Sei sulla pagina 1di 38

Unidade Universitria Ipameri Disciplina: Manejo de Bacias Hidrogrficas Prof.

: Glucia Pel

Grandes Bacias Hidrogrficas do Brasil: Bacia Hidrogrfica do So Francisco


Acadmicos: dios Jr. Murillo Gomes

Ipameri Setembro de 2012

Localizao
A Bacia Hidrogrfica do rio So Francisco abrange 639.219 km de rea de drenagem (7,5% do pas); O rio So Francisco tem 2.700 km de extenso e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para leste, chegando ao Oceano Atlntico atravs da divisa entre Alagoas e Sergipe; A Bacia possui sete unidades da federao Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Gois (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) e 504 municpios (cerca de 9% do total de municpios do pas).

Divide-se em quatro regies fisiogrficas: 1 Alto Rio So Francisco. Vai das nascentes at Pirapora MG.

2 Mdio So Francisco. De Pirapora at Sobradinho BA.


3 Sub-mdio So Francisco. Trecho de Sobradinho at Paulo Afonso BA.

4 Baixo So Francisco. De Paulo afonso at o Oceano Atlantico.

Caractersticas Gerais
Solo:
No Alto, Mdio e Baixo So Francisco h predominncia de solos com aptido para a agricultura irrigada (latossolos e podzlicos). Alm desses solos, nessas regies
tambm ocorrem cambissolos, areias quartzosas e litossolos (no Alto e Submdio So Francisco);

Entre o Submdio e o Baixo So Francisco, predominam solos de menor aptido para a agricultura: (1) os brunos clcicos so rasos e suscetveis eroso; (2) as areias quartzosas e os regossolos apresentam textura grosseira com taxas de inflitrao muito altas e fertilidade baixa; e (3) os planossolos e os solonetz solodizados contm elevados teores de sdio;

No Baixo So Francisco predominam os solos podzlicos, latossolos, hidromrficos e litossolos, dos quais apenas os trs primeiros so agricultveis, porm existem adversidades relacionadas s condies topogrficas e de drenagem.

Relevo:
A Bacia do So Francisco uma depresso alongada que parte da Serra da Canastra, na parte sul da bacia, sendo formada pela Serra do Espinhao a leste e a Serra Geral de Gois a oeste, com altitudes que variam de 1.000 a 1.300 metros do nvel do mar;

O Alto So Francisco apresenta topografia levemente ondulada, entalhada em arenitos, ardsias e calcrio. No Mdio So Francisco, os chapades constituem as feies predominantes, com vertentes sulcadas por vales profundos. As altitudes situam-se entre 800 a 900 metros. No Baixo So Francisco, perto da foz e do nvel de base, o rio perde velocidade e d origem a depsitos sedimentares.

Clima

Vegetao
A cobertura vegetal da Bacia contempla fragmentos de diversos biomas salientando-se a Floresta Atlntica em suas cabeceiras, o Cerrado (Alto e Mdio So Francisco) e a Caatinga (Mdio e Submdio So Francisco). Ocorrem, ainda, reas de transio entre o Cerrado e a Caatinga, as florestas estacionais decdua e semi-decdua, os campos de altitude e as formaes pioneiras (mangue e vegetao litornea), as ltimas no Baixo So Francisco.

Rede de Drenagem
A Bacia Hidrogrfica do rio So Francisco abrange 639.219 km de rea de drenagem (7,5% do pas) e vazo mdia de 2.850 m/s (2% do total do pas). A ANA/SPR dividiu as regies hidrogrficas que serviram de guia para elaborao do Documento de Referncia do Plano Nacional de Recursos Hdricos. Nesse estudo, as quatro regies fisiogrficas (Alto, Mdio, Submdio e Baixo) foram subdivididas, para fins de planejamento, em trinta e quatro sub-bacias;

Posteriormente, a Bacia do rio So Francisco foi subdividida em 12.821 microbacias, com a finalidade de caracterizar, por trechos, os principais rios da regio.

Disponibilidade Hdrica
guas Superficiais
O Alto So Francisco tem uma vazo natural mdia de 1.189 m/s, que representa 42% da vazo natural da bacia; O Mdio So Francisco tem uma vazo natural mdia incremental de 1.519 m/s, 53% do total; O Submdio contribui com 104 m/s, 4% do total, e o Baixo com 38 m/s, apenas 1% do total.

guas Subterrneas
A disponibilidade hdrica de guas subterrneas na bacia de 318 m/s. Foram definidos, na Bacia, trs domnios aqferos.

O domnio Fraturado ocupa uma rea de 231.573 km, tem uma reserva explotvel de 13 m/s e apresenta trs sistemas aqferos; O domnio Fraturado-Crstico (156.302 km) tem uma reserva explotvel de 27 m/s, sendo composto pelos sistemas aqferos Bambu-Caatinga e Santana; O domnio Poroso ocupa 43% da rea da Bacia (295.701 km) e possui 88% (287 m/s) das reservas hdricas subterrneas;

Domnios aqferos da Bacia

Qualidade da gua
De forma geral, as guas subterrneas so de boa qualidade. Os principais problemas identificados so a elevada salinidade, e os problemas localizados de dureza da gua e slidos totais dissolvidos nas regies de ocorrncia das rochas calcrias. Tais problemas identificados so caractersticas naturais da gua, e no esto associados atividade antrpica;

Na Bacia existe uma deficincia de informaes sobre a influncia do uso de agrotxicos na qualidade das guas superficiais e subterrneas.

Comits de Bacias Hidrogrficas


O Comit da Bacia Hidrogrfica do Rio So Francisco CBHSF um rgo colegiado, integrado pelo poder pblico, sociedade civil e empresas usurias de gua, que tem por finalidade realizar a gesto descentralizada e participativa dos recursos hdricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentvel. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuies normativas, deliberativas e consultivas.

Comit da Bacia do Rio So Francisco


Misso: Descentralizar o poder de deciso, integrar as aes pblicas e privadas; promover a participao de todos os setores da sociedade; Objetivos: Implementar a poltica de recursos hdricos em toda bacia, estabelecer regras de conduta locais, gerenciar os conflitos e os interesses locais; Competncias: Aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia; estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados; estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo.

Localizao das Hidreltricas


O potencial hidreltrico da bacia do rio So Francisco de 25.795 MW, dos quais 10.395 MW esto distribudos em usinas em operao na bacia: Trs Marias, Queimado, Sobradinho, Itaparica, Complexo Paulo Afonso e Xing.

Fonte: ANA

Usos Atuais e Problemas Socioeconmicos


A parte alta da bacia, principalmente no rio das Velhas, tem ntida vocao para a atividade industrial (siderurgia, minerao, qumica, txtil, papel e equipamentos industriais), enquanto que os trechos mdio e baixo so mais explorados pela agricultura irrigada. O trecho mdio, isoladamente, tambm utilizado para a navegao;

E o uso da gua para abastecimento urbano e para o descarte de efluentes praticamente se estende por toda a bacia sem qualquer disciplina e preocupao com o tratamento dos esgotos.

A Bacia Hidrogrfica do rio So Francisco possui acentuados contrastes socioeconmicos, abrangendo reas de acentuada riqueza e alta densidade demogrfica e reas de pobreza crtica e populao bastante dispersa;

Possui variaes significativas em indicadores como o ndice de mortalidade infantil (varivel de 25,66% em Minas at 64,38% em Alagoas), o ndice de Desenvolvimento Humano IDH (entre 0,823 no Alto So Francisco, onde se localiza a Regio Metropolitana de Belo Horizonte a 0,538 nas demais sub-bacias) e o PIB per capita (desde R$5.239 em Minas at R$2.275 em Alagoas).

Problemas Ambientais
Avano descontrolado da agricultura intensiva de irrigao: Desde os anos 70 a Bacia do Rio So Francisco vive uma acelerada e desenfreada expanso da agricultura intensiva; Este avano fica evidente na constatao de que, na Bahia, a rea de produo de soja triplicou de 282.600 ha em 1990/1991 para 872.600 ha em 2005/2006, sendo que o principal plo deste cultivo fica no Oeste do Estado, o epicentro do boom do cultivo da soja no Nordeste (Schlessinger e Noronha, 2006: 28).

Fonte: ANA/OEA/GEF/PNUMA et al, 2004

Desmatamento do Cerrado
O Cerrado fundamental para manuteno das guas que formam a Bacia do Rio So Francisco: ele a caixa dgua do So Francisco;

O extenso sistema radicular das rvores capta gua armazenada no fundo no subsolo nos perodos secos e capaz de reter no mnimo 70% das guas das chuvas. Estas guas alimentam os lenis subterrneos que, por sua vez, alimentam as nascentes, as veredas, as lagoas, os crregos, os riachos e os rios.

Fonte: Elaborado por Zellhuber e Siqueira

Supresso da Mata Ciliar


Trata se de um elemento fundamental para o controle da eroso nas margens e para minimizar os efeitos das enchentes. E ainda so essenciais para o equilbrio ambiental, alm de manter a quantidade e a qualidade das guas e, tambm representar habitat muito importante para a fauna; No caso do Rio So Francisco, estima-se que 96% das matas ciliares das suas margens j foram destrudos (ZELLHUBER; SIQUEIRA, 2007).

Concentrao de Terra
No Oeste da Bahia a concentrao extrema: dois teros das propriedades rurais tm mais de 500 ha e correspondem a menos de 5% do total de propriedades rurais (BRANNSTROM; FILIPPI, 2006);

Barragens e Hidreltricas
Apenas com a construo da barragem de Sobradinho, que por muito tempo foi o maior lago artificial do mundo em espelho dgua (414 mil km), ocorreu uma remoo forada de 72 mil pessoas, h 30 anos atrs (cf. Siqueira, 1994);

Alm do imenso impacto social, as barragens tiveram srios efeitos ambientais negativos, alterando os ciclos de cheia e vazante do Rio e comprometendo a reproduo das espcies ligada a esses ciclos.

Fonte: CHESF

Minerao e Siderurgia
A Bacia do Rio So Francisco detm cerca de 20% das atividades de minerao do pas.

Falta de Saneamento Bsico


Os indicadores de saneamento revelam um quadro preocupante na Bacia, com 49,90% de rede de esgoto e apenas 3,20% de esgotos tratados; Somente 33 municpios (7% do total) da Bacia tratam seus esgotos. Igualmente precria a disposio final de resduos slidos realizada de forma inadequada por 93% dos municpios da Bacia (ANA/OEA/GEF/PNUMA et al, 2004).

Revitalizao da Bacia do So Francisco


A revitalizao consiste no ato de recuperar, conservar e preservar o ambiente por meio da implementao de aes que promovam o uso sustentvel dos recursos naturais; O Programa de Revitalizao do So Francisco tem como objetivo maior a implementao e integrao de projetos e aes governamentais visando sustentabilidade socioambiental no territrio da Bacia So Francisco, assim como a recuperao de reas degradadas, a conservao e uso racional dos seus recursos naturais, a ampliao da oferta de seus recursos hdricos, a sua despoluio e demais intervenes voltadas para o desenvolvimento sustentvel dessa importante regio do Pas.

Projetos e Aes
Saneamento Bsico; Saneamento Ambiental e Convivncia com o Semirido; Aes de Melhoria das Condies do Rio So Francisco; Aes de Ambiental. Diagnstico, Gesto e Monitoramento

Programa de Desenvolvimento Florestal


Aes Florestais na Bacia do So Francisco:
Programa de Revitalizao da Bacia do So Francisco; Caracterizao das reas de preservao permanente da Bacia;

Modelos de recuperao da vegetao degradada Nordeste;


Plano Integrado de Desenvolvimento Florestal da Bacia; Recuperao de matas ciliares em assentamentos de reforma agrria.

Integrao de Bacias
Assegurar oferta de gua, em 2025, a cerca de 12 milhes de habitantes de 391 municpios do Agreste e do Serto dos estados de Pernambuco, Cear, Paraba e Rio Grande do Norte;
O Projeto de Transposio prev a construo de dois canais: o Eixo Norte que levar gua para os sertes de Pernambuco, Cear, Paraba e Rio Grande do Norte, e o Eixo Leste, que beneficiar parte do Serto e a regio Agreste de Pernambuco e da Paraba.

Fonte: Fonte: Ministrio da Integrao Nacional

Concluso
A Bacia Hidrogrfica do So Francisco fonte vital de sobrevivncia das famlias que ali vivem; S a aplicao correta dos conhecimentos dos principais processos e mecanismos da gesto dos recursos naturais poder dar fundamentao necessria para a recuperao dos ecossistemas e a proteo aqueles ainda no ameaados pela deteriorao da qualidade e da quantidade das guas;

Somente o acesso gua no melhora o padro de vida dos sertanejos, pois se assim continuar, a soluo encontrada para ter uma vida melhor continuar sendo a migrao para a cidade grande, ou seja, so necessrios a criao de mecanismos de gerao de renda.

Obrigado todos!!!

Potrebbero piacerti anche