Sei sulla pagina 1di 16

Revoluo Cubana

26 de julho de 1953 - 1 de janeiro de 1959

Localizao: Amrica Central

Cidades Principais: Havana, San Tiago, Las Tunas

Economia:
Produtos Agrcolas: cana-de-acar (principal), tabaco, arroz e frutas tropicais (banana, laranja, abacaxi). Indstria: alimentcia , bebidas, tabaco (produo de charutos), mquinas e qumica.
Pecuria: bovinos, eqinos, aves e sunos. Minerao: nquel, cobre, cromita e cobalto.

PIB: US$ 114,1 bilhes (estimativa 2011)

Introduo
Em 1959 liderados por Fidel Castro, foi iniciado um movimento popular que derrubou o ento atual presidente Fulgncio Batista, junto com o processo revolucionrio foi implantado o sistema socialista em Cuba, que at hoje o sistema predomina por l.

Fidel Castro: 49 anos no poder de Cuba


Fidel Castro foi presidente de Cuba desde a Revoluo Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pr-americano do general Fulgncio Batista, at fevereiro de 2008. Esta revoluo tinha um carter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influncia do companheiro Ernesto Che Guevara (conhecido como Che) e do irmo de Fidel, Ral Castro. Aps a revoluo, Fidel Castro aproximase da Unio Sovitica, fazendo de Cuba uma aliada do socialismo na Amrica. Fato que fez com que os Estados Unidos passasse a tratar a ilha como uma perigosa inimiga. Os Estados Unidos, na dcada de 1960, implantou um bloqueio econmico a Cuba, influenciando tambm na expulso do pas da OEA (Organizao dos Estados Americanos).

Aps a revoluo, Fidel implantou um sistema socialista na ilha, acabando com a desigualdade social entre os cidados cubanos. Implantou uma economia planificada, que contou com o apoio sovitico durante a Guerra Fria. Aps a queda do muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba comeou a passar dificuldades sem os investimentos soviticos. Atualmente, embora possua bons sistemas educacional e de sade, os cubanos sofrem com as dificuldades financeiras.

Castro ocupou o cargo de primeiro ministro da Repblica de Cuba de 1959 at 1976. Em 2 de dezembro de 1976, passa a ser o presidente do Conselho de Estado (chefe do Estado) e presidente do Conselho de Ministros (chefe de governo) de Cuba. Alm de todos os cargos que acumula no governo, o primeiro secretrio do Partido Comunista Cubano desde a fundao em 1965.
Aps 49 anos no poder, em 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renncia ao cargo de presidente de Cuba e chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Castro, no comando de Cuba, seu irmo mais jovem Ral Castro. Embora no possua o mesmo prestgio que o irmo, Ral passou a sentir o gosto do poder no final de julho de 2006, aps os problemas de sade apresentados por Fidel Castro. Em abril de 2011, durante o 6 Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel castro renunciou a chefia do PCC. Na ocasio, Fidel afirmou que ainda seria um "soldado de ideias".

Che Guevara: o revolucionrio socialista mais famoso do sculo XX


Nasceu numa famlia de boas condies sociais. Desde a infncia sofreu com a asma e, por recomendao mdica, sua famlia mudou-se para uma regio de campo, prxima a cidade de Crdoba (regio central da Argentina), que possua o ar de melhor qualidade. Desde a adolescncia foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da famlia. Foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista (Marx, Engels e Lnin).

Como o negcio da famlia estava indo mal, resolveu trabalhar ainda com 14 anos de idade. Sem largar os estudos, conseguiu um emprego numa Cmara prxima a cidade de Crdoba. Em 1946, a famlia resolveu mudar para a cidade de Bogot (Colmbia) e Che Guevara comeou a cursar Medicina na Universidade. Nesta mesma poca, conseguiu um trabalho numa tipografia. Fazia tambm trabalho voluntrio numa instituio de pesquisas sexuais.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, comearam os movimentos estudantis de protesto contra o governo populista argentino de Domingo Pern. Guevara participou destes protestos.
Em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, deu incio a uma viagem de motocicleta para conhecer a situao poltica, social e econmica da Amrica Latina. Visitou vrias regies carentes como, por exemplo, minas de cobre, povoados indgenas e leprosrios. Ficou impressionado com a misria e as pssimas condies de vida das camadas mais pobres da sociedade. No ano de 1953, formou-se mdico e retornou para a Argentina. Porm, passou a dedicar-se ao mundo da poltica. Neste mesmo ano, fez uma nova viagem pela Bolvia, Peru, Panam , Colmbia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Aps a viagem, conheceu Hilda Gadea, e com ela, teve a primeira filha, Hildita.

Em 1954, conheceu, no Mxico, Ral Castro e logo depois o irmo Fidel Castro. Entrou para o grupo revolucionrio de Castro, que se instalou na regio de Sierra Maestra, em 1957. Pretendiam derrubar o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e implantar o socialismo na ilha. Aps a vitria dos revolucionrios, em 1959 e a implantao do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funes de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indstria. Em 1961, Che visitou o Brasil e foi condecorado, pelo ento presidente Jnio Quadros, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Che Guevara acreditava que a revoluo socialista, contra o imperialismo comandado pelos Estados Unidos, deveria ser levada para outros pases. Lutou no Congo (frica) e depois foi para a Bolvia, onde estabeleceu uma base guerrilheira. Pretendia unificar os pases da Amrica Latina sob a bandeira do socialismo e invadir a Argentina. Com pouco conhecimento do territrio e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difcil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera (Bolvia), em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte foi executado.

14/06/1928 09 /10/1967

A Revoluo Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionrio foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.

Cuba antes da revoluo: causas da revoluo

A organizao da revoluo
Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgncio Batista. De princpios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupo e com a influncia norte-americana na ilha. Conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no Mxico. Em 1957, Fidel Castro e um grupo de cerca de 80 combatentes instalaram-se nas florestas de Sierra Maestra. Os combates com as foras do governo foram intensos e vrios guerrilheiros morreram ou foram presos. Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara no desistiram e mesmo com um grupo pequeno continuaram a luta. Comearam a usar transmisses de rdio para divulgar as idias revolucionrias e conseguir o apoio da populao cubana.

O apoio popular
Com as mensagens revolucionrias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas. Isto ocorreu, pois havia muitos camponeses e operrios desiludidos com o governo de Fulgncio Batista e com as pssimas condies sociais (salrios baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenas). Muitos cubanos das cidades e do campo comearam a entrar na guerrilha, aumentando o nmero de combatentes e conquistando vitrias em vrias cidades. O exrcito cubano estava registrando muitas baixas e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerrilha.

A tomada do poder e a implantao do socialismo


No primeiro dia de janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionrios tomaram o poder em Cuba. Fulgncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha. O governo de Fidel Castro tomou vrias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalizao de bancos e empresas, reforma agrria, expropriao de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educao e sade. O Partido Comunista dominou a vida poltica na ilha, no dando espao para qualquer partido de oposio.

Com estas medidas, Cuba tornou-se um pas socialista, ganhando apoio da Unio Sovitica dentro do contexto da Guerra Fria. At hoje os ideais revolucionrios fazem parte de Cuba, que considerado o nico pas que mantm o socialismo plenamente vivo. Com a piora no estado de sade de Fidel Castro em 2007, Raul Castro, seu irmo, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de 2008.

Concluso
J que como antes da revoluo Cuba sofria com a pobreza e a forte influencia norte- americana, a luta dos guerrilheiros comandados por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara contra o governo do ento presidente Fulgncio Batista que era acusado de corrupo e que sofria forte influncia dos empresrio americanos, no foi travada em vo, apesar da morte e da priso da maioria dos guerrilheiros, atravs do apelo popular das classes baixas que sofriam com a pobreza no pas, eles conseguiram derrubar o governo capitalista para poder ento instalar o sistema socialista, com isso, eles acabaram com a pobreza extrema de Cuba e reflexo disso nos dias de hoje, que a taxa de desemprego em Cuba quase 0, e a medicina do pas uma das mais avanadas do mundo. Ou seja, conclumos que a revoluo cubana teve xito em sua proposta inicial.

Potrebbero piacerti anche