Sei sulla pagina 1di 28

Unidade Curricular: BIOCONSTRUES RURAIS

BIOCONTRUO
O que bioconstruo?
Moda de arquiteto? Onda de Bicho Grilo? Mais uma inveno dos Poetas e Filsofos da agricultura ecolgica? Coisa nova?

Permacultura

PEMACULTURA
ORIGEM
Bill Mollison e David Holmgren (1970, Austrlia);

Permanent Agriculture; POA 1992 Bill Mollison e Scott Pittman; Reconhecida internacionalmente em vrias instituies de ensino superior.
4

PERMACULTURA
uma sntese das prticas agrcolas tradicionais com idias inovadoras;
No existe nos dicionrios brasileiros; Baseada na observao de sistemas naturais;

Cooperao entre homem e natureza;


Aplicada tanto na cidade como no campo; Agricultura + Permanente (Plan. Longo Prazo).
5

PERMACULTURA
RAZO DE SER
Degradao ambiental em diversas formas; Desertos aumentam em grande velocidade; Abastecimento de energia e gua esto ameaados; Floresta desmatada leva de 12/20 anos para se recompor, e 60/200 anos para chegar a estgio parecido com o original;

Desperdcio (40% gua consumida vai par descarga).

PERMACULTURA
FILOSOFIA
mais do que uma agricultura ecolgica ou orgnica; Integrao entre sistemas naturais, de produo, sociais, econmicos, urbanos (arquitetura, reciclagem), tico, de

crenas;
um sistema holstico de planejamento da vida;

Necessidade de solues sistmicas (interao entre


ecossistemas).
7

PERMACULTURA
DIFUSO
Institutos de permacultura em todos os continentes;
uma metodologia que est integrando currculos de todos os nveis no sistema de ensino (desde 1981). Mais de 10.000 praticantes e 220 professores em tempo integral
8

PERMACULTURA
TICA DA VIDA
Cuidados com o Planeta;
Cuidados com as pessoas; Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos); Sustentabilidade de quintais, stios, fazendas ou comunidades (ecovilas, bairros, assentamentos); Limites ao consumo.
9

PERMACULTURA
Design = Conexo entre elementos
O design representa a conexo entre elementos; Monoculturas so sistemas altamente artificiais; Policulturas desde povos antigos; Substituir altos investimentos e trabalho por planejamento e criatividade (Scott Pittman espec. semirido EUA); Circulao local de produtos (desperdcios).

10

PERMACULTURA
SISTEMAS PERMACULTURAIS
Produo intensiva em trabalho (pouca mquina, pouco insumo);

Produo par consumo local (evita gastos com transportes);


Utilizao das energias do lugar (gravidade, sol, vento, etc.); Reciclagem dos dejetos (fertilizantes naturais); Utilizao energias alternativas captadas no lugar (fogo a lenha, biogs, painis solares, etc.).

11

PERMACULTURA

COMPORTAMENTOS FUNDAMENTAIS
Mudanas comportamentais; Cooperao; No h solues tecnolgicas para problemas que so basicamente sociais; Trata-se de um campo de generalizao e no de especializao; Construo de um mundo interdependente, solidrio, integrado com a natureza.
12

PERMACULUTURA

Permacultura no Brasil
Existem 4 Institutos de Permacultura ligados a Rede Brasileira de Permacultura:
Instituto de Permacultura da Amaznia (IPA); Instituto de Permacultura do Cerrado (IPEC/GO); Instituto de Permacultura da Mata Atlntica (IPEMA/ SC); Instituto de Permacultura do Pampa (IPEP/ RS);

Mundo: Permaculture Internacional Ltd. (rede sediada na Austrlia).

13

Habitaes Sustentveis Princpios


Utilizar o mximo possvel materiais do terreno e regio; Utilizar o mnimo possvel material industrializado; Reciclar o mximo possvel os resduos produzidos na construo e os dejetos no seu uso; Utilizar o mximo possvel energia renovvel; Ser o mximo possvel auto suficiente em gua, reutilizar e reciclar.

BIOCONSTRUO
Construo de ambientes sustentveis por meio do uso de materiais de baixo impacto ambiental, adequao da arquitetura ao clima local e tratamento de resduos.

Por exemplo: se hoje construmos casas com a madeira de uma mata cortando-a sem o cuidado de conserv-la, quando nossos filhos forem adultos, j no haver a mata e nem madeira para a construo de suas casas.

Entendemos por bioconstruo os sistemas construtivos que respeitam o meio ambiente:


Durante a fase de projeto e de construo do edifcio:
na escolha dos materiais e tcnicas de construo adequadas;

Ao longo do uso do edifcio


eficincia energtica e tratamento adequado dos resduos.

A construo de um ambiente sustentvel traz autonomia s comunidades. Uma comunidade com autonomia aquela que tem a capacidade de satisfazer as suas prprias necessidades sem depender de grupos ou pessoas de fora da comunidade. O domnio das tcnicas construtivas e a valorizao das tcnicas tradicionais so mais um passo rumo a essa autonomia. Autonomia sinnimo de liberdade para uma comunidade, pois com isso ela no precisa depender de recursos externos ao ambiente onde vive.

Se cuidarmos da natureza, teremos para sempre os recursos necessrios para a nossa sobrevivncia e a das futuras geraes no local onde vivemos. O LIXO QUE PRODUZIMOS PODE SER MUITO BEM APROVEITADO!

O que uma construo ecolgica?

E na agricultura???

Potrebbero piacerti anche