Sei sulla pagina 1di 24

Parte I

Esttica do ponto material

Em diversas situaes do cotidiano estamos em contato com corpos em equilbrio, devido ao cancelamento das vrias foras que atuam sobre eles. O edifcio escolar no qual estamos, por exemplo, uma prova disso; uma pessoa deitada em uma rede, tambm. Sendo assim, podemos dizer que a esttica a parte da fsica que estua o equilbrio dos corpos, e est dividida em duas parte: esttica do ponto material e esttica do corpo extenso

O que um ponto material? simplesmente um corpo cujas dimenses no so relevantes nos clculos fsicos bsicos. Por exemplo, quando calculamos a velocidade mdia de uma carreta que viajou desde Minas Gerais at So Paulo, no nos importante saber sua extenso. Sendo assim, podemos iniciar o estudo da Esttica do ponto material.

Como j foi dito, a esttica estuda o equilbrio dos corpos. Sendo assim, o que necessrio para que um corpo esteja em equilbrio? Simples: que as foras atuantes sobre ele se anulem, ou seja, tenham resultante igual a zero.

Para saber se a resultante das foras nula, devemos fazer a soma vetorial das mesmas. Quando temos duas foras atuando sobre um corpo, a resultante das mesmas ser nula quando as foras estiverem na mesma direo, mas com sentidos opostos:

F1 = 50N

F2 = 50N

No exemplo acima, as foras vermelha e azul se anulam, pois tm a mesma intensidade, esto na mesma direo e vo em sentidos opostos.

Entretanto, soma vetorial de trs ou mais foras, principalmente quando elas atuam em vrias direes, um processo mais trabalhoso. necessrio colocar os vetores das foras em um plano cartesiano, e fazer os devidos clculos:

Exemplo: Estando o diagrama abaixo representando um corpo em equilbrio, determine a intensidade das foras que atuam em cada um dos fios.

Esttica do ponto extenso

Um corpo extenso todo aquele corpo que teve ter as suas dimenses consideradas na maioria dos clculos fsicos de que participa. Por exemplo, ao se projetar um martelo, suas dimenses so muito importantes, a fim de otimizar o seu trabalho, como veremos posteriormente.

Torque ou momento: uma grandeza fsica/vetorial que mede o efeito de rotao de uma fora. dada pelo produto entre a intensidade da fora e a distncia entre o seu ponto de aplicao e o seu ponto de ao:

M = F.d

Na imagem ao lado, o torque da fora F o produto da sua intensidade pela sua distncia at o ponto P (brao da fora)

Para que um corpo extenso, como uma gangorra, esteja em equilbrio, duas condies bsicas tem de ser observadas: A soma das foras que atual sobre o corpo deve ser nula (equilbrio de translao); A soma das intensidades dos momentos das foras aplicadas ao corpo deve ser igual a zero (equilbrio de rotao).

Por exemplo, se uma pessoa estiver caminhando sobre uma tbua de madeira articulada em um ponto e simplesmente apoiada em um outro, impossvel que no haja um tombamento, pois em alguma situao o momento exercido pela pessoa ser maior que o momento exercido pela fora peso da tbua. (neste caso, considera-se toda a massa da tbua concentrada em seu centro de gravidade).

O centro de massa de um corpo ponto onde consideramos que toda sua massa est localizada, e onde atuam todas as foras exercidas sobre ele. J o centro de gravidade trata-se do mesmo ponto, entretanto, nele s se pode aplicar a fora peso.

Em corpos com configurao geomtrica regular e massa uniformemente distribuda pela sua extenso, o CG coincide com o centro geomtrico:

Equilbrio estvel: Um corpo tirado de sua posio de equilbrio, entretanto, sua fora peso tende a faz-lo retornar a esta posio. Neste caso, temos o que chamamos de equilbrio estvel. Isso acontece quando a projeo do eixo de fora peso do corpo est passando por dentro de sua base de apoio.

Equilbrio instvel Se um corpo est em equilbrio, mas deixado somente merc de sua fora-peso, desvia-se completamente da estabilidade, dizemos que ele est em equilbrio instvel. Nesse caso, o eixo de sua fora peso passa por fora de sua base de apoio.

Equilbrio indiferente Se um corpo est apoiado sobre uma superfcie, e, no importando sua posio, est em equilbrio, ele est em equilbrio indiferente. Isso s acontece quando o eixo da fora peso passa exatamente pelo centro de sua base de apoio.

Fazer na lousa os exerccios:


Retomada de conceitos captulo 1 2 e 4 Retomada de conceitos captulo 2 1 e 2

Potrebbero piacerti anche