Sei sulla pagina 1di 15

Carlos Drummond de Andrade

Vida e Obras

Momento Histrico
Crise econmica; Revoluo de 30: Getlio Vargas; Governo Provisrio, Governo Constitucionalista e Estado Novo; Modernismo : 2 Fase (1930 a 1945).

Carlos Drummond de Andrade


Itabira do Mato Dentro MG, 31 de outubro de 1902; A Revista: Importante para afirmao do movimento modernista em Minas Gerais. "Alguma Poesia", seu primeiro livro, numa edio de 500 exemplares e se torna redator de trs jornais: o "Minas Gerais", o "Estado de Minas" e o "Dirio da Tarde".

Carlos Drummond de Andrade


Nos anos 1960, seus livros sero lanados em Portugal, EUA, Alemanha, Sucia, Argentina e Tchecoslovquia. No Carnaval do Rio, homenageado pela Mangueira com o samba-enredo No Reino das Palavras. Morre sua filha, Maria Julieta, vtima de um cncer. O poeta fica desolado: seu estado de sade piora, e ele falece 12 dias depois, aos 85 anos, de problemas cardacos.

Carlos Drummond de Andrade


A espreguiadeira, a cama, a gangorra,o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. [...] A mulher que trata de tudo e a felicidade. Famlia
A filha Maria Julieta, a esposa Dolores e Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade


Sentimento do Mundo

uma obra que retrata um tempo de guerras, de pessimismo e sobre tudo, de dvidas sobre o poder de destruio do homem. Assim, os temas polticos, o sofrimento do ser humano e as guerras, a solido, o mundo frgil, os seres solitrios predominam. A dor humana est l; o eu-lrico se resguarda e canta o outro, to mais importante que ele prprio.

Carlos Drummond de Andrade: Fases


1 fase: Eu maior que o mundo marcada pela poesia irnica: pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexo existencial.

Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. POEMA DE SETE FACES.

Carlos Drummond de Andrade: Fases


2 fase: Eu menor que o mundo Chamada fase social, marcada pela vontade do poeta de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento posto de lado.
Preso minha classe e a algumas roupas, Vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir at o enjo? Posso, sem armas, revoltar-me? A ROSA DO
POVO

Carlos Drummond de Andrade: Fases


3 fase: Eu igual ao mundo abrange a poesia metafsica e a objectual. Metafsica: O mundo apresenta-se como um vcuo atormentado, abolindo toda a crena e negando toda a esperana possvel. Objectual: A preferncia pelo prosaico, pelo irnico, pelo anti-retrico, pelo antilirismo intencional, acrescido agora de uma explorao dos elementos materiais da palavra
J no destila mgoa nem furor: fruto de aceitao da natureza, essa alvura de morte lembra amor - A Vida Passada a Limpo

Carlos Drummond de Andrade: Fases


A fase final - Em suas ltimas produes, o lirismo de Drummond no assume uma tendncia definida ou unidirecional. so cheias de recordaes do poeta. Os temas infncia e famlia so retomados.
Vem o frio nervoso da serra. Vm os perfumes brandos do mato dormindo. Vem o gosto delicado da brisa. E pousam na gua. -Copo d'gua no

sereno

Versos de Drummond so pintados em corpos de modelos

Em homenagem aos 110 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, comemorado dia 31 de outubro, a fotgrafa, e apaixonada por poesia, Simone Monte espalhou frases de Drummond no corpo de artistas e modelos.

As imagens fazem parte da exposio Arrepios, que ser lanada no dia nove de novembro na galeria do cine Reserva Cultural, em So Paulo

Enquanto isso no vestibular...


(UFSM-RS-adaptada) Assinale a alternativa incorreta a respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade: a) O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a relativizao das vrias faces da realidade. b) O sujeito potico, vrias vezes, reveste suas expresses de um fino trao de humor. c) O sujeito potico, constantemente, transmite sensaes de dvida e de negao. d) Os versos que contm uma nfase mstica podem ser vistos como produtos do fervor catlico do poeta. e) Importantes poemas publicados na dcada de 1940 tratam de temas de carter social.

Esttua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana.

Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e no do tamanho da minha altura.

Potrebbero piacerti anche