Sei sulla pagina 1di 25

Pesquisa realizada para concluso do curso de Docncia Universitria: Eva Miranda de Figueiredo Oliveira Orientadora: Prof Ms.

Maridulce Ferreira Lustosa

Desafios para construo da qualidade do ensino no contexto da sala de aula do ensino superior.

Sumrio
Justificativa Objetivo Geral Objetivos Especficos

Metodologia
Introduo Saber ensinar desafio para todo professor.

Comunicao em sala de aula.

Sumrio
Como ser um bom professor universitrio Importncia das tcnicas de ensino, estratgias e dinmica de grupo.
Consideraes finais Referncias Bibliogrficas

Justificativa
A finalidade desse artigo que

o (a) professor (a) universitrio reflita sobre seu jeito de ensinar. Valorize o domnio do contedo com a apropriao de mtodos e tcnicas adequados.

Objetivo Geral
Identificar e refletir sobre os desafios para construo da

qualidade do ensino no contexto da sala de aula a partir das relaes entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensinoaprendizagem.

Objetivos Especficos
Apresentar a importncia de utilizar novas

metodologias para ensinar no ensino superior; Substituir a simples transmisso de contedos por um processo de investigao do conhecimento; Tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso.

Objetivos Especficos
Capacitar o aluno a ser ativo e

construir seu conhecimento sob mediao do professor; Criar e recriar situaes de aprendizagens; Desenvolver processos de ensino e aprendizagem interativos e participativos.

Metodologia
Leituras bibliogrficas;
Entrevista com graduandos (as); coleta

de dados realizada com 120 alunos de duas instituies de ensino superior nos cursos de pedagogia e administrao de empresas. Coleta de dados( questionrios).

Introduo
Os universitrios de maneira geral, buscam na formao superior, a oportunidade de ascenso social, isto fator faz com que o aluno quase sempre priorize os estudos enquanto objetivo maior pela aulas.

Introduo
Portanto, esta pesquisa visa contribuir com reflexes que permitam ao docente do ensino superior pensar como tem sido construdo o contexto de sua sala de aula e contribuir com aspectos que revitalizem a qualidade de suas aulas.

Saber ensinar desafio para todo professor


Graduando entra na faculdade sem saber que

curso que fazer; Planejamento de acordo com a realidade do aluno; Condies estruturais da instituio de ensino; Promover esforos para a busca de aprendizagem;

Tornar a aula agradvel;

Adequar as novas tecnologias;


Integrar novas pedagogias;

Conhecer os alunos com seus limites e

potencialidades; Proporcionar aos alunos reflexo terica e prtica.

Comunicao em sala de aula


Comunicar uma atividade dos seres humanos, que no apenas se desenvolve para satisfazer certas necessidades da vida do cotidiano, mas ultrapassa o mbito necessrio para tratar da divulgao da cincia, conhecer o mundo social, a literatura, arte... e resolver problemas.

Atos de comunicao
Palavras; Gestos; Silncio; Lgrimas;

Mos
Msicas. Movimentar a turma sempre que possvel!!!

importante que o aluno saiba que ele sujeito construtor e construdo pela sociedade, para tanto, ele precisa ter oportunidades diversificadas de debater assuntos, interagir com situaes reais do dia a dia, mostrando assim que pode ser agente de mudana da sociedade e que esta pode contribuir para o seu aprendizado.

Como ser um bom professor universitrio de acordo com a pesquisa realizada:


Ser compreensivo e amigo;
Ser justos e honestos; Metodologia voltada para o aprendizado; Saber aplicar as teorias; Provocar o aluno;

Transferir indagao de um aluno para;


Movimentar em sala de aula.

O que so tcnicas, estratgias e dinmicas de grupo?


Tcnicas: a arte material, maneira, jeito

ou habilidade especial de fazer algo; Estratgias: a arte de aplicar ou explorar os meios favorveis para que haja um melhor aprendizado; Dinmicas de grupo: a arte de utilizar estratgias que incentivem o trabalho em equipe.

Mas

para utilizar tcnicas, estratgias ou dinmica de grupo o docente tem que ter clareza onde quer chegar. Os objetivos que norteiem cada situao deve estar claros e de acordo com cada metodologia.

Consideraes finais
Entende-se que nas IES no cabe mais

um professor conteudista, preocupado com provas e notas, mas sim um professor tico, solidrio que preocupe com a aprendizagem e a formao do educando. Nessa perspectiva teremos na sala de aula um professor mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento.

Referncia Bibliogrficas
ANTUNES, Celso. Manual de tcnicas e dinmicas de

grupos, 20 edio. Editoras Vozes. Petrpolis 2000. ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 8edio. Editora Papirus.Campinas, SP 2005. ANASTASIOU, La das Graas Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratgias de ensinagem. Completar com editora, local e ano (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratgias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.DELORS, Jacques (Org.). Educao.

ASPY, David.Novas tcnicas para humanizar a educao. Editora Cultrix. So Paulo, SP. 1972. CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prtica. Campinas, SP: Papirus, 24 edio.( col: Formao e Trabalho Pedaggico).2011. FERNANDES, Maria Nilza de Oliveira. Ldereducador: Novas formas de gerenciamento. Petrpolis: Vozes, 2001. FREIRE, Paulo e Frei Beto(1986). Essa escola chamada vida. So Paulo: tica. Freire, Paulo (1975). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. ( 1982). Extenso ou comunicao?

Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GONZLEZ REY, F. O Sujeito que aprende:

desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prtica pedaggica. In: TACCA, M. C. V. R. Aprendizagem e trabalho pedaggico. 2 ed. Campinas, SP: Editora Alnea, 2008. LUDKE, Menga e Andr, Marli ( 1984). Novos enfoques de pesquisa em didtica. In candau, Vera (org). A didtica em questo. Petrpolis: Vozes. LUCKESI, Cipriano Carlos. Procedimentos de ensino. In: _____. Filosofia da educao. So Paulo: Cortez, 1999.

MASETTO, Marcos Tarciso. Docente de

ensino superior atuando num processo de ensino ou de aprendizagem. In: _____. Competncia Pedaggica do professor universitrio. So Paulo: Summus, 2003. MONTESSORI, Maria- Coleo Educadores, Mec- Fundao Joaquim Nabuco- Editora Massangan, Rio de Janeiro, 1993. MOYSS , Lcia Maria. O desafio de saber ensinar- Campinas, SP: Papirus 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU,

Lea das Graas Camargos. Docncia no ensino superior. So Paulo: Cortez, 2002. VYGOSTKY.LS. A formao social da mente.So Paulo: Martins Fontes, 1984. -----. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

Potrebbero piacerti anche