Sei sulla pagina 1di 78

Histria do Tocantins

Projeto Restaurando Vidas -

Prof. Donizete Almeida, Licenciado em Histria pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Sistema de Informao

PROJETO RESTAURANDO VIDAS

Projeto Restaurando Vidas -

Contedos
1 Colonizao e Povoamento 2 Trajetria de luta pela criao 3 Movimentos Polticos e Culturais 4 Palmas: Trajetria e Conquistas.

Projeto Restaurando Vidas -

Povoamento
- 1600 Criao de Gado Vaqueiros

- 1700 Garimpos de Ouro


- As navegaes para Belm - A estrada Belm Braslia 60-70

Expedies Militares
Vrias expedies militares foram organizadas pelo governo colonial para ocupar e defender as terras brasileiras ameaadas por estrangeiros. Somente a zona litoral do territrio nacional era explorada as regies que ficavam no centro do pas era deixada de lado, foi ai que sugiram as expedies. Desde o inicio do sculo XVI, colonos portugueses exploraram o territrio brasileiros em busca de ouro em vrias expedies oficias organizadas pelo governo as chamadas entradas.

Bandeiras: expedies organizadas por particulares, essas eram realizadas a p, de cavalo e canoas, normalmente essa expedies eram realizadas em pequenos grupos ou em at mesmo com centenas de pessoas, as bandeiras eram comportas com negros, mestios e ndios, os escravos e os ndios eram usados como batedores de caminhos, coletores de alimentos, guias e carregadores. Houve trs tipos de bandeirismo: Apresador: dedicava-se captura de ndios para vend-lo como escravos: Prospector: dedicava se procura de mentais preciosos. Sertanismo de contrato: dedicava- se ao combate de ndios e captura de
escravos negros fugitivo, prestando servio classe dominante da colnia.

Bandeiras:

Projeto Restaurando Vidas -

Os bandeirantes foram responsveis pelo massacre de milhares de ndios, despovoado amplas regies do interior do territrio, muitos dos quais foram posteriormente ocupados de gados.
Projeto Restaurando Vidas -

Bartolomeu Bueno da Silva: uns dos descobridores das minas no norte de Gois. Misses: a partir do sculo XVII os jesutas avanaram pelo serto e fundaram aldeamentos, chamados misses ou redues, com o objetivo de catequizar os ndios. Mones: expedies de comrcio: as jazidas de ouro descobertas encontravam- se em lugares isolados, distante do litoral. Com o objetivo de atender s necessidade de abastecimento destas pessoas, foram organizadas expedies denominadas Mones.

Projeto Restaurando Vidas -

A Colonizao(XVIII):
A descoberta de ouro na regio sul(1725). Entre 1730 e 1740 ocorrer a descoberta de ouro na regio norte gerando o surgimento dos primeiros arraiais. Natividade, povoado em 1734, o mais antigo; Arraias, em 1734, antiga Chapada dos Negros; Chapada (hoje a cidade de Chapada de Natividade), em 1740; Conceio (atual cidade de Conceio do Tocantins), em 1741; So Miguel (hoje Almas), em 1743; Carmo (atualmente Monte do Carmo), em 1746, Pontal (posteriormente mudaram para a margem direita, e fundaram em 1751, Porto Real, Porto Imperial, hoje Porto Nacional ( Fase Republicana - Decreto estadual n0 21 de 07/03/1890 ) Duro (mais tarde So Jos do Duro, hoje Dianpolis, fundado por volta de 1751); Outros foram extintos, como: Pontal e Taboca.

A Minerao na Regio Norte:


Projeto Restaurando Vidas -

1725 at 1735: Incio 1735 at 1750: Apogeu De 1750 em diante: Decadncia Fatores que contriburam para Decadncia A distncias das minas do norte. Custos para levar o ouro. Risco de ataques indgenas aos mineiros. Em 1797 a casa de fundio foi transferida para Cavalcante. No perodo de 1779 a 1822, ocorreu a queda brusca da arrecadao do quinto.

A Crise com a Regio do Gro-Par: quando do descobrimento das minas de Natividade e So Flix e dos boatos de suas grandes riquezas (...). Os governadores tomaram para si a incumbncia de nomear autoridades para os ditos arraiais e outras minas que pudessem surgir, a fim de tomarem posse e cobrarem os quintos de ouro ali existentes.( PARENTE , 1999, p. 59). A partir da chegada de Conde dos Arcos a administrao ficou centralizada em Vila Boa ficando proibido o livre acesso de pessoas do Gro-Par na regio norte. Surgimento do sentimento separatista.

Projeto Restaurando Vidas -

As Restries a Regio Norte:


A partir de 1730 foram proibidas todas as outras vias de acesso a Gois ficando um nico caminho, o iniciado pelas bandeiras paulistas que ligavam as minas com as regies do Sul, So Paulo e Rio de Janeiro. Com isso, ficava interditado o acesso pelas picadas vindas do Nordeste - Bahia e Piau. Foi proibida a navegao fluvial pelo Tocantins, afastando a regio de outras capitanias - Gro-Par e Maranho.

Projeto Restaurando Vidas -

O Esgotamento das Minas: A partir de 1770 Estagnao do desenvolvimento urbano. Diminuio da circulao comercial (importaes). Queda nas arrecadaes. Ruralizao social e diminuio da densidade demogrfica. Desenvolvimento de uma economia de subsistncia para a maioria da populao.

Projeto Restaurando Vidas -

As transformaes econmicas: Sculo XIX


As picadas, os caminhos e a navegao pelos rios Tocantins e Araguaia, todos interditados na poca da minerao para conter o contrabando, foram liberados desde 1782. Retomada do comrcio com a Bahia e o Par. Incentivo a navegao nos rios Araguaia e Tocantins. Iseno de dzimos para os roceiros e liberao de passagens e entradas para o comrcio com o Par. Substituio da minerao pela economia da pecuria.

Projeto Restaurando Vidas -

O Norte na Viso dos Viajantes: Almeida, na divisa norte/sul da capitania, revelou: " exceo de uma casinha que me pareceu abandonada, no encontrei durante todo o dia nenhuma propriedade, nenhum viajante, no vi o menor trato de terra cultivada, nem mesmo um nico boi". A criao da Comarca do Norte: Para facilitar a administrao, a aplicao da justia e, principalmente, incentivar o povoamento e o desenvolvimento da navegao dos rios Tocantins e Araguaia, o Alvar de 18 de maro de 1809 dividiu a Capitania de Gois em duas comarcas (regies): a Comarca do Sul e a Comarca do Norte. A criao da vila de So Joo das duas Barras como sede da comarca. Joaquim Theotnio Segurado nomeado ouvidor.

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

Local onde seria construda a cidade de So Joo das Duas Barras, na confluncia dos rios Tocantins e Itacainas.

Comarca do Norte ( Teotnio Segurado ) ( ou Comarca de So das Duas Barras ) Dividida em 18/03/1809 Receberia a denominao de Comarca de So Joo das Duas Barras Capital provisria: Natividade 26/01/1815: fundada a nova capital - Vila da Palma, hoje Paran.

Comarca de Vila Boa Capital: Vila Boa, hoje cidade de Gois Capitania de Gois: Capito-general Manoel Sampaio ( chefe )

Projeto Restaurando Vidas -

A Nova Comarca:
A comarca compreendia os julgados de Porto Real, Natividade, Conceio, Arraias, So Flix, Cavalcante, Traras e Flores. Enquanto no se fundava a vila de So Joo das Duas Barras, Natividade seria a sede da ouvidoria. Alegando a distncia e a descentralizao em relao aos julgados mais povoados, o ouvidor e o povo do norte solicitaram a D. Joo autorizao para a construo da sede da comarca em outro local. No lugar escolhido por Segurado, o alvar de 25 de janeiro de 1814 autorizava a construo da sede na confluncia dos rios Palma e Paran, a vila de Palma, hoje a cidade de Paran. A vila de So Joo das Duas Barras recebeu o ttulo de vila, mas nunca chegou a ser construda. O 18 de maro foi, oficialmente, considerado o Dia da Autonomia pela lei 960 de 17 de maro de 1998, por ser a data da criao da Comarca do Norte, estabelecida como marco inicial da luta pela emancipao do Estado.

Projeto Restaurando Vidas -

Movimento Separatista do Norte: (1821-1823)

O movimento de secesso do norte foi movido pelo descontentamento das lideranas nortistas em relao a distribuio das benfeitorias na provncia. Foi Impulsionado pela presena dos insubordinados de 1820 - Lderes: Pe. Luis Bartolomeu Marques e o capito Felipe Cardoso.

O Movimento: Lderes: Pe. Lus Bartolomeu Marqus, Coronel Teotnio Segurado e o tenente- coronel Pio Pinto Cerqueira. 14/09/1821 Os revolucionrios tomam o poder e elegem um governo provisrio sob a liderana do coronel Teotnio Segurado Cavalcante como a capital. 10/1821 A capital do norte transferida para a cidade de Arraias .
Projeto Restaurando Vidas -

A Secesso:
Suspenso da remessa de dinheiro para o sul. Abolio dos impostos sobre o gado e da entrada do sal e ferramentas na provncia. Elevao de alguns arraiais a condio de vilas So Jos, Carmo, Chapada e so Domingos. Separao do Territrio. No defendiam a independncia do Brasil.

Projeto Restaurando Vidas -

O Fracasso:
01/1822 Teotnio segurado se ausenta para participar das cortes em Portugal e a capital transferida Natividade. Desentendimentos entre os revolucionrios, disputas entres os municpios de Cavalcante, Arraias e Natividade. Baixa arrecadao da regio. Em 24/04/1822 o governo do norte dissolvido. Dom Pedro I condena o movimento(23/07/1823).

Projeto Restaurando Vidas -

O Tocantins Durante a Segunda Metade do Sculo XIX:


Pobreza, isolamento e esquecimento por parte das autoridades. Correntes igratrias(BA/MA/PA). Manuteno do sentimento separatista. O Visconde de Taunay, na condio de deputado pela Provncia de Gois, props a separao do norte goiano para a criao da Provncia da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista (Tocantinpolis), em 1863. De modo mais concreto, em 1889, com o projeto de Fausto de Souza para a rediviso do Imprio em 40 provncias, constando a do Tocantins na regio que compreendia o norte goiano.

Tocantins durante a Repblica Velha(1889-1930): Devido a centralizao do poder na regio da cidade de Gois o Tocantins continuou sendo desprivilegiado na distribuio das benfeitorias do estado. Nas primeiras dcadas da Repblica o discurso separatista sobreviveu na imprensa regional, principalmente de Porto Nacional - maior centro econmico e poltico da poca - em peridicos como "Folha do Norte" e "Norte de Gois". O discurso separatista permaneceu em mbito local.

Tocantins durante a Era Vargas: (1930-1945)


Projeto Restaurando Vidas -

A partir da dcada de 1930 que o discurso retorna esfera nacional. Aps a criao pela Constituio de 1937 dos territrios do Amap, Rio Branco - atual Rondnia houve tambm quem defendesse a criao do territrio do Tocantins. Com a construo de Goinia os recursos estaduais foram quase que totalmente dirigidos para esse projeto. Com o estabelecimento das CANG ocorreu uma forte ocupao de terras devolutas na regio norte Lutascamponesas.

Tocantins entre 1945 e 1989:


Projeto Restaurando Vidas -

A construo de Goinia e Braslia promoveu um sensvel crescimento demogrfico na regio norte. O crescimento no foi maior devido migrao populacional para as novas capitais. Com a construo da Transbrasiliana ocorreu a diminuio do isolamento da regio. Agricultura extensiva ultrapassa a pecuria na balana econmica. A modernizao conservadora dos governos militares. Intensificao das lutas camponesas.

Tocantins entre 1945 e 1989:


Feliciano Machado Braga, juiz de Direito de Porto Nacional juntamente com Fabrcio Csar Freire, Osvaldo Cruz da Silva, Joo Matos Qunaud, Dr. Francisco Mascarenhas e Dr. Severo Gomes, lanou o "Movimento Pr- Criao do Estado do Tocantins" como uma expresso do desejo emancipacionista do norte de Gois. Formaram-se comisses para estudar as formas de implantao do novo estado sendo criados ento uma bandeira e hino. Durante quatro anos eram realizadas paradas cvicas em 13 de maio, alusivas data de lanamento do movimento. O juiz Feliciano Machado Braga entre mentes foi transferido de Porto Nacional, e assim o movimento perdeu sua fora e seu lder. A Guerrilha do Araguaia(1973-1975). Regio do bico do papagaio Xambio, Arraias, Araguatins e Paraso do Norte. Apoio das organizaes guerrilheiras comunistas. A represso ficou por conta das Polcias Militares de Gois e do Par orientadas pelo exrcito brasileiro.

Projeto Restaurando Vidas -

A Criao do Estado do Tocantins:


A partir da redemocratizao e da convocao da constituinte a busca pela autonomia ganhou fora(19851987). Foi apresentada Assemblia Constituinte uma emenda popular com cerca de 80 mil assinaturas como reforo proposta de criao do Estado. Foi criada a Unio Tocantinense, organizao suprapartidria com o objetivo de conscientizao poltica em toda a regio norte para lutar pelo Tocantins tambm atravs de emenda popular. Com objetivo similar, nasceu o Comit Pr-Criao do Estado do Tocantins, que conquistou importantes adeses para a causa separatista.

Projeto Restaurando Vidas -

A Criao do Estado do Tocantins:


Em junho de 1987, o deputado Siqueira Campos, relator da Subcomisso dos Estados da Assemblia Nacional Constituinte, redige e entrega ao presidente da Assemblia, o deputado Ulisses Guimares, a fuso de emendas criando o Estado do Tocantins que foi votada e aprovada no mesmo dia. Pelo artigo 13 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins. A eleio dos primeiros representantes tocantinenses foi realizada em 15 de novembro de 1988, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Gois, junto com as eleies dos prefeitos municipais. Alm do governador e seu vice, foram escolhidos os senadores e deputados federais e estaduais.

Projeto Restaurando Vidas -

O Novo Estado:
A cidade de Miracema do Norte, localizada na regio central do novo Estado, foi escolhida como capital provisria. No dia 1 de janeiro de 1989 foi instalado o Estado do Tocantins e empossados o governador, Jos Wilson Siqueira Campos; seu vice, Darci Martins Coelho; os senadores Moiss Abro Neto, Carlos Patrocnio e Antnio Luiz Maya; juntamente com oito deputados federais e 24 deputados estaduais.

Projeto Restaurando Vidas -

No dia 5 de outubro de 1989, foi promulgada a primeira Constituio do Estado, feita nos moldes da Constituio Federal. Foram criados mais 44 municpios alm dos 79 j existentes. Atualmente, o Estado possui 139 municpios.

Palmas nova Capital


Foi construda, no centro geogrfico do Estado, numa rea de 1.024 Km2 desmembrada do municpio de Porto Nacional, a cidade de Palmas, para ser a sede do governo estadual. Em 1 de janeiro de 1990, foi instalada a capital. Aps quase vinte anos sua populao est prxima dos 230 mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas j esto pavimentadas. O mesmoocorrendo com saneamento bsico e gua tratada que chega a 98% da populao.

Projeto Restaurando Vidas -

Criao da Comarca
Projeto Restaurando Vidas -

1736 > Primeira manifestao contra as cobranas das taxas de Capitao 1749 > Capitania de Gois se torna independente 1783 > o Governador goiano Luiz da Cunha prope a diviso de Gois 1804 > Teotnio nomeado ouvidor da Comarca de Vila Boa 1809 > no dia 18 de Maro o Rei de Portugal autoriza a diviso de Gois em duas comarcas (atualmente nesse dia se comemora o Dia da Autonomia Lei 960 de 17/03/1998)

Projeto Restaurando Vidas -

A Comarca do Norte receberia a denominao de Comarca de So Joo das Duas Barras, em decorrncia, da cidade que seria construda na confluncia do rio Itacainas com o rio Tocantins. Provisoriamente, Natividade seria a sede da Ouvidoria, enquanto no se fundava a vila de So Joo das Duas Barras, s que Teotnio no Chegou a fundar essa vila, de acordo com historiografia existe duas verses sobre a desistncia da mudana do local. A primeira sobre a distncia que isolava o sul, e a segunda sobre um surto de malria. A comarca seria constituda pelos julgados de Porto Real, Natividade, Conceio, Arraias, S. Felix, Cavalcante, Flores e Trairs. Nota-se que a inteno da Coroa era controlar melhor a regio para ampliar suas receitas, porm essa media atendia uma antiga reivindicao das lideranas. No sabia Dom Joo que essa iniciativa daria uma dimenso to grande.

Projeto Restaurando Baseado nas duas verses apresentadas, Segurado solicitou ao rei a mudana Vidas da sede para outro lugar com o nome de Vila da Palma (local onde hoje Paran) na confluncia dos rios Palma e Paran, que so afluentes do rio Tocantins. Assim, em 26 de janeiro de 1815. Segurado funda a vila de So Joo da Palma.

Movimento: transforma a Comarca em Provncia


Em 1821, Portugal vivia clima tenso, sob efeito da revoluo do Porto, a Corte embarca urgente para Portugal. No Brasil, o prncipe Dom Pedro ensaiava as primeiras medidas da ruptura, a populao. Aumentava a lusofobia (averso aos portugueses), e aqui no norte de Gois, na distante e isolada comarca da Palma, comeava a ser preparado um levante contra a dominao portuguesa, principalmente o capitogeneral da Provncia de Gois: Manoel Sampaio. A primeira investida para livrar a Comarca do Norte do jugo goiano na capital de Vila Boa inclusive propondo a independncia do Brasil, foi organizada pelo capito Felipe Antonio Cardoso e pelo Padre Luis Bartolomeu Marques ( Apstolo da Liberdade ) e seus companheiros.

Esse movimento, contudo, foi abortado antes de sua deflagrao, fato narrada mais tarde na Carta proposta por Segurado Os nossos irmos de Gois fizeram um esforo infrutfero, ou por mal delineado, ou por ser rebatido por fora superior. Mas os acontecimentos que ocorreram na capital Vila Boa no ficaram isolados. No foi frustrada a idia da nomeao de um governo provisrio, mesmo fracassado na capital, o movimento ganhou repercusso no interior da Provncia e influenciou o Ouvidor da Comarca, Joaquim Teotnio Segurado a mobilizar as lideranas para um levante. Assim ocorreu numa reunio no arraial de Cavalcante, no dia 14 de setembro de 1821, quando as lideranas resolveram formar um governo provisrio separatista, transformando a Comarca em Provncia. Nessa mesma reunio tambm elegeu Teotnio Segurado como presidente da junta. Aps tomar posse, a junta governista divulgou um manifesto que, reflete com preciso o abandono em que a regio esteve submetida.

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Tumultos, - indecises e represso Restaurandogoiana. Vidas

No demorou muito para surgirem desentendimentos entre as separatistas, fazendo com que a, Governo Provisrio do Norte sobrevivesse precariamente por um curto perodo, at 23 de junho de 1823, e cheio de entraves, entre eles: Para Segurado, a instalao de um governo independente seria apenas o afastamento do capito-general e Governador de Gois, Manoel Sampaio Incio, e defendia abertamente a manuteno do Brasil como reino unido a Portugal e Algarves. Para seus correligionrios essa independncia no seria apenas da Comarca e se estenderia ruptura do Brasil em relao o Portugal. Teotnio Segurado gozava de grande prestigio junto a Coroa. Esse fator foi fundamental para que o Ouvidor se tornasse chefe do governo provisrio e evitasse que o governo de Vila Boa no se rebelasse contra o norte. Inicialmente Gois at que tentou, mas adiou a deciso alegando que necessitava de uma autorizao de ardem superior.

Motivos que explicam o fracasso: - fragmentao do movimento - sada de T. Segurado para Lisboa em 06/01/1822 - perodo de transio poltica: D. Pedro I tinha medo de o novo pas desagregar-se ( dividir em outros menores ).
Projeto Restaurando Vidas -

Perodo imperial: o sonho continua

A luta pela criao do Estado do, Tocantins no parou com ao do padre Lus Gonzaga Fleury ( Pacificador do Norte ). O ideal libertrio prosseguia, ocupando mentes e coraes, entre os quais est o deputado goiano e escritor Visconde de Taunay, rduo defensor da libertao do norte goiano, que e colocou em pauta por duas vezes em 1873 e 1879 na Cmara Federal, a criao da Provncia de Boa Vista do Tocantins a ser formada com terras do norte goiano, com a capital em Tocantinpolis, porm o projeto foi engavetado.

Perodo republicano

Projeto Restaurando Vidas -

Aps a Proclamao da repblica, em 1889, a idia de separao do norte goiano voltou a ser discutida por diversas vezes, mas sem obter efeitos desejados. A luta libertria da populao nortense continua sendo reprimida. Por outro lado, a misria, o abandono e opresso motivam inmeros projetos. Repblica Velha ( 1889 at 1930 ) Entre 1889 at 1930, perodo em que os presidentes defenderam, sobretudo os interesses dos grandes fazendeiros paulistas e mineiros e pouco se preocuparam com o norte e nordeste do Brasil so cogitadas vrias propostas, todas se baseando no projeto do gegrafo Ezequiel Ubatuba, que dividia o Brasil em 34 Estados, com limites definidos pelos rios, incluindo o Estado do Tocantins.

Projeto Restaurando Vidas -

Era Vargas ( 1930 at 1945 ) Durante o governo Getulio Vargas a luta pela criao do Tocantins ganhou novos rumos, quando em 1940 o Coronel Aviador Brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues defende a criao do Territrio Federal do Tocantins, com a capital em, Pedro Afonso ou Carolina. Outras lideranas Trajano Coelho empresrio e prefeito de Pium Dom Alano bispo de Porto Nacional Em 1943 Manifesto ao povo do Vale do Tocantins (10/12/1943)

Projeto Restaurando Vidas -

Perodo de redemocratizao ( entre 1945 1964 ) A idia da separao ganha s ruas e comea a mobilizar a populao. Em 1953 Oswaldo Ayres funda o jornal A Norma e passa a divulgar o iderio e emancipao, em Pium o jornalista Trajano Coelho Lana o Jornal Eco do Tocantins. Juiz de direito Feliciano Machado Braga ( organiza em 13 de maio de 1956 um documento conhecido como Manifesto Tocantinense a Nao. Como smbolo do movimento cria a bandeira, o Jornal O Estado do Tocantins, o hino e indica o Divino Esprito Santo como padroeiro. Oswaldo Ayres da Silva ( funda o Jornal a Norma )

Perodo recente: a batalha final

Projeto Restaurando Vidas -

- dcada de 60: Criao da CENOG ( Casa dos estudantes do Norte Goiano ) - 1972: Siqueira Campos prope a diviso da Amaznia - em 29/11/1975: Siqueira torna-se Presidente da Comisso da Amaznia Nos anos 80, com o retorno da democracia, foi novamente levantado o discurso dos interesses do norte goiano. Foi nesse contexto que o Deputado Siqueira Campos articulou, em 1981, a criao da CONORTE Comisso de Estudo dos Problemas do Norte Goiano, com o propsito de juntar os nortenses em torno da luta emancipatria. - 1981: Criao da Conorte - 1985: So apresentados 2 projetos no Senado propondo a criao do Estado do Tocantins, ambos vetados pelo Presidente Jos Sarney * Siqueira * Benedito Ferreira > 13/12/1985 Siqueira inicia greve de fome - 1987: Criao do Comit Pr-criao do Tocantins, que coleta cerca de 100 mil assinaturas. > 29/06/1988: a Emenda Popular funde-se com a ES. 20.793-8

Projeto Restaurando Vidas -

> 27/07/1988: aprovada a criao do Estado do Tocantins na Comisso da Constituio > 05/10/1988: Promulgao da Constituio Federal no artigo 13 do captulo referente ao Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. > 01/01/1989: Implantado o Estado do Tocantins. > 05/10/1989: 1a Constituio Estadual. > 13 de dezembro de 1988 o presidente da Republica, Jos Sarney, designa como Capital provisria a cidade de Miracema, conforme Decreto n. 97.215 > 1 de janeiro de 1989 Em sesso solene, realizada no Colgio Tocantins em Miracema, sob a presidncia do Desembargador Joaquim Henrique de S foi instalado o Estado do Tocantins, com a posse do Governador, seu vice e dos deputados estaduais.

Rituais e Celebraes

Projeto Restaurando Vidas -

Assim como o Brasil, o Tocantins tem um folclore riqussimo, carrega traos indgenas, dos portugueses e dos africanos, povo que foi introduzido na regio como mo-de-obra escrava. Estes trs povos constituram as razes de nossa cultura, Ao contrrio do Brasil, o Tocantins no recebeu influencias dos imigrantes de outros pases, como Itlia e Alemanha. Com esses trs elementos cresceram as manifestaes culturais, e hoje as festas, lendas e danas vivem na lembrana e na expresso do dia- a -dia do tocantinense. Entre elas se destacam:Folia de Reis - um ritual de f e folclore, trazida pelos portugueses no sculo XVIII. uma referncia aos trs reis magos do Oriente Baltazar; Gaspar e Belchior; que, guiados pela estrela, foram presentear o menino Jesus, na gruta de Belm, com incenso, ouro e mirra. Essa tradio foi incorporada pela populao catlica, que celebra no dia 06 de janeiro de cada ano essa passagem bblica, com cantos, louvor, reza de teros, e finaliza com a escolha do imperador. A folia composta por contadores com viola, violo, sanfona, reco-reco, tringulo e cavaquinho, saem s ruas entoando versos relativos visita dos Reis Magos ao menino Jesus. O grupo composto por um mestre que comanda os folies, pelos msicos e por um palhao - responsveis pela distrao e divertimento dos espectadores. Esse grupo passa de porta em porta recolhendo as oferendas.

Projeto Restaurando Vidas -

Os folies carregam a bandeira, um estandarte de madeira enfeitada com motivos religiosos. O ponto alto da festa acontece - quando dois grupos se encontram e juntos caminham em direo ao prespio da festa, ponto final da caminhada. Diz a histria: No Brasil, a Folia de Reis chegou ao sculo XVIII, com carter mais religioso do que de diverso. No Tocantins, os folies de reis, tm os alferes como responsveis pela conduo da bandeira que sol pelos sertes tirando a folia. Ou seja, cantando e colhendo donativos para o reza de Santos Reis, realizada sempre no dia 06 de janeiro. A Folia de Reis diferentemente do giro do Divino Esprito Santo acontece em funo de pagamento de promessa pelos devotos acontece somente noite. O compromisso pode ser para realizar a folia apenas uma vez ou todos os anos. A folia visita as famlias de amigos e parentes. Os folies chegam localidade, se apresentam tocando, cantando e danando.

Projeto Restaurando Vidas -

Romaria do Bonfim - Acontece anualmente nos municpios de Natividade e Araguacema. Em Natividade, desde o incio do sculo XVIII, realizada entre os dias 6 a 17 de agosto, num pequeno povoado chamado de Bonfim, situado a 22 km da sede do municpio. Em Araguacema, desde 1932, quando l chegou famlia do senhor Arcanjo Francisco Almeida, vindo do Maranho com uma imagem do Bonfim. Cavalhadas - A cidade de Taguatinga localizada ao sudeste do Estado, desde 1937 mantm essa tradio, que acontece nos dia 12 e 13 de agosto, durante os festejos de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade. Na verdade, uma mistura de dana com luta.

As cavalhadas simbolizam a luta herica travada pelo Imperador Carlos Magno, quando a Europa foi invadida pelos rabes (denominados poca de mouros), na Idade Mdia, por volta do sculo VIII, e s foram banidos do continente europeu no sculo XV. A apresentao solene dos cavalheiros na arena a encenao do embate entre mouros e cristos onde haver a converso dos mouros ao cristianismo, atravs do batismo. Durante a missa, o imperador leva as argolas que sero disputadas pelos cavalheiros para serem abenoadas pelo sacerdote. No ltimo dia da festa acontecem as corridas de confraternizao entre mouros e cristos, e a disputa das argolinhas que so oferecidas pelos cavalheiros em homenagem s pessoas que colaboraram com a realizao da festa. O ritual da luta entre mouros e cristos atentecido pelo desfile das caretas, grupo de cavalheiros usando mscaras representando, bruxas, caras de boi com chifres, e outros animais. Os cavalos usados pelos caretas so enfeitados com flores, portando instrumentos que produzem um barulho que identifica os mascarados.

Projeto Restaurando Vidas -

Festas Juninas - Trazidas pelos portugueses em homenagem aos trs santos da Projeto Restaurando Vidas Igreja Catlica: Santo Antnio, So Joo e So Pedro. O perodo festivo inicia-se em 12 de junho e vai at o dia 29. Durante os festejos tradio enfeitar as casas com bandeirinhas, inmeras danas so apresentadas, com destaque para a quadrilha e o casamento caipira. Regado de muita comida, principalmente feitas base de milho, como pamonha, canjica, casada, bota de fub, batata doce, mandioca, pipoca, amendoim, torrado e p -de - moleque. Tambm so servidos doces e bebidas, principalmente o popular quento.

Festa do Divino - realizada em praticamente todos os municpios do Estado. o principal festejo do Tocantins. Trata-se uma tradio catlica, originria de Portugal. A rigor esta festa deveria ser no Domingo de Pentecostes, mas no Tocantins comemorado de janeiro a julho - de acordo com cada localidade. As cidades destaque so: Monte do Carmo e Natividade. A celebrao do Divino Esprito Santo, como festa popular de cunho religioso, tem sua origem no catolicismo portugus. Relatos de Portugal contam que a rainha Isabel e seu marido Dom Diniz teriam feito no sculo XIV uma promessa de alimentar os famintos e oferecer a sua coroa ao Divino Esprito Santo em troca de paz. Nessa poca, Portugal e Espanha travavam uma guerra de quase cem anos. O objetivo foi alcanado e a promessa cumprida. Dessa forma teve incio a devoo ao Divino Esprito Santo, que se difundiu em solo portugus e chegou ao Brasil no sculo XVI.

Os folies percorrem o serto durante trinta dias arrecadando donativos para o festejo. Durante a viaje a bandeira do Divino vai sempre frente da folia e reverenciada em cada pouso. Vencidos os 30 dias, os folies retornam cidade onde so recebidos pelo Imperador com uma festa. O ponto principal da festa quando o imperador e a imperatriz so corados. A festa acompanho de msicas e rajadas de fogos de artifcios, com muita comida e bebida. A Caada - Ritual que acontece anualmente no ms de julho no municpio de Monte da Carmo, na festa de Nossa Senhora do Rosrio. A caada da rainha d inicio a essa festa, na qual os sditos saem em busca da imagem da Santa, batendo tambores e cantando cnticos referentes a Nossa Senhora. Caretas - So pessoas fantasiadas com mscaras confeccionadas com couro, papel ou cabaa. Participam do Entrudo em Arraias, da festa dos caretas em Lizarda e da caada da rainha, em Monte do Carmo.

Projeto Restaurando Vidas -

Dana do Tambor - De origem africana, realizado com um tronco de madeira ocado e coberto com couro de sucuri. Homens e mulheres danam com movimentos dos braos e pernas, num grande circulo. Dana da Sscia - De origem africana, caracterizada por fortes sons de tambores, atabaques e cucas. Na Sscia, dana-se jiquitaia, dana criada pelos negros, representando a retirada das formigas jiquitaia que invadiam os corpos dos escravos. A dana traz a marca da sensualidade, com toques em determinadas partes dos corpos dos danantes. Tambm conhecida como Scia ou Sua, a Sscia danada no folclore de Paran, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceio do Tocantins, Peixe, Tocantinpolis e outras cidades do interior tocantinense.

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

A sscia era a diverso dos negros e realizava-se nas senzalas, em comemoraes marcantes e tambm como lazer. danada na Festa do Divino e na Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Natividade, em 8 de setembro. Os movimentos so variados. No caso da Jiquitaia uma variao da dana - eles lembram a retirada de formigas conhecidas como jiquitaias, que invadem os corpos dos pares num bailado sensual, leve e ao mesmo tempo frentico, uma vez que apenas insinua o toque. A dana a eterna busca da conquista do par. A Sscia na Folia do Divino danada ao som da viola, do pandeiro e do roncador, instrumento artesanal feito de tronco de rvore que tem a mesma marcao do surdo. Tambm danada ao som do tambor em outras manifestaes populares, como na festa de Nossa Senhora do Rosrio.

Projeto Restaurando Vidas -

Guerrilha do Araguaia

Guerrilha do Araguaia - Bico do Papagaio ( 1966 1974 )


Projeto Restaurando Vidas -

Descrio: A guerrilha foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na ilegalidade, entre 1966 e 1974. Por meio de uma guerra popular prolongada, os integrantes do PC do B pretendiam implantar o comunismo no Brasil, iniciando o movimento pelo campo, semelhana do que j ocorrera na China (1949) e em Cuba (1959). O palco de operaes se deu onde os estados de Gois, Par e Maranho faziam fronteira. O nome foi dado operao por se localizar as margens do rio Araguaia, prximo s cidades de So Geraldo e Marab no Par e de Xambio, no norte de Gois (regio onde atualmente o norte do Estado de Tocantins, tambm denominada como Bico do Papagaio).

Projeto Restaurando Vidas -

Estima-se que participaram em torno de setenta a oitenta guerrilheiros sendo que, destes, a maior parte se dirigiu quela regio em torno de 1970. Entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Jos Genono, que foi detido pelo Exrcito em 1972. A questo do Araguaia (guerrilha). Em 1971, ocorreu uma manifestao concreta de ao militar no Brasil, onde o exrcito brasileiro, sofreu a sua maior prova, na regio de Xambio, norte do antigo estado do Gois, (hoje Tocantins) formou-se um quadrante de ao operacional, seguido de aes de 3 divises clssicas de combate pr quadrantes menores, ou seja a formao de 3 batalhes de 21 soldados de 3 pelotes de 7 soldados, totalizando 63 componentes. O lder de cada grupo de 7 soldados, desconhecia as ordens do comandante do batalho de 21, que desconhecia a formao e identificao dos demais batalhes, assim a pirmide de autoridade seguia uma linha de formao utilizada na guerra da Arglia, perdida plos franceses e pela legio estrangeira.

Projeto Restaurando Vidas -

Coluna Prestes

Coluna Prestes

Projeto Restaurando Vidas -

Aps o levante de 1924, um grupo de combatentes paulista recuou para o interior sob o comando de Miguel Costa; no incio de 1925, reuniu-se no oeste do Paran com a coluna do capito Lus Carlos Prestes, vinda do Rio Grande do Sul, formando a Coluna Prestes, que percorreria o pas com 1.500 homens. Durante cerca de dois anos, a coluna Prestes, comandada por Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes, composta da juno das tropas que se sublevaram em So Paulo e no Rio Grande do Sul, em julho de 1924, percorreu cerca de 25 mil quilmetros no interior do Brasil, pregando o fim da Repblica Velha, a modernizao do pas e a realizao de reformas sociais. Apesar do grande nmero de soldados enviados contra ela e das alianas feitas entre as autoridades e os chefes locais para tentar esmagar a coluna, o movimento no foi sufocado - e o nome de Prestes ganhou projeo nacional.

Projeto Restaurando No incio de 1927, depois de cruzar onze estados, os integrantes da marcha Vidas exilaram-se na Bolvia. O manifesto que se segue, divulgado em Porto Nacional, hoje estado de Tocantins, em 19 de outubro de 1925, expe os objetivos da coluna.

Concidados: Depois de 15 meses de luta encarniada marcados, dia a dia, por todas as angstias que ensombram o cenrio triste de uma guerra civil , temos hoje, ao chegar ao corao do Brasil, s margens do portentoso Tocantins, o feliz ensejo de, mais uma vez, reafirmar a nossa Ptria que a Cruzada patritica, iniciada ao 5 de julho, na Capital gloriosa de So Paulo e engrossada, mais tarde, pelos bravos filhos da terra gacha, ainda no expirou e nem expirar, esmagada pelas baionetas da tirania. Apesar dessa longa peregrinao de sacrifcios, anima-nos ainda, a mesma f inabalvel dos primeiros dias de jornada, alicerada na certeza de que a maioria do povo brasileiro, comungando conosco os ideais da Revoluo, anseia por que o Brasil se reintegre nos princpios liberais, consagrados pela nossa Constituio hoje espezinhada por um sindicato de polticos sem escrpulos, que se apoderaram dos destinos do Pas, para malbaratar a sua fortuna, ensangentar o seu territrio e vilipendiar o melhor de suas tradies.

E o povo pode ficar certo de que os soldados revolucionrios no enrolaro a bandeira da Liberdade enquanto se no modificar esse ambiente de despotismo e intolerncia que asfixia, num delrio de opresso, os melhores anseios da conscincia nacional!

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

Povo Brasileiro! Bem sabemos que o Pas sofre e mais do que o Pas sofre o povo com o cortejo de violncias que fatalmente acompanha a guerra. mister, porm que a todo transe, se reintegre o Brasil na finalidade de seus destinos ainda que novos mrtires tenham de juntar o seu sangue ao dos que j souberam dar a vida pela liberdade de sua ptria. Recuar, neste momento, seria abjurar o ideal por que tantos companheiros queridos fizeram um supremo sacrifcio e aps essa abjurao, entregar, talvez, a vida e a liberdade de todos ao despotismo absoluto dos que nenhuma honra tm feito ao cristianismo da cultura brasileira e s tradies de generosidade de nossa raa. Ningum veja, entretanto, nisso um desejo de fazer a guerra por um capricho de intransigncia ou de ambio. Pelo contrrio, queremos a paz e no seno por ela que, h mais de 15 meses, nos batemos. Queremos, porm, uma paz sem oprbrios, cimentada na justia que seja, em suma, capaz de restituir ao Pas a tranqilidade de que tanto necessita. Porto Nacional, 19 de outubro de 1925. General Miguel Costa Coronel Lus Carlos Prestes Coronel Juarez Tvora

Projeto Restaurando Vidas -

Memorial Luiz Carlos Prestes

Projeto Restaurando Vidas -

Palmas - Processo Histrico


Criado o Estado, a primeira batalha foi a escolha da Capital, deciso constitucionalmente exclusiva do Presidente da Repblica, na poca Jos Sarney. Com a vitria nas urnas, Siqueira Campos, antes mesmo de sua posse, recomendou ao Presidente a cidade de Miracema, o que frustrou as postulantes como Araguana, Gurupi e Porto Nacional. Na verdade, Siqueira pretendia construir uma cidade do nada planejada. Assim para ele no justificava adaptar as trs cidades, apesar dos argumentos que mobilizavam a populao e polticos no desejo de sediar a Capital. o caso de Araguana que defendia sua postura desenvolvimentista, Gurupi por ser uma cidade bem estruturada, e Porto Nacional por localizar-se no centro do estado e ser uma cidade de referncia histrica, educacional e cultural do antigo norte goiano.

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

Sarney deixou a misso para a Assemblia Estadual Constituinte votar as indicaes para a capital definitiva e nomeou Miracema como capital provisria, atravs do decreto n 97. 215, de 13 de dezembro de 1988. A escolha de Miracema provocou protestos. Os araguainenses foram os mais exaltados e chegaram at a parar a BR-153 em sinal de protesto. Todavia, os protestos foram em vo e em Miracema se instalou o primeiro Governo Estadual, o Poder Judicirio e a Assemblia Constituinte em 1 de janeiro de 1989. Estava, ento, sendo lanadas s sementes e preparado o cenrio para que Palmas fosse construda.

A escolha do local de Palmas


Um das primeiras decises aps a instalao do Estado foi definio quanto a Capital definitiva, tarefa que coube a uma comisso interdisciplinar criada no dia 2 de janeiro. Depois de vrios estudos tcnicos foi indicada s reas Canela, Carmo, Santa Luzia e Mangue, propcios para construo de uma cidade planejada para ser a sede capital do Estado Tocantins.

Projeto Restaurando Vidas -

Os Deputados Constituintes levam o assunto ao plenrio da Assemblia Estadual Constituinte, tratando dele em vrias sesses e no final, escolhendo a rea da Canela. O passo seguinte foi declarar como de utilidade pblica um quadriltero 90 Km, para efeito de desapropriao. Paralelamente, o ento governador Siqueira Campos no perdeu tempo, tratou logo de fazer acordo como prefeito de Taquaruu de Porto - Fenelon Barbosa SaIes, para a mudana d sede de Taquaruu para Palmas. Assim foi feito, atravs da Lei Municipal n28/89, de 29 de dezembro de1989. Palmas - o nascimento No dia 20 de maio de 1989, o governador lana a pedra fundamental a menos de um ano do nascimento do Tocantins e inicia as obras. A partir da houve uma batalha judicial, em que prevaleceu a Emenda Constitucional n01, de 20 de dezembro 1989, dando uma nova redao ao artigo do Ato das Disposies Transitrias da Constituio Estadual. A instalao definitiva acontece no dia 1 de janeiro de 1990, numa solenidade ocorrida no prdio da antiga Fazenda Tringulo, conhecida hoje como Casa Sussuapara.

Tambm realizada a transferncia oficial dos rgos Restaurando Projeto dos poderes executivo, Vidas legislativo e judicirio para a nova Capital. A conseqncia dessa mudana que Taquaruu volta condio de distrito. O prefeito Fenelon Barbosa Sales tendo como vice Joo Alves de Oliveira, eleitos com 527 votos entraram para a histria como o primeiro prefeito e os nove vereadores tornaram-se os primeiros legisladores. Taquaruu era Distrito de Porto Nacional Em 16 de abril de 1989 Fenelon eleito para prefeito Fenelon toma posse em 1o de Julho de 1989. Crescimento populacional Considerada a cidade brasileira que mais cresceu na ltima dcada, o pice foi no perodo de 1991 a 1996, quando chegou a 28%. Atualmente est em torno de 12,38% ao ano at 2004, nmero que supera em muito a mdia nacional que de 1,3 e em nvel estadual que de 3%. Esses nmeros so refletidos na economia, tanto que Palmas o municpio com o maior volume de arrecadao do ICMS no estado. Os dados demogrficos tambm mostram que Palmas a capital que tem mais jovens do pas, com 51% da populao abaixo de 18 anos.

A Criao de Palmas

Projeto Restaurando Vidas -

De um descampado no meio do cerrado, surgiu Palmas - a ltima Capital planejada do sculo XX. Nasceu graas determinao do governador Jos Wilson Siqueira Campos, seu criador e idealizador. No dia 05 de janeiro de 1989, cinco dias aps a instalao do primeiro governo tocantinense na capital provisria em Miracema do Tocantins (de 1 de Janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1989), o governador Siqueira Campos, acompanhado dos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel e Walfredo Antunes e algumas autoridades, sobrevoou a extensa rea de cerrado e escolheu a rea de instalao da Capital do Estado, localizada aos ps da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela. A construo de Palmas comeou sob as bnos divinas, no dia 20 de maio de 1989, data do Lanamento da Pedra Fundamental. Uma multido esperanosa de 10 mil pessoas assistiu, na Praa dos Girassis, a primeira missa celebrada por D. Celso Pereira, bispo de Porto Nacional. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a Teotnio Segurado, primeira avenida da cidade.

A criao da Capital s foi possvel com a transferncia da sede do municpio de Taquaruu, seu prefeito e vereadores para Palmas. Assim, em 1 de janeiro de 1990, aconteceu a transferncia oficial do Governo para a nova Capital e a posse do prefeito Fenelon Barbosa, e de nove vereadores, que assumiram o Governo Municipal. Outros importantes eventos marcaram a histria de Palmas. Informaes Gerais de Palmas Prefeitos de Palmas: 1 - Fenelon Barbosa 1990 a 1992. 2 - Eduardo Siqueira Campos - 1 Prefeito Eleito - 1993 a 1996. Primeiro prefeito eleito. 3 - Manoel Odir Rocha - 1997 a 2000. 4 - Nilmar Gavino Ruiz - 1 Mulher no Executivo Municipal - 2001 a 2004. 5 - Raul de Jesus Lustoza Filho - 2005 a 2008 6o Raul de Jesus Lustoza Filho 2009 a 2012 ( reeleito em 05/10/2008) rea Total = 2.474,9 Km2

Projeto Restaurando Vidas -

SNTESE DE DADOS GEOPOLTICOS DE PALMAS Palmas Capital do Estado do Tocantins - Criao do Estado: Consagrao do movimento liderado por Jos Wilson Siqueira Campos, oficialmente promulgado na Constituio em 05 de outubro de 1988. - Instalao do Estado: 01 de Janeiro de 1989 instalaes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio (posse do governador eleito Jos Wilson Siqueira Campos e Deputados). - Pedra Fundamental: 20 de maio de 1989 - Instalao da Capital: 01 de Janeiro de 1990 Prefeito de Palmas: Raul de Jesus Lustoza Filho ( atual ) - Governador do Estado: Siqueira Campos - Populao do Estado: 1.400.000 aproximadamente - Populao Capital: 228.386 habitantes - rea do Estado: 277.620,914 Km2 - rea do Municpio: 2.474.9 Km2 (antes da implantao do lago) Aproximadamente 2.065 Km2 (depois do advento do lago - FONTE IPUP) - Clima: Tropical com duas estaes bem definidas. Vero chuvoso e inverno seco

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

Bandeira de Palmas

Em campo branco, smbolo da paz, ope-se um sol amarelo ouro sobre duas faixas estreitas e paralelas, em azul, dispostas horizontalmente e intercaladas eqidistantemente a partir do lado inferior da bandeira. As faixas azuis fazem aluso aos Rios Tocantins e Araguaia, de vital importncia para o progresso e desenvolvimento do Estado e da Capital e o sol simboliza a sede do poder estadual, de onde emanam as grandes decises do governo.

Projeto de 1991) O BRASO ( Lei n0 93, 03 de abril RestaurandoVidas - Em forma ovalada, sendo circundado por ramos de oliveira e entrelaado nos cantos superior e inferior por guirlandas. Na guirlanda superior, em cor azul, vazada por letras em fundo branco, figura a frase smbolo do Estado do Tocantins, que no braso municipal escrita em portugus: "ESSA TERRA NOSSA", pelo fato de Palmas sediar a Capital do Estado.

Projeto Restaurando Vidas -

- Palmeira relacionada ao nome da cidade - Os ramos de oliveira simbolizam a vitria, conquista - O sol smbolo de luz, energia e vida - Na guirlanda inferior, em cor azul data da instalao do municpio e nome da cidade - Estrela indica o rumo, o caminho certo a seguir. - A guirlanda superior a frase Co Yve Ore retama ( essa terra nossa ) - As listas simboliza o caminho, horizonte. Hino Popular adotado atravs da Lei n0 985 de 25 de abril de 2001 O Girassol - Smbolo turstico de Palmas, a imagem do girassol, que dever ser utilizada isoladamente ou ao lado de outro smbolo oficial, visa a sua divulgao e propagao como um dos smbolos da cidade. A Administrao Municipal utiliza o girassol nos impressos, nas correspondncias, nos veculos, nas placas, nos prdios pblicos e nos eventos oficiais dentro ou fora dos limites do Municpio.

Cronograma dos Fatos

Projeto Restaurando Vidas -

05 de outubro de 1988 - Criao do Estado do Tocantins atravs da promulgao da Constituio Brasileira, a pargrafo 2 cita que O Poder Executivo, ou seja, o Presidente da Repblica designar uma das cidades do Estado para sua Capital provisria at a aprovao da sede definitiva do governo pela Assemblia Constituinte. 13 de dezembro de 1988 - Miracema oficializada para ser a Capital Provisria do Estado do Tocantins. 1 de janeiro de 1989 - Instalao do Estado da Tocantins. 29 de janeiro de 1989 - Sobrevo para escolha da rea para ser Capital do Estado. 14 de fevereiro de 1989 - A Assemblia Estadual Constituinte autoriza o Governador o desapropriar a rea aprovada para construo da Capital. 06 de maro de 1989 - O governador Siqueira Campos cria, por decreto, a Comisso de implantao da Nova Capital (Novacap), nomeando a deputado federal Eduardo Siqueira Campos como presidente. 20 de maio de 1989 - Lanamentos da Pedra Fundamental de Palmas e incio da construo da cidade. 19 de julho de 1989 - A Assemblia Estadual Constituinte aprova Projeto de Lei do Executivo que cria o municpio de Palmas.

Projeto Restaurando Vidas -

1 de agosto de 1989 - Siqueira Campos sanciona a lei aprovada pela Assemblia Legislativa, que cria o municpio de Palmas. 29 de dezembro de 1989 - aprovado a Lei de Taquaruu do Porto n0 28/89, autorizando o mudana da sede para rea do povoado de Canela, e mudando a denominao do municpio para Palmas. 1 de janeiro de 1990 - Transferncia oficial do governo para a nova capital. 20 de maio de 1990 - Primeiro aniversrio de Palmas recebe a visita do Presidente da Repblica, Fernando Collor de Melo, juntamente com o Ministro da Educao Ozires Silva. 09 de maro de 1991 - Inaugurao do Palcio Araguaia, sede do Governo Estadual. 01 de janeiro 1993 - Posse do primeiro Prefeito eleito de Palmas Eduardo Siqueira Campos.

Projeto Restaurando Vidas -

26 de setembro de 1998 - Inaugurao do Espao Cultural de Palmas, composto de praa coberta com estrutura metlica com 4.212 mil m, cinema com 209 lugares; teatro com 530 lugares; biblioteca; centro de criatividade para atividades afins. 1 de janeiro de 1997 - Posse do 2 Prefeito eleito de Palmas, Manoel Odir Rocha. 1 de janeiro de 2001 - Posse do 1 prefeita eleita (3 eleio de Palmas), sendo a primeira mulher o assumir a prefeitura, Nilmar Gavino Ruiz. 05 de outubro de 2001 Inaugurao do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e da Usina Hidreltrica Luiz Eduardo Magalhes.

Personalidades histricas

Projeto Restaurando Vidas -

Joaquim Teotnio Segurado - Nasceu em Portugal, na Vila do Alentejo, em 1775. Assumiu a Capitania de Gois era 1804, e, mais tarde, em 1809, quando Dom Joo VI criou a Comarca de So Joo das Duas Barras nomeou-o como Ouvidor. Foi um dos principais lideres do movimento de separao do norte de Gois, em 1821, quando chegou a instalar um governo independente que vigorou at novembro de 1822, quando o Padre Luis Gonzaga de Camargo Fleury, acompanhado de tropas devidamente armadas, acabou com o movimento separatista do norte. Com a independncia do Brasil perde o seu mandato, permanecendo ainda algum tempo em Portugal. Voltou para o Brasil em 1823, onde passou a viver em sua propriedade perto da Vila da Palma. Desvinculou-se completamente da vida poltica e terminou tragicamente os seus dias assassinados no dia 14 de outubro de 1831. Benjamim Rodrigues - Nasceu no dia 30 de maro de 1900, no povoado de Lajeadinho, municpio de Tocantnia. Estudou em Carolina - MA. Tornou-se comerciante e voltou para a cidade de Tocantnia. Morou alguns anos em Porto Nacional e depois foi para a cidade de Peixe, onde estabeleceu um comrcio. Em 1952, fundou a vila que, poucos anos depois, se transformaria na cidade de Gurupi. Incentivou a povoao local, foi o mdico do povo, contagiava com seu otimismo e vislumbrava o sonho de criar urna grande cidade, o que viu realizado. Faleceu em Gurupi aos 85 anos de idade.

Dom Alano Marie Du Noday, - Nasceu em Grand Champ Projeto Restaurando (Bretanha) norte da Frana, filho do conde Arthur Rolland Du Vidas Noday. Concluiu o curso de filosofia em Paris. Em 1927 ingressou na Cavalaria do exrcito francs, seguiu para a frica no comando de uma expedio militar para debelar uma insurreio nativista no Marrocos, recebeu vrias condecoraes do governo francs. Posteriormente ingressa na Ordem Dominicana de Tolouse, no ano de 1921. No Brasil exerceu o episcopado Rio de Janeiro, onde permaneceu por trs anos como professor; e posteriormente foi nomeado pelo Papa em 1936, para assumir o bispado de Porto Nacional. Percorreu em lombo de burro os sertes, servindo a igreja, deixando a mensagem do evangelho da necessidade de se criar o Estado do Tocantins. Maximiano, da Mata Teixeira - Jornalista, advogado e professor, nasceu em 15 de agosto de 1915, em Natividade. Como jornalista contribuiu com a criao e divulgao de diversas campanhas, como advogado, exerceu vrios cargos pblicos no governo de Pedro Ludovico, sempre defendendo a separao do Norte goiano. Teve seus direitos polticos cassados em 1979. Posteriormente publicou Estrias de Gois Contos e Recontos e outras Estrias de Gois - Lendas, Terra e Gente. Quando preparava Novas Estrias de Gois faleceu, em agosto de 1984.

Projeto Restaurando Francisco Ayres da Silva - Filho de Joaquim Ayres da Vidas - formou-se em Silva medicina ao Rio de Janeiro, em 1889, com apenas 17 anos regressou a Porto Nacional e exerceu a profisso por muitos anos como o nico mdico ao Norte goiano. Eleito deputado federal por vrios mandatos, poltico influente. Transformou-se no nico porta-voz das reivindicaes do Norte de Gois, conquistando com isso inmeros benefcios para a regio.

Lysias Augusto Rodrigues - Nasceu Rio de Janeiro em 1896. Como brigadeiro do ar trabalhou nesta regio na construo de campos de pouso nas principais cidades na dcada de 30. Inaugurou a rota area Rio Belm, preocupado com a integrao do norte do ento Estado de Gois, e lutou pela construo da rodovia Transbrasiliana, que veio a se transformar na BR - 153 (Belm - Braslia). Formado em engenharia e geografia, defendeu a reviso territorial do Brasil, para se criarem novas unidades federativas, cujo ponto de partida seria a criao do Territrio do Tocantins com a capital em Pedro Afonso ou Carolina (atualmente essa cidade pertence ao estado do Maranho), atravs de um projeto que chegou a ser aprovado pelo Presidente da Repblica, Getlio Vargas, durante a dcada de 30.

1 de Janeiro - Dia da instalao do Estado.


Projeto Restaurando Vidas -

18 de Maro - Homenagem ao Dia da Autonomia que lembra o dia 18 de maro de 1809, quando por meio de alvar, Dom Joo VI criou a Comarca So Joo dos Duas Barras. 08 de Setembro - Dia dedicado a Nossa Senhora da Natividade, reconhecida como Padroeira do Estado do Tocantins, atravs do Decreto do Papa Joo Paulo II, em 29 de abril de 1994.

05 de Outubro - Dia da Criao do Estado, em virtude da promulgao da Constituio Federal de 1988.

Joaquim Ayres da Silva - Foi o primeiro Intendente municipal de Porto Nacional ) entre os anos, de 1891 a 1895. Dinmico e influente no cenrio regional prestou relevantes servios como deputado estadual e comerciante. Participou da elaborao da Constituio de 1891, como deputado provincial. Deu aprimorada instruo os seus filhos, sendo um deles afamado, mdico e deputado federal em vrias legislaturas, outro foi jornalista e deputado estadual, e um terceiro acreditado comerciante, falecido em Belm do Par e sepultado expensa do governo daquele Estado.
Feliciano Machado Braga - Entregou-se de corpo e alma na luta pela emancipao poltica do norte goiano. Juiz de Direito, com uma expressiva simpatia da populao, engajou-se na luta pela criao do Estado do Tocantins, colocando em risco sua prpria carreira de magistrado. Ministrou palestras, organizou carreatas e manifestos, com destaque ao Manifesto Tocantinense - escrito em 13 de maio de 1956. Chegaram a criar o hino, a bandeira e o padroeiro para o novo Estado.

Projeto Restaurando Vidas -

Projeto Restaurando Vidas -

Osvaldo Ayres da Silva - Filho de Francisco Ayres da Silva nasceu em Porto Nacional em 30 de novembro de 1905. Teve intensa participao na vida poltico - partidria e cultural do antigo norte de Gois, Na dcada de 50 cerra fileira pela independncia poltico administrativa da norte goiano. Como jornalista escrevia para o jornal Norte de Gois, que circulou por quase meio sculo. Em 1919, foi colaborador do jornal manuscrito Polichinelo, fundado por Joaquim Ayres da Silva. Por volta de 1953, fundou o jornal A Norma: que divulgava o ideal separatista para a criao do Estado do Tocantins. Foi um dos fundadores e presidente da Associao Tocantinense de Imprensa, entidade criada na dcada de 50 para defender a separao e diviso de Gois, para a criao do Tocantins.

Jos Wilson Siqueira Campos - Natural de Crato-CE, chegou em 1963 com a famlia em Colinas, ento vila de Tupiratins. Foi vereador de Colinas e presidente da Cmara Municipal. Deputado Federal em 5 legislaturas: 1970, 1974, 1978, 1982 e 1986, esta ltima como constituinte. Apresentou vrios projetos de lei para criao do Tocantins, dois deles foram aprovados pelo Congresso e vetados pelo ento presidente da Repblica, Jos Sarney. O ltimo foi na Assemblia Nacional Constituinte, quando apresentou a emenda que resultou na criao do Tocantins. Foi Governador por trs mandatos.
Projeto Restaurando Vidas -

Cronograma dos Fatos

Projeto Restaurando Vidas -

05 de outubro de 1988 - Criao do Estado do Tocantins atravs da promulgao da Constituio Brasileira, a pargrafo 2 cita que O Poder Executivo, ou seja, o Presidente da Repblica designar uma das cidades do Estado para sua Capital provisria at a aprovao da sede definitiva do governo pela Assemblia Constituinte. 13 de dezembro de 1988 - Miracema oficializada para ser a Capital Provisria do Estado do Tocantins. 1 de janeiro de 1989 - Instalao do Estado da Tocantins. 29 de janeiro de 1989 - Sobrevo para escolha da rea para ser Capital do Estado. 14 de fevereiro de 1989 - A Assemblia Estadual Constituinte autoriza o Governador o desapropriar a rea aprovada para construo da Capital. 06 de maro de 1989 - O governador Siqueira Campos cria, por decreto, a Comisso de implantao da Nova Capital (Novacap), nomeando a deputado federal Eduardo Siqueira Campos como presidente. 20 de maio de 1989 - Lanamentos da Pedra Fundamental de Palmas e incio da construo da cidade.

19 de julho de 1989 - A Assemblia Estadual Constituinte aprova Projeto de Lei do Projeto Restaurando Executivo que cria o municpio de Palmas. Vidas 1 de agosto de 1989 - Siqueira Campos sanciona a lei aprovada pela Assemblia Legislativa, que cria o municpio de Palmas. 29 de dezembro de 1989 - aprovado a Lei de Taquaruu do Porto n0 28/89, autorizando o mudana da sede para rea do povoado de Canela, e mudando a denominao do municpio para Palmas. 1 de janeiro de 1990 - Transferncia oficial do governo para a nova capital. 20 de maio de 1990 - Primeiro aniversrio de Palmas recebe a visita do Presidente da Repblica, Fernando Collor de Melo, juntamente com o Ministro da Educao Ozires Silva. 09 de maro de 1991 - Inaugurao do Palcio Araguaia, sede do Governo Estadual. 01 de janeiro 1993 - Posse do primeiro Prefeito eleito de Palmas Eduardo Siqueira Campos. 26 de setembro de 1998 - Inaugurao do Espao Cultural de Palmas, composto de praa coberta com estrutura metlica com 4.212 mil m, cinema com 209 lugares; teatro com 530 lugares; biblioteca; centro de criatividade para atividades afins. 1 de janeiro de 1997 - Posse do 2 Prefeito eleito de Palmas, Manoel Odir Rocha. 1 de janeiro de 2001 - Posse do 1 prefeita eleita (3 eleio de Palmas), sendo a primeira mulher o assumir a prefeitura, Nilmar Gavino Ruiz. 05 de outubro de 2001 Inaugurao do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e da Usina Hidreltrica Luiz Eduardo Magalhes.

Potrebbero piacerti anche