Sei sulla pagina 1di 15

SOCIOLOGIA

Sociologia - tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organizao social e os processos que interligam os indivduos em grupo. A Sociologia uma das Cincias Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organizao social e os processos que interligam os indivduos em grupos, instituies e associaes. Enquanto a Psicologia estuda o indivduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenmenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituio das sociedades e suas culturas.

O termo Sociologia foi criado em 1838 (sc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem como a Histria, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como cincia foram institucionalizados.

Os socilogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos tnicos (indgenas, aborgenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresrios, polticos etc.), gnero (homem, mulher, criana), violncia (crimes violentos ou no, trnsito, corrupo etc.), alm de instituies como famlia, Estado, escola, religio etc.

A Sociologia, nada mais , do que um estudo das relaes que os seres humanos fazem durante a vida, sejam elas consistentes ou inconsistentes, que durem anos ou dias, que sejam verdadeiras ou mascaradas. de seu interesse analisar e verificar o comportamento humano diante das mais diversas situaes que ocorrem diariamente, tentando buscar explicaes para os fenmenos sociais da vida em comunidade.

O QUE TRABALHO?

TRABALHOS
A mulher entrou em trabalho de parto. O trabalho do pintor maravilhoso! Os trabalhos da assemblia de trabalhadores tiveram bons resultados. O aluno entregou o trabalho ao professor em dia A enchente do ano passado deu muito trabalho

TRABALHO NA PR HISTRIA

TRABALHO HOJE
Esforo valorizado pela famlia, amigos e sociedade como um todo; Construtivo de nossa identidade; importante para o cidado; A discriminao, desconfiana, baixa autoestima de quem no tem emprego; Trabalhos dignos e indignos.

Durante milhares de anos, a forma predominante na relao das pessoas atravs do trabalho fora a escravido. Tratava-se de uma relao de propriedade em que o trabalhador era um escravo propriedade do seu amo. O proprietrio podia usar o escravo ou vend-lo por sua nica vontade e, obviamente, apropriar-se do fruto do seu trabalho.

A partir do sculo XIX (19), a escravido deixou de ser a forma dominante de emprego, num processo relacionado com o avano do sindicalismo e da democracia.
Atualmente, a forma de emprego dominante trabalho assalariado (em relao de dependncia). O empregado ou trabalhador estabelece um contrato com a sua entidade empregadora ou patronal, atravs do qual decidem o preo pelo qual ser vendida a fora de trabalho bem como as condies mediante as quais ir ser prestado o respectivo trabalho. O preo do trabalho recebe o nome de salrio ou remunerao, podendo ser pago ao dia (dirio/a), semana (semanal), de 15 em 15 dias (quinzenal) ou ao ms (mensal), dependendo se trata de trabalho dirio (como acontece nas obras de construo civil, por exemplo), de trabalho sazonal ou temporrio. Tambm h casos em que o trabalho pago hora.

TRABALHO INDIGNO

Trailer do documentrio "Tabuleiro de cana -- Xadrez de Cativeiro"

TRABALHO INFANTIL

TRABALHO ESCRAVO INFANTIL

Segunda-feira, 13 de junho de 2011 Sociologia-Trabalho infantil O trabalho infantil no Brasil ainda um grande problema social. Milhares de crianas ainda deixam de ir escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fbrica ou casas de famlia, muitos deles sem receber remunerao alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhes de crianas de adolescentes entre 5 e 17 anos esto trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milho esto na faixa entre 5 e 13 anos. http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html

Trinta e um dos cento e oitenta e quatro municpios cearenses ainda no so atendidos pelo Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pelo governo federal. A informao foi prestada hoje tarde (1/3) pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima durante reunio do Frum Estadual pela Erradicao do Trabalho Infantil e Proteo ao Trabalhador Adolescente (Feeti). http://blogdealtaneira.blogspot.com/2010/03/trabalho-infantil-ceara-31municipios.html

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/em-busca-de-melhorias-das-pessimascondicoes-de-trabalho-e-habitacao-no-campo/

http://otakucafess.blogspot.com.br/2011/06/sociologia-trabalho-infantil.html

Potrebbero piacerti anche