Sei sulla pagina 1di 12

CONTRATOS EM ESPCIE DA TROCA OU PERMUTA E DO CONTRATO ESTIMATRIO OU VENDA EM CONSIGNAO

CONCEITO E NATUREZA JURDICA


O contrato de troca, permuta ou escambo

aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que no seja dinheiro. A compra e venda, no fundo, constitui verdadeira troca, porm, com a particularidade de uma das coisas trocadas ser o dinheiro. Isso justifica a aplicao residual das regras previstas para a compra e venda (art.533, caput, do CC- Aplicam-se troca as disposies
referentes compra e venda, com as seguintes modificaes(...) .

Objeto do contrato e relao com a compra e venda


So objetos do contrato de permuta os

mesmos da compra e venda, quais sejam: coisa mvel, imvel, corprea, incorprea, etc. Resumindo, tudo que pode ser vendido, pode ser trocado, no sendo necessrios que os bens permutados sejam de igual espcie ou valor, sendo lcito, portanto, permutar um imvel por uma coisa mvel,ou ainda um bem imvel ou mvel por um direito.

Troca entre ascendentes e descendentes


Se de valores Exige o desiguais e o objeto consentimento mais valioso pertencer expresso dos demais descendente ascendente
Dispensa o consentimento dos demais descendentes

Se valores iguais

Se valores desiguais e o objeto mais valioso Dispensa o consentimento dos pertencer ao demais descendentes descendente

Obs.Como se trata de norma especfica a regulamentar a matria, no se justifica a aplicao do art. 496, pargrafo nico, do CC.Assim, na troca qualquer que for o regime haver necessidade de autorizao do cnjuge. J no tocante unio estvel no haver necessidade de autorizao do companheiro (norma especial e restritiva). Prazo para anular a troca de 02 anos( art.179 CC). Prazo decadencial.

Art. 533. Aplicam-se troca as disposies


referentes compra e venda, com as seguintes modificaes: I - salvo disposio em contrrio, cada um dos contratantes pagar por metade as despesas com o instrumento da troca; . II - anulvel a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante.

Contrato Estimatrio ou Venda em Consignao-Conceito e Natureza Jurdica


O novo Cdigo Civil passa a tratar da figura do

contrato estimatrio, entre os seus arts. 534 a 537. O contrato estimatrio ou venda em consignao pode ser conceituado como sendo o contrato em que algum, o consignante, transfere ao consignatrio bens mveis, para que o ltimo os venda, pagando preo de estima; ou devolva os bens findo o contrato, dentro do prazo ajustado (art. 534 do Cdigo Civil). Exemplificar.

A grande discusso que surge quanto ao tema refere-se natureza jurdica da obrigao assumida pela consignatrio. Alguns autores entendem que a obrigao assumida pelo mesmo alternativa, outros que se trata de uma obrigao facultativa. Mas a questo por demais controvertida, entendendo outros tantos autores que a obrigao assumida pelo consignatrio facultativa (Maria Helena Diniz, Slvio Venosa e Arnaldo Rizzardo). Todos esses posicionamentos so expostos por Sylvio Capanema, que se filia segunda corrente (Comentrios ao Novo Cdigo Civil. Volume VIII. Coordenador: Slvio de Figueiredo Teixeira. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 61).

Se entendermos que a obrigao do consignatrio facultativa, havendo apenas o dever de pagar o preo de estima e uma faculdade quanto devoluo da coisa, o consignante no poder fazer uso da ao de reintegrao de posse. Mas, muito ao contrrio, a possibilidade de reintegrao de posse nos casos envolvendo o contrato estimatrio vem sendo reconhecida pela jurisprudncia.

"POSSESSRIA - Reintegrao de posse - Veculo entregue a uma revendedora para venda em consignao Configurao como contrato estimatrio - Art. 534 do novo Cdigo Civil - Alienao, entretanto, do bem sem pagar o preo estipulado pela consignante - Desnecessidade de prvia ao de resoluo contratual por traduzir possessria contra atividade delitual - Interpretao da funo social do contrato - Art. 421 do Cdigo Civil - Indeferimento determinado, examinando-se, com urgncia, o pedido de liminar - Recurso provido para esse fim" (Primeiro Tribunal de Alada Civil de So Paulo, PROCESSO: 1226974-0, RECURSO: Apelao, ORIGEM: So Jos dos Campos, JULGADOR: 10 Cmara de Frias de Janeiro de 2004, JULGAMENTO: 10/02/2004, RELATOR: Enio Zuliani, REVISOR: Simes de Vergueiro, DECISO: Deram Provimento, VU).

Tratamento dado ao instituto pelo CC/2010 Art. 534. Pelo contrato estimatrio, o consignante entrega bens mveis ao consignatrio, que fica autorizado a vendlos, pagando quele o preo ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada. Art. 535. O consignatrio no se exonera da obrigao de pagar o preo, se a restituio da coisa, em sua integridade, se tornar impossvel, ainda que por fato a ele no imputvel.

Art. 536. A coisa consignada no pode ser objeto de penhora ou seqestro pelos credores do consignatrio, enquanto no pago integralmente o preo. Art. 537. O consignante no pode dispor da coisa antes de lhe ser restituda ou de lhe ser comunicada a restituio.

Potrebbero piacerti anche