Sei sulla pagina 1di 33

DIFERENAS INDIVIDUAIS

COMPORTAMENTO x RELAES INTERPESSOAIS

Diariamente encontramos com pessoas de diferentes classes scio-culturais; Reagimos de maneira diferente em cada situao; Pessoas com dificuldade de relacionamento no gostam de mudanas; O auto conhecimento ajuda nos relacionamentos;

Porque somos diferentes? Porque agimos diferente em uma mesma situao? O Que nos faz diferentes uns dos outros?

DINMICA DA ORDEM

Desenhar um animal que possua: Porte elevado; Olhos pequenos; Rabo comprido; Orelhas salientes; Ps enormes; Coberto por plos.

Se todos fossem iguais a mim, no haveria eu.

PERSONALIDADE
Conjunto dos processos psicolgicos do indivduo que lhe permite condutas prprias.

PERSONALIDADE
INATOS Caracteres fsicos;
Somatria de fatores como raa, sexo, cor, altura...

Temperamento;
Tendncia herdada pelo indivduo, que faz reagir ao meio de maneira peculiar;

Inteligncia;
a capacidade do indivduo para enfrentar situaes ou executar tarefas;

PERSONALIDADE
ADIQUIRIDOS Carter;
Conjunto de aes, reaes e maneiras habituais de uma pessoa proceder;

Cultura;
So costumes, tradies, padres de vida, valores de um grupo social;

INTELIGNCIA

um potencial biopsicolgico para processar informaes que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura (Gardner, 2000)

INTELIGNCIAS MULTIPLAS
Histria
Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada

pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituio holandesa em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se incio ao Projeto Zero.

Howard Gardner, um dos responsveis pelo projeto,


utilizou seu conhecimento como psiclogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades

simblicas dos indivduos.


Foi a primeira divulgao cientfica sobre a pluralizao das inteligncias.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Podem ou no ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decises pessoais e ou de suas famlias, professores e

outros.
As inteligncias vm da combinao da herana gentica do indivduo com as condies de vida numa cultura e numa era dada. (Gardner, 2000)

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Segundo Gardner os testes tradicionais de inteligncia s levam em considerao as inteligncias verbal e lgica-matemtica.
Howard Gardner cr que todos temos tendncias individuais (reas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendncias podem ser englobadas numa das inteligncias listadas adiante

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

- Bases da teoria:
Pluralidade (mais de 02 inteligncias); A inteligncia no pode ser medida. - Comprovao da teoria: Trabalho com pessoas portadoras de sndromes e leses cerebrais. Autistas-> Comunicao - Lidar com nmeros. S. Down -> Lidar com nmeros - Comunicao.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

INTELIGNCIAS MULTIPLAS
Inteligncia verbal-lingstica:

a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idias, alm de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Polticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligncia.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Inteligncia musical:
Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma pea musical. A aptido musical est intimamente ligada habilidade de reconhecer as diferenas sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro.

-Inteligncia percebida em crianas; -Estudo com pessoas surdas.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS
Inteligncia lgico-matemtica:

Gosto por padres, clculo, ordem e sistematizao. Facilidade de resolver problemas atravs do pensar lgico, lidar com nmeros de forma criativa. a inteligncia caracterstica de engenheiros, matemticos e cientistas.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS
Inteligncia corporal-cinestsica:

Permite aos indivduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se habilidade para resolver problemas ou criar produtos atravs do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mmicos.

A persistncia o caminho do xito Charles Spencer Chaplin.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Inteligncia espacial:

a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita s pessoas criar com o espao, perceber as transformaes que o espao sofre. a inteligncia de artistas plsticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS Inteligncia interpessoal:


Habilidade de interagir com as outras pessoas, entend-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. a inteligncia comum em lderes, terapeutas, polticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivaes de outras pessoas, tornando-se extremamente sensveis a suas necessidades.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS Inteligncia intrapessoal:

a inteligncia que permite compreender a ns mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o prprio comportamento. Tambm capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Inteligncia naturalista:

Adicionada recentemente lista das inteligncias mltiplas, a habilidade de identificar e classificar padres da natureza. a inteligncia dos envolvidos em causas ecolgicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

INTELIGNCIAS MULTIPLAS

Inteligncia espiritual:
A mais nova inteligncia adicionada lista est sendo estudada por Gardner.
Refere-se preocupao e formulao de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. a inteligncia de religiosos, lderes espirituais, devotos etc.

Inteligncia Lingstica

Vocabulrio

Linguagem

Lgico-Matemtica

Espacial - HD

Musical

Naturalista HD Cinestsica corporal HE

Intra e Interpessoal

Competncias X Inteligncias Para Gardner competncias so especificaes da inteligncia. Operacionalizaes inteligncia em ao Inteligncia: potencial biopsicolgico resolver problemas Competncia atributo adquirido capacidade de usar as inteligncias

FILTROS MENTAIS
Estmulos Auditivo Visual Cinestsicos

FILTROS

Estados Internos Paralisantes Estimulantes

COMPORTAMENTO

ADMINISTRAO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

Necessidades Deficincia, carncia falta de alguma coisa de ordem material ou no. Deficincia que pode basear-se em requisitos corporais ou aprendidos ou em combinao de ambos.

ADMINISTRAO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS


Motivao ou motivo Processo interno que incita uma pessoa a ao. Refere-se a um estado interno que resulta de uma necessidade e que ativa ou desperta comportamento usualmente dirigido ou cumprimento da necessidade. Os motivos que parecem ser estabelecidos por experincias so conhecidos simplesmente como motivos. Os que surgem para satisfazer necessidades fisiolgicas so chamados de Impulsos. Instintos O termo ocasionalmente usado para necessidades fisiolgicas e para padres de comportamento complicados que parecem ser de origem principalmente hereditria.

HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW

ETAPAS DO CICLO MOTIVACIONAL


Equilbrio interno Estmulo ou incentivo

FRUSTRAO

Necessidade

Satisfao

Comportamento

Tenso

"O bom senso a coisa do mundo mais bem distribuda: todos pensamos t-lo em tal medida que at os mais difceis de contentar nas outras coisas no costumam desejar mais bom senso do que aquele que tm." (Ren Descartes)

Potrebbero piacerti anche