Sei sulla pagina 1di 37

DISPOSITIVOS DE COMANDOS

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Conceito

Equipamentos capazes de executar a interligao e desligamento de pontos entre os quais circular corrente quando interligados. A compreenso de um sistema de acionamento e proteo merece muita ateno, pois dela dependem a durabilidade do sistema e o funcionamento correto dos equipamentos a serem acionados.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Conceito Os dispositivos de comandos ou chaves, empregados em circuitos eltricos de baixa tenso, so dos tipos mais variados e com caractersticas de funcionamento bem distintas. Essa diversidade consequncia das funes especficas que cada dispositivo deve executar, dependendo de sua posio no circuito. Um dos critrios mais utilizados o que classifica as chaves segundo sua capacidade de ruptura, isto , da corrente ou potncia que as mesmas so capazes de comandar.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca)

E o mtodo mais simples, em que no so empregados dispositivos especiais de acionamento. A chave de comando direto existe em grande nmero de modelos e diversas capacidades de corrente, sendo a chave faca a mais simples.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca)

Para uma maior segurana so utilizadas apenas para comandar equipamentos de pequenas correntes. Ex. Motores sem carga (a vazio), circuitos de sinalizao e dispositivos de baixa potncia.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca) A base isolante e normalmente feita de mrmore, as chaves podem ser simples, como na chave de partida direta manual tripolar (ou chave faca tripolar como na figura ao lado) ou com reverso, nesse caso existe mais um banco de bornes na parte inferior. Por representar riscos ao operador seu uso e restrito e deve ser evitado.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca) Chave: tambm denominado contato. Tem a funo de conectar e desconectar dois pontos de um circuito eltrico. A chave tem dois terminais: um deve ser ligado fonte (ou gerador) e outro ligado carga (ou receptor). E feita de metal de baixa resistncia eltrica para no atrapalhar a passagem de corrente e alta resistncia mecnica, de modo a poder ligar e desligar muitos milhares de vezes.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca) A estrutura metlica tem rea de seco transversal proporcional corrente que comandam: quanto maior for a corrente que se deseja comandar, maiores so as superfcies de contato e maior a chave. O valor de corrente a ser comandada tambm influencia na presso de contato entre as partes mveis do contato: maiores correntes exigem maiores presses de contato para garantir que a resistncia no ponto de contato seja a menor possvel.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca)

A separao dos contatos na condio de desligamento deve ser tanto maior quanto maior for a tenso para a qual o contato foi produzido. A velocidade de ligao ou desligamento deve ser a mais alta possvel, para evitar o desgaste provocado pelo calor proveniente do arco voltaico, provocado no desligamento quando a carga for indutiva.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca)

O contato pode ser do tipo com trava (por exemplo, o tipo alavanca usado nos interruptores de iluminao) e tambm pode ser do tipo de impulso, com uma posio normal mantida por mola e uma posio contrria mantida apenas enquanto durar o impulso de atuao do contato. Nesse caso se chama fechador ou abridor conforme a posio mantida pela mola.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca) Fechador: Tambm chamado ligador, e mantido aberto por ao de uma mola e se fecha enquanto acionado. Como a mola o mantm aberto ainda denominado normalmente aberto (ou NA ou do ingls NO). Abridor ou ligador: mantido fechado por ao de uma mola e se abre enquanto acionado. Como a mola o mantm fechado, e chamado tambm de normalmente fechado (ou NF, ou do ingls NC).

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave de partida direta manual (chave faca) O contato pode ter diversos tipos de acionamento, como por exemplo, por boto, por pedal, por alavanca, por chave (chave de tranca), por rolete por gatilho, ou ainda por ao do campo magntico de uma bobina (eletrom), formando neste ltimo caso um conjunto denominado contator magntico ou chave magntica. A seguir esto os smbolos de contatos acionados por boto (os dois esquerda), e por rolete.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras As botoeiras so chaves eltricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando eltrico, as botoeiras so caracterizadas como pulsadores ou com trava. As botoeiras pulsadores invertem seus contatos mediante o acionamento de um boto e, devido ao de uma mola, retornam posio inicial quando cessa o acionamento.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras Enquanto o boto no for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente eltrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantm abertos, interrompendo a passagem da corrente

Cores Significado Parar, desligar.

Aplicaes Tpicas Parada de um ou mais motores. Parada de unidades de uma mquina. Parada de ciclo de operao. Parada em caso de emergncia. Desligar em caso de sobreaquecimento perigoso. Partida de um ou mais motores. Partir unidades de uma mquina. Operao por pulsos. Energizar circuitos de comando.

Emergncia. Partir, ligar, pulsar.

ou

Interveno. Qualquer funo, exceto as acima.

Retrocesso. Interromper condies anormais. Reset de rels trmicos. Comando de funes auxiliares que no tenham correlao direta com o ciclo de operao da mquina.

ou

Pulsador

Seletores com chave

Emergncia

Sinaleiros

Seletores luminosos

Pulsadores luminosos

Manipuladores Seletores Knob curto ou (Joystick) longo

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Existem ainda diversos tipos e modelos de botes de comando, que variam de fabricante para fabricante, e que tem a sua aplicao especfica conforme a exigncia e complexidade do circuito, conforme dados e figuras a seguir apresentados:

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Boto de comando e sinalizao: Boto transparente, com elemento(s) de contato(s) e soquete para lmpada, de tal forma que se obtenha, assim como num sinalizador luminoso, uma indicao ptica dada por uma lmpada embutida no mesmo.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Boto de comando com chave de segurana: Boto com elementos de contato e chave de segurana, com bloqueio e retirada da chave nas duas posies.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Boto de comando cogumelo: Boto com


elemento de contato normalmente fechado (NF) e na cor vermelha, que devido a sua forma construtiva e anatmica de um cogumelo, utilizado para facilitar o seu acionamento para desativao do circuito. Este modelo de boto pode tambm ser fornecido com trava, onde o giratrio do cogumelo usado para desbloqueio. Existe ainda a opo deste boto contendo elementos de contato NF e NA (boto duplo).

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Boto de comando cogumelo com trava e chave de segurana: Boto com elemento de contato normalmente fechado (NF) e na cor vermelha, contendo trava e chave de segurana para desbloqueio, e chave retirvel nas duas posies.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Comutador de comando com manopla: Comutador de comando com elemento(s) de contato(s) NA ou NF, com ou sem retorno da manopla de acionamento. Este comutador pode ser fornecido tambm com chave de segurana retirvel.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Botoeiras

Comutador de comando por chave de posio: Possuem elementos de contato NA/NF em


cmaras fechadas, e tipos de acionamento em pino simples, pino reforado, pino com rolete metlico, rolete superior, rolete lateral, rolete de posies mltiplas, haste flexvel, alavanca ajustvel com rolete e haste rgida.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave seccionadora um dispositivo que tem por funo a manobra de abertura ou desligamento dos condutores de uma instalao eltrica. A finalidade principal dessa abertura e a manuteno da instalao desligada. A chave seccionadora deve suportar, com margem de segurana, a tenso e corrente nominais da instalao, isso normal em todos os contatos eltricos, mas nesse caso se exigem melhor margem de segurana.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave seccionadora A seccionadora tem, por norma, seu estado ligada ou desligada visvel externamente com clareza e segurana. Esse dispositivo de comando e construdo de modo a ser impossvel que se ligue (feche) por vibraes ou choques mecnicos, s podendo, portanto ser ligado ou desligado pelos meios apropriados para tais manobras. No caso de chave seccionadora tripolar, esta deve garantir o desligamento simultneo das trs fases.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave seccionadora As seccionadoras podem ser construdas de modo a poder operar: Sob carga ento denominada interruptora. A chave quem desligar a corrente do circuito, sendo por isso dotada de cmara de extino do arco voltaico que se forma no desligamento e de abertura e fechamento auxiliados por molas para elevar a velocidade das operaes.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chave seccionadora


Sem

carga neste caso o desligamento da corrente se far por outro dispositivo, um disjuntor, de modo que a chave s dever ser aberta com o circuito j sem corrente. Neste caso a seccionadora pode ter uma chave NA auxiliar que deve desliga o disjuntor antes que a operao de abertura da chave seja completada. Com operao apenas local. Com operao remota, situao na qual sua operao motorizada.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas Existem vrios tipos de chaves blindadas, cada uma para um tipo de aplicao, mas todas so dotadas de um mecanismo de desligamento, que em sua maioria uma mola colocada sob tenso mecnica. Esta mola tensionada no momento do acionamento e retorna posio normal quando desacionada, fazendo com isso que os contatos mveis tambm sejam deslocados simultaneamente.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas A velocidade de abertura/fechamento funo nica do mecanismo de desligamento, esse o item mais importante nas chaves blindadas, pois, j tem definida pelo fabricante sua capacidade de ruptura e seu valor praticamente inalterado Essas chaves so largamente usadas na indstria, seja em painis eltricos, seja para acionamento de motores de pequena potncia. Os tipos mais comuns so: Liga/Desliga, Reversora de rotao e Partida Estrela/Tringulo.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas


Descrio Programa ngulo de N de Formato Grupo manopla celas 10 D0 16 20 D1 32 60 3 40 50 63 D2 100

T-W3 (TRIPOLAR) Reversora Ligao Direta

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas


Descrio T-WR2 (BIPOLAR) Reversora com retorno automtico para posio O. Ligao direta Programa ngulo de N de Formato Grupo manopla celas 45 10 D0 16 20 D1 32 2 30 40 50 63 D2 100

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas


Descrio T-WR3 (TRIPOLAR) Reversora com retorno automtico para posio O. Ligao direta Programa ngulo de N de Formato Grupo manopla celas 45 10 D0 16 20 D1 32 3 30 40 50 63 D2 100

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas


Descrio Programa ngulo de N de Formato Grupo manopla celas 10 D0 16 20 D1 32 60 4 40 50 63 D2 100

T-SD Estrela Tringulo. Ligao direta

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Chaves rotativas blindadas


Descrio T-SDW Estrela Tringulo. Seletora Ligao direta Programa ngulo de N de Formato Grupo manopla celas 10 D0 16 20 D1 32 60 4 40 50 63 D2 100

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Associaes de chaves SRIE Associadas em srie entre si as chaves s permitem o acionamento da carga ligada a elas (em srie, claro) se todas estiverem fechadas. Uma chave ligada em srie com outras garante atravs de sua abertura o desligamento da carga. A carga s se ligar se todas as chaves estiverem fechadas, executando uma lgica chamada lgica E. Como no circuito ao lado.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Associaes de chaves PARALELO Associadas em paralelo entre si as chaves acionam a carga (ligada a elas em srie claro), desde que pelo menos uma chave esteja fechada. Uma chave ligada em paralelo com outras garante atravs de seu fechamento a ligao da carga. A carga s se desligar se todas as chaves estiverem abertas, executando uma lgica chamada lgica OU. Como no circuito ao lado.

DISPOSITIVOS DE COMANDOS Sinalizao Para a sinalizao de eventos usam-se lmpadas, buzinas e sirenes. As lmpadas so usadas para sinalizar tanto situaes normais quanto anormais, tendo uma cor referente a cada tipo de ocorrncia. As buzinas e sirenes so usadas apenas para sinalizar condies de emergncia, como vazamentos de gases, ou ainda para informaes em local onde a sinalizao visual seja insuficiente.

Potrebbero piacerti anche