Sei sulla pagina 1di 11

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

Olga Lima dos Lantos

A IMPORTNCIA DO BRINQUEDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA MENTE DA CRIANA EM IDADE PR-ESCOLAR

ABRIL- 2012

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

Olga Lima dos Santos


A IMPORTANCIA DO BRINQUEDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA MENTE DA CRIANA EM IDADE PRESCOLAR

Trabalho de concluso de curso apresentado ao professor MS. Charlington Alves, do curso de pedagogia, da disciplina Metodologia do trabalho Acadmico, como requisito parcial obteno da nota desta unidade

ABRIL-2012

1
"Os brinquedos so de vital importncia para o desenvolvimento e a educao da criana, por propiciar o desenvolvimento simblico, estimular a sua imaginao, a sua capacidade de raciocnio, e a sua auto-estima. Podem ser utilizados em tratamento psicoteraputico na Ludoterapia, com crianas com problemas emocionais causados por fatores variados, ou que apresentam distrbios de comportamento ou baixo rendimento escolar."

RESUMO
O objetivo desta pesquisa apresentar um processo de concepo e desenvolvimento atravs de uma metodologia ldica mediante o brinquedo para o progresso mental infantil e por conseguinte no ensino aprendizagem. Atravs da linha de pesquisa, dentre outras, bibliogrfica. Mostra um breve relato sobre o brinquedo e seu histrico, busca mostrar sua relevncia para as crianas em meio as suas brincadeiras; sua influncia

no trabalho em sala de aula, e nos informa tambem sobre sua relao com a criana, como tambem a importncia da brincadeira para o pr-escolar em detrimento da aprendizagem e da formao da criana.
Assim a pesquisa justifica-se por oferecer uma nova viso sobre a prtica

pedaggica por meio do brinquedo, discutindo os pontos relevantes e sua contribuio.

SUMRIO
INTRODUO ............................................................................................. 5 CAPTULO I ................................................................................................ 6 1.1. BREVE HISTRICO.......................................................................... 6 1.2. BRINQUEDO, BRINCADEIRA E O PR-ESCOLAR................... 9 1.3 IMAGINAO NO BRINQUEDO E NO JOGO.......................... 12 CONCLUSO ............................................................................................ 15 REFERNCIAS ........................................................................................... 16

INTRODUO
Desde os tempos antigos que os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianas. O brinquedo conhecido desde o incio da educao greco-romana. A misso do Grupo LEGO estimular a criatividade das crianas atravs de brincadeiras e aprendizado. A progresso mental infantil refere-se ao desenvolvimento da capacidade de apreenso do mundo, dos fatos, das coisas, das pessoas. Inclui a formao e o uso das estruturas mentais. O Lego foi inspirado para que, a partir da imaginao a criana pudesse desenvolver suas ideias. O brinquedo um convite ao mundo da imaginao e da regra, Os

brinquedos do faz-de-conta (jogos de construo) servem de apoio fantasia, auxiliam no processo de simbolizao. A imaginao o meio por excelncia para alargar o mundo vivido, para abrir novas possibilidades, para se representar o espao-tempo para alm do local e do pontual." (KONINCK, 2007).

CAPTULO I BRINQUEDO E CRIANA


1.1 BREVE HISTRICO
As bolinhas de gude, que hoje so de vidro, j foram elaboradas a partir de pedras semipreciosas. As bonecas, ento, j foram feitas de papel, borracha e massa.
Os gregos e romanos utilizavam penas de aves e couro na confeco. Primeiramente o comrcio intermedirio de brinquedos dar-se em Nuremberg.
Na metade do sculo XIX, percebemse como os brinquedos tornam-se maiores, vo perdendo aos poucos o elemento descritivo; minsculo e agradvel, o qual at hoje permanece inabalvel.

1.2. BRINQUEDO, BRINCADEIRA E O PR-ESCOLAR

O professor elemento importante para que a brincadeira ocupe um espao central na educao infantil.
A brincadeira definida segundo Wajskop
privilegiado de interao infantil e de constituio do sujeito na criana como sujeito humano produtor de histria e cultura". Ela tem destaque no cotidiano da vida, pois uma forma de comportamento social, tambem uma mutao do sentido da realidade porque uma caixinha para uma criana transforma-se em carro, casa, etc. (2001 p. 28) como um: "fato social, um espao

As crianas buscam a sabedoria inspirando-se as pessoas que a cerca, a brincadeira ensina criana a desejar, assim a criana relaciona seus desejos a um personagem fictcio, 'o eu': faz de conta que eu era... , isso era... , esse 'eu fictcio' se relaciona na brincadeira de acordo com o seu papel e suas regras. (VIGOTSKY, 1984).

1.3 IMAGINAO NO BRINQUEDO E NO JOGO

brincadeiras de faz-de-conta

a imaginao criadora da criana que compe seu mundo e busca um equilbrio entre seus impulsos, desejos, interesses, e o mundo real que a cerca. No caso dos jogos a criana cria condies para ampliar seu conhecimento e vivenciar experincias novas que suas condies empricas restritas no permitem. (KONINCK, 2007).

Usar o jogo na educao infantil criar condies facilitadoras


proporcionando assim o ensino-aprendizagem utilizando-se do ldico, da educao dos sentidos que o tocar, o pegar... , ex.:

Concluso
Senso assim, o brinquedo mostra-se como suporte de aprendizagem nessa modalidade, devido substituio de seu valor simblico para a funo, e, dentre outros, fonte de prazer. Portanto o brinquedo tem fundamental importncia para o desenvolvimento da inteligncia da criana. Visto que ele o convite e desencadeador da brincadeira. E tudo isso de maneira criativa, social, e partilhada por meio de uma das melhores formas de aprendizagem: o brincar atravs do brinquedo. Por a brincadeira ser vista especificamente como atividade social e relevante e interao faz-se perceber uma ligao com a funo pedaggica da pr-escola. Nesta direo a brincadeira por meio do brinquedo se situa num papel educativo importante nesta etapa to relevante da vida. o brinquedo um convite ao mundo da imaginao e da regra, Os brinquedos do faz-deconta (jogos de construo) servem de apoio fantasia, auxiliam no processo de simbolizao proporcionando experincia aumentando assim o conhecimento da criana, levando-a a adquirir o conceito, a imagem, o uso e controle de seu prprio corpo.

REFERNCIAS

1. WAJSKOP, Gisela. Brinquedo e Cultura. 3 ed. So Paulo: Corts, 2000. (Coleo questes da nossa poca, vol. 43). 2. ______. O brincar na pr-escola. 5 ed., So Paulo: Corts, 2001. (Coleo questes da nossa poca, vol. 48). 3. SOL, Maria Borja, Brincar e aprender. Ptio: Porto Alegre ano 9, 2011, n. 16, p. 19, abr./jun. 4. Koninck, Tomas de. Filosofia da Educao. A infncia, 1 ed. So Paulo: Paulus, 2007. 5. OLER KLIRK. GRUPO LEGO: Dinamarca. Desde 1932, disponvel em: <http://://www.lego.com/es-es/aboutus/thelegogroup/

Potrebbero piacerti anche