Sei sulla pagina 1di 17

PPCP

Planejamento, Programao e Controle da Produo


Manaus AM

Realizao:
Carolina Jean Pinheiro CarolineMedeiros Damasceno Cludio Eduardo Oliveira Chaparro Daniel de Oliveira Reis Djalma Jacana Neves Pereira Jnior Elisangela Castro de Oliveira Leila Plcido de Paula Luciana Mota das Neves Nidia Rodrigues Chaves Patrcia Kelly Vieira Lima Sabrina de SouzaFernandes Ubirajara Sousa Santos

Introduo
O PPCP Planejamento, programao e controle da produo constitui, assim como planejamentos estratgicos ou quaisquer outros planos que visem o futuro da empresa e sua competitividade no mercado, importante instrumento da administrao da produo. Tendo em vista que suas atribuies vo alm do planejar, programar e controlar a produo, uma vez que instrumento crvel e auxiliar nas tomadas de decises quanto a estoques ou pedidos de matria-prima ou de peas acessrias etc.

Antecedentes Histricos
Origem: Revoluo Industrial; Desenvolvimento contnuo das tcnicas; Aprimoramento das necessidades; Tecnologia em evoluo constante; Artesos Fbricas; Globalizao.

Definio
O sistema de PPCP uma ara de deciso da manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e servios. O PPCP tambm um sistema de transformao de informaes (Martins e Laugeni, 2007)

Modelo Geral da Administrao da Produo


Objetivos estratgicos da produo Papel e posio competitiva da produo

Estratgia da produo AMBIENTE

Projetos Recursos
Input PPCP

Melhoria
Output Bens e Servios

AMBIENTE

Fonte: SLACK, N. et al. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 1997.

Aplicabilidade do PPCP:
Competitividade Manufatureira

Objetivo:
- Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade, entrega, servio rpido, etc; - Variam de acordo com a empresa e o ambiente.

reas de Deciso:
- Estrutura e Infra-estrutura.

O Sistema PPCP
Embora o PPCP seja um sistema complexo, dada a variedade de informaes processadas e transformadas por ele, no de difcil compreenso. Em suma uma ferramenta da administrao que caminha por todos os estgios da produo planejamento, gerenciamento e controle -, objetivando a produo exata de produtos especficos por meios especficos, de modo a atender programa de vendas pr-estabelecido. Para tanto, necessrio que as informaes sejam freqentemente atualizadas.

O Sistema PPCP
Para Corra, Gianesi e Caon (2001) deve-se esperar que um sistema de administrao da produo como o PPCP seja capaz de apoiar o tomador de decises logsticas a:

O Sistema PPCP

Fonte: MARTINS e LAUGENI. Adminstrao da Produo. So Paulo: Saraiva, 2007.

O Sistema PPCP
Objetivos Estratgicos da Manufatura;
- Competitividade, Deciso da Manufatura que influencia as demais funes da empresa; - O PPCP no adequado compromete a estratgia empresarial.

Sistemas de Produo Descontnuos; O Processo Decisrio; Ambientes de Manufatura: MTS, ATO, MTO e ETO.

Fatores, Tcnicas e Abordagens


Fatores que afetam as decises no PPCP os critrios competitivos da manufatura; tipo de demanda; tipo de produto; as caractersticas do processo produtivo; as caractersticas do fornecimento de recursos ao processo produtivo.
tcnicas de previso da demanda; tcnicas de planejamento da produo; tcnicas de programao de produo; tcnicas de controle da produo; tcnicas de gesto de estoques.

Principais tcnicas utilizadas no PPCP

Abordagens MRP/MRP II; do PPCP JIT e OPT; Utilizao de sistemas com capacidade finita; abordagem de projetos.

Fonte: MARTINS e LAUGENI. Adminstrao da Produo. So Paulo: Saraiva, 2007.

MRP/MRP II

MRP sigla para material requirement planning (planejamento das necessidades de material), em contrapartida temse a sigla MRP II que quer dizer manufacturing resources planning (planejamento dos recursos de manufatura).

Diferena entre MRP e MRP II

JIT/OPT
Jit (Just-in-time):
Tem como objetivo principal a melhoria contnua do processo produtivo. Esse processo d-se atravs de um mecanismo de reduo dos estoques.

OPT (Tecnologia da Produo Otimizada):


desenvolvida por Eliyahu Goldratt, determina resistncia. Quando uma restrio do processo produtivo for eliminada, todas as outras iro aparecendo e sendo eliminidas.

Critrios Competitivos
MRP II:
A direo apontada para o objetivo estratgico de reduo de custo e melhoria da eficincia atravs do planejamento e controle dos estoques e a integrao informatizada das vrias reas da empresa. certa e no tempo certo, valorizando a simplicidade e a racionalidade.

JIT: Consiste na reduo de custos. Produzir na quantidade


OPT:
Baseada em medidas de performance financeira. Tambm enfatiza a reduo de custos e o aumento da taxa de retorno financeiro.

Concluso
Dentro da Administrao de Produo, para que o objetivo maior seja atingido, sempre focando na parte manufatureira da questo, o ideal mesclar cada sistema (MRP II, JIT e OPT) devido complexidade das necessidades especficas das empresas.

Potrebbero piacerti anche