Sei sulla pagina 1di 13

SEMINRIO PSICOLOGIA DO TRANSITO PROFESSORA ANA UNES

Introduo e Conceito Keila Surgimento da Psicologia do Transito Rafaela Psicologia do transito no Brasil Mariana Infraes no cdigo de transito Letcia Traumas na direo Hlida Terapias usadas na psicologia do transito Cludio

Introduo e Conceito Psicologia do transito

PSICOLOGIA DO TRANSITO

Estuda os processos psicolgicos, psicossociais e psicofsicos relacionados aos problemas de trnsito.

SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DO TRANSITO

Psicologia do Trnsito nasceu da preocupao em se reduzir o nmero e a gravidade dos acidentes. 1910, em Nova York.

Psicologia no Brasil

A psicologia do trnsito, no Brasil, tem particularidades importantes. Desenvolveu-se primeiramente apoiada nos psicotcnicos para a habilitao de novos condutores.

INFRAES NO TRANSITO

INFRAES NO TRANSITO
Certamente, essa infrao uma das que mais cresce em todo o pas. Ser flagrado falando ao telefone celular pode levar perda de quatro pontos na carteira de habilitao e multa. lcool no volante. Ultrapassar sinal vermelho. Falta de uso do cinto de segurana. Excesso de velocidade.

Estacionar em locais proibidos.


Ultrapassagem em locais proibido. Pedestre atravessar fora da faixa de pedestre.

DIRIGIR SEM MEDO


A obra "Dirigir sem medo", alm ser um incentivo aos pacientes que tm medo ou fobia de dirigir, um relato que valoriza a iniciativa de pessoas que resolvem desafiar suas limitaes. Terapia do Volante, a qual tem como objetivo ensinar o paciente a controlar sua ansiedade na presena de elementos reais que permeiam a prtica de dirigir.

A principal estratgia utilizada na terapia do volante a exposio ao vivo, que incentiva o cliente a desafiar as situaes que lhe geram ansiedade. O treinamento inicia com tarefas simples, como dar uma volta no quarteiro e, de forma gradativa, o grau de dificuldade aumentado. Depois de superada essa fase, o indivduo passa a dirigir em trechos de maior velocidade e com mais trnsito, at que o ltimo passo do treinamento deix-lo sozinho em seu prprio carro.
Histria real.

METODOLOGIA DE ANALISE

A metodologia no difere essencialmente daquela usada nas outras reas de Psicologia:

ESTTISTICA

ESTTISTICA

CONCLUSO
Conhecer os aspectos do comportamento humano do transito uma necessidade social e cientifica. Cada vez mais as condies de transportes, deslocamentos e circulao humana tem determinado significamente a qualidade de vida e trabalho das pessoas.

Potrebbero piacerti anche