Sei sulla pagina 1di 37

ERGONOMIA

SISTEMA MSCULO - LIGAMENTAR


o responsvel pela movimentao do corpo humano, sendo formado pelo conjunto de MSCULOS e suas inseres nos ossos, atravs de TENDES E FSCIAS.
So tecidos que se caracterizam pela ampla flexibilidade das clulas, transformando energia qumica em mecnica e por sua vasta vaso-irrigao. A alimentao muscular se d atravs da respirao onde o oxignio quebra a molcula da glicose produzindo uma molcula orgnica (ATP).

MSCULOS

CARACTERSTICAS
So responsveis pelos movimentos corporais; Caracterizam-se por sua capacidade de contrairse e relaxar-se ; So formados por clulas alongadas (miofribilas); Temos aproximadamente 212 msculos: - 112 na regio frontal; - 100 na regio dorsal; Cada msculo possui seu nervo motor, sendo todas as contraes controladas e coordenadas pelo crebro; Representa cerca de 40 a 45% do peso corporal.

TIPOS DE MSCULOS
Msculo liso: o msculo involuntrio localiza-se na pele, rgos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangneos e aparelho excretor. O estmulo para a contrao dos msculos lisos mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Msculo estriado esqueltico: inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se msculo voluntrio. As contraes do msculo esqueltico permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

Msculo cardaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do corao dos vertebrados. O msculo cardaco carece de controle voluntrio. inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

MUSCULOS
Fscia Fibra Muscular Feixe de Fibras Membrana Vaso Capilar Fibra Muscular Miofibrila Filamento

CONTRAO ISOTNICA OU DINMICA: Alterarao no tamanho do msculo, sem tenso interna; CONTRAO ISOMTRICA OU ESTTICA: Sem alterao no tamnho do msculo, porm, h teno interna. Tal classificao muito importante, pois as diferentes contraes implicam num consumo diferenciado de oxignio pelo msculo.

MUSCULOS

Outro detalhe muito importante relacionado alimentao dos msculos, seja qualquer a contrao por eles apresentada, refere-se CARGA HEMODINMICA, relacionada coluna a ser vencida pelo fluxo sangneo, quando um membro est elevado.

DOENAS MUSCULARES
TENDINITE: Estrangulamento do tendo (contra estruturas sseas da rea) e passando a sofrer atrito com o osso. O resultado final disto uma inflamao no tendo;
SINOVITE: Inflamao na Bainha Sinovial;

TENOSSINOVITE: Inflamao no tendo e bainha sinovial.

TENDES

Estruturas anatmicas visco-elstica, com


flexibilidade inferior aos msculos.

So responsveis pela transmisso de foras


atuantes nos msculos, conferindo movimento aos segmentos corporais, pois servem de elemento de ligao entre o corpo central do msculo e os ossos.
Bainha Sinovial

Tendo

DORT-Distrbios Osteomuslares Relacionados ao Trabalho DEDO EM GATILHO

O problema ocorre quando um dos tendes que flexionam o dedo torna-se inflamado.

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho


A partir da publicao da Ordem de Servio 606 do MPAS, em 1999, a designao foi mudada para DORT Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Esta designao, por sinal, indica que a leso, para que seja reconhecida, deve ter nexo ocupacional. Tal designao no impede, contudo, que o trabalhador, mesmo que sofra fatores externos ao trabalho, como a prtica de esportes (que tambm pode provocar leses), no tenha no ambiente de trabalho, situaes em que tambm esteja sofrendo riscos que levem ao desenvolvimento de leses.

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho


DOENA DeQuervain
TENOSSINOVITE DOS EXTENSORES DOS DEDOS

1. Retinculo da articulao do carpo 2. Bainhas sinoviais dos tendes extensores

3. Tendo abdutor do polegar


4. Tendo extensor do polegar

5.Tendes extensores dos dedos

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho


SNDROME DO TNEL DO CARPO 1. Nervo Mediano 2. Retinculo da articulao do carpo Decorrncia da compresso do nervo mediano na altura do carpo, envolve um estreitamento do tnel do carpo pelo espessamento do ligamento anular do carpo provocando atrito entre tendes e ligamentos .

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho Tendinite do Bicipital

a inflamao do bceps, decorre de atividades repetitivas do brao e do exerccio muscular intensivo ou de traumas no ombro.

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho Tendinite do Supra-Espinhoso


a inflamao do tendo do msculo supra-espinhoso em torno da articulao do ombro, decorre tambm de atividades repetitivas do brao e de exerccio muscular excessivo, sintomas de sensao de peso at dor violenta no local.

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho Sndrome do Desfiladeiro Torcico


Decorrncia da compresso de vasos e nervos entre o pescoo e o ombro na sada do trax que passa por um canal delimitado pela clavcula, primeira costela e msculos, este canal pode se estreitar mais ainda ao se trabalhar com a cabea elevada ou por vcios de postura.

DORT-Distrbios Osteomulares Relacionados ao Trabalho


BURSITE Bursite a inflamao da bursa, pequena bolsa contendo lquido que envolve as articulaes e funciona como amortecedor entre ossos, tendes e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

DOENAS MUSCULARES
DORT: Distrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

1 - POSTURA INADEQUADA (com ngulo-limite); 2 - FORA EXCESSIVA APLICADA NUMA REGIO DO CORPO; 3 - REPETITIVIDADE (fazer uma s coisa e muitas vezes); 4 - COMPRESSO DE TECIDOS NUM PONTO DO CORPO.

DOENAS MUSCULARES
1 - POSTURA INADEQUADA (com ngulo-limite)
Diversas situaes de trabalho implicam em posturas inadequadas, com desequilbrio do corpo ou de uma parte do corpo, principalmente nas articulaes. Toda articulao tem o que chamamos de ngulo neutro, ngulo de conforto e de ngulo-limite.
FLEXO NEUTRO

EXTENSO

DESVIO RADIAL

NEUTRO

DESVIO ULNAR

DOENAS MUSCULARES

Observe que o cotovelo est acima da linha do ombro; a articulao do punho esquerda est em desvio radial e o dedo polegar est totalmente abduzido, enquanto faz presso sobre a madeira. Esta postura pode resultar numa doena chamada Doena de DeQuervain, inflamao nos dois tendes que correm numa nica bainha sinovial do polegar.

DOENAS MUSCULARES

Bancada de trabalho para estanhar contatos eletromecnicos: O operrio flexiona toda a coluna para obter alcance dos contatos, pois a bancada muito baixa (Estatura do operrio = 1,90 m).

DOENAS MUSCULARES

A banqueta desta vez estofada, mas o Eletricista no a usa...no d (no h espao para as pernas quando se senta defronte bobina) = trabalho constante em p; Os cavaletes usados para se apoiar a bobina no tm regulagem de altura = o Eletricista se abaixa para ver o que est fazendo e alcanar os contatos a serem refeitos.

DOENAS MUSCULARES
2 - FORA EXCESSIVA APLICADA NUMA REGIO DO CORPO Para piorar, se a mo estiver aplicando fora sobre uma ferramenta, por exemplo, ou na toro de roupas, alm de estrangularmos os tendes, estaremos fazendo muita fora, o que aumenta muito o consumo de oxignio nos tecidos da regio e tambm pressiona tendes e nervos contra ossos (problema que j vimos na situao anterior).

DOENAS MUSCULARES
3 - REPETITIVIDADE (fazer uma s coisa e muitas vezes) Alm das posturas inadequadas, temos um agravante: fazer isto durante muitas horas e muitas vezes. Claro est que se os nervos, tendes e msculos ficarem pressionados e estrangulados por horas a fio, pelo fato da pessoa fazer s uma coisa o dia todo, o problema ser agravado.

DOENAS MUSCULARES
4 - COMPRESSO DE TECIDOS NUM PONTO DO CORPO O exemplo da chave-de-fenda muito bom, pois a palma da mo ter os tecidos (tendes, msculos e nervos) da rea onde o cabo da ferramenta fica pressionando esmagados, sem circulao sangnea.

DOENAS MUSCULARES
HORAS EXTRAS E DOBRAS DE TURNO - Se na jornada de trabalho normal j se verificam casos de leses, o que no dizer em relao a uma sobrejornada? VIBRAO - A vibrao produzida quando do uso de tais ferramentas acentua os outros fatores, principalmente se considerarmos a dificuldade do fluxo sangneo naquela regio localizada do corpo (a vibrao praticamente expulsa o sangue dos capilares por ela atingidos). FRIO - ambientes com baixa temperatura aceleram o aparecimento das leses em funo da VASOCONSTRIO perifrica (o sangue se desloca da superfcie do corpo, em direo dos rgos centrais, como o corao).

DOENAS MUSCULARES
TENSO PROVOCADA POR FATORES ORGANIZACIONAIS - a empresa pode pressionar psicologicamente seus funcionrios, aumentando o ritmo de trabalho, eliminando pausas de repouso, diminuindo o nmero de funcionrios numa seo, restringindo o uso de sanitrios, etc. SEXO FEMININO - 77% da populao brasileira acometida por DORTs no Brasil de mulheres.

DOENAS MUSCULARES
FATORES QUE INFLUEM NA ADOO DE POSTURAS: Fatores relacionados Natureza da Tarefa: Fsico, Mental ou Ambos;
A - Um operador de painel que trabalha numa sala de controle de uma fbrica, sentado, observando dezenas de mostradores, controlando variveis de um processo industrial. A atividade de natureza mental. B - Um desenhista que est trabalhando em uma prancheta, executando um desenho tcnico com instrumentos (esquadros, compasso, etc.). A atividade de natureza mental, mas implica tambm em esforos fsicos. C - Um estivador que trabalha junto a uma correia transportadora de sacos de caf, no cais do porto. Seu trabalho implica em permanente movimentao e esforo fsico.

DOENAS MUSCULARES
FATORES QUE INFLUEM NA ADOO DE POSTURAS:
Fatores Fsicos Ambientais: rudo, calor, frio, iluminamentodo posto de trabalho, no qual est o trabalhador. As pessoas nem percebem, mas estes so alguns fatores que implicam na adoo de posturas.

DOENAS MUSCULARES
Fatores Dimensionais: tamanho e localizao de alavancas, botes, pedais, teclados, volantes, tampos de mesas e bancadas, comandos de mquinas e equipamentos. Tambm a presena de estruturas, degraus, passagens, influenciam na postura adotada.

DOENAS MUSCULARES
Fatores Temporais: So de grande importncia, derivados de atividades desenvolvidas sob presso de tempo, em funo da tenso nervosa qual o trabalhador se expe.

DOENAS MUSCULARES
OCUPACIONAL
Salrio baixo; Ameaa constante de demisso; Chefia insegura, incompetente, indecisa; Chefia intolerante, que humilha os subordinados, com cenas de baixaria; Jornada de trabalho excessiva (dobras, horas-extras); Ausncia de pausas, rodzios; Horrios inadequados de trabalho; Ritmos excessivos, velocidades insuportveis, organizao do trabalho nos padres Tayloristas - exemplo: 500 toques por minuto, para os digitadores; Protecionismo (o sobrinho do gerente promovido, mas voc no...); Falta de reconhecimento, por parte da empresa, das necessidades do trabalhador (em qualquer nvel - pode ser a falta de um bebedouro, um banheiro muito longe, um EPI sem condies de uso, iluminao deficiente no posto de trabalho, demora para a manuteno de um equipamento, etc.).

DOENAS MUSCULARES

DE CONTEXTO

Transporte deficiente; Condies de moradia precrias; Desajustes familiares; Padro de vida baixo; Condies de higiene/alimentao precrias; Violncia urbana, neurose das grandes metrpoles, insegurana.

O TRABALHO NA POSTURA SENTADA


O ASSENTO: Superfcie macia, com revestimento em espuma; Forrao lisa, perfurada; Borda frontal arredondada; Altura regulvel; Giratrio (sempre que possvel). O ENCOSTO: Altura regulvel; Inclinvel, conforme movimentos do tronco; Definio da inclinao (+ ou - ereto, com trava); Superfcie macia, com revestimento em espuma; Forrao lisa, perfurada; Espao livre para a regio sacrococigeana. A BASE: Ps fixos para recepes, salas de aula comuns e auditrios; Ps com rodzios para trabalho de escritrio e atendimento a pblico; Nmero de rodzios: cinco (menos que isto, pode desequilibrar e tombar); Estrutura em ao; Mecanismos macios, sem trancos nas travas.

O TRABALHO NA POSTURA SENTADA


ASSENTO MUITO MACIO: no oferece quase nenhuma resistncia fazendo com que a face posterior das coxas, quando encontra-se totalmente apoiada no assento, promove um lento e progressivo esmagamento dos tecidos da coxa. ASSENTO DURO: produz uma concentrao de presso sobre a parte inferior da cintura plvica, sobre duas tuberosidades localizadas na base da bacia. que todo o peso do corpo que se encontra acima da bacia concentrado nesta regio, apenas sobre dois pontos.

ALCANCE MOTOR e o ALCANCE VISUAL


ALCANCE MOTOR: relaciona-se a tudo aquilo que precisamos alcanar com as mos ou com os ps (alavancas, botes, chaves, objetos, peas, pedais, etc.). ALCANCE VISUAL: relaciona-se a tudo que devemos ver e que conseguimos interpretar (visores, mostradores, telas, teclados, painis, trajetrias, etc.).

rea de alcance timo (ante-brao) e mximo (brao inteiro).

ALCANCE MOTOR e o ALCANCE VISUAL

Potrebbero piacerti anche