Sei sulla pagina 1di 34

Redes de Computadores

Tpicos
Redes de Computadores; Tipos de redes; Redes LAN, MAN, WAN; Topologias; Hardware de rede (placas, equipamentos, cabos, etc. ); Administrando uma rede.

Conceito de Rede:
Uma rede de computadores um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informaes e compartilharem recursos, como arquivos de dados gravados, impressoras, modems, softwares e outros equipamentos.

Histrico:
Antes da conexo em rede, as empresas possuam computadores independentes com diversas bases de dados (arquivos de dados) espalhados em duplicidade pela empresa.

Esta situao gerava problemas devido a nem sempre os dados em duplicidade serem iguais, pois um usurio poderia alterar seus arquivos e outro no, tendo divergncias entre as informaes.
4

Tipos de Redes
LAN Local Area Network; Distncias entre os mdulos processadores de poucos metros a alguns quilmetros; Conexo de equipamentos de comunicao de dados numa pequena regio; Computadores e perifricos podem estar ligados por cabo em uma rea limitada. Como exemplo vrios departamentos de uma empresa.

Tipos de Redes
WAN Wide Area Network. Compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usurios geograficamente dispersos; Custo de comunicao bastante elevado; Em geral, utiliza circuitos para satlites e enlace de microondas.

Tipos de Redes
MAN Metropolitan Area Network; A distncia entre os mdulos processadores atinge distncias metropolitanas;

Abrangem reas superiores s redes LANs;


Operam geralmente em velocidades superiores.

Redes Coorporativas

Internet

Equipamentos
As estaes de trabalho (workstations) so interligadas por meio de cabos ou por modems e canais de comunicao de dados (linha telefnica, rdio, satlite e outros) quando esto distantes.

10

Equipamentos
Repetidores; Roteadores; Hub; Switch; Placas de rede; Modem; Servidor; Cabeamento.

11

Equipamentos
Repetidores:

REPETIDOR

12

Equipamentos
Roteadores: um dispositivo que no somente sabe o endereo de cada segmento, mas tambm pode determinar o melhor caminho para enviar dados . Possui a vantagem de segmentar grandes redes em redes pequenas.

13

Equipamentos
Hub:

Possui basicamente a funo de retransmitir as informaes recebidas de uma estao para as demais.

14

Equipamentos
Switch:

Possui a funo de segmentar a rede para melhorar seu desempenho, fornecendo a cada uma das suas portas uma taxa de transmisso na rede igual do seu enlace de entrada e sada.

15

HUB X SWITCH

16

Equipamentos
Placas de rede: Funes da placa de rede:

- Preparao dos dados;


- Endereamento dos dados; - Controle do fluxo de dados; - Conexo com outros computadores.

17

Equipamentos
Modem: Modem Modulador e Demodulador de sinal.

18

Equipamentos
Servidor:

o computador central que gerencia a rede.


Clientes Servidor

Clientes

19

Equipamentos
Meios Fsicos:
Cabos metlicos, microondas, rdio frequncia, infra-

vermelho, etc.

Cabos Metlicos:

Meios fsicos capaz de transportar informaes eletromagnticas atravs da rede.


Cabo coaxial;

UTP;
Fibra tica...
20

Equipamentos

21

Topologia
Topologia da rede Determina o modo de como est organizada a rede levando em conta o servidor, o meio fsico e os clientes.

22

Topologia
Barramento:

Computadores conectados em uma fila ao longo de um nico cabo; Consiste de um backbone ou tronco que conecta todos os computadores; Os dados sob a forma de sinal eletrnico so enviados para todos os computadores da rede;
23

Topologia
Anel:

Consiste em estaes conectadas atravs de um caminho fechado; Cada computador atua como repetidor para amplificar e enviar o sinal para o seguinte;
Sistemas de Informao (CEFET-PE) 2004

24

Topologia
Estrela:

Computadores conectados por segmentos de cabo a um n central; Todas as mensagens passam atravs do n central; Oferece recursos e gerenciamento centralizados;
25

Protocolos
o conjunto de regras para a troca de informaes entre os equipamentos ligados em rede. Os tipos mais utilizados: Netbeui

Network Basic End User Interface.


TCP/IP Transfer Control Protocol / Internet Protocol IPX/SPX Internet Packet Exchange / Sequence Packet Exchange
26

Administrando uma rede


A principal tarefa do administrador de rede fazer com que a rede funcione perfeitamente e continue dessa forma. O mais importante a respeito de uma rede que os integrantes de um grupo passam a ser mais eficientes e produtivos do que eram sem ela

27

Administrando uma rede


Quanto maior for o tempo que os usurios levarem para entender como funciona a rede, menos tempo tero para executar seu verdadeiro trabalho. Portanto tem-se como objetivo comum:

Configurar a rede de forma que os usurios no precisem saber da existncia dela para aproveitar seus recursos. Configurar de forma que os administradores no precisem se preocupar com ela.
28

Administrando uma rede


Mas o que especificamente faz um administrador de rede? Podemos citar, entre as tantas existentes, as tarefas abaixo:

Fazer manuteno do hardware (substituio de cabos partidos; incluso de novas impressoras e estaes de trabalho; acrscimo de memria nos computadores; verificao e substituio de placas de rede defeituosas, etc).

29

Administrando uma rede


Mas quais so especificamente as tarefas de um administrador de rede?

Fazer manuteno do software (instalao de um novo aplicativo de processamento de textos na rede; excluso de arquivos antigos que esto apenas ocupando espao, atualizao do software grfico, etc). Incluir e excluir usurios da rede medida que as pessoas entram e saem do grupo;

30

Administrando uma rede


Mas quais so especificamente as tarefas de um administrador de rede?

Garantir a segurana da rede (evitando que os usurios leiam os registros de folha de pagamento, protegendo a rede contra vrus, impedindo que os usurios criem cpias piratas de seus aplicativos, etc.); Fazer o backup dos arquivos regularmente (mantendo cpias de backup, voc poder recuperar um arquivo excludo acidentalmente, ou uma cpia mais antiga de um arquivo destrudo por uma queda de energia na rede);

31

Administrando uma rede


Mas quais so especificamente as tarefas de um administrador de rede?

Manter um registro de itens importantes (guardar a documentao do software e do hardware para fins de garantia; cadastrar nmeros de srie para inventrio fsico; documentar informaes sobre cada estao de trabalho; justificar novas aquisies de software e hardware perante a empresa, etc); Diagnosticar problemas (responder a perguntas de usurios e solucionar problemas).
32

Administrando uma rede


De todas as responsabilidades, a mais difcil a ltima: diagnosticar problemas. A nica maneira de reduzir o perodo de tempo que voc ir passar diagnosticando problemas na sua rede tentar manter sob controle todos os outros aspectos do seu trabalho como supervisor de rede. Quanto mais voc entender a operao da rede e for organizado em relao rotina de manuteno e ao registro de itens importantes, melhor ser o seu trabalho e o dos seus usurios.

33

Vantagens
Reduo de custos atravs do compartilhamento de dados e perifricos;
Padronizao dos aplicativos;

Acesso s informaes em tempo hbil para tomada de decises;


Comunicao mais eficaz.

34

Potrebbero piacerti anche