Sei sulla pagina 1di 17

MILENE CAVALCANTE RIBEIRO

Panorama da atuao do Profissional Bibliotecrio no Mercado de Trabalho em Belm


Orientadora: Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira

JUSTIFICATIVA
O fator motivador desta pesquisa foi a falta de estudos recentes sobre o Mercado de Trabalho do Bibliotecrio em Belm, a fim de conhecer as realidades existentes na profisso, e ainda acrescentar novos conhecimentos sobre o assunto para a comunidade acadmica.

OBJETIVO GERAL
Mostrar um panorama atual da atuao dos bibliotecrios no mercado de trabalho na cidade de Belm, atravs de uma pesquisa terica e de campo, trazendo reflexes sobre esse profissional.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Descrever as caractersticas do profissional bibliotecrio e os campos de atuao no mercado de trabalho;

Acompanhar mudanas e inovaes significativas em seu trabalho, como os servios realizados, ofertas e demandas de emprego, aperfeioamento profissional e questo salarial;
Mostrar atravs de suas opinies a satisfao pela carreira profissional.

REFERENCIAL TERICO
Os autores examinados apresentaram estudos abordando o mercado de trabalho do profissional bibliotecrio no aspecto geral. O mercado de trabalho para os bibliotecrios existe desde a Antiguidade, quando esses profissionais se dedicavam [...] preservao dos registros informativos, na forma de tabuletas de argila, rolos de pergaminho ou folhas de papiro (FONTOURA apud KRUEL, 2000). Segundo critrios da CBO Valentim (2004, p. 50), evidencia que: o verdadeiro profissional da informao , no Brasil, o prprio bibliotecrio. Le Coadic (1996, p. 106) descreve algumas atividades informacionais do momento, com a ressalva de que, com certeza, nenhum profissional rene condies de exercer todas elas, cabendo a cada um trilhar o prprio caminho, com base nas oportunidades de mercado, habilidades e, sobretudo, interesses motivacionais.

REFERENCIAL TERICO
Mason apud (TARGINO, 2006) vai mostrar a postura que o profissional bibliotecrio precisa adotar para competir no mercado de trabalho. Chiavenato (2002), aborda as transformaes ocorridas no mundo impulsionado por fatores como : o formidvel avano tecnolgico, a enorme nfase na informao, a gradativa e incessante globalizao da economia, o desenvolvimento dos servios e a importncia cada vez maior do conhecimento.

REFERENCIAL TERICO
Em relao s demandas que esto surgindo Tarapanoff (1999, p. 32) conta que atravs de levantamentos e estudo de mercado, e atravs do estudo de oferta e procura de perfis especficos de emprego Minarelli,(1995) vai abordar a motivao no trabalho. A proximidade entre o trabalho desempenhado e a vocao fundamental para que a pessoa tome iniciativa, para que todos os dias tenha nimo, energia, disposio.

PERCURSO METODOLGICO
Empregou-se uma pesquisa bsica e quantitativa. Envolveu o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados com aplicao de questionrios com perguntas abertas e fechadas. Foram distribudos 145 questionrios aos informantes, sendo 57 via e-mail, com retorno de apenas 7, e 88 entregues pessoalmente com retorno imediato de 72 questionrios. Sendo assim, gerou-se um total de 79 questionrios. Foram feitas 43 visitas em instituies e empresas escolhidas aleatoriamente, tanto de carter pblicas quanto privadas na cidade de Belm. A anlise e os resultados obtidos esto organizados em tabelas de acordo com as 11 questes expostas no questionrio.

ANALISE E RESULTADOS OBTIDOS


1- QUANTO A ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO 57 (72,2%) dos profissionais afirmaram ingressar no mercado de trabalho logo aps a concluso. 22 (27,8%) dos informantes 2- QUANTO AO TEMPO DE FORMAO E DE TRABALHO PROFISSIONAL Em relao ao tempo de formao profissional, a maior incidncia est entre 3 a 5 anos, o que contabiliza 16 (20,2%) dos informantes, e apenas 3 (3,7%) de profissionais com mais de 30 anos de formao. J em relao ao tempo de trabalho a pesquisa revelou 22 (27,9%) dos informantes tem de 1 a 3 anos de trabalho profissional, parece pouco tempo, mas deve-se ao fato de que est recm formado, ou porque mudou de emprego atualmente alterando seu tempo de trabalho.

ANALISE E RESULTADOS OBTIDOS


3- QUANTO AO LOCAL DE ATUAO 34 (43,0%) dos bibliotecrios atuam em bibliotecas universitrias. 19 (24,2%), em bibliotecas especializadas, Atuao nas bibliotecas escolares chega aos 10 (12,6%) dos informantes em decorrncia de concurso pblico realizado a um ano na capital. As bibliotecas e arquivos privados so responsveis pela atuao de 5 (6,3%) das ofertas respectivamente. A biblioteca pblica apontada na pesquisa por apenas 3 (3,7%) da amostra,. No arquivo pblico h 1 (1,2%) e nos centros, ncleos de informao com 2 (2,7%) so os locais de menor atuao.

ANALISE E RESULTADOS OBTIDOS


4- QUANTO AO MEIO DE ATUAO NA PROFISSO 41 (51,8%) afirmam atuarem no mercado em decorrncia de terem sido aprovados em concursos 38 (48,2%) atuam no mercado por outros meios. 5- QUANTO AOS SERVIOS DESENVOLVIDOS Na biblioteca: Catalogao e Classificao : 22,8% Servio de Referencia :17,7% No arquivo: Analise e Descrio de Documentos 5,0%

ANALISE E RESULTADOS OBTIDOS


6- QUANTO AO MERCADO QUE MAIS OFERTA VAGA Biblioteca Universitria aparece com 31,8% Arquivo Privado 3,7% 7- QUANTO A FAIXA SALARIAL De 2 a 3 Salrios mnimos (34,2%) De 4 a 6 Salrios mnimos (39,4%) De 7 a 10 Salrios mnimos (22,7%) Outros (3,7%) 8-QUANTO A SATISFAO SALARIAL 58,2% no esto satisfeitos com sua faixa salarial 41,8% dizem sim

ANALISE E RESULTADOS OBTIDOS


9- QUANTO AO APERFEIOAMENTO PROFISSIONAL 96,3% se aperfeioam 3,7% no 10-QUANTO A SATISFAO DA PROFISSO (88,7% ) 70 profissionais esto satisfeitos com sua profisso J (11,3% ) 9 participantes no esto 11- QUANTO A TROCA DA PROFISSO OU OCUPAO 67 (84,8%) da amostra responderam que no J 12 (15,2%) da amostra se tivessem oportunidade trocariam sim de profisso

CONSIDERAES FINAIS
Considera-se que esta pesquisa foi de fundamental importncia, permitindo as seguintes concluses:
O profissional bibliotecrio ter sua disposio diferentes dados como os diversos espaos de mercado em que ele pode se colocar. O mercado de trabalho ter acesso informaes como mbito de atuao dos bibliotecrios. Os professores e pesquisadores podero utilizar os dados para subsidiar ou gerar pesquisas importantes, que contribuiro ao crescimento da profisso e/ou para dar maior visibilidade ao profissional bibliotecrio.

A Faculdade de biblioteconomia poder utilizar os dados levantados como subsdios para alteraes curriculares, criao de cursos de ps-graduao e implementao na formao continuada, atravs de cursos de extenso, atualizao e educao distncia. Os professores e pesquisadores podero utilizar os dados para subsidiar ou gerar pesquisas importantes, que contribuiro ao crescimento da profisso e/ou para dar maior visibilidade ao profissional bibliotecrio.

Espera-se que os profissionais tenham criatividade para perceber mercados inexplorados.


Por tanto, o retrato obtido nesse momento do mercado de trabalho do bibliotecrio em Belm, parece ser muito promissor aos profissionais.

REFRENCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Carreira e competncia: gerenciando o seu maior capital. So Paulo: Saraiva, 2002. KRUEL, Ins Rosito Pinto et al. Mercado de trabalho do bibliotecrio em Porto Alegre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 19, 2000. Anais ... Porto Alegre: PUC, 2000. Disponvel em: <http://dici.ibict.br/archive/00000744/01/T084.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2009. LE COADIC, Y. -F. A Cincia da informao. Braslia: Briquet de Lemos Livros, 1996. MINARELLI, Jos Augusto. Empregabilidade: O caminho das pedras. So Paulo: Atlas, 1995. TARAPANOFF, Kira. O profissional da informao e a sociedade do conhecimento: desafios e oportunidades. Transinformao, Campinas, v. 11, n. 1, p. 27-38, jan. / abr. 1999. TARGINO, Maria das Graas. Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e cincia da informao. Teresina: EDUFPI, 2006. VALENTIM, Marta Lgia Pomim. Atuao profissional na rea de informao. So Paulo: Polis, 2004.

Julgue seu sucesso profissional pelas coisas que voc teve que renunciar para conseguir DALAI LAMA

OBRIGADA !

Potrebbero piacerti anche