ribatejo e Oeste registou a maior produo de vinho, enquanto Trs-os-Montes sofreu um aumento. Foi no Alentejo que se assistiu ao maior aumento, em virtude da transferncia de direitos de plantao de algumas regies para as exploraes alentejanas.

12/9/12

Composio da vinha, por regio agrria, em Portugal, entre 1999 e 2005:

12/9/12

Organizao Comum de Mercado do Vinho

O objectivo da reforma da Organizao Comum de Mercado (OCM) do vinho, apresentada pela Comisso Europeia, reduzir e melhorar a qualidade da produo europeia, para fazer face ao desafio colocado por produtos de outras partes do mundo. Produzir menos vinho, mas melhor vinho e, de preferncia, a preos mais competitivos.

12/9/12

Trabalho realizado por:

Cristiana Campos Jos Machado Paula Ramos Rodrigo Ferreira Samuel Rolas

12/9/12

Potrebbero piacerti anche