Sei sulla pagina 1di 42

FMEA

Introduo

Failure Mode and Effects Analysis

Ferramenta preventiva. Evitar a ocorrncia de falhas no projeto e/ou processo. Atravs da anlise das falhas potencias e propostas de aes de melhoria. O objetivo detectar falhas antes que se produza uma pea e/ou produto. A utilizao dela reduz as chances do produto ou processo falhar. Aumenta a confiabilidade. Norma QS9000 exige a utilizao da FMEA, mas devemos utiliza-l visando resultados.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Histrico e Aplicao

Desenvolvido pela NASA Meados dos anos 60 Inicialmente utilizado pela Aviao e desenvolvimento de tecnologia nuclear. FORD Norte Americana dando enfoque: FMEA de projeto FMEA de processo Utilizado pela industria de um modo geral onde se destaca as industrias automobilsticas. Aplicao do FMEA: Produtos Servios Softwares Projeto de mquinas e ferramentas FMEA de produto Anlise sistemtica dos potenciais modos de falha e seus efeitos sobre a confiabilidade e Segurana.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Conceitos e terminologias.

Problema: Um desvio entre uma situao ideal(resultado esperado) e uma situao real (resultado obtido). Padro: Uma meta ou objetivo que se quer atingir, desempenhao esperado de um produto e servio. Padro uma medida de referncia. Desvio: Uma inclinao, um afastamento ou uma mudana de direo da situao ideal ou seja , do Padro. Desvio Padro : ndice de disperso de grande valor no estudo de uma distribuio de freqncia. Causa: Aquilo que determina um acontecimento: Princpios, motivo, origem, razo... . responsvel pela ocorrncia da Falha. Efeito: Resultado de uma ao. Resultado ou produto de falha. Modo: Maneira , forma, mtodo de ocorrncia. Defeito: Desvio inaceitvel da especificao de um atributo ou medida da qualidade.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Conceitos e terminologias:

Caracterstica indesejvel de um produto ou servio. No significa perda da capacidade funcional. Ex.: Uma automvel 0 Km com a porta amassada, tem um tipo de defeito que no satisfaz o cliente, porm sua capacidade funcional permanece inalterada, o automvel anda,para, para os comandos funcionam satisfatoriamente, etc ...... Falha: Defeito relacionado com a confiabilidade da performance. Falta de capacidade funcional de uma unidade em realizar sua funo quando requerida. Ex.: O freio no funciona. A luz no acende O hidrmetro atrasa, patina ou adianta. Caf sem aroma e sabor. Anlise: Decomposio de um todo em suas partes constituintes; Exame de cada parte de um todo; Processo por meio do qual se vai do composto ao simples; Dos Efeitos s Causas.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Conceitos e terminologias:

Sistema: Conjunto de componentes que realiza uma funo dinmica no produto. Ex.Sistema de freio, de ar condicionado, de direo, eltrico, etc.... AES FRENTE AS FALHAS. Ao Adaptativa So aes que atuam no efeito e convivem com a causa. Ao de Conteno, provisria, interna So aes para amenizar o Efeito da falha, permitem a continuidade das atividades at anlise das causas e implementao das aes corretivas definitivas. Ao corretiva So aes aquelas que atuam na Causa Raiz da no-conformidade, eliminando a falha. Ao Preventiva So aes que reduzem a probabilidade de uma falha ocorrer. Procuram no deixar a falhar ocorrer. Bloqueiam a causa das falhas futuras.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis O QUE QUALIDADE

QUALIDADE = ADEQUAO AO USO

SOMENTE COM ADEQUAO AO USO OBTIDA A SATISFAO DO USURIO

FMEA
Definio:

Failure Mode and Effects Analysis

uma tcnica para assegurar que todas as possveis falhas de um processo ou sistema, foram consideradas e analisadas, objetivando sua eliminao, com Aes Corretivas recomendadas, antes do incio da produo.

Porqu o FMEA?

O FMEA, se feito previamente, permite eliminar as possveis causas das possveis falhas. Desta maneira ser reduzido o defeito do produto, sistema ou processo, melhorando assim a Confiabilidade.

Pontos importantes do FMEA:

Identificar os Modos (Tipos) de falhas possveis. Descrever os efeitos, as causas de cada Modo de falha, e os controles existentes. Calcular o risco para cada falha, levando-se em considerao a freqncia de Ocorrncia, o grau de Severidade e probabilidade de deteco.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Pontos importantes do FMEA:

Recomendar Aes Corretivas para as causas de falhas apontadas. Reavaliar o ndice de Risco. A anlise dever desenvolvida passo a passo.

Critrios de aplicao:

Introduo de novos produtos/processo. Alterao significativa no projeto e processo. Transferncia de ferramental existente outra instalao fabril. Desenvolvimento ou mudana de fornecedores. Existncia de problemas de qualidade no processo.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Benefcios da FMEA

Reduo de falhas no desenvolvimento, na produo e utilizao do produto. Preveno aos invs de deteco. Reduzir tempo e custo no desenvolvimento de produtos. Fonte de dados para critrios de manuteno. Critrios para planejamento e aplicao de inspees de ensaios. Reduzir nmero de recall. Integrao entre os departamentos envolvidos. Documentao do know how que a empresa tem do produto e sua fabricao.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Tipos de FMEA:

O FMEA deve ser utilizado em todas as etapas de projeto e construo de um determinado produto ou sistema (projeto, produo, experimentao, equipamentos e utilizao). FMEA de sistema. FMEA de projeto. FMEA de processo. FMEA de logstica. FMEA de segurana. Definio do processo,Equipamento e Lay-out EXPERIMENTAO PRODUO PROJETO USO
FMEA SISTEMA/ PROJETO FMEA PROCESSO/ SEGURANA APR LOGSTICA
FMEA CORRETIVO (PDCA-8D)

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Grupo de trabalho:

Quem deve participar do grupo de trabalho? O FMEA feto pelas reas diretamente envolvidas no projeto ou sistema e na produo dos mesmos. FMEA de Projeto FMEA de produto _Projeto de produto/sistemas _Processos e Mtodos _Experimentao _Projeto de produto/Sistemas _Confiabilidade _Confiabilidade _Processo e Mtodos _Qualidade _Qualidade _Produo _Assistncia tcnica _Compras _Compras _Fornecedores _Fornecedores _Manuteno _Ferramentaria _Ferramentaria _Marketing _Projeto e construo de Mquinas

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Formao do grupo:

O grupo de trabalho deve ser constitudo especialista diretamente envolvidos no projeto ou no processo. Grupo de trabalho dever ser formado por 4 7 pessoas escolhidas dentre s reas interessadas. Elementos Chave no Grupo de Trabalho: _Desenvolvimento ou Projeto do Produto ou Sistema _Processo e Mtodos _Qualidade _Produo Obs.: A falta de qualquer um dos elementos acima pode comprometer significativamente o desenvolvimento dos trabalhos e a elaborao do FMEA. Todo Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de um FMEA dever ter um Lder ou coordenador, para melhor desenvolvimento dos trabalhos.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Definio do assunto:

O Coordenador e o Grupo de Trabalho devem definir objetivamente o ttulo e o assunto do FMEA. Deve ser especificado o tipo do FMEA (Projeto, Processo, Sietema, Logstica, Segurana). A importncia da definio e da descrio, deve-se necessidade de identificar o mbito e a finalidade do trabalho.
Funo Coordenador Lder/Moderador Atribuies Pessoa responsvel pelo evento. Pessoa que detm conhecimento da tcnica de FMEA e os mtodos para a sua conduo.

Participantes
Convidados

Pessoas que esto ou no ligadas ao evento, mas que detm informaes e experincia em sistemas similares.
Pessoas com conhecimento especficos que podero vir a ser convocados pelo coordenados, para participar de determinadas etapas do FMEA.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Etapas do desenvolvimento do FMEA. COORDENADOR

EQUIPE MULTIFUNCIONAL

Descrio do Sistema

Anlise Funcional

Anlise de Falhas

Anlise do Risco

Aes Corretivas E Preventivas

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Iniciando o FMEA

Para desenvolvimento do FMEA, recomendvel um formulrio para Registro das informaes coletadas durante as diversas etapas do FMEA. Este formulrio dever registrar algumas informaes bsicas, que ajudaro num melhor gerenciamento de atividades futuras. FMEA N Nmero seqencial do FMEA DATA DA ELABORAO:Indicar a da do incio da elaborao do FMEA DESCRIO DO PRODUTO/PROCESSO: Descrio do produto ou processo que est sendo analisado. Obs.: a descrio do produto deve ser a mesma constante no desenho. CDIGO DO PRODUTO: Indicar o cdigo do produto. APLICAO/CLIENTE: Indicar o cdigo do conjunto final, nome do produto e cliente. FUNO DO PRODUTO/PROCESSO: Descrever de forma resumida a funo do produto ou processo.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

COORDENADOR/PATICIPANTES (Nome e rea) Indicar o nome e a rea do FMEA DATA DA REVISO: Indicar as datas em que foram efetuadas revises do FMEA. RESPONSVEL: Indicar o responsvel pela reviso do FMEA. DESCRIO DO PROCESSO: Descrio resumida do processo que esta analisando. Para melhor identificao, pode-se numerar as operaes de acordo com a folha de processo do produto ou de produtos semelhantes, identificando o cdigo do produto adotado como referncia. O QUE O PROCESSO? uma srie de tarefas inter-relacionadas que, quando executadas produzem os resultados esperados. OBJETIVO DO PROCESSO:Fornecer ao cliente interno um trabalho de qualidade superior, de modo que o cliente externo receba um produto ou servio de alta qualidade, no menor prazo e ao mais baixo custo.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________
Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Ao Tomada

GRUPO DE TRABALHO Responsvel pelo desenvolvimento E elaborao do FMEA

Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Responsvel pelo Processo -Indicar o mdulo, departamento, Engenheiro ou tcnico. -Coordenador do desenvolvimento Do FMEA

Indicar o Produto, Cdigo, -Aplicao e Cliente DATA CHAVE -Prazo para concluso do FMEA

Indicar: -Data de incio -N da reviso -Data da reviso.

FMEA N utilizado para Identificao e rastrabeilidade Do FMEA

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

FMEA PROCESSO

FMEA de processo usado por Engenheiros e Tcnicos durante o desenvolvimento de um processo, para assegurar que todas as falhas em potencial e sua respectivas causas sejam analisadas e tomadas as aes preventivas necessrias.

Objetivo

Identificar ao longo do fluxo/processo produtivo, os riscos de falhas que um produto possa apresentar devido ao seu processo.

O FMEA DE PROCESSO ASSUME QUE O PRODUTO, COMO PROJETADO, ATINGIR OS REQUSITOS DO PROJETO.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Modo ou Tipo de Falha:

Descrio do modo ou tipo de falha que o processo pode gerar. a no conformidade com os requisitos do projeto, processo ou do cliente. A descrio do tipo de falha deve ser a mais clara possvel, com a caracterstica que se esta analisando, nos mesmos termos da especificao (desenho, norma, rotina, etc...). Devem ser previstas falhas para caractersticas que no necessariamente estejam explcitas nas especificaes (desenhos, normas) do tipo: falha de pintura, corroso, falta de componentes, e outras que possam causar algum tipo de descontentamento do cliente. Fontes de informao: -Dados histricos de falhas ocorridas em processos e produtos semelhantes. -Reclamaes de clientes. -Relatrios de produtos devolvidos em garantia (Anlise de Devolues) -Experincia dos membros do Grupo de Trabalho.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


CERTO Dimenso de 12,0512,15 abaixo do especificado Falta parafuso n1 Montar pino 1 do conjunto 2 no lugar do pino 2 do conjunto 3

Exemplo de preenchimento
ERRADO Dimenso fora do Especificado Falta de peas Montar pea de Outro produto

Exemplo de Tipos de Falhas PROJETO PROCESSO Deformao Matria Prima Folga Excessiva Porosidade Vibrao Revestimento errado Vazamento Rebarbas

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Efeito da Falha

a conseqncia que a falha acarretar ao produto ou sistema e conseqentemente ao cliente e usurio. Como cliente deve ser entendido tambm a prxima operao ou qualquer operao subseqente. Os efeitos devem ser descritos de forma seqencial, em termos do que o cliente pode observar desde a ocorrncia da falha at o efeito (mais grave). Exemplos Efeitos para operaes Subseqentes Dificuldade de montagem Dano em equipamento Afeta a segurana do operador Efeitos para o cliente/ Consumidor Dificuldade p/ operacionalizar Afeta a segurana do cliente Rudo

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

- recomendvel uma discusso com o cliente sobre problemas ocorridos e peas e produtos semelhantes. -Alm disso, necessrio um bom conhecimento sobre os objetivos do projeto. o grau de gravidade do efeito da falha para o cliente. Para determinao do grau de Severidade, devem ser cuidadosamente analisados os Efeitos da Falha. A determinao do grau de Severidade feita pelo engenheiro ou tcnico responsvel pelo projeto do produto ou sistema. Se disponvel, o FMEA de projeto uma fonte para se obter o grau de Severidade, evitando tambm que haja diferenas entre a severidade constante no FMEA de projeto e processo.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis

Caractersticas Crticas , Funcionais(F) e Caractersticas de Segurana (S), devero ser identificadas nos desenhos e/ou documentos, atravs de smbolos prprios dos clientes ou do fabricante. Se uma caracterstica for identificada como importante no FMEA de processos, o coordenador, engenheiro ou tcnico responsvel pelo projeto deve ser notificado, pois esta caracterstica poder afetar os documentos de engenharia a respeito da identificao do item de controle.

FMEA
SEVERIDADE (S)
Efeito Perigoso advertncia Perigoso advertncia Muito alto Alto Moderado Sem

Failure Mode and Effects Analysis

Critrio - Severidade do Efeito

ndice de Severidade 10

Pode pr em perigo o operador da mquina ou montador. O modo de falha potencial afeta a segurana na operao do veculo e/ou envolve no-conformidade com a legislao governamental. A falha ocorrer sem aviso prvio Pode pr em perigo o operador da mquina ou montador. O modo de falha potencial afeta a segurana na operao do veculo e/ou envolve no-conformidade com a legislao governamental. A falha ocorrer com aviso prvio Grande interrupo na linha de produo ou impossibilidade de montagem. Cliente muito insatisfeito. Pequena interrupo na linha de produo ou impossibilidade de montagem. Cliente muito insatisfeito. Pequena interrupo na linha de produo. Grande parte ou todos os produtos deve ser selecionado. Cliente sente desconforto. Pequena interrupo na linha de produo. Uma parte dos produtos deve ser selecionada. O cliente sente alguma insatisfao. Pequena interrupo na linha de produo. O produto deve ser selecionado e uma parte retrabalhada. Defeito notado pela maioria dos clientes. Pequena interrupo na linha de produo. Uma parte dos produtos deve ser retrabalhada, mas fora da estao de trabalho. Defeito notado pela mdia dos clientes. Pequena interrupo na linha de produo. Uma parte dos produtos deve ser retrabalhada, dentro da estao de trabalho. Defeito notado por alguns clientes. No afeta a performance do produto e no prejudica o processo.

Com

8 7 6

Baixo

Muito baixo

Menor

Muito menor

Nenhum

FMEA
Causa da Falha

Failure Mode and Effects Analysis

A determinao da causa da falha essencial em estudo de FMEA, pois a na causa da falha que o grupo ir atuar para determinao das Aes Recomendadas. Importante: A Causa da Falha deve ser corretamente determinada. Caso contrrio, as Aes Recomendadas podem no ter efeito real sobre a ocorrncia da falha, causando perdas com investimento e problemas durante a produo (rejeio, retrabalho, etc...)Deve-se notar que para alguns modos (tipos) de falha, podem existir duas ou mais causas, e nestes casos, todas elas devem ser listadas. Exemplos: Desgaste de Ferramenta de usinagem Preparao inadequada da maquina Mistura de componentes na bancada. Obs.: Apenas falhas especficas deveriam ser listadas. Frases genricas deveriam ser evitadas. (Ex.: erro do operador, mal funcionamento do equipamento, etc...)

FMEA
Ocorrncias

Failure Mode and Effects Analysis

a freqncia com que um Modo (Tipo) de Falha ocorre, devido a uma ou vrias causas. O ndice de ocorrncia tem um significado mais importante que apenas seu valor. A nica maneira de reduzi-lo impedir que a causa acontea. A tabela a seguir deve ser utilizada para indicar o ndice de Ocorrncia bem como garantir a consistncia da formao do RPN (Nmero de prioridade de risco).As taxas de falhas provveis so baseadas na freqncia de falhas previstas para o processo. Sempre que o CPk for <1,33 importante uma anlise para a tomada de deciso. Nos processos em que existe a inspeo 100% como operao de rotina, deve-se considerar para determinao do ndice de Ocorrncia, as rejeies detectadas na inspeo 100%. A inspeo no diminui a freqncia com que a falha ocorre.

FMEA
Ocorrncia

Failure Mode and Effects Analysis

Probabilidade da falha

Muita alta: Falhas persistentes

Taxas de falhas possveis 1 em 10 1 em 20

Ppk

ndice de ocorrncia 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

< 0,55 0,55 0,78 0,86 0,94 1,00 1,10 1,20 1,33 167

Alta: Geralmente associada a processos similares aos anteriores que apresentaram falhas freqentes

1 em 50 1 em 100

Moderada: Geralmente associada a processos similares aos anteriores que apresentaram falhas ocasionais mas no em maiores propores.

1 em 200 1 em 500

Baixa: Associada a processos similares que apresentaram poucas falhas

1 em 1000 1 em 10000

Remota: Falha improvvel. Processos quase idnticos, nunca apresentar falha

1 em 20000 1 em 1.000.000

FMEA
Deteco

Failure Mode and Effects Analysis

a estimativa da probabilidade de detectar a falha no ponto de controle previsto no processo. Na avaliao do ndice de deteco, deve-se assumir que a falha ocorreu, independente do ndice de Ocorrncia. Um ndice de Ocorrncia baixo no significa que o ndice de Deteco tambm ser baixo. A preciso e a exatido na deteco de falhas, esto principalmente nos seguintes pontos: Confiabilidade dos meios de controle utilizados; Exatido do padro de aceitao; Eficcia da inspeo efetuada (amostragem); Existncia de procedimentos escritos.

FMEA
Deteco
Deteco Totalmente incerta

Failure Mode and Effects Analysis


ndice de Deteco 10

Critrio: Probabilidade de um defeito ser detectado antes do prximo controle do processo ou no processo subseqente, ou antes, que a pea ou componente deixem o local de manufatura ou montagem. Controle do projeto no detectar e/ou no poder detectar causa/mecanismo potencial e modo de falha subseqente; ou no existe controle do projeto. Chance muito remota de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente Chance remota de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente

Muito remota

Remota

Muito baixa

Chance muito baixa de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente
Chance baixa de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente

Baixa

Moderada

Chance moderada de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente

Moderadamente alta Alta

Chance moderadamente alta de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente Chance elevada de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente

Muita alta Quase certa Deteco:

Chance muito elevada de que o controle do projeto detecte causa/mecanismo e modo de falha subseqente Controle de projeto quase que certamente detecte potencial causa/mecanismo e modo de falha subseqente.

2 1

FMEA
ndice de Risco

Failure Mode and Effects Analysis R=SxOxD

o produto dos ndices de Severidade, Ocorrncia e Deteco. Seu objetivo somente indicar prioridades s aes recomendadas. Para se verificar a necessidade ou no de aes corretivas, devem ser analisados conjuntamente os ndices de Severidade, Ocorrncia e Deteco. A simples anlise ou comparao do risco no suficiente para esta deciso.
Critrio de priorizao para tomada de Ao
Prioridade 0 Item vulnervel e importante Requer aes imediatas e/ou preventivas Prioridade 1 Item importante e vulnervel Requer aes corretivas e/ou preventivas a curto prazo. Prioridade 2 Item pouco vulnervel. Podem ser tomadas aes corretivas e/ou preventivas a longo prazo.

ndice de risco
Alto (acima de 100) Mdio (50 100)

Baixo (1 50)

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidade Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Processo Funo do Processo -Descrio simplificada do processo em anlise -Propsito (Funo do processo) Obs.: Vrias operaes que envolvem diferentes Modos de falhas. Listar cada operao como processo separado

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidade Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Operao 100

Modo de Falha potencial -No conformidade na operao -associao com operaes subseqentes Obs.: assumir que os materiais vindos de Operaes anteriores esto corretos.

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Exemplos e questes a serem Respondidas -Como o processo/pea poderia Falhar em atender as especificaes? -O que um cliente usurio final/Operao subseqente considera como Falha?

Deformao Do virabreguim

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

Operao 100

Efeitos da falha -Efeito no cliente -Considerar o efeito a para todos os cliente -Usurio final Exemplo : Rudo aparncia -Prxima operao Exemplo: No monta no conecta

NPR Deteco

NPR

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Severidade (S) Aplica-se somente ao efeito Se o cliente afetado esta fora do Conhecimento da equipe de processo Consultar o FMEA de projeto e/ou Responsveis pelo projeto.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Classificao -Caractersticas especiais, crticas, de Segurana. -Consultar documentos de engenharia.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Causas da Falha Definida como e/ou pela qual a falha Poderia ocorrer Exemplo: Torque Solda incorreta Montagem incorreta

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Ocorrncia - a probabilidade de uma falha Ocorrer ndice O considerar: Dados estatsticos de processos Similares Histrico de processos similares.

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________

Processo

Funo

Modo de Falha

Efeitos da Falha

Causas da Falha

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a Severidad e Ocorrncia Deteco

Classificao Severidade

Ocorrncia

NPR Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Verificar 10 ps a c/d 2 hs Registrar em carta CEP Enviar 2 ps po9r turno metrologia.

Meios e Mtodos de Controle Capacidade dos controle Detectarem ou preverem a Ocorrncia do modo de falha Exemplo: Disp. Prova de erros CEP Teste 100%

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________
Modo de Falha Efeitos da Falha
Causas da Falha

Processo

Funo

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a

Classificao Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Verificar 10 ps a c/d 2 hs Registrar em carta CEP Enviar 2 ps po9r turno metrologia.

Deteco Avaliao de capacidade dos Meios e Mtodos de controle

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________
Modo de Falha Efeitos da Falha
Causas da Falha

Processo

Funo

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a

Classificao Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Operao 100

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Verificar 10 ps a c/d 2 hs Registrar em carta CEP Enviar 2 ps po9r turno metrologia.

106

Nmero de Prioridade de Risco

NPR = (S) X (O) x (D) -Priorizar aes Analisar individualmente os ndices De Severidade, Ocorrncia e deteco

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________
Modo de Falha Efeitos da Falha
Causas da Falha

Processo

Funo

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes Ao Tomad a

Operao 100

Aes recomendadas -Reduzir ou impedir a freqncia da Ocorrncia da Falha. 9 4 3 (reviso do Processo/Projeto) -Aumentar a probabilidade de deteco (Melhoria de controle) Responsvel e Prazo -Estabelecer um cronograma dom o Responsvel pela ao. -Follow up
Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos. Verificar 10 ps a c/d 2 hs Registrar em carta CEP Enviar 2 ps po9r turno metrologia.

Classificao Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Severidade

Ocorrncia

Deteco

NPR

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

106

Introduzir disp. Automtico Para o controle do avano.

Paulo Gomes Setor 21 41103

FMEA

Failure Mode and Effects Analysis


FMEA n 0011 Pag 01 de 01

FMEA de Processo

Produto: Revestimento de embreagem Cdigo: CH6613l Aplicao: Embreagens Cliente: VALEO

Responsvel: Coordenador: Data FMEA (incio) / / Data chave / / Reviso: Data / / Grupo de Trabalho: _____________________________________________________
Modo de Falha Efeitos da Falha
Causas da Falha

Processo

Funo

Meios e Mtodos de Controles

Aes Recomen dadas

Pesp. Prazo

Resultado das aes

Classificao Severidade

Operao 100

4 3 Aes Tomadas Aps as aes implementadas registrar As aes que efetivamente foram Tomadas Resultado Reavaliao do NPR -Anlise crtica -Novas aes (se necessrio) Verificar 10 ps a c/d 2 hs Registrar em carta CEP Enviar 2 ps po9r turno metrologia. 106 Introduzir disp. Automtico Para o controle do avano.

Ocorrncia

Deteco

NPR

Ao Tomad a

Severidade

Ocorrncia
1

Deteco

27

NPR

Deformao Do virabreguim

Batimento excessivo que Tornar a lubrificao deficiente, travando o motor

Posicionamento incorreto do Virabrequim no entre eixos.

Paulo Gomes Setor 21 41103

Potrebbero piacerti anche