Sei sulla pagina 1di 10

Descrio de eventos ambientais e comportamento

Professora: Jesiane Marins Disciplina: Anlise Experimental do comportamento

Eventos ambientais observveis

Mtodo da deduo: psicologia da mente


Ex: Joo est sentado no sof de olhos fechados. Joo est dormindo. Mtodo da induo: psicologia do comportamento basta

Ex: Para modelar um comportamento represent-lo e apresent-lo criana.

Psicologia do comportamento

A Psicologia do comportamento considera os eventos mentais ou internos como causas dos comportamentos observveis. Analistas do comportamento: procuram explicar os eventos comportamentais. Tenta-se identificar determinada reao. os motivos de uma

Ex: Joo faz pirraa na escola.

Psicologia do comportamento

Neuropsicologia: procura evidenciar as estruturas dos crebros que so responsveis por determinados tipos de reaes.
Definio: disciplina cientfica e clnica que estuda as relaes entre crebro e comportamento. Os achados sobre o comportamento e atividade cognitiva do paciente so correlacionados com modelos de localizao funcional no crebro. Os objetivos da neuropsicologia so de dupla natureza: a) localizar a leso em termos de um modelo de correlao estrutura-funo; b) obter informaes sobre o perfil de funes comprometidas e preservadas para orientar o processo de reabilitao.

Psicologia do comportamento

Os comportamentos afetam o ambiente e por ele tambm so afetados. possvel desenvolver uma auto anlise a partir do questionamento principal POR QUE. Por que voc est assistindo esta aula agora? Ao analisar o comportamento preciso refletir sobre quais interaes esto sendo realizadas entre organismo e ambiente.

Eventos ambientais

Alteraes que ocorrem no ambiente, podendo ou no alterar nosso comportamento. Ex: Joo conta uma piada e todos a sua volta do risada. Voc continua lavando as mos.

Classificaes: 1- Quanto a localizao: Externos. Quando so afetados por acontecimentos fora do nosso corpo. Ex: Levantei cedo, porque o despertador tocou. Internos: Quando acarretam reaes naturais advindas do prprio corpo. Ex: Senti dor de cabea, porque esqueci meus culos.

Classificaes
2- Quanto ao acesso observao: Pblicos: quando mais de uma pessoa pode experimentar as alteraes no comportamento devido a influncia de um estmulo ambiental. Ex: Tempestade e ventos muito fortes. Privados: quando apenas uma pessoa pode experimentar as mudanas consequentes da apresentao de um estmulo. Ex: Carro roubado; dor de dente.

Classificaes

Os eventos ambientais privados e pblicos podem ser apresentados numa nica situao, separadamente. Ex: turbulncia em um avio. Coletivo: medo Privado: Desmaio

Classificaes
3- Quanto natureza: Fsicos: relao direta com o corpo que proporciona alteraes no mesmo. Ex: dar um belisco e ficar com hematoma. Bater com o carro e quebrar a mo. Sociais: alteraes no comportamento devido aos padres da cultura. Ex: Oferecer um gafanhoto no espeto. Provoca expresso de nojo. Estender o brao no ponto de nibus uma motorista. Influncia fsica e social.

Atividade
Definir Objeto de estudo Definir as variveis independente e dependente. VI- varivel usada como causa e que pode ser manipulada. VD- varivel considerada como efeito e que medida.(objetivo) Estipular os mtodos que sero utilizados para a devida pesquisa.

Potrebbero piacerti anche