Sei sulla pagina 1di 46

PRTICAS CONSERVACIONISTAS E SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO

Parte 2

PRTICAS DE CARATER MECNICO

Tcnicas em que se recorrem a estruturas artificiais mediante a disposio de adequada de pores de terra , com a finalidade de quebrar a velocidade de escoamento da ENXURRADA e facilitar a infiltrao do solo.

ESTIMATIVA DA ENXURRADA Quantidade e Intensidade da Enxurrada. O processo mais simples para o calculo da vazo mxima da enxurrada, denominado mtodo racional.

Q = CIA 360
Q= Enxurrada (m3/s); C= Coeficiente de escorrimento, relao entre as quantidades de enxurrada e a quantidade de chuva; I= Intensidade mxima de chuva (mm/h); A= rea da bacia em hectares.

Coeficiente de enxurrada para diferentes condies de topografia e cobertura vegetal. CLASSE DE DECLIVIDADE I. Onduladas (5 a 10%) de declividade Com culturas anuais Com pastagens Com florestas II. Montanhosa (10 a 30%) 0,60 0,36 0,18 COEFICIENTE DE ENXURRADA (C)

Com culturas anuais


Com pastagens Com florestas

0,72
0,42 0,21

TEMPO DE CONCENTRAO

a durao da chuva que corresponde ao

mximo de enxurrada. Pode-se defini-lo como o tempo que gasta uma gota de gua para movimentar-se desde a parte mais longnqua da bacia at o ponto de desague. O importante no clculo da enxurrada mxima a chuva que pode cair num tempo igual ao tempo de concentrao.

As principais variveis que afetam o tempo de concentrao de uma bacia hidrogrfica so:
TAMANHO: quanto maior a bacia, maior o tempo de concentrao;

TOPOGRAFIA: em bacias de topografia acidentada que ocasiona escoamento rpido da enxurrada, o tempo de concentrao ser menor que em bacias de topografia suave; FORMA: em duas bacias com a mesma rea e um sistema de drenagem semelhante, sendo uma quadrada e outra retanqular, esta sendo mais longa, ter um tempo de concentrao maior, intensidade menor e menos intensidade de enxurrada.

Estimativa aproximada do tempo de concentrao de bacias hidrogrficas, com base na rea.

REA hectares 0,4 0,2 4,0 40,5 202,5 405,0

TEMPO DE CONTRAO minutos 1,4 3,5 4,0 17,0 41,0 75,0

Valores aproximados da velocidade de escorrimento da enxurrada, em metros por segundo. Declividade do Terreno Cobertura Vegetal da Bacia Floresta 0-4% 0,30 Pastagem 0,45 Culturas Anuais 0,60

4-10% 10-15% 15-20% 20-25% 25-30%

0,60 1,00 1,20 1,40 1,50

0,90 1,20 1,50 1,60 1,80

1,20 1,50 1,70 1,80 1,90

Frmula emprica desenvolvido para determinar essa magnitude de descarga de uma bacia, sendo a mais comum a seguinte:

Q = K Ax
Q: vazo mxima esperada; K: coeficiente que depende das vrias caractersticas da bacia; A: rea da bacia; e, x: expoente determinado de observao de campo.

ASPECTOS CONSERVACIONISTAS

a) Distribuio racional dos caminhos - o traado usual dos caminhos em linhas retas, desconsiderando a topografia do terreno, tem sido a causa do prejuzo devido s perdas por eroso.
b) Plantio em contorno - consiste em dispor as fileiras de plantas e executar todas as operaes de cultivo no sentido transversal pendente, em curvas de nvel ou linhas em contorno.

c) TERRACEAMENTO

uma das prticas mais eficientes para controlar a eroso nas terras cultivadas.
A palavra terrao usada, em geral, para significar camalho ou a combinao de camalho e canal, construdo em corte da linha de maior declive do terreno.

A declividade do terreno que determina a praticabilidade do terraceamento, uma vez que a eroso aumenta com esse declive; O custo da construo e da manuteno do terrao aumenta com o grau do declive do terreno a tal ponto que esse fator pode tom-lo desaconselhvel.

Limites de comprimento de rampa e declividade para o plantio em contorno.

DECLIVIDADE
2%

COMPRIMENTO DE RAMPA MXIMA


120m

4-6% 8%
10% 12% 14-24%

90m 60m
30m 24m 18m

PARTES COMPONENTES DE UM TERRAO.

TIPOS DE TERRAOS MANGUM - construdo pelos dois lados do terreno, dando assim um terrao com um camaIho mais alto: o tipo adaptado para a conservao da gua. NICHOLS - desenvolvido com a movimentao do solo unicamente do lado de cima do terreno, com a desvantagem de no poder ser aproveitada para o cultivo a faixa destinada ao canal. BASE LARGA - so de ser bastante largos, rasos, de suave inclinao, o mais comum, podendo ser facilmente cruzado por mquinas agrcolas e permitindo o plantio em todas as dimenses.

BASE ESTREITA - combinao de valetas e leiras de pequenas dimenses, bastante utilizado na proteo de culturas perenes; os cafeicultores o denominam de "cordo-emcontorno. PATAMAR consiste em plataformas construdas em terrenos de grande inclinao, formando uma espcie de degraus. INDIVIDUAL - pequeno patamar circular construdo ao redor de cada rvore, tambm usado em terreno de grande inclinao.

Terrao individuais

MURUNDUM OU LEIRO

o termo utilizado para terrao construdo raspando-se o horizonte superficial do solo (horizonte A), por tratores que possuem lmina frontal, e amontoando-a para formar um camalho de avantajadas propores (pode chegar a mais de 2 m).
O murundum recomendado para reas com uso agrcola intensivo com declividade mxima de 15%.

TERRAO DE BASE LARGA


uma das formas mais seguras de proteo do solo contra os efeitos da eroso, podendo ser empregados tanto em culturas anuais como perenes, e at mesmo em pastagens. indicado para terrenos de at 12% de declividade; em alguns solos de boa permeabilidade, porm, pode ser utilizado em terrenos com declividade de at 20%. Pode ser indicado para terrenos de pouca declividade, como 0,5%, cuja topografia, porm, seja formada de grandes lanantes, com a finalidade de reduzir a eroso produzida por grandes concentraes de enxurrada.

Os terraos de base larga podem ser construdos de duas maneiras: (a) removendo a terra tanto pelo lado de cima como pelo de baixo, e, (b) removendo a terra unicamente pelo lado de cima do terreno. Os terraos de construo pelos dois lados se adaptam melhor aos terrenos de declives suaves e so os nicos que podem ser construdos com os equipamentos no reversveis.

Os terraos de construo unicamente pelo lado de cima servem tanto para os terrenos de declives suaves como para aqueles de declives mais fortes; para a sua construo, so necessrios os equipamentos reversveis.

As operaes de construo e manuteno de terraos de base larga podem ser realizadas por grande variedade de equipamentos. Os principais so:

(a) plainas com lminas de ao; (b) arados; e, (c) outros equipamentos especializados.

TERRAOS DE BASE ESTREITA Estruturas mecnicas utilizadas especialmente em terrenos de maior declividade, quando no possvel construir terrao de base larga, so os mais indicados para proteo de culturas perenes do tipo de pomares, cafezal, cacoal. So tambm denominados "cordes-em-contorno" e em alguns lugares recebem a designao de "curvas de nvel. Em virtude de sua pequena largura, podem ser construdos por entre as rvores j formadas, ao longo das curvas de nvel do terreno, mesmo que a cultura seja formada em esquadro.

Esses terraos no so recomendados para culturas anuais, pois a forte inclinao dos taludes do camalho e da valeta dificultam o cruzamento das mquinas nos tratos da cultura e impedem o cultivo na sua faixa. Podem, todavia, ser empregados em terrenos de topografia mais acidentada, com inclinaes s vezes at de cerca de 40%.

TERRAOS PATAMAR So estruturas utilizadas em terrenos muito

inclinados, para proteo de culturas perenes de grande valor, como pomares, vinhedos e mesmo cafezais . uma prtica muito antiga para conservao do solo de regies montanhosas; Se adaptam melhor a terrenos com declividades acima de 20%.

ESPAAMENTO ENTRE TERRAOS PATAMAR

ESPAAMENTO VERTICAL = ESPAAMENTO HORIZONTAL X DECLIVIDADE 100

Exemplo: Deseja-se plantar um pomar com ruas de 10 metros , em um terreno com declividade de 40%.
Assim: 10 x 40/100 = 4m

TERRAO INDIVIDUAL indicado para culturas perenes j formadas, em terrenos de declividade muito forte. A inclinao da plataforma, para o lado de dentro do terreno, de cerca de 15%. Com essa inclinao, tem-se, em geral, uma diferena de nvel entre o fundo e o topo da banqueta de 0,20 a 0,40m.

CONTROLE DE VOOROCAS O controle da vooroca, alm de difcil muito caro, podendo at ser mais elevado que o prprio valor da terra. O principal problema o da sedimentao dos crregos e barragens.

Seu controle realizado com estes objetivos: (a) intercepo da enxurrada acima da rea de voorocas, com terraos de diverso; (b) reteno da enxurrada na rea de drenagem, por meio de prticas de cultivo, de vegetao e estruturas especificas; (c) eliminao das grotas e voorocas, com acertos do terreno executados com grandes equipamentos de movimentao de terra; (d) revegetao da rea; (e) construo de estruturas para deter a velocidade das guas ou at mesmo armazen-Ias; (f) completa excluso do gado; (g) controle da sedimentao das grotas e voorocas ativas.

ESTRUTURAS DE CONTROLE DE VOOROCAS

ESTRUTURAS MECNICAS EROSO E ESTABILIZAO

PARA

CONTROLE

DE

So dispositivos, construdos ou manufaturados, para a

conservao do solo, servem para reter, regular ou controlar o movimento da enumerada. Podem ser construdos em canais escoadouros vegetados, para diminuio do gradiente efetivo do leito vegetado, ou, em voorocas, para uma proteo permanente da grota, sob a forma de pequenas barragens de terra, de concreto, de pedras soltas, e de tijolos. Tais estruturas so usadas para as seguintes finalidades: controle da vooroca; armazenamento de gua; preveno de enchentes; controle de velocidade do escoamento da enxurrada em canais escoadouros; controle de sedimentos; irrigao; drenagem; proteo de praias e de barrancos de corregos e rios.

CONTROLE DA EROSO ELICA

Pelo conhecimento da mecnica da eroso elica e dos fatores que a influenciam, pode-se indicar trs mtodos bsicos para o seu controle: (a) aumento da estabilidade do solo e rugosidade da superfcie;
(b) estabelecimento e manuteno da vegetao, restos culturais, ou outros tipos de cobertura do terreno; (c) colocao de barreiras perpendiculares direo predominante dos ventos.

SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO

a) ROTAO DE CULTURAS - Rotao de culturas o sistema de alternar em um mesmo terreno, diferentes culturas em uma seqncia de acordo com um plano definido.
A escolha das culturas que devero entrar numa rotao ter que levar em conta as condies do solo, a topografia, o clima e a procura do mercado; No necessrio que sejam anuais, pois aquelas de cicio mais longo, como a mandioca, a cana-de-acar e mesmo as pastagens, podem estar num mesmo plano de rotao das culturas anuais.

b) PREPARO DO SOLO Emprego da mquina como meio de diminuir os custos de produo.

c) SUBSOLAGEM

o processo mecnico para soltar e quebrar o material do subsolo, a fim de que haja um aumento na infiltrao da gua de chuva, maior penetrabilidade das razes e melhor aerao.

d) PLANTIO DIRETO As prticas de cultivo desempenham um papel importante no processo de eroso pela chuva. Nas reas cultivadas, as partculas do solo so desprendidas pelo impacto das gotas de chuva e carregadas pela gua da enxurrada. O conceito desse plantio consiste em:
(a) eliminar a vegetao existente com um herbicida com ao de pr-emergncia; (b) plantar a semente e colocar fertilizantes para o desenvolvimento inicial, movimentando o solo o mnimo possvel, e, (c) efetuar a colheita.

Potrebbero piacerti anche